Cristianismo e Espiritismo

Versão para cópia

Nota 3

Sobre a autenticidade dos Evangelhos Um atento exame dos textos demonstra que, em meio das discussões e das perturbações que agitaram, nos primeiros séculos, o mundo cristão, não se hesitou, para aduzir argumentos. em desvirtuar os fatos, em falsear o verdadeiro sentido do Evangelho.

Celso, desde o século II, no Discurso verdadeiro, lançava aos cristãos a acusação de retocarem constantemente os Evangelhos e eliminarem no dia seguinte o que havia sido inserido na véspera.

Muitos fatos parecem imaginários e acrescentados posteriormente. Tais, por exemplo, o nascimento em Belém, de Jesus de Nazaré, a degolação dos inocentes, de que a História não faz menção alguma, a fuga para o Egito, a dupla genealogia, contraditória em tantos pontos, de Lucas e Mateus.

Como, também, acreditar na tentação de Jesus, que a Igreja admite nesse mesmo livro em que acredita encontrar as provas da sua divindade? Satanás leva Jesus ao monte e lhe oferece o império do mundo, se ele lhe quiser prestar obediência. Se Jesus é Deus, poderia Satanás ignorá-lo? E, se conhecia sua natureza divina, como esperava exercer influência sobre ele?

A ressurreição de Lázaro, o maior dos milagres de Jesus, é unicamente mencionada no quarto Evangelho, mais de 60 anos depois da morte do Cristo, ao passo que as suas menores curas são citadas nos três primeiros.

Com o quarto Evangelho e Justino Mártir, a crença cristã efetua a evolução que consiste em substituir à ideia de um homem honrado, tornado divino, a de um ser divino que se tornou homem.

Depois da proclamação da divindade do Cristo, no século IV, depois da introdução, no sistema eclesiástico, do dogma da Trindade, no século VII, muitas passagens do Novo Testamento foram modificadas, a fim de que exprimissem as novas doutrinas (Ver João 1:5-7). "Vimos, diz Leblois, (Nota cxli: As bíblias e os iniciadores religiosos da humanidade, por Leblois, pastor em Strasburgo.) na Biblioteca Nacional, na de Santa Genoveva, na do mosteiro de Sannt-Gall, manuscritos em que o dogma da Trindade está apenas acrescentado à margem.

Mais tarde foi intercalado no texto, onde se encontra ainda. "




Acima, está sendo listado apenas o item do capítulo -10.
Para visualizar o capítulo -10 completo, clique no botão abaixo:

Ver -10 Capítulo Completo
Este texto está incorreto?

Veja mais em...

João 1:5

E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.

jo 1:5
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 1:6

Houve um homem enviado de Deus, cujo nome era João.

jo 1:6
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 1:7

Este veio para testemunho para que testificasse da luz; para que todos cressem por ele.

jo 1:7
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa