Sabedoria do Evangelho - Volume 5

Versão para cópia
CAPÍTULO 31

QUEIXA DE JERUSALÉM

MT 23:37-39


37. "Jerusalém, Jerusalém, a matadora dos profetas e apedrejadora dos que lhe são enviados! Quantas vezes eu quis ajuntar teus filhos, como uma galinha aconchega seus pintinhos sob suas asas, e não quiseste! 38. Eis que vos é deixada deserta vossa casa.

39. Digo-vos, pois, que desde agora não me vereis mais, até que digais: Bendito o que vem em nome do senhor".

LC 13:34-35


34. "Jerusalém, Jerusalém, a matadora dos profetas e apedrejadora dos que lhe são enviados! Quantas vezes eu quis ajuntar teus filhos como uma galinha aconchego seu ninho sob as asas, e não quiseste!

35. Eis que vos é deixada vossa casa. E digo-vos que não me vereis até que digais: Bendito o que vem em nome do Senhor.



O mesmo trecho foi colocado em dois contextos diferentes. Mateus o narra em sequência aos "ais" lançados contra os fariseus. portanto, como tendo sido pronunciado na própria Jerusalém, depois do "domingo de ramos". Lucas o liga ao aviso a respeito das intenções assassinas de Herodes, por conseguinte, como proferido na Peréia. Esta segunda colocação responde muito melhor à crítica interna, além do que, Lucas é mais cuidadoso que Mateus na sequência cronológica.

Outra observação é a forma hebraica, reproduzida nos códices gregos: Ierousalém (ao invés de Ierosólyma, como era dito em grego). Em Mateus esta é a única vez que aparece a forma hebraica, pois nos outros lugares (11 vezes) está a forma grega. Já em Lucas, é mais frequente a forma hebraica que a grega, o que não deixa de ser estranho, sendo Mateus israelita e Lucas grego.

Traduzimos como adjetivos ativos "matadora" e "apedrejadora", os particípios presentes ativos femininos hê apokteínousa e lithobólousa, por falta de correspondência em português dessas formas verbais.

Chamamos a atenção, ainda, para o "lhe" (prós autên) na terceira pessoa, no meio de uma apóstrofe vocativa. Conservamo-lo em português, preferindo pequeno solecismo, a quebrar a beleza do original em sua singela simplicidade, pois a frase nada perde em clareza.


Os hermeneutas vêem no texto uma alusão à perspectiva da morte próxima, mas não aceitam que o final "não me vereis até que digais bendito o que vem em nome do Senhor" (cfr. Salmo 118:26) possa referir-se à "entrada triunfal" em Jerusalém, no domingo antes da paixão. A alegação é que Mateus coloca o episódio depois desse dia (o que não convence, pois sabemos que foi proferida a invectiva antes). Mas há outra razão: o período entre a apóstrofe e a entrada seguinte em Jerusalém (dizem eles)

é muito curto (três meses, no máximo) para justificar uma profecia em forma de ameaça tão solene. A opinião mais generalizada é que o dito se refere a uma vinda triunfal "no final dos tempos". Mas aí teríamos um erro na predição, já que a ida a Jerusalém daí a três meses - e com essa mesma frase cantada pele povo - desmentiria a profecia. Pensamos se refira exatamente a essa "entrada" que estudaremos mais adiante (MT 21:1-11; MC 11:10; LC 19:38).

A imagem da "galinha que aconchega seus pintinhos" (tá nossiá, Mat) ou "seu ninho" (tén nossián, Luc), é bela, delicada, original.

A "casa deserta" parece referir-se às palavras de YHWH a Salomão (1RS 9:7-9), "exterminarei Israel da Terra que lhe dei e expulsarei de minha visão o templo que consagrei a meu nome, e Israel será motejo e riso de todos os povos. E por mais alto que seja este templo, quem quer que passe diante dele assobiará de pasmo e dirá: Por que YHWH fez isto a este templo e a este país? E responderão: Porque abandonaram YHWH, seu elohim, que tirou seus pais do Egito, e ligaram-se a outros elohim, diante deles se prostraram e os adoraram; eis porque YHWH fez vir sobre eles todos esses males". Sabendo, como sabemos, que Jesus é a encarnação de YHWH, compreendemos plenamente tudo o que ocorreu. E a previsão feita refere-se, evidentemente. à destruição de Jerusalém em 70 A. D. e à consequente dispersão dos israelitas por outros países perdendo o domínio da Palestina, só reconquistado recentemente, no final do ciclo, "pois YHWH se compadecerá de Jacob, ainda recolherá Israel e os porá na própria terra deles" (IS 14:1).


A triste frustração dos grandes instrutores e Manifestantes divinos, ao verificar a rebeldia dos homens, é aqui expressa com todo o sentimento de dor. Quantos grandes Iniciados e Adeptos da Fraternidade Branca desçam entre os homens, tantos são sacrificados, perseguidos, assassinados. E isso, não apenas na antiguidade, classificada pelos historiadores atuais como "bárbara", mas, ainda hoje, em plena segunda metade do século XX, por homens e em países que se dizem civilizados no mais alto grau. Por mais que esses Emissários, com delicadeza e amor, tentem "ajuntar os homens", como a galinha faz com seus pintinhos, aconchegando-os sob suas asas, eles se rebelam, não aceitam, vão para uma oposição injusta e incompreensível, e voltam contra Eles sua inferioridade negativa típica do Antissistema. Como evitar que a Lei os venha defender, e sua casa se torne vazia?" Eis que YHWH devasta a Terra e a torna deserta, sua superfície revolta e seu, habitantes dispersos

... A terra será totalmente devastada, inteiramente pilhada... A terra está em desolação, quebrada, o mundo enfraquece e murcha: os chefes transgrediram as leis, violaram as regras, romperam a aliança eterna. Por isso a maldição devora a terra e seus habitantes recebem seu carma; os habitantes da terra são queimados e só pequeno número de homens sobrevive... O pavor, a cova e a rede vão apanhar-te, habitante da terra. Quem correr para escapar ao pavor, cairá na cova; quem sair da cova será pegado na rede, porque as represas do Alto se abrirão e os fundamentos da terra tremerão. A terra é feita em pedaços, a terra estala e se fende, a terra é sacudida, a terra cambaleia como um bêbedo e balança como uma rede de dormir" (IS 24:1, IS 24:3, IS 24:4, IS 24:6-17,-20).

Nada disso, porém, pode classificar-se como vingança nem "retribuição do mal" por parte desses seres superiores. Trata-se de simples efeito da Lei. Aquele que atira pedras para o Alto, em vertical, as recebe sobre sua cabeça, em virtude da própria lei da gravidade. Assim os povos que sacrificam os avatares, ou mesmo Adeptos e Iniciados, não demoram em receber o choque de retorno, pelo efeito da própria Lei, sem nenhuma interferência dos atingidos que, em muitos casos, pedem ao "Pai que os perdoe, porque não sabem o que fazem" (LC 23. 34). De qualquer forma, porém, isso não evita o resultado da Lei, que é inflexível e age automaticamente como a gravidade, que atrai príncipes e mendigos, santos e criminosos, sem distinção. Assim a LEI que destrói homens, nações e planetas, quando estes jogam suas pedras para o Alto, derrubando, por qualquer meio, os Enviados que vêm salvar o planeta: "A Lei trata igualmente, seja uma nação, seja um homem" (34:29).




Acima, está sendo listado apenas o item do capítulo 31.
Para visualizar o capítulo 31 completo, clique no botão abaixo:

Ver 31 Capítulo Completo
Este texto está incorreto?

Veja mais em...

Mateus 23:37

Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quiseste!

mt 23:37
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 23:38

Eis que a vossa casa vai ficar-vos deserta;

mt 23:38
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 23:39

Porque eu vos digo que desde agora me não vereis mais, até que digais: Bendito o que vem em nome do Senhor.

mt 23:39
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Lucas 13:34

Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! Quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha os seus pintos debaixo das asas, e não quiseste?

lc 13:34
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Lucas 13:35

Eis que a vossa casa se vos deixará deserta. E em verdade vos digo que não me vereis até que venha o tempo em que digais: Bendito aquele que vem em nome do Senhor.

lc 13:35
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 21:1

E QUANDO se aproximaram de Jerusalém, e chegaram a Betfagé, ao monte das Oliveiras, enviou então Jesus dois discípulos, dizendo-lhes:

mt 21:1
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 21:2

Ide à aldeia que está defronte de vós, e logo encontrareis uma jumenta presa, e um jumentinho com ela; desprendei-a, e trazei-mos.

mt 21:2
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 21:3

E, se alguém vos disser alguma coisa, direis que o Senhor os há de mister: e logo os enviará.

mt 21:3
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 21:4

Ora tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta, que diz:

mt 21:4
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 21:5

Dizei à filha de Sião: Eis que o teu Rei aí te vem, manso, e assentado sobre uma jumenta, e sobre um jumentinho, filho de animal de carga.

mt 21:5
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 21:6

E, indo os discípulos, e fazendo como Jesus lhes ordenara,

mt 21:6
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 21:7

Trouxeram a jumenta e o jumentinho, e sobre eles puseram os seus vestidos e fizeram-no assentar em cima.

mt 21:7
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 21:8

E muitíssima gente estendia os seus vestidos pelo caminho, e outros cortavam ramos de árvores e os espalhavam pelo caminho.

mt 21:8
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 21:9

E a multidão que ia adiante, e a que seguia, clamava, dizendo: Hosana ao Filho de Davi; bendito o que vem em nome do Senhor. Hosana nas alturas.

mt 21:9
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 21:10

E, entrando ele em Jerusalém, toda a cidade se alvoroçou, dizendo: Quem é este?

mt 21:10
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 21:11

E a multidão dizia: Este é Jesus, o Profeta de Nazaré da Galileia.

mt 21:11
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Lucas 19:38

Dizendo: Bendito o Rei que vem em nome do Senhor; paz no céu, e glória nas alturas.

lc 19:38
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

I Reis 9:7

Então destruirei a Israel da terra que lhes dei; e a esta casa, que santifiquei a meu nome, lançarei longe da minha presença: e Israel será por ditado e mote, entre todos os povos.

1rs 9:7
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

I Reis 9:8

E desta casa, que é tão exaltada, todo aquele que por ela passar pasmará e assobiará e dirá: Por que fez o Senhor assim a esta terra e a esta casa?

1rs 9:8
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

I Reis 9:9

E dirão: Porque deixaram ao Senhor seu Deus, que tirou da terra do Egito a seus pais, e se apegaram a deuses alheios, e se encurvaram perante eles, e os serviram: por isso trouxe o Senhor sobre eles todo este mal.

1rs 9:9
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Isaías 14:1

PORQUE o Senhor se compadecerá de Jacó, e ainda elegerá a Israel e os porá na sua própria terra: e ajuntar-se-ão com eles os estranhos, e se achegarão à casa de Jacó.

is 14:1
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Isaías 24:1

EIS que o Senhor esvazia a terra, e a desola, e transtorna a sua superfície, e dispersa os seus moradores.

is 24:1
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Isaías 24:3

De todo se esvaziará a terra, e de todo será saqueada, porque o Senhor pronunciou esta palavra.

is 24:3
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Isaías 24:4

A terra pranteia e se murcha: o mundo enfraquece e se murcha: enfraquecem os mais altos do povo da terra.

is 24:4
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Isaías 24:6

Por isso a maldição consome a terra; e os que habitam nela serão desolados; por isso serão queimados os moradores da terra, e poucos homens restarão.

is 24:6
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Isaías 24:7

Pranteia o mosto, enfraquece a vide; e suspirarão todos os alegres de coração.

is 24:7
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Isaías 24:8

Cessou o folguedo dos tamboris, acabou o ruído dos que pulam de prazer, e descansou a alegria da harpa.

is 24:8
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Isaías 24:9

Com canções não beberão vinho; a bebida forte será amarga para os que a beberem.

is 24:9
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Isaías 24:10

Demolida está a cidade vazia, todas as casas fecharam, ninguém já pode entrar.

is 24:10
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Isaías 24:11

Há lastimoso clamor nas ruas por causa do vinho; toda a alegria se escureceu, desterrou-se o gozo da terra.

is 24:11
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Isaías 24:12

Na cidade só ficou a desolação, e com estalidos se quebra a porta.

is 24:12
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Isaías 24:13

Porque será no interior da terra, no meio destes povos, como a sacudidura da oliveira, e como os rabiscos, quando está acabada a vindima.

is 24:13
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Isaías 24:14

Estes alçarão a sua voz, e cantarão com alegria; por causa da glória do Senhor clamarão desde o mar.

is 24:14
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Isaías 24:15

Por isso glorificai ao Senhor nos vales, e nas ilhas do mar ao nome do Senhor Deus de Israel.

is 24:15
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Isaías 24:16

Dos confins da terra ouvimos cantar: glória ao Justo; mas eu digo: Emagreço, emagreço, ai de mim! os pérfidos tratam perfidamente; sim, os pérfidos tratam perfidamente.

is 24:16
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Isaías 24:17

O temor, e a cova, e o laço vem sobre ti, ó morador da terra.

is 24:17
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa