Sabedoria do Evangelho - Volume 2

Versão para cópia
CAPÍTULO 13

CONVOCAÇÃO DOS DISCÍPULOS

MT 4:18-22


18. E passeando ao longo do mar da Galileia, viu dois irmãos, Simão, também chamado Pedro, e André seu irmão, lançando a rede ao mar, pois eram pescadores.


19. E disse-lhes: "Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens".


20. Imediatamente deixaram eles as redes e o seguiram.


21. Jesus, seguindo adiante viu outros dois irmãos, Tiago, filho de Zebedeu, e João seu irmão, que estavam na barca com seu pai Zebedeu, consertando as redes, chamou.


22. Deixando imediatamente a barca e seu pai, eles o seguiram.


MC 1:16-21


16. E passeando ao longo do mar da Galileia, viu a Simão e a André, irmão de Simão, lançando a rede ao mar, pois eram pescadores.


17. Disse-lhes Jesus: "Vinde após mim e eu vos farei pescadores de homens".


18. E imediatamente deixando as redes, o seguiram.


19. Passando um pouco adiante viu a Tiago, filho de Zebedeu, e João seu irmão, que estavam na barca consertando as redes.


20. No mesmo instante os chamou. Tendo deixado na barca Zebedeu, seu pai, com os empregados, eles foram após Jesus.


21. E entraram em Cafarnaum.


(...)
LC 4:31a

31. Então, desceu a Cafarnaum, cidade da Galileia. (...)

Jesus tranquilamente passeava (peritatôn) pelas margens risonhas do Lago de Tiberíades. Lago pequeno, que mede nos pontos extremos 21 km de comprimento por 12 km de largura. Aparece ora com "lago" ora como "mar", recebendo a denominação de Genesaré (étimo desconhecido) ou de Tiberíades, depois que em sua margem Herodes Antipas construiu a cidade desse nome em homenagem ao Imperador Tibério.

Bastante rico em peixe, essa indústria prosperava, escoando-se com facilidade e remunerando bem os que a ela se dedicavam. O lucro devia favorecer a companhia, chefiada por Pedro (que não era pobre, pois possuía bens, que alegou ter abandonado para seguir a Jesus, cfr. MT 19:27).

A companhia de pesca era constituída de vários sócios: Pedro, seu irmão André, e Zebedeu, que agregara como sócios também seus dois filhos Tiago e João, além de outros empregados, que prosseguiram no trabalho depois que os quatro sócios se retiraram, para garantir-lhes o rendimento financeiro.

Ao transitar em seu passeio, Jesus surpreende os pescadores em sua faina a "lançar as redes", express ão técnica (amphibállontas) do ramo da pesca.

Os dois irmãos Pedro e André, assim como João, já eram conhecidos por Jesus, que os recebera ao saírem eles do grupo do Batista, que O acompanharam na viagem a Jerusalém e no regresso à Galileia, passando por Samaria.

Tiago é nomeado pela primeira vez, como irmão de João, ambos filhos de Zebedeu (Zabdai) e de Salom é (MC 15:40). Seria Salomé uma das "irmãs" de Jesus? Nesse caso, João e Tiago seriam seus sobrinhos, e isso talvez explique a maior intimidade deles com o Mestre, acompanhando-O de perto nas ocasiões mais importantes de Sua vida terrena.

Tiago irmão de João é conhecido com o cognome de "o maior", isto é, o mais velho, para distinguí-lo do outro Tiago, "irmão" de Jesus, denominado "o menor", ou seja, o mais moço.

A cena do chamamento é de grande simplicidade. Os dois primeiros estavam a pescar, "lançando as redes", enquanto os segundos estavam "na outra barca, a consertar as redes".

Jesus aproveita o fato de estarem a pescar, para demonstrar-lhes, numa frase, o apostolado a que Ele os destinava: "pescadores de homens". Todas os quatro largam imediatamente (Kai euthús) seus afazeres e acompanham o Mestre. Não tinham realmente necessidade de seu trabalho manual para seu sustento, já que os empregados continuariam a tarefa, sob a direção de Zebedeu, provendo-lhes ao ganha-pão.

Anota Marcos, de fato, que Zebedeu ali permaneceu com os empregados, tendo compreendido o alcance da tarefa espiritual que lhes estava reservada.

Por isso também vimos Pedro, André e João, sem maiores preocupações financeiras, permanecerem algum tempo na Judeia, como discípulos do Batista; e depois viajarem acompanhando Jesus, como gente que sabe ter seu sustento garantido e não precisa regressar em dia marcado, para não perder o emprego.

Neste episódio consideramos não mais um discipulado, ou seja, a aceitação, por parte da personalidade, das doutrinas da individualidade; mas sim a renúncia à própria personalidade, para ir em busca da individualidade. E isso é feito com a renúncia total de tudo: pais, haveres e profissão.

A um simples chamado, já preparados, eles obedecem imediatamente, sem nada perguntar, sem qualquer preocupação: é a adesão integral.

Daí por diante atrairão a si não mais peixes (corpos materiais) capturados com redes, aprisionados à violência e dominados com despotismo tirânico; mas antes criaturas humanas, atraídas por amor de modo a se chegarem espontaneamente e a permanecerem com a liberdade individual.

Aprendemos, ainda, que nem todos são chamados: Zebedeu continuou em seu labor material, porque sua evolução lhe não permitia aderir à individualidade. Permaneceu, pois, com "os empregados" (veículos inferiores) a cuidar das coisas físicas.

O grupo de cinco partiu das margens do lago e penetrou a "cidade do Consolador" (Cafarnaum), prontos todos a iniciar a tarefa de levar conforto aos que sofriam, de enxugar as lágrimas dos que choravam, de reavivar a luz dos que estavam nas trevas, de abrir os ouvidos dos que nada percebiam espiritualmente, de servir de muletas aos que coxeavam no caminho do progresso, de limpar os densos fluídos dos leprosos morais: ministério de Consolação e magistério de espírito, calor para os corações e luz para as mentes.




Acima, está sendo listado apenas o item do capítulo 13.
Para visualizar o capítulo 13 completo, clique no botão abaixo:

Ver 13 Capítulo Completo
Este texto está incorreto?

Veja mais em...

Mateus 4:18

E Jesus, andando junto ao mar da Galileia, viu a dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, os quais lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores;

mt 4:18
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 4:19

E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens.

mt 4:19
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 4:20

Então eles, deixando logo as redes, seguiram-no.

mt 4:20
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 4:21

E, adiantando-se dali, viu outros dois irmãos, Tiago, filho de Zebedeu, e João seu irmão, num barco com seu pai Zebedeu, consertando as redes; e chamou-os;

mt 4:21
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 4:22

Eles, deixando imediatamente o barco e seu pai, seguiram-no.

mt 4:22
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 1:16

E, andando junto do mar da Galileia, viu Simão, e André, seu irmão, que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores.

mc 1:16
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 1:17

E Jesus lhes disse: Vinde após mim, e eu farei que sejais pescadores de homens.

mc 1:17
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 1:18

E, deixando logo as suas redes, o seguiram.

mc 1:18
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 1:19

E, passando dali um pouco mais adiante, viu Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, que estavam no barco consertando as redes,

mc 1:19
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 1:20

E logo os chamou. E eles, deixando o seu pai Zebedeu no barco com os jornaleiros, foram após ele.

mc 1:20
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 1:21

Entraram em Capernaum, e, logo no sábado, indo ele à sinagoga, ali ensinava.

mc 1:21
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Lucas 4:31

E desceu a Capernaum, cidade da Galileia, e os ensinava nos sábados.

lc 4:31
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 19:27

Então Pedro, tomando a palavra, disse-lhe: Eis que nós deixamos tudo, e te seguimos; que receberemos?

mt 19:27
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 15:40

E também ali estavam algumas mulheres, olhando de longe, entre as quais também Maria Madalena, e Maria, mãe de Tiago, o menor, e de José, e Salomé;

mc 15:40
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa