Sabedoria do Evangelho - Volume 1

Versão para cópia
CAPÍTULO 34

OS PRIMEIROS ENTUSIASTAS

João. 2:23-25

23. Estando ele em Jerusalém, na festa da Páscoa, ao verem as demonstrações que dava, creram em seu nome.


24. Mas o próprio Jesus não confiava neles, porque conhecia a todos.


25. e não precisava que alguém lhe desse testemunho do homem. pois ele mesmo sabia o que havia no homem.

Esses três versículos de João dão-nos conta da impressão que o ensino de Jesus teve sobre a multidão.

Em vendo as curas inexplicáveis que praticava e ao ouvir as palavras de sabedoria que de sua boca provinham, muitos do povo acreditaram nele. É a massa imatura, que não tem a capacidade dos discípulos nem a obstinação incrédula das autoridades, e deixa-se levar pelo entusiasmo dos fatos externos.

como o trigal que ondula com a aragem.

A festa da páscoa não se refere ao dia principal (pascha), mas à sua continuação (eorté). Durante esses dias, Jesus permaneceu em Jerusalém falando de público, às ondas sucessivas dos peregrinos que chegavam, e agindo diante deles.

O povo admira-se e acredita. Mas é a fé externa e fraca (como assinala João em 4:48, em 6:2 e em 6:14). Essa fé, baseada em coisas externas, sem o amadurecimento interno é abalada por qualquer vento, esturricada por qualquer sol (cfr. a parábola do semeador).

Bem o sabe Jesus. Ninguém precisa advertí-lo disso. Ele vê o íntimo, lê os corações, sabe "o que está no homem". Não se ilude com os aplausos fáceis, com os elogios corriqueiros, e por isso não confia neles, nem lhes revela o "segredo do Reino", que só pode ser desvelado aos maduros, àqueles cuja fé nasce de dentro para fora. A pregação é feita de acordo com a necessidade e a capacidade dos ouvintes.

Para nós a lição é preciosa. Nada de acreditar em qualquer recém-chegado, por mais entusiasmado que nos pareça e que se diga. Nada de abrir-lhe nosso coração: "não deis as coisas santas aos cães, nem lanceis vossas pérolas aos porcos" (MT 7:6).

Na interpretação profunda compreendemos bem porque muitos permanecem "às portas do templo" (profanos) sem nele conseguirem penetrar. Fundamentam sua fé em fatos. São católicos porque testemunharam um milagre, ou confessam-se espíritas porque assistiram a um fenômeno de materialização ou à manifestação extraordinária de um "espírito", mas não porque o coração os leve a isso. É uma aceitação intelectual, por não conseguirem explicar certos fatos, mas nada lhes nasce do âmago do ser. Imaturos ainda, apegam-se a fatos externos. Mas basta uma desilusão, provocada por uma imperfei ção num sacerdote ou num médium, para abjurarem sua fé e se tornarem descrentes...

As afirmações evangélicas pedem um exame nosso interno: seremos ainda profanos, ofuscados pela exterioridade dos fenômenos?

Daí o Espírito que habita em nós, nosso Eu Profundo, que nos conhece, não precisar de nenhum testemunho de nosso intelecto, de nenhuma confissão de nossa personalidade. Ele conhece o que existe no homem, e por isso aguarda pacientemente de cada personalidade o momento azado. Por que certas criaturas se sentem chamadas e respondem? Por que outras não se sentem chamadas pela Voz Interior?

O Espírito sabe que não adianta chamar as personalidades ainda imaturas, surdas à Sua voz.

Daí a desnecessidade do proselitismo. Lancemos a semente: "quem tiver ouvidos de ouvir, ouvirá".

Ninguém chegará nem antes nem depois da hora que lhe é própria: "O Espírito age onde quer" (JO 3:8).



Acima, está sendo listado apenas o item do capítulo 34.
Para visualizar o capítulo 34 completo, clique no botão abaixo:

Ver 34 Capítulo Completo
Este texto está incorreto?

Veja mais em...

Mateus 7:6

Não deis aos cães as coisas santas, nem deiteis aos porcos as vossas pérolas; para que não as pisem, com os pés, e, voltando-se, vos despedacem.

mt 7:6
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 3:8

O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz; mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.

jo 3:8
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 2:23

E, estando ele em Jerusalém pela páscoa, durante a festa, muitos, vendo os sinais que fazia, creram no seu nome.

jo 2:23
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 2:24

Mas o mesmo Jesus não confiava neles, porque a todos conhecia;

jo 2:24
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 2:25

E não necessitava de que alguém testificasse do homem, porque ele bem sabia o que havia no homem.

jo 2:25
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa