Sabedoria do Evangelho - Volume 4

Versão para cópia
CAPÍTULO 23

FOGO DO CÉU

LC 9:52-56


52. E enviou mensageiros diante de sua pessoa. Indo, entraram eles numa aldeia dos samaritanos para preparar (pousada) para ele,


53. mas não o receberam porque sua aparência era a de quem ia para Jerusalém.


54. Vendo isso, os discípulos Tiago e João disseram: "Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para consumi-los, como fez Elias"?


55. Mas voltando-se para eles, repreeendeu-os e disse: "Não sabeis de que Espírito sois, O Filho do Homem não veio para perder, mas para salvar almas".


56. E foram para outra aldeia.

Trecho privativo de Lucas.

A Samaria era o caminho mais curto entre Cafarnaum e Jerusalém. Mas os samaritanos, que não suportavam os judeus, tinham sua raiva aumentada por ocasião das festas, pois achavam que a ida a Jerusal ém constituía um desprestígio para o culto "verdadeiro" do Monte Garizim. Por saber disso, o Mestre envia uma delegação à sua frente, para consultar se pode ali pernoitar, e a resposta é negativa.

Aqui vemos, novamente, duas vezes empregada a palavra prósôpon: a primeira "diante de sua pessoa", ou simplesmente "adiante de si"; na segunda tem o sentido de "aparência" que é, em última análise, a" forma" da personagem encarnada.

Tiago e João, com o ardor juvenil de que dispunham, querem aproveitar-se dos poderes que já receberam para "queimar a aldeia", o que lhes valeu o jocoso apelido dado por Jesus de "Filhos do Trovão", (MC 3:17). Os manuscritos A, C, D, X e outros, acrescentam as palavras "como fez Elias", que são omitidas em aleph, B, L e xi. Realmente fato semelhante é narrado em 2. ª Reis 1:10-12; mas, em vista da ausência dessas palavras em alguns manuscritos principais, raciocinam os hermeneutas que elas devem ter sido acrescentadas, como glosa, pelos marcionitas, para aproveitar o texto e mostrar às claras a oposição entre o Deus violento e atrabiliário do Antigo Testamento, que queimava cem homens sem motivo (que culpa tinham eles da maldade do rei?) e o Deus de Jesus, todo bondade e perdão.

De fato, Jesus volta-se para os dois e os repreende, não aceitando a violência. Também aqui é acrescentado: "e disse: não sabeis de que espírito sois, pois o Filho do Homem não veio para perder almas, mas para salvar". Também esse trecho, aliás belíssimo, é tachado de marcionismo e rejeitado por hermeneutas e exegetas.

Tem a frase os códices: D (Beza); E (de Basiléia); F (Boreliano); G e H (sedeliano I e II); K (Cíprio);


M (Campiano); S Vaticano grego 354; U (Naniano); V (de Moscou); gama (Tischendorfiano); theta (Koridethiano); lambda (oxoniense); pi (petropolitano 11); ómega (athusiano); minúsculo: 579, 700,

1. 604, famílias de 1 e de 13; versões: todas as vetus latina (menos 9:1-1, r2); as siríacas curetoniana, peschitto, harclense; a copta bohairídica; a armênia; aparece nas obras: Didachê, e em Taciano, Marcion, Cipriano, Epifônio, Crisóstomo e Ambrósio.


Não existe no papiro 45, nos códices aleph (sinaítico), B (Vaticano grego 1209); C (Efrem); L (cíprio II); T (Borgiano); W (Freeriono); Z (de Dublin); delta (de S. Galiano); psi (athusiano) e nos minúsculos:

33, 892 e 1241.

Depois, com toda a naturalidade, dirigem-se a outra aldeia para pernoitar.

Mas ficou registrada uma lição preciosa, infelizmente pouco seguida até hoje por aqueles mesmos que se dizem cristãos: a lição do perdão absoluto, sem discussão; a lição da não-violência, da ahimsa, do seguir adiante sem sequer molestar-se com a incompreensão, com as recusas, com as ofensas dos outros.

Nada de retribuir o mal com o mal: calar e seguir em frente, sem aborrecer-se com os que não querem colaborar. Sobretudo, nada de vinganças. O discípulo do Cristo não pertence a esse "espírito" de desforço, de represália, de revide. Ofendido, passa além, tranquilo: não foi dele o erro. E o erro dos outros, não no atinge.

O Filho do Homem não veio à Terra para castigar ninguém: é um prenúncio da frase: "Pai, perdoalhes: " não sabem o que fazem" (Lc. 23:34). Assim, qualquer cristão tem a tarefa específica de ajudar sempre, sem jamais condenar: "não condeneis e não sereis condenados" (LC 6:37). É o exemplo vivo e prático das lições teóricas.

Diante das perspectivas dos grandes e dolorosos acontecimentos que estavam para vir, Jesus dá uma lição prática: ao encaminhar-se do "Jardim fechado" do Espírito para o centro da religiosidade ortodoxa, quer ensinar aos discípulos a necessidade imprescindível da vigilância ("Samaria").

No entanto, mesmo encaminhados ao monte da Vigilância, demonstram quão longe ainda se encontram do ponto desejável, e à primeira contrariedade - leve, se levarmos em conta o que viria em seguida - reagem de maneira violenta, sugerindo destruição e morte. E se a ofensa foi de alguns, o castigo terá que recair sobre todos: descer fogo do céu sobre a totalidade das coisas e das criaturas. E esse ato de vandalismo é " justificado" com fatos e palavras das Escrituras... Elias não fez o mesmo?

A personagem humana, limitada e separada de todas as demais criaturas pela "forma" material do corpo, opõe o "eu" ao "não-eu"; e mais adiante opõe o "eu e meus amigos" a tudo mais que está fora do círculo fechado, tudo o que é "externo". Daí a ardorosidade da defesa do "eu" e do "grupo", julgandose adversários e inimigos tudo o que está extra-muros. E qualquer ofensa, precisa ser retribuída com sangue, fogo, destruição e morte... ou, pelo menos, com a indiferença do desprezo e da inimizade disfarçada com sorrisos hipócritas...

Na individualidade, o conhecimento já se fez. Sabe-se que o Espírito que anima os "samaritanos" é o mesmo Espírito que reside nos "judeus". A oposição é apenas temporária e aparente, personalística.

Então, tudo é superado com o bom-senso adulto de quem conhece a realidade, e sabe que nada pode prejudicar-nos, "tudo concorrendo para o bem daqueles que amam a Deus" (RM 6:28).

Ao contato com a realidade objetiva terrena, a vigilância fraqueja. E a individualidade avisa que eles não sabem ainda a que "Espírito" pertencem: pensam que são personagens terrestres, dominadas pelo espírito egoístico divisionista, opositor do Espírito superior divino. Mas, de fato, já não mais pertencem à inferioridade da personagem, e sim à universalidade do Espírito Divino: ao Espírito do Universo, Uno e Indivisível.

E quando se chega a esse estágio, não mais se deseja "perder", isto é, castigar, quem quer que seja: procura-se, antes. "salva", ou seja, elevar as criaturas à mesma união com a Divindade.




Acima, está sendo listado apenas o item do capítulo 23.
Para visualizar o capítulo 23 completo, clique no botão abaixo:

Ver 23 Capítulo Completo
Este texto está incorreto?

Veja mais em...

Lucas 9:52

E mandou mensageiros diante da sua face; e, indo eles, entraram numa aldeia de samaritanos, para lhe prepararem pousada,

lc 9:52
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Lucas 9:53

Mas não o receberam, porque o seu aspecto era como de quem ia a Jerusalém.

lc 9:53
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Lucas 9:54

E os seus discípulos, Tiago e João, vendo isto, disseram: Senhor, queres que digamos que desça fogo do céu e os consuma, como Elias também fez?

lc 9:54
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Lucas 9:55

Voltando-se, porém, repreendeu-os, e disse: Vós não sabeis de que espírito sois.

lc 9:55
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Lucas 9:56

Porque, o Filho do homem não veio para destruir as almas dos homens, mas para salvá-las. E foram para outra aldeia.

lc 9:56
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Isaías 1:10

Ouvi a palavra do Senhor, vós príncipes de Sodoma: prestai ouvidos à lei de nosso Deus, vós, ó povo de Gomorra.

is 1:10
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Isaías 1:11

De que me serve a mim a multidão de vossos sacrifícios, diz o Senhor? Já estou farto dos holocaustos de carneiros, e da gordura de animais nédios; e não folgo com o sangue de bezerros, nem de cordeiros, nem de bodes.

is 1:11
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Isaías 1:12

Quando vindes para comparecerdes perante mim, quem requereu isto de vossas mãos, que viésseis pisar os meus átrios?

is 1:12
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa