Sabedoria do Evangelho - Volume 5

Versão para cópia
CAPÍTULO 10

ALMOÇO COM O FARISEU

LC 11:37-41


37. Tendo acabado de falar, pediu-lhe um fariseu que almoçasse com ele; e havendo entrado, reclinou-se à mesa.

38. Vendo isto, o fariseu estranhou, porque não se lavou antes do almoço.

39. O Senhor, porém, disse-lhe: "Agora vós, os fariseus, limpais o exterior do copo e do prato, mas vosso interior está cheio de rapina e maldade 40. Insensatos, acaso quem fez o exterior não fez também o interior?

41. Dai, porém, em esmolas o conteúdo, e eis que todas as coisas são limpas para vós".



Este trecho, privativo de Lucas, arma o cenário de uma série de invectivas, em que Jesus demonstra toda a falsidade dos fariseus. escribas e doutores da lei, falando sem constrangimento, "resistindo-lhes na cara" (cfr. GL 2:11), com tal autoridade e firmeza, que ninguém ousou retrucar nem desmentir.

Vê-lo-emos no próximo capítulo.

"Um" fariseu. sem citação de nome, sem identificação possível, um dentre a grande coletividade, após ouvir-Lhe as palavras, pede que aceite almoçar em sua casa. Jesus acede. Entra-lhe no lar e reclina-se à mesa: o fariseu de estranhar; Jesus, o conhecido Rabbi, não fizera as abluções ritualísticas! Já o caso fora anteriormente discutido e explicado (cfr. MT 15:1-20; MC 7:1-23; vol. 4).

Essas abluções ritualísticas constituíam praxe rigorosa entre os fariseus (pharusim = separados), que as exageravam, exigindo-as de todos sem exceção, no trato diário, sempre que se chegavam à mesa; ao passo que o prescrito em LV 15:11-12 estabelece sua necessidade apenas para os homens vitimados por doença venérea. Todavia, de medo hipócrita de ser contaminados sem sabê-lo exigiam eles a ablução das mãos e de todos os recipientes que serviam à alimentação.

O Mestre vai direto ao assunto, mostrando que não é o recipiente físico material (prato ou copo) que necessitam de limpeza. mas o "interior", o âmago, o coração deles, que se revela, no entanto, cheio de" rapina e maldade". Jesus revela perceber que essa exigência rígida constitui um "transfert" psicológico, em que a criatura descarrega no objeto todo o peso da própria consciência, para com isso sentir-se aliviada. Com Sua frase franca, lançando-lhes em rosto o epíteto magistralmente escolhido e que se adapta de pleno ao caso: "insensatos"! (asynetoi, isto é, "sem inteligência").

São proferidas, a seguir, duas frases aparentemente enigmáticas: "quem fez o interior, também fez o exterior". É uma oposição entre duas coisas distintas mas que, pelo jogo psicológico, vinham a constituirse, no fundo, uma só: o interior dos homens e o exterior dos pratos, dos copos, dos recipientes, dos" vasos". Ora, a comparação é válida, mesmo no estilo escriturístico, conforme podemos verificar na literatura posterior, em que o "corpo" físico é considerado o "vaso" da alma, e o homem, o "vaso" da Divindade: "Esse (Paulo) é para mim um vaso de eleição" (AT 9:15); "será um vaso de honra, santificado e útil ao Senhor" (2. ª Tim. 2:21); "para que cada um de vós saiba possuir o vaso em santificação e honra" (1. ª Tess. 4:4); "temos esse tesouro em vasos frágeis" (2. ª Cor. 4:7).

A segunda frase é: "dai porém em esmolas o conteúdo (tà enónta) e todas as coisas são limpas para vós". Observamos o processo de superação dos convencionalismos, por meio do trabalho de doação de si. A interpretação corrente, que atribui a essas palavras o sentido de dar "o que está dentro dos pratos e copos" - ou, pior ainda, a tradução da Vulgata: quod súperest, "o que é supérfluo" - como se houvesse referência à doação de bens materiais ou alimentos, constitui uma distorsão da ideia básica, que vem sendo desenvolvida no contexto, ou seja, a oposição entre o exterior dos recipientes e o interior do homem. Conservando-se o mesmo teor interpretativo, verificamos que a doação em esmolas do "conteúdo" da criatura, de sua própria pessoa, de suas vibrações de amor desinteressado, em benefício "dos demais, fará que se esqueçam seus próprios problemas, anulando-se traumas e fobias, e promovendo a tranquilidade da paz interna, a única que pode garantir a pureza de todas as coisas: "tudo é limpo para os limpos" (Tito 1:15).

A lição que se depreende deste trecho vem de encontro a muitas teorias esposadas por muitas seitas religiosas, sistemas filosóficos e mesmo doutrinas esotéricas.

A distinção estabelecida entre o "recipiente" e o "interior" faz-nos compreender, logo de início, que os termos são usados em sentido metafórico: trata-se do corpo, vaso do Espírito, que é seu interior. Com efeito, a "pureza legal" reteria-se unicamente ao corpo físico-denso: corrimentos, fluxos sanguíneos muliebres (menstruação) ou de ambos os sexos (hemorroidas), poluições seminais masculinas (espermatorreia), contatos sexuais com emissão espermática, ou seja, tudo o que estava ligado às partes genitais; ou então, aos casos de cadáveres, que também tornavam "legalmente impuros" os que deles tratavam ou neles tocavam. Tudo isso era, inclusive, extensivo aos que tivessem contatos com os próprios impuros ou com os objetos em que eles tocassem. Essas regras higiênicas tinham razão de ser: evitar o alastramento das doenças venéreas (pelo que também foram proibidas as carnes "remosas", isto é, causadoras de irritações cutâneas e dermatoses), e o perigo de contágio de enfermidades que pudessem ser transmissíveis, sobretudo depois da rápida deteriorização dos cadáveres no clima quente palestiniano. Daí serem "legalmente impuras" também as doenças julgadas contagiosas. Tudo, como vemos, relacionado com o corpo físico-denso.


Na realidade, já se falara antes da limpeza do coração (cfr. Salmo 23:4), na limpeza do mal (cfr. IS

1:16), na limpeza da alma (2CR 3:16). Essa a limpeza do interior a que se refere Jesus (cfr. MT 5:8) em oposição à outra.

E o que se deduz deste trecho é uma lição em que o Mestre demonstra que não é a limpeza de corpo que vale, mas a do Espirito. E justamente a tendência de muitas seitas é a de considerar "pecado" o ato físico, sem dar a devida importância ao Espírito, quando o oposto foi ensinado por Jesus: haja limpeza espiritual, que o ato físico pouca importância tem (cfr. 1. ª Cor. 7:9). Muito mais que o contato físico dos sexos, o que importa são os pensamentos a esse respeito (cfr. MT 5:28 e MT 15:19; MC 7:21). Não é o ato carnal que torna impuro: é a criação mental. De nada adianta guardar uma castidade física e nutrir pensamentos libidinosos. Será melhor realizar logo o ato e aliviar-se, que arder de desejos incontidos perdendo a paz espiritual, como afirmou Paulo aos coríntios (1CO 7:9).

A explicação dessa teoria é dada categoricamente: quem fez o exterior (Com os órgãos sexuais, para serem santamente usados, dentro do amor), também fez o interior, que se revela o único responsável, como guia do conjunto Homem. Não é bastante a pureza exterior; com maior razão, requer-se a interior.

De nada adianta lavar e purificar o exterior, o "recipiente", sem que o mesmo suceda com o" conteúdo", que precisa estar "limpo" de maldade e rapina.

Ora, o contrário da rapina e da maldade, é a generosidade e a bondade. Então, para combater os vícios primordiais da usura e do egoísmo, que "sujam" a criatura, o ideal será fazer a doação do próprio Espírito em atos de socorro, de iluminação, de conforto, de assistência. Quem organizar sua vida sem ambição egoísta, sem enclausuramento em si mesmo, mas aprender a dedicar-se integralmente ao próximo, com auto-doação plena, verá que tudo é puro para si, não apenas de pureza "legal", mas de pureza real, que nada consegue manchar.




Acima, está sendo listado apenas o item do capítulo 10.
Para visualizar o capítulo 10 completo, clique no botão abaixo:

Ver 10 Capítulo Completo
Este texto está incorreto?

Veja mais em...

Lucas 11:37

E, estando ele ainda falando, rogou-lhe um fariseu que fosse jantar com ele; e, entrando, assentou-se à mesa.

lc 11:37
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Lucas 11:38

Mas o fariseu admirou-se, vendo que se não lavara antes do jantar.

lc 11:38
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Lucas 11:39

E o Senhor lhe disse: Agora vós, os fariseus, limpais o exterior do copo e do prato; mas o vosso interior está cheio de rapina e maldade.

lc 11:39
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Lucas 11:40

Loucos! o que fez o exterior não fez também o interior?

lc 11:40
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Lucas 11:41

Dai antes esmola do que tiverdes, e eis que tudo vos será limpo.

lc 11:41
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 7:1

E AJUNTARAM-SE a ele os fariseus, e alguns dos escribas que tinham vindo de Jerusalém.

mc 7:1
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 7:2

E, vendo que alguns dos seus discípulos comiam pão com as mãos impuras, isto é, por lavar, os repreendiam.

mc 7:2
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 7:3

Porque os fariseus, e todos os judeus, conservando a tradição dos antigos, não comem sem lavar as mãos muitas vezes;

mc 7:3
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 7:4

E, quando voltam do mercado, se não se lavarem, não comem. E muitas outras coisas há que receberam para observar, como lavar os copos, e os jarros, e os vasos de metal e as camas.

mc 7:4
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 7:5

Depois perguntaram-lhe os fariseus e os escribas: Por que não andam os teus discípulos conforme a tradição dos antigos, mas comem o pão com as mãos por lavar?

mc 7:5
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 7:6

E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim.

mc 7:6
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 7:7

Em vão, porém, me honram, ensinando doutrinas que são mandamentos de homens.

mc 7:7
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 7:8

Porque, deixando o mandamento de Deus, retendes a tradição dos homens; como o lavar dos jarros e dos copos; e fazeis muitas outras coisas semelhantes a estas.

mc 7:8
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 7:9

E dizia-lhes: Bem invalidais o mandamento de Deus para guardardes a vossa tradição.

mc 7:9
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 7:10

Porque Moisés disse: Honra a teu pai e a tua mãe; e quem maldisser, ou o pai ou a mãe, morrerá de morte.

mc 7:10
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 7:11

Porém vós dizeis: Se um homem disser ao pai ou à mãe: Aquilo que poderias aproveitar de mim é Corbã, isto é, oferta ao Senhor;

mc 7:11
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 7:12

Nada mais lhe deixais fazer por seu pai ou por sua mãe,

mc 7:12
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 7:13

Invalidando assim a palavra de Deus pela vossa tradição, que vós ordenastes. E muitas coisas fazeis semelhantes a estas.

mc 7:13
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 7:14

E, chamando outra vez a multidão, e disse-lhes: Ouvi-me vós todos, e compreendei.

mc 7:14
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 7:15

Nada há, fora do homem, que, entrando nele, o possa contaminar; mas o que sai dele isso é que contamina o homem.

mc 7:15
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 7:16

Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça.

mc 7:16
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 7:17

Depois, quando deixou a multidão, e entrou em casa, os seus discípulos o interrogavam acerca desta parábola.

mc 7:17
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 7:18

E ele disse-lhes: Assim também vós estais sem entendimento? Não compreendeis que tudo o que de fora entra no homem não o pode contaminar,

mc 7:18
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 7:19

Porque não entra no seu coração, mas no ventre, e é lançado fora, ficando puras todas as comidas?

mc 7:19
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 7:20

E dizia: O que sai do homem isso contamina o homem.

mc 7:20
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 7:21

Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios,

mc 7:21
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 7:22

Os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura.

mc 7:22
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Marcos 7:23

Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem.

mc 7:23
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Levítico 15:11

Também todo aquele, em quem tocar o que tem o fluxo, sem haver lavado as suas mãos com água, lavará os seus vestidos, e se banhará em água e será imundo até à tarde.

lv 15:11
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Levítico 15:12

E o vaso de barro, em que tocar o que tem o fluxo, será quebrado; porém todo o vaso de madeira será lavado com água.

lv 15:12
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 15:1

ENTÃO chegaram ao pé de Jesus uns escribas e fariseus de Jerusalém, dizendo:

mt 15:1
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 15:2

Por que transgridem os teus discípulos a tradição dos anciãos? pois não lavam as mãos quando comem pão.

mt 15:2
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 15:3

Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Por que transgredis vós também o mandamento de Deus pela vossa tradição?

mt 15:3
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 15:4

Porque Deus ordenou, dizendo: Honra a teu pai e a tua mãe; e: Quem maldisser ao pai ou à mãe, morra de morte.

mt 15:4
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 15:5

Mas vós dizeis: Qualquer que disser ao pai ou à mãe: É oferta ao Senhor o que poderias aproveitar de mim; esse não precisa honrar nem a seu pai nem a sua mãe,

mt 15:5
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 15:6

E assim invalidastes, pela vossa tradição, o mandamento de Deus.

mt 15:6
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 15:7

Hipócritas, bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo:

mt 15:7
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 15:8

Este povo honra-me com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim.

mt 15:8
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 15:9

Mas em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens.

mt 15:9
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 15:10

E, chamando a si a multidão, disse-lhes: Ouvi, e entendei:

mt 15:10
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 15:11

O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca isso é o que contamina o homem.

mt 15:11
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 15:12

Então, acercando-se dele os seus discípulos, disseram-lhe: Sabes que os fariseus, ouvindo essas palavras, se escandalizaram?

mt 15:12
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 15:13

Ele, porém, respondendo, disse: Toda a planta, que meu Pai celestial não plantou, será arrancada.

mt 15:13
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 15:14

Deixai-os: são condutores cegos: ora, se um cego guiar outro cego, ambos cairão na cova.

mt 15:14
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 15:15

E Pedro, tomando a palavra, disse-lhe: Explica-nos essa parábola.

mt 15:15
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 15:16

Jesus, porém, disse: Até vós mesmos estais ainda sem entender?

mt 15:16
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 15:17

Ainda não compreendeis que tudo o que entra pela boca desce para o ventre, e é lançado fora?

mt 15:17
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 15:18

Mas o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem.

mt 15:18
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 15:19

Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias.

mt 15:19
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 15:20

São estas coisas que contaminam o homem; mas comer sem lavar as mãos, isso não contamina o homem.

mt 15:20
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Tito 1:15

Todas as coisas são puras para os puros, mas nada é puro para os contaminados e infiéis: antes o seu entendimento e consciência estão contaminados.

tt 1:15
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

II Crônicas 3:16

Também fez as cadeias, como no oráculo, e as pôs sobre as cabeças das colunas: fez também cem romãs, as quais pôs entre as cadeias.

2cr 3:16
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 5:8

Bem-aventurados os limpos de coração; porque eles verão a Deus;

mt 5:8
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 5:28

Eu porém, vos digo que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.

mt 5:28
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

I Coríntios 7:9

Mas, se não podem conter-se, casem-se. Porque é melhor casar do que abrasar-se.

1co 7:9
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa