Enciclopédia de Salmos 21:8-8

Tradução (ARC) - 2009 - Almeida Revisada e Corrigida

Índice

Perícope

sl 21: 8

Versão Versículo
ARA A tua mão alcançará todos os teus inimigos, a tua destra apanhará os que te odeiam.
ARC A tua mão alcançará todos os teus inimigos, a tua mão direita alcançará aqueles que te aborrecem.
TB A tua mão alcançará todos os teus inimigos,
HSB תִּמְצָ֣א יָ֭דְךָ לְכָל־ אֹיְבֶ֑יךָ יְ֝מִֽינְךָ תִּמְצָ֥א שֹׂנְאֶֽיךָ׃
BKJ Tua mão encontrará todos os teus inimigos, a tua mão direita encontrará aqueles que te odeiam.
LTT A Tua mão alcançará todos os Teus inimigos, a Tua mão direita alcançará aqueles que Te odeiam.
BJ2 Sim, o rei confia em Iahweh, e, com o amor do Altíssimo, jamais vacilará.
VULG Omnes videntes me deriserunt me ; locuti sunt labiis, et moverunt caput.

Referências Cruzadas

As referências cruzadas da Bíblia são uma ferramenta de estudo que ajuda a conectar diferentes partes da Bíblia que compartilham temas, palavras-chave, histórias ou ideias semelhantes. Elas são compostas por um conjunto de referências bíblicas que apontam para outros versículos ou capítulos da Bíblia que têm relação com o texto que está sendo estudado. Essa ferramenta é usada para aprofundar a compreensão do significado da Escritura e para ajudar na interpretação e aplicação dos ensinamentos bíblicos na vida diária. Abaixo, temos as referências cruzadas do texto bíblico de Salmos 21:8

I Samuel 25:29 E, levantando-se algum homem para te perseguir e para procurar a tua morte, então, a vida de meu senhor será atada no feixe dos que vivem com o Senhor, teu Deus; porém a vida de teus inimigos se arrojará ao longe, como do meio do côncavo de uma funda.
I Samuel 31:3 E a peleja se agravou contra Saul, e os flecheiros o alcançaram; e muito temeu por causa dos flecheiros.
II Samuel 7:1 E sucedeu que, estando o rei Davi em sua casa, e que o Senhor lhe tinha dado descanso de todos os seus inimigos em redor,
Salmos 2:9 Tu os esmigalharás com uma vara de ferro; tu os despedaçarás como a um vaso de oleiro.
Salmos 18:1 Eu te amarei do coração, ó Senhor, fortaleza minha.
Salmos 72:9 Aqueles que habitam no deserto se inclinarão ante ele, e os seus inimigos lamberão o pó.
Salmos 89:22 O inimigo não o importunará, nem o filho da perversidade o afligirá.
Salmos 110:1 Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha mão direita, até que ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés.
Isaías 10:10 A minha mão alcançou os reinos dos ídolos, ainda que as suas imagens de escultura eram melhores do que as de Jerusalém e do que as de Samaria.
Amós 9:2 Ainda que cavem até ao inferno, a minha mão os tirará dali; e, se subirem ao céu, dali os farei descer.
Lucas 19:14 Mas os seus concidadãos aborreciam-no e mandaram após ele embaixadores, dizendo: Não queremos que este reine sobre nós.
Lucas 19:27 E, quanto àqueles meus inimigos que não quiseram que eu reinasse sobre eles, trazei-os aqui e matai-os diante de mim.
I Coríntios 15:25 Porque convém que reine até que haja posto a todos os inimigos debaixo de seus pés.
Hebreus 10:28 Quebrantando alguém a lei de Moisés, morre sem misericórdia, só pela palavra de duas ou três testemunhas.
Apocalipse 19:15 E da sua boca saía uma aguda espada, para ferir com ela as nações; e ele as regerá com vara de ferro e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-Poderoso.

Livros

Livros citados como referências bíblicas, que citam versículos bíblicos, são obras que se baseiam na Bíblia para apresentar um argumento ou discutir um tema específico. Esses livros geralmente contêm referências bíblicas que são usadas para apoiar as afirmações feitas pelo autor. Eles podem incluir explicações adicionais e insights sobre os versículos bíblicos citados, fornecendo uma compreensão mais profunda do texto sagrado.

Referências em Livro Espírita

Não foram encontradas referências em Livro Espírita.

Referências em Outras Obras

Não foram encontradas referências em Outras Obras.

Comentários Bíblicos

Este capítulo é uma coletânea de interpretações abrangentes da Bíblia por diversos teólogos renomados. Cada um deles apresenta sua perspectiva única sobre a interpretação do texto sagrado, abordando diferentes aspectos como a história, a cultura, a teologia e a espiritualidade. O capítulo oferece uma visão panorâmica da diversidade de abordagens teológicas para a interpretação da Bíblia, permitindo que o leitor compreenda melhor a complexidade do texto sagrado e suas implicações em diferentes contextos e tradições religiosas. Além disso, o capítulo fornece uma oportunidade para reflexão e debate sobre a natureza da interpretação bíblica e sua relevância para a vida religiosa e espiritual.

Beacon

Comentário Bíblico de Beacon - Interpretação abrangente da Bíblia por 40 teólogos evangélicos conservadores
Beacon - Comentários de Salmos Capítulo 21 do versículo 1 até o 13
SALMO 21: LOUVOR PELA VITÓRIA, 21:1-13

Recebendo o mesmo título que o salmo precedente, o Salmo 21 é caracterizado pelo seu regozijo na vitória que foi alcançada. O salmista se gloria na abundância da ajuda de Deus, e relata novamente a destruição dos inimigos. A estrutura é semelhante ao Salmo 20, com duas estrofes principais seguidas de uma breve oração final. O cenário provavel-mente também reflete a liturgia do Templo/Tabernáculo.

1. A Bondade de Deus aos Seus (21:1-7)

O povo se gloria na bondade de Deus em relação ao seu rei. O Senhor o tem preser-vado na sua força e salvação (1). Ele havia recebido o que o seu coração desejava; suas súplicas tinham sido respondidas (2). Selá: cf.comentário em 3.2. Pois o provês das bênçãos de bondade (3) também pode ser traduzido por: "Tu colocaste diante dele as bênçãos da prosperidade" (Anchor). Pões na sua cabeça uma coroa de ouro fino sugere que a autoridade do rei era uma autoridade delegada. Ela vinha de Deus e depen-dia da sua soberania. A monarquia hebraica nunca foi absoluta no sentido de ser inde-pendente e autônoma.

O desejo do rei por vida foi concedido: longura de dias para sempre e eterna-mente ("vida eterna", Anchor). No sentido mais restrito, essas palavras se aplicam ao Filho de Davi e nosso Salvador. No entanto, também pode representar uma maneira de falar, como na saudação: "Viva o rei para sempre" (I Reis 1:31; Ne 2:3). De acordo com Kirkpatrick, o rei também era visto como aquele que continuava vivendo por meio dos seus descendentes.47 Glória, honra, majestade, bênção e gozo são do rei porque ele confia no SENHOR (5-7). Pela misericórdia (chesed; cf.comentário em 17,7) do Altíssimo (Elyon, Deus em sua soberania e poder) nunca vacilará — "nunca será abalado" (NVI).

  • A Ira de Deus contra seus Inimigos (21:8-12)
  • A vitória já conquistada é vista como a base de confiança na vitória ainda maior por vir. Trabalhando por intermédio do seu rei escolhido, o Senhor destruirá completamente os seus inimigos. Alcançará (8) significa que vai procurar o inimigo no seu esconderijo e completar a destruição. O forno aceso (9) é um dos símbolos bíblicos de julgamento e da ira de Deus (Ml 4:1; Lc 16:24; Ap 20:14). Os ímpios serão destruídos como combustível numa fornalha. Um dos maiores desastres que podia sobrevir no Antigo Oriente era a destruição do seu fruto (10; posteridade), desse modo, apagando o seu nome da terra.

    Embora não obtendo êxito no seu mal (11), os inimigos serão julgados com base nos seus propósitos perversos. Jesus deixou claro que a motivação é a chave para a conduta moral (Mt 5:21-48). As eternas questões de vida estão no interior do coração do homem. Como resultado, os inimigos do povo de Deus vão voltar as costas e fugir quando se defrontarem com as armas de Deus dadas a Israel (12).

  • O Louvor do Poder de Deus (21,13)
  • A oração final exalta Deus na sua força e se regozija no seu poder. "Sê exaltado, Senhor, na tua força! Cantaremos e louvaremos o teu poder" (NVI).


    Genebra

    Comentários da Bíblia de Estudos de Genebra pela Sociedade Bíblica do Brasil para versão Almeida Revista e Atualizada (ARA)
    Genebra - Comentários de Salmos Capítulo 21 do versículo 1 até o 13
    *

    21:2

    Satisfizeste-lhe o desejo do coração. Uma linguagem semelhante é usada em 20.4, embora seja incerto se foi a mesma ocasião que inspirou a ambos os salmos. A primeira porção deste Salmo 21 soa como a resposta à oração feita no Salmo 20.

    * 21:3

    pões-lhe na cabeça uma coroa de ouro. Embora alguns estudiosos pensem que este versículo diz respeito a uma coroação, provavelmente o mesmo refere-se à transição de um líder de guerra (que não usa sua coroa) para um rei assentado em seu trono.

    * 21:4

    Ele te pediu vida... para todo o sempre. O rei orou que sua vida lhe fosse poupada durante a batalha — e recebeu a vida eterna, tal como sucede hoje com os crentes.



    Matthew Henry

    Comentário Bíblico de Matthew Henry, um pastor presbiteriano e comentarista bíblico inglês.
    Matthew Henry - Comentários de Salmos Capítulo 21 do versículo 1 até o 13
    21.1-6 Davi descreve tudo o que recebeu como presente de Deus. "Concedeste-lhe o desejo de seu coração", ricas bênções, uma coroa de ouro puro, larga vida, esplendor e majestade, bênções eternas, alegria. Também nós devemos olhar tudo o que temos como presentes de Deus: posição, família, riqueza, talento, etc.

    21:7 Um bom líder confia em Deus e depende de seu amor constante. Muito freqüentemente nossas líderes confiam em sua própria astúcia, apoio popular ou poder militar. Mas Deus está por cima de todos esses "deuses". Se aspirar a uma posição de liderança, mantenha a Deus, nosso Senhor, no centro de sua vida e dependa do. Sua sabedoria é a melhor fortaleza que se pode ter.

    21:7 devido a que Davi confiava em Deus, este não permitiria que fosse comovido (tirado do trono). Quando confiamos em Deus, temos permanência e estabilidade. É possível que percamos muitas coisas -família, trabalho, posses materiais-, mas nunca seremos tirados do favor de Deus. O é nosso fundamento de rocha sólida. Nunca nos deixará ou abandonará.

    21:11 Quando você veja que os malvados se saem com a sua, recorde que seu triunfo não perdurará. Seu poder é só temporário e a só presença de Deus os dispersará em um instante. Deus, de acordo a seu plano e propósito, intervirá em favor de seu povo e lhe dará ao malvado o castigo que merece. Não deveríamos deprimir quando vemos a vantagem temporária que têm os inimigos de Deus.


    Wesley

    Comentário bíblico John Wesley - Metodista - Clérigo Anglicano
    Wesley - Comentários de Salmos Capítulo 21 do versículo 1 até o 13
    Sl 21:1 ).

    I. ELOGIO PARA QUE DÁ A VITÓRIA DO REI (Sl 21:1 ). No Sl 20:4 ). A vitória nunca é a vitória, se ele termina em derrota. O futuro dos verbos no versículo 1 indica que, embora a vitória já foi dado, o salmista espera que seus triunfos para continuar.

    (3) Ele dá louvor para a bênção universal que Deus faria o rei (v. Sl 21:3 ). O texto hebraico do versículo 3 diz: "Tu pões-lo a ser bênçãos." Se esta ser tomada literalmente, parece que Davi vê aqui o cumprimento da promessa de Deus a Abraão que nele "todas as famílias da terra serão abençoados "( Gn 12:3 ), que encontra o seu cumprimento em Jesus Cristo. Em Cristo, descendente de Davi segundo a carne, longura de dias para sempre e sempre é dado ao rei de Israel. Claro, Davi, como faz todo filho de Deus, recebeu a vida eterna do Senhor.

    Ele também reconhece a base para a bênção: o rei confia no Senhor (v. Sl 21:7 ;) e tu fazes-lo mais abençoado (v. Sl 21:6 ). Como homem confia, Deus abençoa! Deus está contente, não com os nossos dons, mas com o nosso reconhecimento de dependência. Sl 11:1 ). A resposta é: Receba presente oferecido de Deus ("Eu vou levar"), rogai por mais benefícios ("Eu vou chamar"), e ser fiel ("pagar os meus votos"). Homem paga melhor de Deus por ceder a Ele com confiança.

    II. TRIUMPH do próprio Deus (Sl 21:8 ). Seus inimigos intentaram o mal contra ele, mas eles não foram capazes de realizá-lo.

    São Paulo vê Deus realizar esta vitória através de Cristo: "para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para a glória de Deus Pai "( Fp 2:10 , Fp 2:11 ). "Então virá o fim, quando ele entregar o reino a Deus, ao Pai; quando houver destruído todo domínio, e toda autoridade e poder ... para que Deus seja tudo em todos "( 1Co 15:24 ). A ênfase ao longo do livro do Apocalipse, também, é que os crentes devem ser fiel a Cristo em todas as probabilidades: a fazê-lo é estar do lado vencedor.

    Percebendo essas grandes verdades, o crente cristão junta-se ao salmista, embora o cristão tem muito mais a revelação do que a que tinha sido dado a Davi-no canto, Sê exaltado, ó Senhor, na tua força; então cantaremos e louvaremos o teu poder (v. Sl 21:13 ).


    Russell Shedd

    Comentários da Bíblia por Russell Shedd, teólogo evangélico e missionário da Missão Batista Conservadora.
    Russell Shedd - Comentários de Salmos Capítulo 21 do versículo 1 até o 13
    21.1- 13 Este salmo é uma oração de louvor após a batalha.
    21.1- 7 Ações de graças pela vitória. O povo intercedera em prol dos votos do rei (20.5), e agora ele reconhece que foi atendido (v. 2).
    21.1 A exemplo do povo, o rei agora Se regozija também, 20.5.

    21:3-76 Compare com 2 Sm 7 para verificar as referência s messiânicas.

    21.8- 12 Confia se que Deus continuará concedendo vitórias no futuro.
    21.11 Os malfeitores podem fazer planos muito bem traçados, mas, planejando sem a direção de Deus, não terão poder para levar algo a efeito.
    21.13 Esta oração se encerra com um cântico de louvores, a Deus, que estivera tão maravilhosamente presente em cada necessidade.


    NVI F. F. Bruce

    Comentário Bíblico da versão NVI por Frederick Fyvie Bruce, um dos fundadores da moderna compreensão evangélica da Bíblia
    NVI F. F. Bruce - Comentários de Salmos Capítulo 21 do versículo 1 até o 13
    Sl 21:0; Ez 2:4). É improvável que aí esteja contida alguma idéia de imortalidade (conforme 2Sm 7:12) ou mesmo da continuação da vida por meio dos seus descendentes (cf. 2Sm 7:29; Sl 72:17). v. 5. vitórias: lit. “salvação” (v.comentário do v. 1). v. 6. grande bênção-. v.comentário Dt 26:12; o rei recebe paz, prosperidade e grande descendência de Javé para que aplique tudo isso para o bem da terra e do seu povo (conforme 72.15ss). tua presença-, lit. “face” (v.comentário Dt 4:6; Dt 16:11). v. 7. fidelidade-, em outras versões, “amor” (NTLH, BJ), “misericórdia” (ARA, ARG); v.comentário Dt 5:7; aqui uma referência à lealdade de Deus para com sua aliança com Davi (conforme 89.1ss). v. 9 .fornalha ardente-, possivelmente o retrato de uma cidade em chamas. No dia em que te manifestares-, lit. “no dia da tua face”; ou é uma referência à “presença” ou à ira (VA, RV; conforme 34.16; Lm 4:16) do rei. v. 11. Embora-, melhor seria “Porque [...] mas não...” (ARA). Sê exaltado-, lit. “Levanta-te”.

    Moody

    Comentários bíblicos por Charles F. Pfeiffer, Batista
    Moody - Comentários de Salmos Capítulo 21 do versículo 8 até o 12

    8-12. Confiança no Futuro. A tua mão. As palavras agora estão dirigirias diretamente ao rei, mas ainda em atitude de adoração. A ação de graças continua em termos de vitórias antecipadas até que finalmente todos os inimigos sejam destruídos.


    Francis Davidson

    O Novo Comentário da Bíblia, por Francis Davidson
    Francis Davidson - Comentários de Salmos Capítulo 21 do versículo 8 até o 13
    b) O poder do rei enaltecido (8-13)

    A mudança de tema é marcada pela alteração de "tu" (O Senhor) e "ele" (o rei) dos versos anteriores para "tu" (o rei) e "o Senhor" nesta seção. Trata-se de uma potente alocução ao rei, por parte dos seus súditos, que exaltam a sua supremacia sobre todos os inimigos. Na sua indignação (9) significa a ocasião em que o rei aparece em pessoa como na queda de Rabá, cidade de Amom. Mas a destruição dos inimigos pela majestade da presença do rei é uma idéia messiânica (Cfr. Ml 3:1-39; Mt 21:40-40; 2Ts 1:7-53).

    O último versículo é pronunciado pelo rei e pelo povo perante o Senhor. Oram por uma contínua expressão do poder e da glória divinos, exatamente como na vitória recente. Desse modo manter-se-á seu louvor sem limites.


    Dicionário

    Aborrecer

    verbo transitivo direto e intransitivo Causar irritação ou sentir desagrado, aborrecimento; desagradar, entediar: sua burrice a aborrecia; a monotonia aborrece.
    verbo pronominal Ficar mal-humorado; contrariar-se: suas críticas me aborreciam.
    Brigar com alguém; desentender-se: aborreceu-se com seus amigos.
    verbo transitivo direto Sentir horror a; detestar: colegas preguiçosos aborrecem trabalhadores esforçados.
    verbo transitivo direto Deixar de ter interesse por; chatear, entediar: a reunião demorada aborreceu os funcionários.
    Etimologia (origem da palavra aborrecer). Do latim abhorrescere.

    Aborrecer é uma expressão que, na vossa linguagem, tem uma força, um vigor de que carece o termo que lhe corresponde no idioma hebraico e que neste passo foi empregado, significando apenas não fazer da vida objeto de culto, não sacrificar o que a honra, o respeito e o amor a Deus concitam o homem a ter em conta. O que Jesus quis dizer, servindo-se daquele vocábulo, foi que cumpre ao homem conservar a sua vida espiritual, para caminhar nas sendas que conduzem à perfeição.
    Referencia: ROUSTAING, J•B• (Coord•)• Os quatro evangelhos: Espiritismo cristão ou revelação da revelação• Pelos Evangelistas assistidos pelos Apóstolos e Moisés• Trad• de Guillon Ribeiro• 7a ed• Rio de Janeiro: FEB, 1988• 4 v• - v• 4


    Aborrecer
    1) Sentir horror; detestar (Lv 19:17).


    2) Desgostar (Fp 3:1, RC).


    3) Desprezar (Gn 29:33, RC).


    Alcâncara

    feminino Antigo Espécie de pandeiro.
    [Portugal] Espécie de biscoito, feito do massa de pão e gordura.

    Direita

    substantivo feminino Reunião dos parlamentares, dos políticos ou das organizações políticas que se pautam ou seguem preceitos tradicionais e conversadores.
    Por Extensão Corrente política que se opõe à esquerda, aos comunistas ou socialistas.
    [Política] Parlamentares que, numa assembléia, estão opostos à esquerda.
    Destra; a mão direita; a mão contrária à esquerda: escreve com a direita.
    O lado oposto ao esquerdo; o lado direito: andava sempre pela direita.
    Futebol. A perna direita: chutava com a direita.
    Etimologia (origem da palavra direita). Feminino de direito; do latim directus.a.um.

    grego: destra, gazeta

    Direita O lado mais nobre do ser humano (Mt 5:29ss. e 39). O lugar mais favorável — por oposição à esquerda (Mt 25:33) — ocupado pelos redimidos em relação ao messias, e pelo Filho do homem em relação a Deus (Mt 22:44; 26,64; Mc 16:19).

    Mão

    As mãos eram empregadas tanto metaforicamente como cerimonialmente.
    (a): Beijar a mão de alguém era um ato de adoração (31:26-27): ‘Se olhei para o sol, quando resplandecia,…beijos Lhe atirei com a mão… ‘ *veja também 1 Rs 19.18.
    (b): Prestar juramento era acompanhado em todas as nações do ato de levantar a mão.
    (c): Dar a mão sempre significou paz, amizade e confiança (2 Rs 10.15).
    (d): Sentar-se alguém à mão direita era indicio de alta mercê (Sl 16:11 – 77.10), sendo o Filho de Deus muitas vezes representado como estando sentado à mão direita de Seu Pai (Hb 1:13 – *veja também Sl 110:1). Satanás estava à mão direita do sumo sacerdote Josué como acusador (Zc 3:1) – mas, sob outro ponto de vista, o Salmista diz: ‘o Senhor, tenho-o sempre à minha presença – estando ele à minha direita não serei abalado’ (Sl 16:8).
    (e): A imposição das mãos compreende-se de diferentes maneiras no Antigo e Novo Testamento. Muitas vezes se toma no sentido de ordenação e consagração de sacerdotes e ministros entre judeus e cristãos (Nm 8:10At 6:6 – 13.3 – 1 Tm 4.14). Deus designou Moisés para pôr as suas mãos sobre Josué, como seu sucessor (Nm 27:18). Jacó pôs as suas mãos sobre Efraim e Manassés, quando os abençoava (Gn 48:14). Quando o sumo sacerdote proferia a bênção, ele tinha a sua mão levantada sobre o povo (Lv 9:22). Semelhantemente, quando os israelitas apresentavam no tabernáculo ofertas pelos pecados, os sacerdotes punham as suas mãos sobre as vítimas, para expiação (Lv 1:4). Neste testemunho o ofertante reconhecia pelos seus pecados que era digno da morte, sendo compreendido que esses pecados apagavam-se no sacrifício, consagrando-se ele a Deus. A mão das testemunhas se levantava contra o idólatra para executar a sentença de morte (Dt 13:9 – 17.7). o nosso Salvador pôs as mãos sobre as cabeças das crianças, quando as abençoava (Mc 10:16) – e o Espirito Santo era conferido aos que eram batizados, pela imposição das mãos dos apóstolos (At 8:17 – 19.6). Pilatos lavou as mãos em sinal de inocência (Mt 27:24).

    Mão Medida de comprimento igual a 7,4 cm. É a medida da palma da mão na base dos dedos. É 1/3 do PALMO e 1/6 do CÔVADO (Ex 37:12), RC; RA, quatro dedos).

    Mão Símbolo do poder de Deus, digno de confiança (Mt 4:6). O Pai colocou tudo nas mãos de Jesus (Mt 3:12; Lc 3:17; Jo 3:45; 13,3), do qual provém a onipotência do Filho (Jo 10:28ss). Em Jesus, o uso das mãos está ligado à bênção (Mt 19:13-15; Mc 10:16; Lc 24:50) e à cura (Mc 6:5; 8,23-25; Lc 4:40; 13,13); o mesmo pode ser observado em seus discípulos (Mt 9:18; Mc 7:32; 16,18).

    Strongs

    Este capítulo contém uma lista de palavras em hebraico e grego presentes na Bíblia, acompanhadas de sua tradução baseada nos termos de James Strong. Strong foi um teólogo e lexicógrafo que desenvolveu um sistema de numeração que permite identificar as palavras em hebraico e grego usadas na Bíblia e seus significados originais. A lista apresentada neste capítulo é organizada por ordem alfabética e permite que os leitores possam ter acesso rápido e fácil aos significados das palavras originais do texto bíblico. A tradução baseada nos termos de Strong pode ajudar os leitores a ter uma compreensão mais precisa e profunda da mensagem bíblica, permitindo que ela seja aplicada de maneira mais eficaz em suas vidas. James Strong
    Salmos 21: 8 - Texto em Hebraico - (HSB) Hebrew Study Bible

    A Tua mão alcançará todos os Teus inimigos, a Tua mão direita alcançará aqueles que Te odeiam.
    Salmos 21: 8 - (ARAi) Almeida Revista e Atualizada Interlinear

    H3027
    yâd
    יָד
    a mão dele
    (his hand)
    Substantivo
    H3225
    yâmîyn
    יָמִין
    direita, mão direita, lado direito
    ([you depart] to the right hand)
    Substantivo
    H341
    ʼôyêb
    אֹיֵב
    (Qal) inimigo
    (of their enemies)
    Substantivo
    H3605
    kôl
    כֹּל
    cada / todo
    (every)
    Substantivo
    H4672
    mâtsâʼ
    מָצָא
    achar, alcançar
    (he found)
    Verbo
    H8130
    sânêʼ
    שָׂנֵא
    odiar, ser odioso
    (of those who hate)
    Verbo


    יָד


    (H3027)
    yâd (yawd)

    03027 יד yad

    uma palavra primitiva; DITAT - 844; n f

    1. mão
      1. mão (referindo-se ao homem)
      2. força, poder (fig.)
      3. lado (referindo-se à terra), parte, porção (metáfora) (fig.)
      4. (vários sentidos especiais e técnicos)
        1. sinal, monumento
        2. parte, fração, porção
        3. tempo, repetição
        4. eixo
        5. escora, apoio (para bacia)
        6. encaixes (no tabernáculo)
        7. um pênis, uma mão (significado incerto)
        8. pulsos

    יָמִין


    (H3225)
    yâmîyn (yaw-meen')

    03225 ימין yamiyn

    procedente de 3231; DITAT - 872a; n f

    1. direita, mão direita, lado direito
      1. mão direita
      2. direita (referindo-se à direção)
      3. sul (a direção da mão direita quando se encara o leste)

    אֹיֵב


    (H341)
    ʼôyêb (o-yabe')

    0341 איב ’oyeb ou (forma completa) אויב ’owyeb

    particípio ativo de 340; DITAT - 78; subst

    1. (Qal) inimigo
      1. pessoal
      2. nacional

    כֹּל


    (H3605)
    kôl (kole)

    03605 כל kol ou (Jr 33:8) כול kowl

    procedente de 3634; DITAT - 985a; n m

    1. todo, a totalidade
      1. todo, a totalidade de
      2. qualquer, cada, tudo, todo
      3. totalidade, tudo

    מָצָא


    (H4672)
    mâtsâʼ (maw-tsaw')

    04672 מצא matsa’

    uma raiz primitiva; DITAT - 1231; v

    1. achar, alcançar
      1. (Qal)
        1. achar
          1. achar, assegurar, adquirir, pegar (algo que foi buscado)
          2. encontrar (o que está perdido)
          3. topar com, encontrar
          4. achar (uma condição)
          5. aprender, inventar
        2. achar
          1. achar
          2. detectar
          3. adivinhar
        3. surpreender, apanhar
          1. acontecer por acaso, encontrar, topar com
          2. atingir
          3. acontecer a
      2. (Nifal)
        1. ser achado
          1. ser encontrado, ser apanhado, ser descoberto
          2. aparecer, ser reconhecido
          3. ser descoberto, ser detectado
          4. estar ganho, estar assegurado
        2. estar, ser encontrado
          1. ser encontrado em
          2. estar na posse de
          3. ser encontrado em (um lugar), acontecer que
          4. ser abandonado (após guerra)
          5. estar presente
          6. provar que está
          7. ser considerado suficiente, ser bastante
      3. (Hifil)
        1. fazer encontrar, alcançar
        2. levar a surpreender, acontecer, vir
        3. levar a encontrar
        4. apresentar (oferta)

    שָׂנֵא


    (H8130)
    sânêʼ (saw-nay')

    08130 שנא sane’

    uma raiz primitiva; DITAT - 2272; v.

    1. odiar, ser odioso
      1. (Qal) odiar
        1. referindo-se ao homem
        2. referindo-se a Deus
        3. abominador, quem odeia, inimigo (particípio) (substantivo)
      2. (Nifal) ser odiado
      3. (Piel) o que odeia (particípio)
        1. referindo-se a pessoas, nações, Deus, sabedoria