Lampadário Espírita
Versão para cópiaÊxito
O êxito na Terra é miragem enganosa que persegues com insensatez.
Semelhante a ave de névoa, dilui-se ante a face clara da Alva ensolarada...
Escutas tantas vozes a exaltarem os favores da glória e as fortunas do êxito, que te não passam pela tela mental outros ideais senão aqueles dos triunfos dourados, da fantasia endinheirada dos homens.
Embora milites nesta ou naquela escola de fé — lâmpada acesa na imensa noite moral da atualidade —, tu te rotulaste com a denominação religiosa que melhor te apraz; todavia, desmedes ambições, agasalhando sonhos utópicos, que, malgrado os esforços empenhados, não poucas vezes se transformam em pesadelos cruéis.
As horas, tens-nas divididas entre as especulações da projeção social, quando não para ti próprio, para aqueles amados, por natural processo de transferência, e caminhas aos sobressaltos entre angústias e inquietações.
O carro aurifulgente do êxito roda invariavelmente sobre desaires sem conto ou é constituído não raro com o material de muitas dores injustificáveis.
Detém a imaginação!
As paisagens espirituais do teu domicílio devem chamar-te a atenção e o zelo.
Os sofrimentos que te chegam de outros ninhos domésticos, onde a felicidade aparente antes triunfava, são sinais de advertência que não podes ignorar.
Em rebeldia, conjecturas que estás sitiado por mil desgostos. Há, no entanto, mil outras concessões que te chegam e que são escassas noutros lugares.
Exercita gratidão aos Céus e proclama tua comunhão com o Alto, mantendo atitude serena e bendizendo os favores que te chegam.
Abaixo da posição em que te encontras, muitos rastejam famélicos, vencidos.
Desabrochando sorrisos, muitos lábios estão com os maxilares em trismos de angústias, obrigados, porém, à aparência jubilosa no trono de festa em que reinam.
Cônjuge, filhos e amigos, saúde, conversação e paz são tesouros que valorizarás quando perdê-los...
Rei Solar, Jesus não desdenhou as experiências da dor no caminho dos homens.
Compreendendo, sábio, que a escalada do êxito terreno é ingrata, preferiu aparecer na condição de mensageiro do amor, em vez de se apresentar como conquistador glorioso em sólio esplêndido, para lecionar com segurança ascensão integral. Todavia, é o Arquiteto da Terra...
O êxito que persegues não o lograrás para o teu próprio bem, pois assim quiseste antes do mergulho na tecelagem da carne, por identificares no íntimo que esse mesmo triunfo, cuja conquista hoje te atormenta, fora a causa do teu fracasso anterior, a cujas mágoas ainda te acrisolas.
Bendize, portanto, seareiro da luz, a tua quota de dor no oceano de tantas dores e renova-te para o êxito real e intransferível: a vitória sobre as tuas próprias paixões.
NOTA — Tema para estudo: L. E. — Parte 2a — Cap. IX — Influência dos espíritos nos acontecimentos da vida.
Leitura complementar: E. — Cap. V — A felicidade não é deste mundo. — Item 20.
Acima, está sendo listado apenas o item do capítulo 31.
Para visualizar o capítulo 31 completo, clique no botão abaixo:
Ver 31 Capítulo Completo
Este texto está incorreto?