Enciclopédia de II Reis 7:20-20

Tradução (ARC) - 2009 - Almeida Revisada e Corrigida

Índice

Perícope

2rs 7: 20

Versão Versículo
ARA Assim lhe sucedeu, porque o povo o atropelou na porta, e ele morreu.
ARC E assim lhe sucedeu, porque o povo o atropelou à porta, e ele morreu.
TB Assim lhe sucedeu, porque o povo o atropelou na porta, e morreu.
HSB וַיְהִי־ ל֖וֹ כֵּ֑ן וַיִּרְמְס֨וּ אֹת֥וֹ הָעָ֛ם בַּשַּׁ֖עַר וַיָּמֹֽת׃ ס
BKJ E assim isto lhe sobreveio; porque o povo o pisoteou no portão, e ele morreu.
LTT E assim lhe sucedeu, porque o povo pisoteou por cima dele na porta, e ele morreu.
BJ2 Foi o que lhe aconteceu: o povo o pisoteou na porta e ele morreu.[q]
VULG Supra modum autem mater mirabilis, et bonorum memoria digna, quæ pereuntes septem filios sub unius diei tempore conspiciens, bono animo ferebat propter spem quam in Deum habebat :

Referências Cruzadas

As referências cruzadas da Bíblia são uma ferramenta de estudo que ajuda a conectar diferentes partes da Bíblia que compartilham temas, palavras-chave, histórias ou ideias semelhantes. Elas são compostas por um conjunto de referências bíblicas que apontam para outros versículos ou capítulos da Bíblia que têm relação com o texto que está sendo estudado. Essa ferramenta é usada para aprofundar a compreensão do significado da Escritura e para ajudar na interpretação e aplicação dos ensinamentos bíblicos na vida diária. Abaixo, temos as referências cruzadas do texto bíblico de II Reis 7:20

Números 20:12 E o Senhor disse a Moisés e a Arão: Porquanto não me crestes a mim, para me santificar diante dos filhos de Israel, por isso não metereis esta congregação na terra que lhes tenho dado.
II Crônicas 20:20 E, pela manhã cedo, se levantaram e saíram ao deserto de Tecoa; e, saindo eles, pôs-se em pé Josafá e disse: Ouvi-me, ó Judá e vós, moradores de Jerusalém: Crede no Senhor, vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas e prosperareis.
Jó 20:23 Haja, porém, ainda, de que possa encher o seu ventre, e Deus mandará sobre ele o ardor da sua ira e a fará chover sobre ele quando for comer.
Isaías 7:9 Entretanto, a cabeça de Efraim será Samaria, e a cabeça de Samaria, o filho de Remalias; se o não crerdes, certamente, não ficareis firmes.
Jeremias 17:5 Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor!
Hebreus 3:18 E a quem jurou que não entrariam no seu repouso, senão aos que foram desobedientes?

Livros

Livros citados como referências bíblicas, que citam versículos bíblicos, são obras que se baseiam na Bíblia para apresentar um argumento ou discutir um tema específico. Esses livros geralmente contêm referências bíblicas que são usadas para apoiar as afirmações feitas pelo autor. Eles podem incluir explicações adicionais e insights sobre os versículos bíblicos citados, fornecendo uma compreensão mais profunda do texto sagrado.

Referências em Livro Espírita

Não foram encontradas referências em Livro Espírita.

Referências em Outras Obras

Não foram encontradas referências em Outras Obras.

Comentários Bíblicos

Este capítulo é uma coletânea de interpretações abrangentes da Bíblia por diversos teólogos renomados. Cada um deles apresenta sua perspectiva única sobre a interpretação do texto sagrado, abordando diferentes aspectos como a história, a cultura, a teologia e a espiritualidade. O capítulo oferece uma visão panorâmica da diversidade de abordagens teológicas para a interpretação da Bíblia, permitindo que o leitor compreenda melhor a complexidade do texto sagrado e suas implicações em diferentes contextos e tradições religiosas. Além disso, o capítulo fornece uma oportunidade para reflexão e debate sobre a natureza da interpretação bíblica e sua relevância para a vida religiosa e espiritual.

Beacon

Comentário Bíblico de Beacon - Interpretação abrangente da Bíblia por 40 teólogos evangélicos conservadores
Beacon - Comentários de II Reis Capítulo 7 do versículo 1 até o 20
  1. Eliseu declara que o cerco logo terminará (II Reis 6:32-7.2). Provavelmente em 5.24 está indicado que Eliseu havia se alojado em Samaria onde a "altura" ou "outeiro" (em hebraico, ophel ou "colina") pode significar a parte da fortaleza da cidade onde estava localizada a sua casa. Aparentemente, ele tinha o apoio dos anciãos (32) em qualquer atitude que tomasse durante o cerco. Filho do homicida (32) é uma expressão queidentifica o rei como assassino por causa de sua intenção. Ela foi traduzida simples-mente como "homicida" ou "assassino" nas várias versões. Eliseu tomou precauções para não ser morto pelo servo do rei antes da chegada do monarca (32). Como esse cerco havia sido enviado pelo Senhor, o sentimento expresso por Eliseu significa que só Deus poderia libertá-los (33). Porém, embora essa libertação não fosse merecida, o Senhor é sempre generoso. Sob a direção do Espírito Santo, Eliseu predisse que a es-cassez de alimentos terminaria no dia seguinte. Os grãos geralmente disponíveis para fazer o alimento, mas até então impossíveis de serem comprados por causa dos preços elevados, seriam vendidos a preços normais (II Reis 7:1). Um capitão do rei, que havia mostra-do sua descrença, foi informado de que testemunharia esse alívio para a cidade, mas não participaria dele.

  1. Os quatro leprosos (II Reis 7:3-15). Quatro leprosos, aparentemente isolados em uma casa fora da cidade (Lv 13:46; Nm 5:3; cf. 2 Rs 15.5), decidiram que nada tinham a perder se fossem ao acampamento dos sírios. Eles descobriram que o local estava aban-donado (3-5), pois os sírios haviam fugido quando Deus, miraculosamente, fez com que ouvissem o ruído de um grande exército (6). O som parecia a aproximação de reforços para Samaria (6,7). Os leprosos voltaram e informaram os guardas da porta de Samaria, pois eram noticias demasiadamente boas para não serem divulgadas (9--11). O rei pensou que fosse uma artimanha dos sírios (12), porém os mensageiros que haviam retornado provaram que sua suspeita era infundada (13-15). O difícil parênte-se no versículo 13 reflete, deste modo, o arrazoar dos conselheiros do rei: "Se eles so-breviverem se tornarão parecidos com toda a multidão de Israel que ficou aqui, mas se eles caírem em uma armadilha, ficarão parecidos com toda a multidão de Israel que pereceu" (Berk.).

"Um dia de boas notícias" é o tema dos versículos 3:11. Observamos aqui: (1) Uma desesperada provação, 3; (2) Uma atitude corajosa, 4; (3) Uma grande descoberta, 5-7; (4) Urna satisfação pessoal, 8; (5) o despertar de um senso de dever — Não fazemos bem; este dia é dia de boas novas, e nos calamos, 9; (6) As boas novas foram compartilhadas, 10,11.

  1. O fim do cerco (7:16-20). O povo aglomerou-se no acampamento sírio, e assim conse-guiu o alimento que desesperadamente precisava. E as previsões de Eliseu, a respeito das condições da libertação e da morte do capitão do rei, cumpriram-se plenamente.

Genebra

Comentários da Bíblia de Estudos de Genebra pela Sociedade Bíblica do Brasil para versão Almeida Revista e Atualizada (ARA)
Genebra - Comentários de II Reis Capítulo 7 do versículo 1 até o 20
*

7:1

Um alqueire de flor de farinha por um siclo. Eliseu profetizou uma súbita reversão da fome, quando cerca de oito litros de farinha de trigo seria vendido por menos de dezesseis gramas de prata (conforme 6.25).

* 7:3

à entrada da porta. A lei mosaica proibia que pessoas com enfermidades na pele vivessem na comunidade (Lv 13:46; Nm 5:1-4; 12:14,15).

* 7:6

heteus e... egípcios. Os heteus viviam na Ásia Menor (Nm 13:29). O Egito (no hebraico, misraym) pode ter sido confundido com um estado secundário próximo do lugar de onde viviam os heteus, cujo nome era semelhante ao nome hebraico para Egito (conforme 1Rs 10:28,29 e notas).


Matthew Henry

Comentário Bíblico de Matthew Henry, um pastor presbiteriano e comentarista bíblico inglês.
Matthew Henry - Comentários de II Reis Capítulo 7 do versículo 1 até o 20
7:1, 2 Quando Eliseu profetizou a liberação por parte de Deus, os oficiais do rei disseram que não podia acontecer. A fé e a esperança dos oficiais se foi, mas as palavras de Deus se fizeram realidade de todos os modos! (7.14-16). Algumas vezes nos preocupamos com problemas quando devemos estar procurando oportunidades. Em vez de enfocar-se no negativo, desenvolva uma atitude de expectativa. O dizer que Deus não pode resgatar a alguém ou que uma situação é impossível demonstra falta de fé.

7:3 De acordo à lei, não se permitia que os leprosos estivessem dentro da cidade, mas dependiam da caridade nas portas da cidade (Lv 13:45-46; Nu 5:1-4). devido à fome e à presença do exército sírio, sua situação era desesperador.

7.3-10 Os leprosos descobriram o acampamento deserto e se deram conta que suas vidas tinham sido salvas. Ao princípio mantiveram as boas notícias para eles, esquecendo que seus concidadãos estavam morrendo de fome na cidade. As boas novas a respeito do Jesucristo devem ser anunciadas também, já que nenhuma notícia é tão importante. Não devemos nos esquecer daqueles que se estão morrendo sem elas. Não devemos nos preocupar tanto por nossa própria fé que rechacemos anunciá-la a aqueles que nos rodeiam. Nossas "boas notícias" como a dos leprosos, não "esperarão até manhã".

7.19, 20 É Deus, não os indignos ídolos, que provê nosso sustento diário. Apesar de que nossa fé pode estar débil ou seja muito insignificante, devemos rechaçar o cepticismo a respeito da provisão de Deus para nós. Quando nossos recursos se estão acabando e nossas dúvidas estão crescendo, recorde que Deus pode abrir as janelas dos céus.


Wesley

Comentário bíblico John Wesley - Metodista - Clérigo Anglicano
Wesley - Comentários de II Reis Capítulo 7 do versículo 1 até o 20

h. Cerco de Samaria (


Wiersbe

Comentário bíblico expositivo por Warren Wendel Wiersbe, pastor Calvinista
Wiersbe - Comentários de II Reis Capítulo 7 do versículo 1 até o 20
Em 7:1, Eli-seu prevê que poderão comprar seis vezes mais alimento por um quinto do custo. Um capitão do rei revelou sua descrença, e Eliseu prometeu julgamento para ele. Veja 7:17-20.

Que armas o Senhor usou para derrotar o exército sírio que sitiava a cidade? O barulho de quatro leprosos! Os sírios fugiram deixando riquezas e alimento nos campos, pois pensa-ram que um exército alugado pelo rei de Israel avançava contra eles. Os quatro leprosos raciocinaram bem e decidiram que era melhor co-mer como prisioneiros (ou ter morte rápida) que passar fome em liberda-de. Com certeza, o versículo 9 é um texto do Evangelho e também um excelente texto missionário. Como hoje os cristãos precisam acautelar- se com isso! Quando os cidadãos sitiados de Samaria souberam as boas-novas, saíram correndo da ci-dade — e pisotearam o incrédulo capitão! Ele ouviú as boas-novas e viu a prova da mensagem, mas mor-reu antes de poder desfrutá-la. Que advertência ao pecador que demora a receber a Cristo!


Russell Shedd

Comentários da Bíblia por Russell Shedd, teólogo evangélico e missionário da Missão Batista Conservadora.
Russell Shedd - Comentários de II Reis Capítulo 7 do versículo 1 até o 20
7.2 Poderia suceder isso? A descrença, a ausência de fé, não somente é um grande pecado contra Deus, mas também priva indivíduos e nações das bênçãos que Deus lhes deseja outorgar. O pecado individual, no caso, tem conseqüências nacionais: Nm 13:2514-38 mostra-nos o povo de Israel forçado a errar quarenta anos no deserto por causa de idêntico pecado (He 3:16-58; Mt 13:58).

7.4 A lepra não destruíra o raciocínio daqueles homens: estavam pensando de maneira bem lógica. Legalmente, não haveria para eles possibilidade de licença para penetrar na cidade (Lv 13:46; Nu 5:2). Estavam nas mesmas condições dos sitiados: a morte pela peste ou pela fome dentro da cidade, e pela espada, ao redor da cidade.

7.6 Ruído de um grande exército. Outras batalhas também foram vencidas, com o auxílio de estrondos e rumores sobrenaturais (2Sm 5:24; 2Rs 19:7). Heteus. Tribos fortes que ameaçaram as civilizações da Síria, da Assíria, da Babilônia e de Israel.

7.7 Fugiram. "Fogem os perversos, sem que ninguém os persiga” (Pv 28:1). Esta é a punição da desobediência (Lv 26:36-3).

• N. Hom. 7.9 Estes leprosos tinham recebido riquezas acima de todas as suas mais ambiciosas expectativas, sem nenhum merecimento ou esforço. Aquelas riquezas eram suficientes para abastecer o povo inteiro, como se vê no versículo 16. Era, portanto, um dia de boas novas e esconder aquelas boas novas séria uma grande maldade. De igual modo quem recebe a salvação eterna, a qual vem da graça de Deus e não do merecimento pelas obras humanas (Ef 2:8-49), tem grande responsabilidade de espalhar essa boa nova. (Mc 16:15: "Pregai o evangelho a toda criatura”. A melhor pregação é ter vidas frutíferas segundo a vontade divina! Ef 2:10: "Criados em Cristo Jesus para as boas obras".

7.13 A multidão. O versículo é difícil de traduzir, mas o sentido seria que os cavalos pereceriam como o povo, se não fossem empregados naquele trabalho. Deviam ser os últimos cinco, e o servo estaria pensando como os leprosos, no v. 4. Não havia mais nada a perder: a cavalaria já estava inutilizada.

7.16 O mesmo Deus que outrora mandara o maná para o Seu povo, no deserto agora estaria provendo; com abundância de alimento, as necessidades de seu povo afligido pelo inimigo, a um preço reduzido (o alqueire mencionado é a palavra hebraica seah 7,3 litros e o siclo é Dt 11:0 gramas de prata por quilo de farinha!).

7.17 Se apoiara. Este oficial era um dos favoritos particulares do rei, e foi colocado para supervisionar a venda de alimentos. A violência da fome do povo culminou com uma situação de desespero tão grande, que a massa popular debandou causando a morte do oficial e cumprindo assim a profecia de Eliseu (2).


NVI F. F. Bruce

Comentário Bíblico da versão NVI por Frederick Fyvie Bruce, um dos fundadores da moderna compreensão evangélica da Bíblia
NVI F. F. Bruce - Comentários de II Reis Capítulo 7 do versículo 1 até o 20
(O mensageiro segue o heb., e a NVI insere em seguida o rei para explicar a sua presença em 7.2. A RSV aceita a correção de melek (rei) no lugar de maFak (mensageiro) e, assim, traz “o rei desceu e disse...”), v. 33. Esta desgraça vem do Senhor não é a aceitação do castigo, mas uma desculpa para a rebeldia. Por que devo ainda ter esperança no Senhor? (BJ: “Que devo ainda esperar de Yahweh?”) é uma ameaça de abandonar a lealdade a Javé e, portanto, também a admiração pelo seu profeta (“ter esperança no Senhor” é uma expressão de fé como em Mq 7:7; Sl 42:5). Eliseu apresenta mais uma prova do poder de Javé com a dupla afirmação: Ouçam a palavra do Senhor! Assim diz o Senhor (7,1) acerca da promessa de fartura, v. 2. 0 oficial, em cujo braço o rei estava se apoiando (um conselheiro próximo, como em 5.18), zomba da idéia, mas é confrontado com a censura: Você o verá [...] mas não comerá.

Os quatro leprosos (v. 4; NTLH: “sofriam de uma terrível doença da pele”; v.comentário Dt 5:1) são os primeiros a perceber o que aconteceu, v. 6. o Senhor tinha feito os arameus ouvirem o ruído de um grande exército com cavalos e carros de guerra-, Gray sugere “rumores” no lugar de “ruído” — um uso in-comum, mas não impossível, da palavra, o rei de Israel contratou... reflete uma prática em que os próprios sírios tinham sido envolvidos anteriormente (lRs 15.18). reis [...] dos egípcios (misrayim) são mais provavelmente os mus ri (como em lRs 10.28), um povo ao norte do Taurus que mais tarde, sob Ben-Hadade III, figura como aliado da Síria. O medo dos quatro homens de serem castigados (v. 9; que o mal lhes sobrevenha) mostra o temor gerado pela boa sorte inesperada que precisa ser compartilhada, v. 12. O rei se levantou e deu uma interpretação razoável ao comportamento dos sírios, mas se deixou convencer de que deveria verificar a história. Os cinco cavalos (v. 13) acabaram sendo somente dois (v. 14), e os cavaleiros foram e descobriram que o pânico dos sírios se estendia até o Jordão (v. 15). v. 16. Então o povo saiu, e a palavra de Javé se cumpriu tanto na fartura quanto no castigo (v. 18-20).


Moody

Comentários bíblicos por Charles F. Pfeiffer, Batista
Moody - Comentários de II Reis Capítulo 7 do versículo 18 até o 20

18-20. A previsão de Eliseu quanto ao aumento e o oficial incrédulo torna a ser mencionada. Seu cumprimento foi perfeitamente natural, perfeitamente inevitável.


Francis Davidson

O Novo Comentário da Bíblia, por Francis Davidson
Francis Davidson - Comentários de II Reis Capítulo 7 do versículo 1 até o 20
i) Samaria é divinamente libertada (2Rs 6:24-12 nota).

Dicionário

Assim

advérbio Deste modo, desta forma: assim caminha a humanidade.
Igual a, semelhante a; do mesmo porte ou tamanho de: não me lembro de nenhum terremoto assim.
Em que há excesso; em grande quantidade: havia gente assim!
Do mesmo tamanho; desta altura: o meu filho já está assim.
conjunção Portanto; em suma, assim sendo: você não estudou, assim não conseguiu passar no vestibular.
Gramática Utilizado para dar continuidade ao discurso ou na mudança de pensamento: vou ao cinema amanhã; assim, se você quiser, podemos ir juntos.
locução adverbial De valor concessivo-adversativo. Assim mesmo, mesmo assim ou ainda assim; apesar disso, todavia, entretanto: advertiram-no várias vezes, mesmo assim reincidiu.
locução interjeição Assim seja. Queira Deus, amém; oxalá.
expressão Assim ou assado. De uma maneira ou de outra.
Assim que. Logo que: assim que ele chegar vamos embora!
Assim como. Bem como; da mesma maneira que: os pais, assim como os filhos, também já foram crianças.
Etimologia (origem da palavra assim). Do latim ad sic.

Atropelar

verbo transitivo Calcar, pisar, meter debaixo dos pés, ou das rodas de um veículo: o carro atropelou o transeunte descuidado.
Empurrar, precipitar-se, derrubar: na corrida, uns atropelavam os outros.
Figurado Menosprezar, embaraçar a lei etc.: atropelaram a questão e atrasaram o processo.
verbo pronominal Derrubar-se, empurrar-se, passar com precipitação: atropelaram-se na entrada do cinema.

Morrer

verbo intransitivo Cessar de viver, perder todo o movimento vital, falecer.
Figurado Experimentar uma forte sensação (moral ou física) intensamente desagradável; sofrer muito: ele parece morrer de tristeza.
Cessar, extinguir-se (falando das coisas morais).
Diz-se de um som que pouco se vai esvaecendo até extinguir-se de todo.
Desmerecer, perder o brilho; tornar-se menos vivo (falando de cores).
Aniquilar-se, deixar de ser ou de ter existência.

Porta

substantivo feminino Abertura através da qual as pessoas entram e saem de um lugar.
Peça de madeira ou metal, que gira sobre gonzos, destinada a fechar essa abertura.
Prancha móvel usada em uma abertura desse tipo.
Essa prancha pode encaixar-se em dobradiças, deslizar em um sulco, girar em torno de um pivô como um eixo vertical, ou dobrar-se como uma sanfona.

substantivo feminino Abertura através da qual as pessoas entram e saem de um lugar.
Peça de madeira ou metal, que gira sobre gonzos, destinada a fechar essa abertura.
Prancha móvel usada em uma abertura desse tipo.
Essa prancha pode encaixar-se em dobradiças, deslizar em um sulco, girar em torno de um pivô como um eixo vertical, ou dobrar-se como uma sanfona.

As portas das casas, bem como asdas cidades, eram de madeira, de ferro, ou de cobre (1 Sm 4.18 – At 12:10-13). As portas das cidades eram os lugares de maior afluência do povo para negócios, processos judiciais, conversação, e passatempo na ociosidade (Gn 19:1Dt 17:5-25.7 – Rt 4:1-12 – 2 Sm 15.2 – 2 Rs 7.1 – Ne 8:129:7Pv 31:23Am 5:10-12,15). Como remanescente do velho costume e linguagem oriental, ainda hoje se chama Sublime Porta ao conselho ou governo de Constantinopla. As portas das cidades continham escritórios à entrada. Eram de dois batentes – cerravam-se com fechaduras e ainda se seguravam com barras de ferro. A porta Formosa do templo (At 3:2) era inteiramente feita de cobre de Corinto, sendo necessários vinte homens para a fechar.

Porta Abertura que permite a entrada em um edifício. Em sentido simbólico, Jesus é a única porta que nos permite entrar na vida eterna (Jo 10:7-9). Os seres humanos devem evitar as portas largas (Mt 7:13-14), que só conduzem à perdição.

Povo

substantivo masculino Conjunto das pessoas que vivem em sociedade, compartilham a mesma língua, possuem os mesmos hábitos, tradições, e estão sujeitas às mesmas leis.
Conjunto de indivíduos que constituem uma nação.
Reunião das pessoas que habitam uma região, cidade, vila ou aldeia.
Conjunto de pessoas que, embora não habitem o mesmo lugar, possuem características em comum (origem, religião etc.).
Conjunto dos cidadãos de um país em relação aos governantes.
Conjunto de pessoas que compõem a classe mais pobre de uma sociedade; plebe.
Pequena aldeia; lugarejo, aldeia, vila: um povo.
Público, considerado em seu conjunto.
Quantidade excessiva de gente; multidão.
[Popular] Quem faz parte da família ou é considerado dessa forma: cheguei e trouxe meu povo!
substantivo masculino plural Conjunto de países, falando em relação à maioria deles: os povos sul-americanos sofreram com as invasões europeias.
Designação da raça humana, de todas as pessoas: esperamos que os povos se juntem para melhorar o planeta.
Etimologia (origem da palavra povo). Do latim populus, i “povo”.

Suceder

verbo transitivo indireto Vir depois; seguir-se: ao dia sucede à noite.
Ser sucessor; assumir, por direito de sucessão, por nomeação ou por eleição, as funções antes ocupadas por outrem: o papa Paulo VI sucedeu a João 23.
verbo intransitivo Acontecer, ocorrer: sucedeu que a minha ausência não foi notada; sucederam coisas misteriosas naquela noite.
Ocorrer algo com alguém: já não se lembra do que lhe sucedeu ontem.
verbo pronominal Acontecer sucessivamente: após o primeiro, sucederam-se muitos encontros.
verbo transitivo indireto Ser solicitado por uma obrigação legal, testamento ou inventário: não tinha herdeiros que o sucedesse na herança.
Etimologia (origem da palavra suceder). Do latim succedere, ocorrer depois de.

suceder
v. 1. tr. ind., Intr. e pron. Vir ou acontecer depois; seguir-se. 2. tr. ind. e Intr. Acontecer, dar-se (algum fato). 3. tr. ind. Produzir efeito, ter bom resultado. 4. tr. ind. Ir ocupar o lugar de outrem; substituir. 5. tr. ind. Tomar posse do que pertencia ao seu antecessor. Na acepção de acontecer, realizar-se, vir depois, é defectivo e só se conjuga nas 3.ª³ pessoas.

Strongs

Este capítulo contém uma lista de palavras em hebraico e grego presentes na Bíblia, acompanhadas de sua tradução baseada nos termos de James Strong. Strong foi um teólogo e lexicógrafo que desenvolveu um sistema de numeração que permite identificar as palavras em hebraico e grego usadas na Bíblia e seus significados originais. A lista apresentada neste capítulo é organizada por ordem alfabética e permite que os leitores possam ter acesso rápido e fácil aos significados das palavras originais do texto bíblico. A tradução baseada nos termos de Strong pode ajudar os leitores a ter uma compreensão mais precisa e profunda da mensagem bíblica, permitindo que ela seja aplicada de maneira mais eficaz em suas vidas. James Strong
II Reis 7: 20 - Texto em Hebraico - (HSB) Hebrew Study Bible

E assim lhe sucedeu, porque o povo pisoteou por cima dele na porta, e ele morreu.
II Reis 7: 20 - (ARAi) Almeida Revista e Atualizada Interlinear

848 a.C.
H1961
hâyâh
הָיָה
era
(was)
Verbo
H3651
kên
כֵּן
tão / assim
(so)
Adjetivo
H4191
mûwth
מוּת
morrer, matar, executar
(surely)
Verbo
H5971
ʻam
עַם
as pessoas
(the people)
Substantivo
H7429
râmaç
רָמַס
calcar
(and trod on)
Verbo
H8179
shaʻar
שַׁעַר
porta
(in the gate)
Substantivo
H853
ʼêth
אֵת
-
( - )
Acusativo


הָיָה


(H1961)
hâyâh (haw-yaw)

01961 היה hayah

uma raiz primitiva [veja 1933]; DITAT - 491; v

  1. ser, tornar-se, vir a ser, existir, acontecer
    1. (Qal)
      1. ——
        1. acontecer, sair, ocorrer, tomar lugar, acontecer, vir a ser
        2. vir a acontecer, acontecer
      2. vir a existir, tornar-se
        1. erguer-se, aparecer, vir
        2. tornar-se
          1. tornar-se
          2. tornar-se como
          3. ser instituído, ser estabelecido
      3. ser, estar
        1. existir, estar em existência
        2. ficar, permanecer, continuar (com referência a lugar ou tempo)
        3. estar, ficar, estar em, estar situado (com referência a localidade)
        4. acompanhar, estar com
    2. (Nifal)
      1. ocorrer, vir a acontecer, ser feito, ser trazido
      2. estar pronto, estar concluído, ter ido

כֵּן


(H3651)
kên (kane)

03651 כן ken

procedente de 3559; DITAT - 964a,964b adv

  1. assim, portanto, estão
    1. assim, então
    2. assim
    3. portanto
    4. assim...como (em conjunto com outro adv)
    5. então
    6. visto que (em expressão)
    7. (com prep)
      1. portanto, assim sendo (específico)
      2. até este ponto
      3. portanto, com base nisto (geral)
      4. depois
      5. neste caso adj
  2. reto, justo, honesto, verdadeiro, real
    1. reto, justo, honesto
    2. correto
    3. verdadeiro, autêntico
    4. verdade!, certo!, correto! (em confirmação)

מוּת


(H4191)
mûwth (mooth)

04191 מות muwth

uma raiz primitiva; DITAT - 1169; v

  1. morrer, matar, executar
    1. (Qal)
      1. morrer
      2. morrer (como penalidade), ser levado à morte
      3. morrer, perecer (referindo-se a uma nação)
      4. morrer prematuramente (por negligência de conduta moral sábia)
    2. (Polel) matar, executar, despachar
    3. (Hifil) matar, executar
    4. (Hofal)
      1. ser morto, ser levado à morte
        1. morrer prematuramente

עַם


(H5971)
ʻam (am)

05971 עם ̀am

procedente de 6004; DITAT - 1640a,1640e; n m

  1. nação, povo
    1. povo, nação
    2. pessoas, membros de um povo, compatriotas, patrícios
  2. parente, familiar

רָמַס


(H7429)
râmaç (raw-mas')

07429 רמס ramac

uma raiz primitiva; DITAT - 2176; v.

  1. calcar
    1. (Qal)
      1. pisotear
      2. pisador (particípio)
    2. (Nifal) ser pisoteado

שַׁעַר


(H8179)
shaʻar (shah'-ar)

08179 שער sha ar̀

procedente de 8176 no sentido original; DITAT - 2437a; n. m.

  1. porta
    1. porta (de entrada)
    2. porta (referindo-se ao espaço interno da porta, isto é, o mercado, marketplace, o lugar de reuniões públicas)
      1. cidade, aldeia
    3. porta (de palácio, castelo real, templo, átrio do tabernáculo)
    4. céus

אֵת


(H853)
ʼêth (ayth)

0853 את ’eth

aparentemente uma forma contrata de 226 no sentido demonstrativo de entidade; DITAT - 186; partícula não traduzida

  1. sinal do objeto direto definido, não traduzido em português mas geralmente precedendo e indicando o acusativo