Versões:
(ARA) - 1993 - Almeida Revisada e Atualizada
8:4
Então, os anciãos todos de Israel se congregaram, e vieram a Samuel, a Ramá,
8:5
e lhe disseram: Vê, já estás velho, e teus filhos não andam pelos teus caminhos; constitui-nos, pois, agora, um rei sobre nós, para que nos governe, como o têm todas as nações.
8:6
Porém esta palavra não agradou a Samuel, quando disseram: Dá-nos um rei, para que nos governe. Então, Samuel orou ao Senhor.
8:7
Disse o Senhor a Samuel: Atende à voz do povo em tudo quanto te diz, pois não te rejeitou a ti, mas a mim, para eu não reinar sobre ele.
8:8
Segundo todas as obras que fez desde o dia em que o tirei do Egito até hoje, pois a mim me deixou, e a outros deuses serviu, assim também o faz a ti.
8:9
Agora, pois, atende à sua voz, porém adverte-o solenemente e explica-lhe qual será o direito do rei que houver de reinar sobre ele.
8:10
Referiu Samuel todas as palavras do Senhor ao povo, que lhe pedia um rei,
8:11
e disse: Este será o direito do rei que houver de reinar sobre vós: ele tomará os vossos filhos e os empregará no serviço dos seus carros e como seus cavaleiros, para que corram adiante deles;
8:12
e os porá uns por capitães de mil e capitães de cinquenta; outros para lavrarem os seus campos e ceifarem as suas messes; e outros para fabricarem suas armas de guerra e o aparelhamento de seus carros.
8:13
Tomará as vossas filhas para perfumistas, cozinheiras e padeiras.
8:14
Tomará o melhor das vossas lavouras, e das vossas vinhas, e dos vossos olivais e o dará aos seus servidores.
8:15
As vossas sementeiras e as vossas vinhas dizimará, para dar aos seus oficiais e aos seus servidores.
8:16
Também tomará os vossos servos, e as vossas servas, e os vossos melhores jovens, e os vossos jumentos e os empregará no seu trabalho.
8:17
Dizimará o vosso rebanho, e vós lhe sereis por servos.
8:18
Então, naquele dia, clamareis por causa do vosso rei que houverdes escolhido; mas o Senhor não vos ouvirá naquele dia.
8:19
Porém o povo não atendeu à voz de Samuel e disse: Não! Mas teremos um rei sobre nós.
8:20
Para que sejamos também como todas as nações; o nosso rei poderá governar-nos, sair adiante de nós e fazer as nossas guerras.
8:21
Ouvindo, pois, Samuel todas as palavras do povo, as repetiu perante o Senhor.
8:22
Então, o Senhor disse a Samuel: Atende à sua voz e estabelece-lhe um rei. Samuel disse aos filhos de Israel: Volte cada um para sua cidade.
(ARC) - 1969 - Almeida Revisada e Corrigida
8:4
Então todos os anciãos de Israel se congregaram, e vieram a Samuel, a Ramá,
8:5
E disseram-lhe: Eis que já estás velho, e teus filhos não andam pelos teus caminhos: constitui-nos pois agora um rei sobre nós, para que ele nos julgue, como o têm todas as nações.
8:6
Porém esta palavra pareceu mal aos olhos de Samuel, quando disseram: Dá-nos um rei, para que nos julgue. E Samuel orou ao Senhor.
8:7
E disse o Senhor a Samuel: Ouve a voz do povo em tudo quanto te disserem, pois não te tem rejeitado a ti, antes a mim me tem rejeitado para eu não reinar sobre eles.
8:8
Conforme a todas as obras que fizeram desde o dia em que os tirei do Egito até ao dia de hoje, pois a mim me deixaram, e a outros deuses serviram, assim também te fizeram a ti.
8:9
Agora, pois, ouve a sua voz, porém protesta-lhes solenemente, e declara-lhes qual será o costume do rei que houver de reinar sobre eles.
8:10
E falou Samuel todas as palavras do Senhor ao povo, que lhe pedia um rei.
8:11
E disse: Este será o costume do rei que houver de reinar sobre vós: ele tomará os vossos filhos, e os empregará para os seus carros, e para seus cavaleiros, para que corram adiante dos seus carros.
8:12
E os porá por príncipes de milhares e por cinquentenários; e para que lavrem a sua lavoura, e seguem a sua sega, e façam as suas armas de guerra e os petrechos de seus carros.
8:13
E tomará as vossas filhas para perfumistas, cozinheiras, e padeiras.
8:14
E tomará o melhor das vossas terras, e das vossas vinhas, e dos vossos olivais, e os dará aos seus criados.
8:15
E as vossas sementes, e as vossas vinhas dizimará, para dar aos seus eunucos e aos seus criados.
8:16
Também os vossos criados, e as vossas criadas, e os vossos melhores mancebos, e os vossos jumentos tomará, e os empregará no seu trabalho.
8:17
Dizimará o vosso rebanho, e vós lhe servireis de criados.
8:18
Então naquele dia clamareis por causa do vosso rei, que vós houverdes escolhido; mas o Senhor não vos ouvirá naquele dia.
8:19
Porém o povo não quis ouvir a voz de Samuel; e disseram: Não, mas haverá sobre nós um rei.
8:20
E nós também seremos como todas as outras nações; e o nosso rei nos julgará, e sairá adiante de nós, e fará as nossas guerras.
8:21
Ouvindo pois Samuel todas as palavras do povo, as falou perante os ouvidos do Senhor.
8:22
Então o Senhor disse a Samuel: Dá ouvidos à sua voz, constitui-lhes rei. Então Samuel disse aos filhos de Israel: Vá-se cada qual à sua cidade.
(ARC) - 2009 - Almeida Revisada e Corrigida
8:4
Então, todos os anciãos de Israel se congregaram, e vieram a Samuel, a Ramá,
8:5
e disseram-lhe: Eis que já estás velho, e teus filhos não andam pelos teus caminhos; constitui-nos, pois, agora, um rei sobre nós, para que ele nos julgue, como o têm todas as nações.
8:6
Porém essa palavra pareceu mal aos olhos de Samuel, quando disseram: Dá-nos um rei, para que nos julgue. E Samuel orou ao Senhor.
8:7
E disse o Senhor a Samuel: Ouve a voz do povo em tudo quanto te disser, pois não te tem rejeitado a ti; antes, a mim me tem rejeitado, para eu não reinar sobre ele.
8:8
Conforme todas as obras que fez desde o dia em que o tirei do Egito até ao dia de hoje, pois a mim me deixou, e a outros deuses serviu, assim também te fez a ti.
8:9
Agora, pois, ouve a sua voz, porém protesta-lhe solenemente e declara-lhe qual será o costume do rei que houver de reinar sobre ele.
8:10
E falou Samuel todas as palavras do Senhor ao povo, que lhe pedia um rei,
8:11
e disse: Este será o costume do rei que houver de reinar sobre vós: ele tomará os vossos filhos e os empregará para os seus carros e para seus cavaleiros, para que corram adiante dos seus carros;
8:12
e os porá por príncipes de milhares e por cinquentenários; e para que lavrem a sua lavoura, e seguem a sua sega, e façam as suas armas de guerra e os petrechos de seus carros.
8:13
E tomará as vossas filhas para perfumistas, cozinheiras e padeiras.
8:14
E tomará o melhor das vossas terras, e das vossas vinhas, e dos vossos olivais e os dará aos seus criados.
8:15
E as vossas sementes e as vossas vinhas dizimará, para dar aos seus eunucos e aos seus criados.
8:16
Também os vossos criados, e as vossas criadas, e os vossos melhores jovens, e os vossos jumentos tomará e os empregará no seu trabalho.
8:17
Dizimará o vosso rebanho, e vós lhe servireis de criados.
8:18
Então, naquele dia, clamareis por causa do vosso rei, que vós houverdes escolhido; mas o Senhor não vos ouvirá naquele dia.
8:19
Porém o povo não quis ouvir a voz de Samuel; e disseram: Não, mas haverá sobre nós um rei.
8:20
E nós também seremos como todas as outras nações; e o nosso rei nos julgará, e sairá adiante de nós, e fará as nossas guerras.
8:21
Ouvindo, pois, Samuel todas as palavras do povo, as falou perante os ouvidos do Senhor.
8:22
Então, o Senhor disse a Samuel: Dá ouvidos à sua voz, constitui-lhes rei. Então, Samuel disse aos filhos de Israel: Vá-se cada qual à sua cidade.
(NAA) - 2017 - Nova Almeida Atualizada
8:4
Então todos os anciãos de Israel se congregaram e foram falar com Samuel, em Ramá.
8:5
Eles disseram: - Veja! Você está ficando velho e os seus filhos não andam pelos seus caminhos. Por isso, queremos agora que você nos constitua um rei, para que nos governe, como acontece em todas as nações.
8:6
Mas Samuel não gostou desta palavra, quando disseram: ´Dê-nos um rei, para que nos governe.` Então Samuel orou ao Senhor.
8:7
E o Senhor disse a Samuel: - Atenda à voz do povo em tudo o que lhe pedem. Porque não foi a você que rejeitaram, mas a mim, para que eu não reine sobre eles.
8:8
Segundo todas as obras que fizeram desde o dia em que os tirei do Egito até hoje, pois me deixaram e serviram outros deuses, assim também estão fazendo com você.
8:9
Agora, pois, atenda à voz deles, porém advirta-os solenemente e explique-lhes qual será o direito do rei que vier a reinar sobre eles.
8:10
Samuel relatou todas as palavras do Senhor ao povo, que lhe pedia um rei,
8:11
dizendo: - Este será o direito do rei que vier a reinar sobre vocês: ele tomará os filhos de vocês e os empregará no serviço dos seus carros de guerra e como seus cavaleiros, para que corram na frente deles.
8:12
Ele porá alguns por capitães de mil e capitães de cinquenta; outros para lavrar os campos dele e fazer as suas colheitas; e outros para fabricar armas de guerra e equipamentos para os seus carros.
8:13
Tomará as filhas de vocês para serem perfumistas, cozinheiras e padeiras.
8:14
Tomará de vocês o melhor das lavouras, das vinhas e dos olivais e o dará aos seus servidores.
8:15
Ficará com uma décima parte dos cereais e das uvas que vocês colherem, para dar aos seus oficiais e aos seus servidores.
8:16
Também tomará os servos e as servas de vocês, os melhores jovens e os jumentos de vocês, e os empregará no seu trabalho.
8:17
Ficará com uma décima parte dos rebanhos de vocês, e vocês serão seus servos.
8:18
Então, naquele dia, vocês clamarão por causa do rei que escolheram, mas o Senhor não os ouvirá naquele dia.
8:19
Porém o povo não atendeu à voz de Samuel e disse: - Não! Queremos um rei sobre nós.
8:20
Seremos como todas as outras nações. O nosso rei poderá nos governar, sair adiante de nós e fazer as nossas guerras.
8:21
Samuel ouviu todas as palavras do povo e as repetiu diante do Senhor.
8:22
Então o Senhor disse a Samuel: - Atenda à voz do povo e escolha um rei para eles. Então Samuel disse aos filhos de Israel: - Cada um de vocês volte para a sua cidade.
(NTLH) - 2000 - Nova Tradução na Linguagem de Hoje
8:4
Então todos os líderes de Israel se reuniram e foram falar com Samuel, em Ramá.
8:5
Eles disseram:
- Olhe! Você já está ficando velho, e os seus filhos não seguem o seu exemplo. Por isso, queremos que nos arranje um rei para nos governar, como acontece em outros países.
8:6
Samuel não gostou do pedido deles. Então orou a Deus, o Senhor,
8:7
e ele respondeu assim:
- Atenda o pedido do povo. Não é só você que eles rejeitaram; eles rejeitaram a mim como Rei.
8:8
Desde que eu os trouxe do Egito, eles sempre me têm abandonado e têm adorado outros deuses. Agora estão fazendo com você o que sempre fizeram comigo.
8:9
Portanto, atenda o pedido deles. Mas avise essa gente, explicando com toda a clareza como o rei vai tratá-los.
8:10
Então Samuel explicou ao povo tudo o que o Senhor lhe tinha dito.
8:11
Ele disse:
- O rei os tratará assim: tomará os filhos de vocês para serem soldados; porá alguns para servirem nos seus carros de guerra, outros na cavalaria e outros para correrem adiante dos carros.
8:12
Colocará alguns deles como oficiais encarregados de mil soldados, e outros encarregados de cinquenta. Os seus filhos terão de cultivar as terras dele, fazer as suas colheitas e fabricar as suas armas e equipamentos para os seus carros de guerra.
8:13
As filhas de vocês terão de preparar os perfumes do rei e trabalhar como suas cozinheiras e padeiras.
8:14
Ele tomará de vocês os melhores campos, plantações de uvas, bosques de oliveiras e dará tudo aos seus funcionários.
8:15
Ficará com a décima parte dos cereais e das uvas, para dar aos funcionários da corte e aos outros funcionários.
8:16
Tomará também os empregados de vocês, o melhor gado e os melhores jumentos, para trabalharem para ele.
8:17
E ficará com a décima parte dos rebanhos de vocês. E vocês serão seus escravos.
8:18
Quando isso acontecer, vocês chorarão amargamente por causa do rei que escolheram, porém o Senhor Deus não ouvirá as suas queixas.
8:19
Mas o povo não se importou com o aviso de Samuel. Pelo contrário, eles disseram:
- Não adianta. Nós queremos um rei.
8:20
Queremos ser como as outras nações: queremos ter um rei para nos governar, para nos dirigir na guerra e lutar em nossas batalhas.
8:21
Samuel ouviu o que eles disseram e então foi e contou tudo a Deus, o Senhor.
8:22
Ele respondeu:
- Faça o que eles querem. Dê a eles um rei.
Aí Samuel pediu a todos os homens de Israel que voltassem para casa.
(NVI) - Nova Versão Internacional
8:4
Por isso, todas as autoridades de Israel reuniram-se e foram falar com Samuel, em Ramá.
8:5
E disseram-lhe: "Tu já estás idoso, e teus filhos não andam em teus caminhos; escolhe agora um rei para que nos lidere, à semelhança das outras nações".
8:6
Quando, porém, disseram: "Dá-nos um rei para que nos lidere", isto desagradou a Samuel; então ele orou ao Senhor.
8:7
E o Senhor lhe respondeu: "Atenda a tudo o que o povo está lhe pedindo; não foi a você que rejeitaram; foi a mim que rejeitaram como rei.
8:8
Assim como fizeram comigo desde o dia em que os tirei do Egito, até hoje, abandonando-me e prestando culto a outros deuses, também estão fazendo com você.
8:9
Agora atenda-os; mas advirta-os solenemente e diga-lhes que direitos reivindicará o rei que os governará".
8:10
Samuel transmitiu todas as palavras do Senhor ao povo, que estava lhe pedindo um rei,
8:11
dizendo: "Isto é o que o rei que reinará sobre vocês reivindicará como seu direito: ele tomará os filhos de vocês para servi-lo em seus carros de guerra e em sua cavalaria, e para correr à frente dos seus carros de guerra.
8:12
Colocará alguns como comandantes de mil e outros como comandantes de cinqüenta. Ele os fará arar as terras dele, fazer a colheita, e fabricar armas de guerra e equipamentos para os seus carros de guerra.
8:13
Tomará as filhas de vocês para serem perfumistas, cozinheiras e padeiras.
8:14
Tomará de vocês o melhor das plantações, das vinhas e dos olivais, e o dará aos criados dele.
8:15
Tomará um décimo dos cereais e da colheita das uvas e o dará a seus oficiais e a seus criados.
8:16
Também tomará de vocês para seu uso particular os servos e as servas, o melhor do gado e dos jumentos.
8:17
E tomará de vocês um décimo dos rebanhos, e vocês mesmos se tornarão escravos dele.
8:18
Naquele dia, vocês clamarão por causa do rei que vocês mesmos escolheram, e o Senhor não os ouvirá".
8:19
Todavia, o povo recusou-se a ouvir Samuel, e disseram: "Não! Queremos ter um rei.
8:20
Seremos como todas as outras nações; um rei nos governará, e sairá à nossa frente para combater em nossas batalhas".
8:21
Depois de ter ouvido tudo o que o povo disse, Samuel o repetiu perante o Senhor.
8:22
E o Senhor respondeu: "Atenda-os e dê-lhes um rei". Então Samuel disse aos homens de Israel: "Volte cada um para sua cidade".
(NVT) - Nova Versão Transformadora
8:4
Por fim, as autoridades de Israel se reuniram em Ramá para discutir essa questão com Samuel.
8:5
Eles disseram: ´Olhe, o senhor está idoso e seus filhos não seguem seu exemplo. Escolha um rei para nos julgar, como ocorre com todas as outras nações`.
8:6
Samuel não gostou de que lhe tivessem pedido um rei e buscou a orientação do Senhor.
8:7
O Senhor lhe respondeu: ´Faça tudo que eles pedem, pois é a mim que rejeitam, e não a você. Eles me rejeitaram como seu rei.
8:8
Desde que os tirei do Egito até hoje, eles têm me abandonado e seguido outros deuses. Agora, tratam você da mesma forma.
8:9
Faça o que eles pedem, mas advirta-os solenemente a respeito de como o rei os governará`.
Samuel adverte o povo sobre o rei
8:10
Então Samuel transmitiu a advertência do Senhor ao povo que lhe pedia um rei.
8:11
Disse ele: ´Este é o modo como o rei governará sobre vocês. Ele convocará seus filhos para servi-lo em seus carros de guerra e como seus cavaleiros e os fará correr à frente dos carros dele.
8:12
Colocará alguns como generais e capitães de seu exército, obrigará outros a arar seus campos e a fazer as colheitas e forçará outros mais a fabricar armas e equipamentos para os carros de guerra.
8:13
Tomará suas filhas e as obrigará a cozinhar, assar pães e fazer perfumes para ele.
8:14
Tomará de vocês o melhor de seus campos, vinhedos e olivais e os dará aos servos dele.
8:15
Tomará um décimo de sua colheita de cereais e uvas para distribuir entre seus oficiais e servos.
8:16
Tomará seus escravos e escravas e o melhor do gado e dos jumentos para uso próprio.
8:17
Exigirá um décimo de seus rebanhos, e vocês se tornarão escravos dele.
8:18
Quando esse dia chegar, lamentarão por causa desse rei que agora pedem, mas o Senhor não lhes dará ouvidos`.
8:19
Mas o povo se recusou a ouvir a advertência de Samuel. ´Mesmo assim, queremos um rei`, disseram.
8:20
´Queremos ser como todas as nações ao nosso redor. Nosso rei nos julgará e nos conduzirá nas batalhas.`
8:21
Samuel repetiu para o Senhor aquilo que o povo tinha dito,
8:22
e o Senhor lhe respondeu: ´Faça o que eles pedem e dê-lhes um rei`. Então Samuel ordenou aos israelitas que voltassem cada um para sua cidade.
(PorAT) - 1848 - Almeida Antiga
8:4
Então todos os anciãos de Israel se congregarão, e viérão a Samuel a Rama.
8:5
E dissérão-lhe; eis que ja velho es. e teus filhos não andão em teus caminhos: pelo que constitue agora rei sobre nós, para julgar-nos, como todas as gentes o costumão.
8:6
Porem esta palavra pareceo mal em olhos de Samuel, quando dissérão; dá-nos rei, para julgar-nos: e Samuel orou a Jehovah.
8:7
E disse Jehovah a Samuel; ouve a vóz do povo, em tudo quanto te disserem: pois não te tem engeitado a ti, antes a mim me tem engeitado, para que não reine sobre elles.
8:8
Conforme a todas as obras, que fizérão, desdo dia que os tirei de Egypto até o dia de hoje, e a mim me deixarão, e a outros deoses servirão: assim comtigo tambem o fazem.
8:9
Agora pois houve sua voz: porem protestando-lhes protesta, e notificahes o costume do rei, que houver de reinar sobre elles.
8:10
E fallou Samuel todas as palavras de Jehovah, ao povo, que lhe pedia rei.
8:11
E disse: este será o costume do rei, que houver de reinar sobre vós outros: a vossos filhos tomará, e os porá a seus carros e a seus cavalleiros, para que corrão diante de seus carros.
8:12
E os porá por maioraes de milhares e de cincoentenas: e para que lavrem suas lavouras, e seguem suas segas, e facão suas armas de guerra, e os petrechos de seus carros.
8:13
E a vossas filhas tomará por boticarias, e cozinheiras, e padeiras.
8:14
E vossas terras, e vossas vinhas, e vossos melhores olivaes tomará, e os dará a seus criados.
8:15
E vossas sementes, e vossas vinhas dezimará, e as dará a seus eunuchos, e a seus criados.
8:16
Tambem vossos criados, e vossas criadas, e vossos melhores mancebos, e vossos asnos tomará: e com elles fará sua obra.
8:17
Vosso rebanho dezimará: e vós lhe servireis de criados.
8:18
Então naquelle dia clamereis por causa de vosso rei, que vos houverdes escolhido: mas Jehovah vos não ouvirá naquelle dia.
8:19
Porem o povo não quiz ouvir a voz de Samuel: e dissérão; não, senão que rei haverá sobre nós outros.
8:20
E nós tambem seremos como todas as de mais gentes: e nosso rei nos julgará, e sahirá diante de nós outros, e fará nossas guerras.
8:21
Ouvindo pois Samuel todas as palavras do povo, fallou-as perante os ouvidos de Jehovah.
8:22
Então Jehovah disse a Samuel; dá ouvidos a sua voz, e constitue-lhes rei: então Samuel disse aos varões de Israel; va-se cada qual a sua cidade.
(PorAR) - Almeida Recebida
8:4
Então todos os anciãos de Israel se congregaram, e vieram ter com Samuel, a Ramá,
8:5
e lhe disseram: Eis que já estás velho, e teus filhos não andam nos teus caminhos. Constitui-nos, pois, agora um rei para nos julgar, como o têm todas as nações.
8:6
Mas pareceu mal aos olhos de Samuel, quando disseram: Dá-nos um rei para nos julgar. Então Samuel orou ao Senhor.
8:7
Disse o Senhor a Samuel: Ouve a voz do povo em tudo quanto te dizem, pois não é a ti que têm rejeitado, porém a mim, para que eu não reine sobre eles.
8:8
Conforme todas as obras que fizeram desde o dia em que os tirei do Egito até o dia de hoje, deixando-me a mim e servindo a outros deuses, assim também fazem a ti.
8:9
Agora, pois, ouve a sua voz, contudo lhes protestarás solenemente, e lhes declararás qual será o modo de agir do rei que houver de reinar sobre eles.
8:10
Referiu, pois, Samuel todas as palavras do Senhor ao povo, que lhe havia pedido um rei,
8:11
e disse: Este será o modo de agir do rei que houver de reinar sobre vós: tomará os vossos filhos, e os porá sobre os seus carros, e para serem seus cavaleiros, e para correrem adiante dos seus carros;
8:12
e os porá por chefes de mil e chefes de cinquenta, para lavrarem os seus campos, fazerem as suas colheitas e fabricarem as suas armas de guerra e os petrechos de seus carros.
8:13
Tomará as vossas filhas para perfumistas, cozinheiras e padeiras.
8:14
Tomará o melhor das vossas terras, das vossas vinhas e dos vossos elivais, e o dará aos seus servos.
8:15
Tomará e dízimo das vossas sementes e das vossas vinhas, para dar aos seus oficiais e aos seus servos.
8:16
Também os vossos servos e as vossas servas, e os vossos melhores mancebos, e os vossos jumentos tomará, e os empregará no seu trabalho.
8:17
Tomará o dízimo do vosso rebanho; e vós lhe servireis de escravos.
8:18
Então naquele dia clamareis por causa de vosso rei, que vós mesmos houverdes escolhido; mas o Senhor não vos ouvira.
8:19
O povo, porém, não quis ouvir a voz de Samuel; e disseram: Não, mas haverá sobre nós um rei,
8:20
para que nós também sejamos como todas as outras nações, e para que o nosso rei nos julgue, e saia adiante de nós, e peleje as nossas batalhas.
8:21
Ouviu, pois, Samuel todas as palavras do povo, e as repetiu aos ouvidos do Senhor.
8:22
Disse o Senhor a Samuel: Dá ouvidos à sua voz, e constitui-lhes rei. Então Samuel disse aos homens de Israel: Volte cada um para a sua cidade.
(KJA) - King James Atualizada
8:4
Por isso todos os anciãos e autoridades de Israel se reuniram e foram falar com Samuel, em Ramá.
8:5
E ponderaram-lhe: ´Tu envelheceste, e teus filhos insistem em não andar nos teus caminhos. Portanto, constitui sobre nós um rei, o qual exerça a justiça sobre nós, como acontece em todas as nações ao nosso redor!`
8:6
No entanto, esta expressão: ´constitui sobre nós um rei, o qual exerça a justiça sobre nós`, causou um profundo desgosto ao coração de Samuel, e então ele invocou o Nome de Yahweh e orou ao SENHOR.
8:7
O SENHOR Deus então lhe respondeu em seguida: ´Atende, pois, a tudo o que este povo te pede, porquanto não é a ti que eles rejeitam, mas sim a minha própria pessoa, porque não desejam mais que Eu reine sobre eles!
8:8
Tudo o que têm feito comigo desde o dia em que os libertei e fiz subir do Egito, até este momento, abandonando-me e prestando culto e adoração a outros deuses, assim também estão fazendo contigo.
8:9
Agora, portanto, atende ao que eles pleiteiam. Contudo, solenemente, lembra-lhes e explica-lhes todos os direitos do rei que reinará sobre eles!`
8:10
Samuel comunicou todas as palavras do SENHOR ao povo, que lhe rogava por um rei.
8:11
Ele declarou: ´Este é o direito do rei que reinará sobre vós: Ele convocará os vossos filhos e os encarregará dos seus carros de guerra e dos seus cavalos e os fará marchar e correr à frente do seu carro.
8:12
Determinará alguns como comandantes de mil soldados e outros como comandantes de cinqüenta. Ele os mandará arar as terras dele, fazer toda a colheita, e construir armas de guerra e todo o tipo de equipamentos para os seus carros de guerra.
8:13
Ele tomará as vossas filhas para serem perfumistas, cozinheiras e padeiras.
8:14
Tomará igualmente vossos campos, as vossas vinhas, os vossos melhores olivais, e os dará aos seus oficiais.
8:15
Das vossas culturas e das vossas vinhas ele cobrará o dízimo, que destinará aos seus oficiais, criados, eunucos e serviçais.
8:16
Os melhores entre os vossos servos e as vossas servas, os jovens, o gado e os jumentos serão todos tomados, conforme a sua vontade, para seu uso particular.
8:17
Exigirá também de vós um décimo dos rebanhos, e vós mesmos vos tornareis escravos dele.
8:18
Então, naquele dia, reclamareis com grande voz contra o rei que vós mesmos tiverdes escolhido, porém Yahweh não atenderá as vossas queixas naquele momento de aflição!`
8:19
Contudo, todo o povo recusou-se a ouvir a advertência de Samuel e exclamou: ´Não! Queremos ter um rei!
8:20
Eis, pois, que seremos como todas as demais nações; um rei nos governará, e sairá a nossa frente para lutar em nossas batalhas!`
8:21
Então, depois de ter ouvido tudo o que o povo expressou, Samuel o repetiu diante do SENHOR.
8:22
E o SENHOR determinou: ´Satisfaz, portanto, o desejo deste povo e constitui-lhe um rei!` Então Samuel respondeu aos homens de Israel: ´Volte cada um para a sua cidade!`
Basic English Bible
8:4
Then all the responsible men of Israel got together and went to Samuel at Ramah,
8:5
And said to him, See now, you are old, and your sons do not go in your ways: give us a king now to be our judge, so that we may be like the other nations.
8:6
But Samuel was not pleased when they said to him, Give us a king to be our judge. And Samuel made prayer to the Lord.
8:7
And the Lord said to Samuel, Give ear to the voice of the people and what they say to you: they have not been turned away from you, but they have been turned away from me, not desiring me to be king over them.
8:8
As they have done from the first, from the day when I took them out of Egypt till this day, turning away from me and worshipping other gods, so now they are acting in the same way to you.
8:9
Give ear now to their voice: but make a serious protest to them, and give them a picture of the sort of king who will be their ruler.
8:10
And Samuel said all these words of the Lord to the people who were desiring a king.
8:11
And he said, This is the sort of king who will be your ruler: he will take your sons and make them his servants, his horsemen, and drivers of his war-carriages, and they will go running before his war-carriages;
8:12
And he will make them captains of thousands and of fifties; some he will put to work ploughing and cutting his grain and making his instruments of war and building his war-carriages.
8:13
Your daughters he will take to be makers of perfumes and cooks and bread-makers.
8:14
He will take your fields and your vine-gardens and your olive-gardens, all the best of them, and give them to his servants.
8:15
He will take a tenth of your seed and of the fruit of your vines and give it to his servants.
8:16
He will take your men-servants and your servant-girls, and the best of your oxen and your asses and put them to his work.
8:17
He will take a tenth of your sheep: and you will be his servants.
8:18
Then you will be crying out because of your king whom you have taken for yourselves; but the Lord will not give you an answer in that day.
8:19
But the people gave no attention to the voice of Samuel; and they said, No, but we will have a king over us,
8:20
So that we may be like the other nations, and so that our king may be our judge and go out before us to war.
8:21
Then Samuel, after hearing all the people had to say, went and gave an account of it to the Lord.
8:22
And the Lord said to Samuel, Give ear to their voice and make a king for them. Then Samuel said to the men of Israel, Let every man go back to his town.
New International Version
8:4
So all the elders of Israel gathered together and came to Samuel at Ramah.
8:5
They said to him, "You are old, and your sons do not follow your ways; now appoint a king to lead Traditionally [judge]; also in verses 6 and 20 us, such as all the other nations have."
8:6
But when they said, "Give us a king to lead us," this displeased Samuel; so he prayed to the Lord.
8:7
And the Lord told him: "Listen to all that the people are saying to you; it is not you they have rejected, but they have rejected me as their king.
8:8
As they have done from the day I brought them up out of Egypt until this day, forsaking me and serving other gods, so they are doing to you.
8:9
Now listen to them; but warn them solemnly and let them know what the king who will reign over them will claim as his rights."
8:10
Samuel told all the words of the Lord to the people who were asking him for a king.
8:11
He said, "This is what the king who will reign over you will claim as his rights: He will take your sons and make them serve with his chariots and horses, and they will run in front of his chariots.
8:12
Some he will assign to be commanders of thousands and commanders of fifties, and others to plow his ground and reap his harvest, and still others to make weapons of war and equipment for his chariots.
8:13
He will take your daughters to be perfumers and cooks and bakers.
8:14
He will take the best of your fields and vineyards and olive groves and give them to his attendants.
8:15
He will take a tenth of your grain and of your vintage and give it to his officials and attendants.
8:16
Your male and female servants and the best of your cattle Septuagint; Hebrew [young men] and donkeys he will take for his own use.
8:17
He will take a tenth of your flocks, and you yourselves will become his slaves.
8:18
When that day comes, you will cry out for relief from the king you have chosen, but the Lord will not answer you in that day."
8:19
But the people refused to listen to Samuel. "No!" they said. "We want a king over us.
8:20
Then we will be like all the other nations, with a king to lead us and to go out before us and fight our battles."
8:21
When Samuel heard all that the people said, he repeated it before the Lord.
8:22
The Lord answered, "Listen to them and give them a king." Then Samuel said to the Israelites, "Everyone go back to your own town."
American Standard Version
8:4
Then all the elders of Israel gathered themselves together, and came to Samuel unto Ramah;
8:5
and they said unto him, Behold, thou art old, and thy sons walk not in thy ways: now make us a king to judge us like all the nations.
8:6
But the thing displeased Samuel, when they said, Give us a king to judge us. And Samuel prayed unto Jehovah.
8:7
And Jehovah said unto Samuel, Hearken unto the voice of the people in all that they say unto thee; for they have not rejected thee, but they have rejected me, that I should not be king over them.
8:8
According to all the works which they have done since the day that I brought them up out of Egypt even unto this day, in that they have forsaken me, and served other gods, so do they also unto thee.
8:9
Now therefore hearken unto their voice: howbeit thou shalt protest solemnly unto them, and shalt show them the manner of the king that shall reign over them.
8:10
And Samuel told all the words of Jehovah unto the people that asked of him a king.
8:11
And he said, This will be the manner of the king that shall reign over you: he will take your sons, and appoint them unto him, for his chariots, and to be his horsemen; and they shall run before his chariots;
8:12
and he will appoint them unto him for captains of thousands, and captains of fifties; and [he will set some] to plow his ground, and to reap his harvest, and to make his instruments of war, and the instruments of his chariots.
8:13
And he will take your daughters to be perfumers, and to be cooks, and to be bakers.
8:14
And he will take your fields, and your vineyards, and your oliveyards, even the best of them, and give them to his servants.
8:15
And he will take the tenth of your seed, and of your vineyards, and give to his officers, and to his servants.
8:16
And he will take your men-servants, and your maid-servants, and your goodliest young men, and your asses, and put them to his work.
8:17
He will take the tenth of your flocks: and ye shall be his servants.
8:18
And ye shall cry out in that day because of your king whom ye shall have chosen you; and Jehovah will not answer you in that day.
8:19
But the people refused to hearken unto the voice of Samuel; and they said, Nay: but we will have a king over us,
8:20
that we also may be like all the nations, and that our king may judge us, and go out before us, and fight our battles.
8:21
And Samuel heard all the words of the people, and he rehearsed them in the ears of Jehovah.
8:22
And Jehovah said to Samuel, Hearken unto their voice, and make them a king. And Samuel said unto the men of Israel, Go ye every man unto his city.
(VLF) - Bíblia de Fácil tradução
8:4
De maneira que todos os líderes de Israel se reuniram e foram a Ramá para falar com Samuel,
8:5
e disseram:
8:6
Samuel não gostou nada que o povo pedisse um rei, e orou ao SENHOR.
8:7
O SENHOR disse:
8:8
Estão fazendo o mesmo de sempre. Eu os tirei do Egito, mas eles me abandonaram e serviram outros deuses. Agora estão fazendo a mesma coisa com você.
8:9
Portanto, escute-os, mas que eles estejam cientes do que um rei fará com eles! Diga a eles como um rei governa seu povo.
8:10
Samuel falou ao povo o que o SENHOR disse:
8:11
— O rei fará o seguinte com vocês: tomará seus filhos e os obrigará a servir como soldados para que fiquem encarregados dos carros militares e da cavalaria. Vocês se tornarão seus guardas para abrir caminho para o carro real.
8:12
— O rei os obrigará a se tornarem soldados e oficiais, e nomeará quem será encarregado de 1.000 soldados e quem será encarregado de 50 soldados.
8:13
— O rei também tomará suas filhas para que lhe façam perfumes, comidas e pães.
8:14
— O rei tomará posse dos seus melhores campos, vinhas e olivais. Tomará tudo isso e o dará aos seus oficiais.
8:15
Pegará a décima parte dos seus grãos e uvas e a dará aos seus oficiais e servos.
8:16
— O rei pegará para si os servos e as servas de vocês. Ele se apoderará do seu melhor gado e dos seus burros para que trabalhem para ele.
8:17
Também tomará a décima parte dos seus rebanhos.
8:18
Quando chegar esse tempo, vocês chorarão por causa do rei que escolheram, porém o SENHOR não lhes responderá.
8:19
Mas o povo não ouviu a Samuel e disse:
8:20
para que sejamos como todas as outras nações. Nosso rei nos guiará, irá diante de nós e lutará as nossas batalhas.
8:21
Samuel ouviu o povo e disse tudo isso ao SENHOR.
8:22
Então o SENHOR respondeu:
(TB) - Tradução Brasileira
8:4
Tendo-se congregado todos os anciãos de Israel, vieram ter com Samuel a Ramá
8:5
e disseram-lhe: Eis que tu estás velho, e teus filhos não andam nos teus caminhos. Constitui-nos um rei, como o têm todas as nações, para que ele nos julgue.
8:6
Porém esta palavra pareceu mal aos olhos de Samuel, quando disseram: Dá-nos um rei, para que nos julgue. Então, Samuel orou a Jeová.
8:7
Disse Jeová a Samuel: Ouve a voz do povo em tudo o que eles te dizem, pois não é a ti que eles rejeitaram, mas a mim, para eu não reinar sobre eles.
8:8
Segundo todas as obras que têm feito desde o dia em que os fiz subir do Egito até o dia de hoje, pois me abandonaram a mim e serviram a outros deuses, assim também te fazem a ti.
8:9
Agora, ouve a sua voz; contudo, lhes declararás solenemente e lhes farás ver como se portará o rei que há de reinar sobre eles.
8:10
Referiu Samuel todas as palavras de Jeová ao povo, que lhe havia pedido um rei,
8:11
e disse: Assim se portará o rei que há de reinar sobre vós: tomará vossos filhos e os porá nos seus carros e entre os seus cavaleiros, e eles correrão adiante dos seus carros;
8:12
e os constituirá capitães de mil e capitães de cinquenta, e lavradores dos seus campos, e segadores das suas messes, e fabricantes das suas armas e dos seus carros.
8:13
Tomará vossas filhas para perfumistas, cozinheiras e padeiras.
8:14
Tomará o melhor dos vossos campos, e das vossas vinhas, e dos vossos olivais e dá-los-á aos seus servos.
8:15
Dizimará as vossas sementes e as vossas vinhas, para dar aos seus eunucos e aos seus servos.
8:16
Também tomará os vossos servos, e as vossas servas, e os vossos melhores mancebos, e os vossos jumentos e os empregará no seu trabalho.
8:17
Dizimará também os vossos rebanhos, e vós sereis seus servos.
8:18
Naquele dia, vós lamentareis por causa do vosso rei que vós mesmos escolhestes; e Jeová não vos responderá naquele dia.
8:19
Mas o povo não quis escutar a voz de Samuel; e disseram: Não; mas queremos ter um rei sobre nós,
8:20
para que sejamos também como todas as nações. O nosso rei nos julgará, marchará à nossa frente e pelejará as nossas batalhas.
8:21
Samuel ouviu todas as palavras do povo e as referiu aos ouvidos de Jeová.
8:22
Jeová disse a Samuel: Escuta a sua voz e constitui-lhe um rei. Samuel disse aos homens de Israel: Volte cada um para a sua cidade.
(BJ) - 1981 - Bíblia de Jerusalém
8:4
Então todos os anciãos de Israel se reuniram e foram ao encontro de Samuel em Ramá.
8:5
E disseram-lhe: "Tu envelheceste, e os teus filhos não seguiram o teu exemplo. Por isso, constitui sobre nós um rei, o qual exerça a justiça entre nós, como acontece em todas as nações.
8:6
Mas esta expressão: "Constitui sobre nós um rei, o qual exerça a justiça entre nós", desagradou a Samuel, e então ele invocou a Iahweh.
8:7
Iahweh, porém, disse a Samuel: "Atende a tudo o que te diz o povo, porque não é a ti que eles rejeitam, mas a mim, porque não querem mais que eu reine sobre eles.
8:8
Tudo o que têm feito comigo desde o dia em que os fiz subir do Egito até agora — abandonaram-me e seguiram outros deuses — assim fizeram contigo.
8:9
Portanto, atende ao que eles pleiteiam. Mas, solenemente, lembra-lhes e explica-lhes o direito do rei que reinará sobre eles".
Os inconvenientes da realeza
8:10
Samuel expôs todas as palavras de Iahweh ao povo, que lhe pedia um rei.
8:11
Ele disse: "Este é o direito do rei que reinará sobre vós: Ele convocará os vossos filhos e os encarregará dos seus carros de guerra e dos seus cavalos e os fará correr à frente do seu carro;
8:12
e os nomeará chefes de mil e chefes de cinqüenta, e os fará lavrar a terra dele e ceifar a sua seara, fabricar as suas armas de guerra e as peças de seus carros.
8:13
Ele tomará as vossas filhas para perfumistas, cozinheiras e padeiras.
8:14
Tomará os vossos campos, as vossas vinhas, os vossos melhores olivais, e os dará aos seus oficiais.
8:15
Das vossas culturas e das vossas vinhas ele cobrará o dízimo, que destinará aos seus eunucos e aos seus oficiais.
8:16
Os melhores dentre os vossos servos e as vossas servas, os vossos bois e os vossos jumentos, ele os tomará para o seu serviço.
8:17
Exigirá o dízimo dos vossos rebanhos, e vós mesmos vos tornareis seus escravos.
8:18
Então, naquele dia, reclamareis contra o rei que vós mesmos tiverdes escolhido, mas Iahweh não vos responderá, naquele dia!
8:19
O povo, no entanto, recusou-se a atender a palavra de Samuel, e disse: "Não! Mas teremos um rei
8:20
e seremos, nós também como as outras nações: o nosso rei nos julgará, irá à nossa frente e fará as nossas guerras.
8:21
Samuel ouviu tudo o que o povo disse e o contou ao ouvido de Iahweh.
8:22
Mas Iahweh lhe respondeu: "Satisfaz a vontade deles e entroniza-lhes um rei." Então Samuel disse aos homens de Israel: "Volte cada um à sua cidade.
(HSB) Hebrew Study Bible
8:4
וַיִּֽתְקַבְּצ֔וּ כֹּ֖ל זִקְנֵ֣י יִשְׂרָאֵ֑ל וַיָּבֹ֥אוּ אֶל־ שְׁמוּאֵ֖ל הָרָמָֽתָה׃
8:5
וַיֹּאמְר֣וּ אֵלָ֗יו הִנֵּה֙ אַתָּ֣ה זָקַ֔נְתָּ וּבָנֶ֕יךָ לֹ֥א הָלְכ֖וּ בִּדְרָכֶ֑יךָ עַתָּ֗ה שִֽׂימָה־ לָּ֥נוּ מֶ֛לֶךְ לְשָׁפְטֵ֖נוּ כְּכָל־ הַגּוֹיִֽם׃
8:6
וַיֵּ֤רַע הַדָּבָר֙ בְּעֵינֵ֣י שְׁמוּאֵ֔ל כַּאֲשֶׁ֣ר אָמְר֔וּ תְּנָה־ לָּ֥נוּ מֶ֖לֶךְ לְשָׁפְטֵ֑נוּ וַיִּתְפַּלֵּ֥ל שְׁמוּאֵ֖ל אֶל־ יְהוָֽה׃ פ
8:7
וַיֹּ֤אמֶר יְהוָה֙ אֶל־ שְׁמוּאֵ֔ל שְׁמַע֙ בְּק֣וֹל הָעָ֔ם לְכֹ֥ל אֲשֶׁר־ יֹאמְר֖וּ אֵלֶ֑יךָ כִּ֣י לֹ֤א אֹֽתְךָ֙ מָאָ֔סוּ כִּֽי־ אֹתִ֥י מָאֲס֖וּ מִמְּלֹ֥ךְ עֲלֵיהֶֽם׃
8:8
כְּכָֽל־ הַמַּעֲשִׂ֣ים אֲשֶׁר־ עָשׂ֗וּ מִיּוֹם֩ הַעֲלֹתִ֨י אֹתָ֤ם מִמִּצְרַ֙יִם֙ וְעַד־ הַיּ֣וֹם הַזֶּ֔ה וַיַּ֣עַזְבֻ֔נִי וַיַּעַבְד֖וּ אֱלֹהִ֣ים אֲחֵרִ֑ים כֵּ֛ן הֵ֥מָּה עֹשִׂ֖ים גַּם־ לָֽךְ׃
8:9
וְעַתָּ֖ה שְׁמַ֣ע בְּקוֹלָ֑ם אַ֗ךְ כִּֽי־ הָעֵ֤ד תָּעִיד֙ בָּהֶ֔ם וְהִגַּדְתָּ֣ לָהֶ֔ם מִשְׁפַּ֣ט הַמֶּ֔לֶךְ אֲשֶׁ֥ר יִמְלֹ֖ךְ עֲלֵיהֶֽם׃ ס
8:10
וַיֹּ֣אמֶר שְׁמוּאֵ֔ל אֵ֖ת כָּל־ דִּבְרֵ֣י יְהוָ֑ה אֶל־ הָעָ֕ם הַשֹּׁאֲלִ֥ים מֵאִתּ֖וֹ מֶֽלֶךְ׃ ס
8:11
וַיֹּ֕אמֶר זֶ֗ה יִֽהְיֶה֙ מִשְׁפַּ֣ט הַמֶּ֔לֶךְ אֲשֶׁ֥ר יִמְלֹ֖ךְ עֲלֵיכֶ֑ם אֶת־ בְּנֵיכֶ֣ם יִקָּ֗ח וְשָׂ֥ם לוֹ֙ בְּמֶרְכַּבְתּ֣וֹ וּבְפָרָשָׁ֔יו וְרָצ֖וּ לִפְנֵ֥י מֶרְכַּבְתּֽוֹ׃
8:12
וְלָשׂ֣וּם ל֔וֹ שָׂרֵ֥י אֲלָפִ֖ים וְשָׂרֵ֣י חֲמִשִּׁ֑ים וְלַחֲרֹ֤שׁ חֲרִישׁוֹ֙ וְלִקְצֹ֣ר קְצִיר֔וֹ וְלַעֲשׂ֥וֹת כְּלֵֽי־ מִלְחַמְתּ֖וֹ וּכְלֵ֥י רִכְבּֽוֹ׃
8:13
וְאֶת־ בְּנוֹתֵיכֶ֖ם יִקָּ֑ח לְרַקָּח֥וֹת וּלְטַבָּח֖וֹת וּלְאֹפֽוֹת׃
8:14
וְאֶת־ שְׂ֠דֽוֹתֵיכֶם וְאֶת־ כַּרְמֵיכֶ֧ם וְזֵיתֵיכֶ֛ם הַטּוֹבִ֖ים יִקָּ֑ח וְנָתַ֖ן לַעֲבָדָֽיו׃
8:15
וְזַרְעֵיכֶ֥ם וְכַרְמֵיכֶ֖ם יַעְשֹׂ֑ר וְנָתַ֥ן לְסָרִיסָ֖יו וְלַעֲבָדָֽיו׃
8:16
וְאֶת־ עַבְדֵיכֶם֩ וְֽאֶת־ שִׁפְח֨וֹתֵיכֶ֜ם וְאֶת־ בַּחוּרֵיכֶ֧ם הַטּוֹבִ֛ים וְאֶת־ חֲמוֹרֵיכֶ֖ם יִקָּ֑ח וְעָשָׂ֖ה לִמְלַאכְתּֽוֹ׃
8:17
צֹאנְכֶ֖ם יַעְשֹׂ֑ר וְאַתֶּ֖ם תִּֽהְיוּ־ ל֥וֹ לַעֲבָדִֽים׃
8:18
וּזְעַקְתֶּם֙ בַּיּ֣וֹם הַה֔וּא מִלִּפְנֵ֣י מַלְכְּכֶ֔ם אֲשֶׁ֥ר בְּחַרְתֶּ֖ם לָכֶ֑ם וְלֹֽא־ יַעֲנֶ֧ה יְהוָ֛ה אֶתְכֶ֖ם בַּיּ֥וֹם הַהֽוּא׃
8:19
וַיְמָאֲנ֣וּ הָעָ֔ם לִשְׁמֹ֖עַ בְּק֣וֹל שְׁמוּאֵ֑ל וַיֹּאמְר֣וּ לֹּ֔א כִּ֥י אִם־ מֶ֖לֶךְ יִֽהְיֶ֥ה עָלֵֽינוּ׃
8:20
וְהָיִ֥ינוּ גַם־ אֲנַ֖חְנוּ כְּכָל־ הַגּוֹיִ֑ם וּשְׁפָטָ֤נוּ מַלְכֵּ֙נוּ֙ וְיָצָ֣א לְפָנֵ֔ינוּ וְנִלְחַ֖ם אֶת־ מִלְחֲמֹתֵֽנוּ׃
8:21
וַיִּשְׁמַ֣ע שְׁמוּאֵ֔ל אֵ֖ת כָּל־ דִּבְרֵ֣י הָעָ֑ם וַֽיְדַבְּרֵ֖ם בְּאָזְנֵ֥י יְהוָֽה׃ פ
8:22
וַיֹּ֨אמֶר יְהוָ֤ה אֶל־ שְׁמוּאֵל֙ שְׁמַ֣ע בְּקוֹלָ֔ם וְהִמְלַכְתָּ֥ לָהֶ֖ם מֶ֑לֶךְ וַיֹּ֤אמֶר שְׁמוּאֵל֙ אֶל־ אַנְשֵׁ֣י יִשְׂרָאֵ֔ל לְכ֖וּ אִ֥ישׁ לְעִירֽוֹ׃ פ
(BKJ) - Bíblia King James - Fiel 1611
8:4
Então, todos os anciãos de Israel se reuniram, e vieram a Samuel até Ramá,
8:5
e lhe disseram: Eis que és velho e os teus filhos não andam nos teus caminhos; agora, prepara-nos um rei para nos julgar, como todas as nações.
8:6
Mas aquilo desagradou Samuel, quando eles disseram: Dá-nos um rei para nos julgar. E Samuel orou ao SENHOR.
8:7
E o SENHOR disse a Samuel: Atenta à voz do povo em tudo o que te dizem; pois não rejeitaram a ti, mas rejeitaram a mim, para que eu não reine sobre eles.
8:8
De acordo com todas as obras que eles fizeram desde o dia que os tirei do Egito até este dia, com as quais eles abandonaram e serviram a outros deuses, assim também fazem a ti.
8:9
Agora, portanto, atenta à sua voz; todavia, mesmo assim, protesta solenemente diante deles, e mostra-lhes a conduta do rei que reinará sobre eles.
8:10
E Samuel disse todas as palavras do SENHOR ao povo que lhe pedia um rei.
8:11
E ele disse: Esta será a conduta do rei que reinará sobre vós: Ele tomará os vossos filhos, e os indicará para si mesmo, para as suas carruagens, e para serem os seus cavaleiros; e alguns correrão adiante das suas carruagens.
8:12
E ele indicará para si mesmo capitães sobre milhares, e capitães sobre cinquenta; e os porá para cultivar o seu solo, e ceifar a sua colheita, e para fazer os seus instrumentos de guerra, e instrumentos das suas carruagens.
8:13
E ele tomará as vossas filhas para serem confeiteiras, e para serem cozinheiras, e para serem padeiras.
8:14
E ele tomará os vossos campos, e os vossos vinhedos, e os vossos olivais, até o melhor deles, e os dará aos seus servos.
8:15
E ele tomará o dízimo da vossa semente, e dos vossos vinhedos, e o dará aos seus oficiais, e aos seus servos.
8:16
E ele tomará os vossos servos, e as vossas servas, e os vossos melhores jovens, e os vossos jumentos, e os porá ao seu trabalho.
8:17
Ele tomará o dízimo das vossas ovelhas; e vós sereis seus servos.
8:18
E, naquele dia, clamareis por causa do vosso rei o qual escolhestes para vós; e o SENHOR não vos ouvirá naquele dia.
8:19
Todavia, o povo se recusava a obedecer a voz de Samuel; e dizia: Não, mas teremos um rei sobre nós;
8:20
para que nós também possamos ser como todas as nações; e para que o nosso rei possa nos julgar, e sair adiante de nós, e lutar nas nossas batalhas.
8:21
E Samuel ouviu todas as palavras do povo, e ele as relatou aos ouvidos do SENHOR.
8:22
E o SENHOR disse a Samuel: Atenta para a voz deles, e prepara-lhes um rei. E Samuel disse aos homens de Israel: Ide vós, cada qual, à sua cidade.
(LTT) Bíblia Literal do Texto Tradicional
8:4
Então todos os anciãos de Israel se congregaram, e vieram a Samuel, a Ramá,
8:5
E disseram-lhe: Eis que já estás velho, e teus filhos não andam pelos teus caminhos; constitui-nos, pois, agora, um rei sobre nós, para que ele nos julgue, como o têm todas as nações.
8:6
8:7
E disse o SENHOR a Samuel: "Dai ouvidos à voz do povo em tudo quanto te dizem, pois não têm rejeitado a ti, antes têm rejeitado a Mim, para Eu não reinar sobre eles.
8:8
8:9
8:10
8:11
E disse: "Este será o costume do rei que houver de reinar sobre vós; ele tomará os vossos filhos, e os porá no serviço dos seus carros, e como seus cavaleiros, para que corram adiante dos seus carros.
8:12
8:13
8:14
8:15
8:16
8:17
8:18
8:19
8:20
E nós também seremos como todas as outras nações; e o nosso rei nos julgará, e sairá adiante de nós, e guerreará as nossas guerras.
8:21
Ouvindo, pois, Samuel todas as palavras do povo, as repetiu aos ouvidos do SENHOR.
8:22
Então o SENHOR disse a Samuel: "Dá ouvidos à voz deles, e constitui para eles um rei. " Então Samuel disse aos homens de Israel: Vá cada homem à sua cidade.
(BJ2) - 2002 - Bíblia de Jerusalém
8:4
Então todos os anciãos de Israel se reuniram e foram ao encontro de Samuel em Ramá.
8:5
E disseram-lhe: "Tu envelheceste, e os teus filhos não seguiram o teu exemplo. Por isso, constitui sobre nós um rei, o qual exerça a justiça entre nós, como acontece em todas as nações."[e]
8:6
Mas esta expressão: "Constitui sobre nós um rei, o qual exerça a justiça entre nós", desagradou a Samuel, e então ele invocou a Iahweh.
8:7
Iahweh, porém, disse a Samuel: "Atende a tudo o que te diz o povo, porque não é a ti que eles rejeitam, mas a mim, porque não querem mais que eu reine sobre eles.
8:8
Tudo o que têm feito comigo desde o dia em que os fiz subir do Egito até agora abandonaram-me e seguiram outros deuses assim fizeram contigo.
8:9
Portanto, atende ao que eles pleiteiam. Mas, solenemente, lembra-lhes e explica-lhes o direito do rei que reinará sobre eles".
Os inconvenientes da realeza
8:10
Samuel expôs todas as palavras de Iahweh ao povo, que lhe pedia um rei.
8:11
Ele disse: "Este é o direito do rei que reinará sobre vós:[f] Ele convocará os vossos filhos e os encarregará dos seus carros de guerra e dos seus cavalos e os fará correr à frente do seu carro;
8:12
e os nomeará chefes de mil e chefes de cinqüenta, e os fará lavrar a terra dele e ceifar a sua seara, fabricar as suas armas de guerra e as peças de seus carros.
8:13
Ele tomará as vossas filhas para perfumistas, cozinheiras e padeiras.
8:14
Tomará os vossos campos, as vossas vinhas, os vossos melhores olivais, e os dará aos seus oficiais.
8:15
Das vossas culturas e das vossas vinhas ele cobrará o dízimo, que destinará aos seus eunucos e aos seus oficiais.
8:16
Os melhores dentre os vossos servos e as vossas servas, os vossos bois[g] e os vossos jumentos, ele os tomará para o seu serviço.
8:17
Exigirá o dízimo dos vossos rebanhos, e vós mesmos vos tornareis seus escravos.
8:18
Então, naquele dia, reclamareis contra o rei que vós mesmos tiverdes escolhido, mas Iahweh não vos responderá, naquele dia!"
8:19
O povo, no entanto, recusou-se a atender a palavra de Samuel, e disse: "Não! Mas teremos um rei
8:20
e seremos, nós também como as outras nações: o nosso rei nos julgará, irá à nossa frente e fará as nossas guerras."
8:21
Samuel ouviu tudo o que o povo disse e o contou ao ouvido de Iahweh.
8:22
Mas Iahweh lhe respondeu: "Satisfaz a vontade deles e entroniza-lhes um rei." Então Samuel disse aos homens de Israel: "Volte cada um à sua cidade."[h]
Notas de Rodapé da (BJ2) - 2002 - Bíblia de Jerusalém
8:5
[e]
Israel se esquece de que não é um povo como os outros, profana-se seguindo o exemplo deles e rejeitando seu verdadeiro rei, Iahweh (cf. v. 7 e 12,12).
8:11
[f]
Esse "direito do rei" foi por muito tempo considerado como reflexo dos abusos do poder real sob Salomão e seus sucessores. Mas textos recentemente descobertos indicam que ele representa a prática dos reinos cananeus anteriores a Israel.
8:16
[g]
"os vossos bois", grego; "os vossos adolescentes", hebr.
8:22
[h]
O fim do v., redacional, permite inserir 9,1-10,16, a narrativa da unção de Saul.Pesquisando por I Samuel 8:4-22 nas obras literárias.
Procurar Vídeos Sobre I Samuel 8:4
Referências em Livro Espírita
Não foram encontradas referências para I Samuel 8:4-22 em Livro Espírita.
Referências em Outras Obras
Não foram encontradas referências para I Samuel 8:4-22 em Outras Obras.
Locais
EGITO
Atualmente: EGITOPaís do norte da África, com área de 1.000.250 km2. A região mais importante do Egito é o fértil vale do Nilo, que situa-se entre dois desertos. O país depende do rio Nilo para seu suprimento de água. A agricultura se concentra na planície e delta do Nilo, mas não é suficiente para suprir a demanda interna. Turismo é uma importante fonte de renda para o país, da mesma forma, o pedágio cobrado pela exploração do Canal de Suez. A civilização egípcia é muito antiga, e ocorreu nas proximidades do delta do Nilo. Quando Abraão entrou em contato com os egípcios por volta de 2100-1800 a.C., essa civilização já tinha cerca de 1000 anos. José e sua família estabeleceram-se no Egito provavelmente por volta de 1720 a.C. e o êxodo aconteceu por volta de 1320 a.C. O uso de armas e ferramentas de cobre aumentou a grandeza do Egito e tornou possível a construção de edifícios de pedra lavrada. Nesta época foram reconstruídas as pirâmides, ato que deu aos reis construtores de tumbas, o título de faraó ou casa grande. No fim desse período a difusão da cultura alcançou proporções consideráveis, porém, a medida que se melhoravam as condições de vida. As disputas internas e a invasão dos hicsos, povos que vieram da Síria e de Israel, interromperam a expansão egípcia. As descobertas arqueológicas de fortificações desse período, apresentam etapas de expansão dos hicsos na região. Somente após a expulsão dos hicsos, os egípcios se aventuraram na conquista de territórios da Mesopotâmia, Síria, Israel, Chipre, Creta e ilhas do Mar Egeu. O Egito também sofreu pressão e invasão dos gregos, filisteus, etíopes, assírios, persas, macedônios e romanos.
ISRAEL
Atualmente: ISRAELPaís com área atual de 20.770 km2 . Localiza-se no leste do mar Mediterrâneo e apresenta paisagem muito variada: uma planície costeira limitada por colinas ao sul, e o planalto Galileu ao norte; uma grande depressão que margeia o rio Jordão até o mar Morto, e o Neguev, uma região desértica ao sul, que se estende até o golfo de Ácaba. O desenvolvimento econômico em Israel é o mais avançado do Oriente Médio. As indústrias manufatureiras, particularmente de lapidação de diamantes, produtos eletrônicos e mineração são as atividades mais importantes do setor industrial. O país também possui uma próspera agroindústria que exporta frutas, flores e verduras para a Europa Ocidental. Israel está localizado numa posição estratégica, no encontro da Ásia com a África. A criação do Estado de Israel, gerou uma das mais intrincadas disputas territoriais da atualidade. A criação do Estado de Israel em 1948, representou a realização de um sonho, nascido do desejo de um povo, de retornar à sua pátria depois de mil oitocentos e setenta e oito anos de diáspora. Esta terra que serviu de berço aos patriarcas, juízes, reis, profetas, sábios e justos, recebeu, Jesus o Senhor e Salvador da humanidade. O atual Estado de Israel teve sua origem no sionismo- movimento surgido na Europa, no século XIX, que pregava a criação de um país onde os judeus pudessem viver livres de perseguições. Theodor Herzl organizou o primeiro Congresso sionista em Basiléia, na Suíça, que aprovou a formação de um Estado judeu na Palestina. Colonos judeus da Europa Oriental – onde o anti-semitismo era mais intenso, começaram a se instalar na região, de população majoritariamente árabe. Em 1909, foi fundado na Palestina o primeiro Kibutz, fazenda coletiva onde os colonos judeus aplicavam princípios socialistas. Em 1947, a Organização das Nações Unidas (ONU) votou a favor da divisão da Palestina em dois Estados: um para os judeus e outro para os árabes palestinos. Porém, o plano de partilha não foi bem aceito pelos países árabes e pelos líderes palestinos. O Reino Unido que continuava sofrer a oposição armada dos colonos judeus, decidiu então, encerrar seu mandato na Palestina. Em 14 de maio de 1948, véspera do fim do mandato britânico, os líderes judeus proclamaram o Estado de Israel, com David Bem-Gurion como primeiro-ministro. Os países árabes (Egito, Iraque, Síria e Jordânia) enviaram tropas para impedir a criação de Israel, numa guerra que terminou somente em janeiro de 1949, com a vitória de Israel, que ficou com o controle de 75% do território da Palestina, cerca de um terço a mais do que a área destinada ao Estado judeu no plano de partilha da ONU.
RAMÁ
Atualmente: ISRAELCidade situada a 8 quilômetros ao norte de Jerusalém; local onde Raquel, mãe de José, e, portanto das tribos de Efraim e de Manassés. Mateus
Comentários
Beacon
Comentário Bíblico de Beacon - Interpretação abrangente da Bíblia por 40 teólogos evangélicos conservadoresChamplin
Antigo e Novo Testamento interpretado versículo por versículo por Russell Norman Champlin é cristão de cunho protestanteGenebra
Comentários da Bíblia de Estudos de Genebra pela Sociedade Bíblica do Brasil para versão Almeida Revista e Atualizada (ARA)Matthew Henry
Comentário Bíblico de Matthew Henry, um pastor presbiteriano e comentarista bíblico inglês.Wesley
Comentário bíblico John Wesley - Metodista - Clérigo AnglicanoWiersbe
Comentário bíblico expositivo por Warren Wendel Wiersbe, pastor CalvinistaRussell Shedd
Comentários da Bíblia por Russell Shedd, teólogo evangélico e missionário da Missão Batista Conservadora.NVI F. F. Bruce
Comentário Bíblico da versão NVI por Frederick Fyvie Bruce, um dos fundadores da moderna compreensão evangélica da BíbliaDúvidas
Manual Popular de Dúvidas, Enigmas e Contradições da Bíblia, por Norman Geisler e Thomas HoweFrancis Davidson
O Novo Comentário da Bíblia, por Francis Davidson
Apêndices
Gênesis e as viagens dos patriarcas
Mapas Históricos
A AMEAÇA FILISTÉIA
séculos XII a XI a.C.GUERRAS: ESTRATEGIAS, ARMAS E FORTALEZAS
PALESTINA - TERMINOLOGIA HISTÓRICA
Esta é uma área reservada para apresentar os materiais enviados pelos colaboradores.
Colaboradores
Contribua conosco. Envie seus estudos sobre I Samuel 8:4-22.
Podem ser texto, planilha, áudio, apresentação ou vídeo.
Enviar meu Material
Referências Bíblicas de I Samuel 8:4-22
Como a bíblia foi escrita por diversos autores e em períodos e regiões diferentes, a ocorrência de conteúdo cruzado é um ponto útil para o estudo já que explica o texto com referências da própria bíblia.
Ver referências