Sabedoria do Evangelho - Volume 2

Versão para cópia
CAPÍTULO 20

JESUS PERCORRE A GALILEIA

MT 4:17 e MT 4:23

18. Desde esse tempo começou Jesus a pregar e a dizer: "Reformai vossa mente, porque se aproximou o reino dos céus.


23. Perambulava Jesus por toda a Galileia, ensinando nas sinagogas deles, ensinando a Boa-Nova do reino e curando todas as enfermidades e doenças entre o povo.


MC 1:14-15 e MC 1:39

14. (Depois que João foi aprisionado, Jesus foi para a Galileia)


15. anunciando a Boa-Nova e dizendo: "O tempo completouse e o reino de Deus aproximou-se: reformai Vossa mente e confiai na Boa-Nova".


39. E foi por toda a Galileia pregando nas sinagogas deles e expelindo os desencarnados (obsessores).


LC 5:15 e LC 5:44

15. E ele ensinava nas sinagogas deles, sendo elogiado por todos.


44. E pregava nas sinagogas da Judeia.

Encontramos neste ponto um resumo das atividades de Jesus com o cerne de sua pregação.

Em Marcos, afirma o Mestre que "o tempo se completou", como se dissesse "esgotou-se o prazo" ou então "chegou a época" (Kairós).

A seguir esclarece que o "reino dos céus (Mat.) ou de Deus (Marc.) se aproximou", palavras que já haviam sido ditas pelo Batista. Devemos entender REINO no mesmo sentido que usamos reino mineral, vegetal, animal, hominal e, prosseguindo na escala, reino celestial ou reino divino.

A terceira proposição pede a reforma mental, a modificação do modo de pensar, a elevação da mente (transmentação) acima das coisas materiais, ilusórias e passageiras.

A quarta assertiva é uma ordem, também no imperativo como a anterior: "confiai na Boa-Nova". O verbo grego pisteúô seguido da preposição "en", exprime rigorosamente repousar a mente em (algo ou alguém), isto é, CONFIAR Neste ponto Jesus pede que os homens confiem na Boa Notícia que lhes traz. Mais tarde (JO 14:1) pedirá que confiem em Sua pessoa. Com esta quarta parte, Jesus dá um passo além da pregação do Batista, que não falou na Boa-Nova.

Essa é a síntese do que Jesus dizia aos sábados nas sinagogas de toda a Galiléía. Uma das características do desempenho de Sua missão, como seria mais tarde a dos apóstolos, foi a pregação nas sinagogas.

O termo grego sunagôgé significa propriamente "reunião" (em hebraico keneseth) que foi aplicado, ainda, ao local onde elas se realizavam.

Há uma variante nos manuscritos de Lucas, A, D, X, e outros, que trazem "da Galileia", enquanto" aleph", B, C, L, Q, R, apresentam "da Judeia". Muitos comentadores julgam que a palavra "Galileia" é uma correção, admitindo como o certo, aqui, o termo "Judeia", usado por Lucas neste local para designar genericamente a Palestina, e não a província da Judeia. Realmente, em outros locais (1:5; 7:17;

23:
5) Lucas usa Judeia para designar a Terra de Israel. Pelo contexto, verificamos que, de fato, se trata realmente da Judeia.

Seguindo Mateus verificamos que Jesus estabeleceu como centro de fixação a cidade de Cafarnaum, irradiando de lá pelas zonas circunstantes, por onde, literalmente circulava (periêgen). Mateus e Marcos assinalam, ainda, que curava todas as enfermidades e expulsava os obsessores.

A obrigação da individualidade para com as outras criaturas são bem claras: esclarecer a humanidade, sem forçá-la, anunciando-lhe o reino celestial, isto é, a possibilidade de a criatura humana atingir, ainda nesta Terra, sua máxima expressão espiritual, que já está a seu alcance.

Proveniente dos reinos inferiores da natureza, o "espírito" que atingiu o reino hominal ainda tem em si muito do reino animal. Mas chegou a um ponto evolutivo, chegou a época, em que ele já se acha capacitado a sair do animalismo-intelectualizado (hominal) para alcançar o estado de homemespiritual (reino celeste), penetrando com seu "espírito" no reino superior ao atual, o reino divino ou espiritual.

Não é absolutamente fora da matéria, após a desencarnação, em estado de "espírito desencarnado" ou no astral, que isso poderá ser conseguido. Só enquanto mergulhado na carne ou sepultado no corpo denso, é que terá essa possibilidade ("se o grão de trigo não cair na terra (encarnar) e morrer, não produzirá frutos", JO 12:24). O reino celestial é conseguido enquanto encarnado o "espírito", não podendo sê-lo fora da matéria, onde apenas o "espírito" fixa no subconsciente aquilo que conseguiu aprender como encarnado. Deverá, pois, aguardar novo nascimento para progredir mais um passo.

Houvera a possibilidade de evoluir fora da matéria, e seria dispensável, inútil e até prejudicial o mergulho na carne, que nos embota a mente e causa tantos atrasos e erros. Constituiria uma excrescência da Natureza (de Deus) forçar a criatura a fazer esse estágio desnecessário, quando lhe seria possível evoluir muito mais rápida e facilmente enquanto consciente no mundo espiritual. Ora, se todos passam e são obrigados a passar pela encarnação, isto significa que a encarnação é uma porta indispens ável à evolução do "espírito", porque a Natureza não dá passos inúteis.

Aprendemos, pois, que o reino celestial já se aproxima da humanidade, no sentido de que a humanidade já se aproximou, em sua lenta evolução, do reino celestial. Já atingiu o ponto, já cumpriu seu tempo, já está na hora de pensar seriamente em sua espiritualização. Esse foi o grande aviso, a inenarr ável Boa-Nova que Jesus veio trazer a todos nós, e que todos temos obrigação de dizer a todas as criaturas.




Acima, está sendo listado apenas o item do capítulo 20.
Para visualizar o capítulo 20 completo, clique no botão abaixo:

Ver 20 Capítulo Completo
Este texto está incorreto?

Veja mais em...

Mateus 4:23

E percorria Jesus toda a Galileia, ensinando nas suas sinagogas e pregando o Evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo.

mt 4:23
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 1:14

E, depois que João foi entregue à prisão, veio Jesus para a Galileia, pregando o Evangelho do reino de Deus,

mc 1:14
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 1:15

E dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no Evangelho.

mc 1:15
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Lucas 5:15

Porém a sua fama se propagava ainda mais, e ajuntava-se muita gente para o ouvir e para ser por ele curada das suas enfermidades.

lc 5:15
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 14:1

NÃO se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.

jo 14:1
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 12:24

Na verdade, na verdade vos digo que, se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto.

jo 12:24
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa