Versões:
(ARA) - 1993 - Almeida Revisada e Atualizada
Herodes persegue a Tiago e a Pedro
12:1
Por aquele tempo, mandou o rei Herodes prender alguns da igreja para os maltratar,
12:2
fazendo passar a fio de espada a Tiago, irmão de João.
12:3
Vendo ser isto agradável aos judeus, prosseguiu, prendendo também a Pedro. E eram os dias dos pães asmos.
12:4
Tendo-o feito prender, lançou-o no cárcere, entregando-o a quatro escoltas de quatro soldados cada uma, para o guardarem, tencionando apresentá-lo ao povo depois da Páscoa.
12:5
Pedro, pois, estava guardado no cárcere; mas havia oração incessante a Deus por parte da igreja a favor dele.
12:6
Quando Herodes estava para apresentá-lo, naquela mesma noite, Pedro dormia entre dois soldados, acorrentado com duas cadeias, e sentinelas à porta guardavam o cárcere.
12:7
Eis, porém, que sobreveio um anjo do Senhor, e uma luz iluminou a prisão; e, tocando ele o lado de Pedro, o despertou, dizendo: Levanta-te depressa! Então, as cadeias caíram-lhe das mãos.
12:8
Disse-lhe o anjo: Cinge-te e calça as sandálias. E ele assim o fez. Disse-lhe mais: Põe a capa e segue-me.
Pedro é livre da prisão
12:9
Então, saindo, o seguia, não sabendo que era real o que se fazia por meio do anjo; parecia-lhe, antes, uma visão.
12:10
Depois de terem passado a primeira e a segunda sentinela, chegaram ao portão de ferro que dava para a cidade, o qual se lhes abriu automaticamente; e, saindo, enveredaram por uma rua, e logo adiante o anjo se apartou dele.
12:11
Então, Pedro, caindo em si, disse: Agora, sei, verdadeiramente, que o Senhor enviou o seu anjo e me livrou da mão de Herodes e de toda a expectativa do povo judaico.
12:12
Considerando ele a sua situação, resolveu ir à casa de Maria, mãe de João, cognominado Marcos, onde muitas pessoas estavam congregadas e oravam.
12:13
Quando ele bateu ao postigo do portão, veio uma criada, chamada Rode, ver quem era;
12:14
reconhecendo a voz de Pedro, tão alegre ficou, que nem o fez entrar, mas voltou correndo para anunciar que Pedro estava junto do portão.
12:15
Eles lhe disseram: Estás louca. Ela, porém, persistia em afirmar que assim era. Então, disseram: É o seu anjo.
12:16
Entretanto, Pedro continuava batendo; então, eles abriram, viram-no e ficaram atônitos.
12:17
Ele, porém, fazendo-lhes sinal com a mão para que se calassem, contou-lhes como o Senhor o tirara da prisão e acrescentou: Anunciai isto a Tiago e aos irmãos. E, saindo, retirou-se para outro lugar.
(ARC) - 1969 - Almeida Revisada e Corrigida
Herodes manda matar Tiago. Pedro é livre da prisão. A morte de Herodes
12:1
E POR aquele mesmo tempo o rei Herodes estendeu as mãos sobre alguns da igreja, para os maltratar;
12:2
E matou à espada Tiago, irmão de João.
12:3
E, vendo que isso agradara aos judeus, continuou, mandando prender também a Pedro. E eram os dias dos asmos.
12:4
E, havendo-o prendido, o encerrou na prisão, entregando-o a quatro quaternos de soldados, para que o guardassem, querendo apresentá-lo ao povo depois da páscoa.
12:5
Pedro, pois, era guardado na prisão: mas a igreja fazia contínua oração por ele a Deus.
12:6
E quando Herodes estava para o fazer nessa mesma noite comparecer, estava Pedro dormindo, entre dois soldados, ligado com duas cadeias, e os guardas diante da porta guardavam a prisão.
12:7
E eis que sobreveio o anjo do Senhor, e resplandeceu uma luz na prisão; e, tocando a Pedro na ilharga, o despertou, dizendo: Levanta-te depressa. E caíram-lhe das mãos as cadeias.
12:8
E disse-lhe o anjo: Cinge-te, e ata as tuas alparcas. E ele o fez assim. Disse-lhe mais: Lança às costas a tua capa, e segue-me.
12:9
E, saindo, o seguia. E não sabia que era real o que estava sendo feito pelo anjo, mas cuidava que via alguma visão.
12:10
E, quando passaram a primeira e segunda guarda, chegaram à porta de ferro, que dá para a cidade, a qual se lhes abriu por si mesma; e, tendo saído, percorreram uma rua, e logo o anjo se apartou dele.
12:11
E Pedro, tornando a si, disse: Agora sei verdadeiramente que o Senhor enviou o seu anjo e me livrou da mão de Herodes, e de tudo o que o povo dos judeus esperava.
12:12
E, considerando ele nisto, foi à casa de Maria, mãe de João, que tinha por sobrenome Marcos, onde muitos estavam reunidos e oravam.
12:13
E, batendo Pedro à porta do pátio, uma menina chamada Rode saiu a escutar:
12:14
E, conhecendo a voz de Pedro, de gozo não abriu a porta, mas, correndo para dentro, anunciou que Pedro estava à porta.
12:15
E disseram-lhe: Estás fora de ti. Mas ela afirmava que assim era. E diziam. É o seu anjo.
12:16
Mas Pedro perseverava em bater, e, quando abriram, viram-no, e se espantaram.
12:17
E, acenando-lhes ele com a mão para que se calassem, contou-lhes como o Senhor o tirara da prisão, e disse: Anunciai isto a Tiago e aos irmãos. E, saindo partiu para outro lugar.
(ARC) - 2009 - Almeida Revisada e Corrigida
Herodes manda matar Tiago. Pedro é livre da prisão. A morte de Herodes
12:1
Por aquele mesmo tempo, o rei Herodes estendeu as mãos sobre alguns da igreja para os maltratar;
12:2
e matou à espada Tiago, irmão de João.
12:3
E, vendo que isso agradara aos judeus, continuou, mandando prender também a Pedro. E eram os dias dos asmos.
12:4
E, havendo-o prendido, o encerrou na prisão, entregando-o a quatro quaternos de soldados, para que o guardassem, querendo apresentá-lo ao povo depois da Páscoa.
12:5
Pedro, pois, era guardado na prisão; mas a igreja fazia contínua oração por ele a Deus.
12:6
E, quando Herodes estava para o fazer comparecer, nessa mesma noite, estava Pedro dormindo entre dois soldados, ligado com duas cadeias, e os guardas diante da porta guardavam a prisão.
12:7
E eis que sobreveio o anjo do Senhor, e resplandeceu uma luz na prisão; e, tocando a Pedro no lado, o despertou, dizendo: Levanta-te depressa! E caíram-lhe das mãos as cadeias.
12:8
E disse-lhe o anjo: Cinge-te e ata as tuas sandálias. E ele o fez assim. Disse-lhe mais: Lança às costas a tua capa e segue-me.
12:9
E, saindo, o seguia. E não sabia que era real o que estava sendo feito pelo anjo, mas cuidava que via alguma visão.
12:10
E, quando passaram a primeira e a segunda guarda, chegaram à porta de ferro que dá para a cidade, a qual se lhes abriu por si mesma; e, tendo saído, percorreram uma rua, e logo o anjo se apartou dele.
12:11
E Pedro, tornando a si, disse: Agora, sei, verdadeiramente, que o Senhor enviou o seu anjo e me livrou da mão de Herodes e de tudo o que o povo dos judeus esperava.
12:12
E, considerando ele nisso, foi à casa de Maria, mãe de João, que tinha por sobrenome Marcos, onde muitos estavam reunidos e oravam.
12:13
E, batendo Pedro à porta do pátio, uma menina chamada Rode saiu a escutar.
12:14
E, conhecendo a voz de Pedro, de alegria não abriu a porta, mas, correndo para dentro, anunciou que Pedro estava à porta.
12:15
E disseram-lhe: Estás fora de ti. Mas ela afirmava que assim era. E diziam: É o seu anjo.
12:16
Mas Pedro perseverava em bater, e, quando abriram, viram-no e se espantaram.
12:17
E, acenando-lhes ele com a mão para que se calassem, contou-lhes como o Senhor o tirara da prisão e disse: Anunciai isto a Tiago e aos irmãos. E, saindo, partiu para outro lugar.
(NAA) - 2017 - Nova Almeida Atualizada
Herodes persegue Tiago e Pedro
12:1
Por aquele tempo, o rei Herodes mandou prender alguns da igreja para os maltratar.
12:2
Mandou matar à espada Tiago, irmão de João.
12:3
Vendo que isto agradava aos judeus, prosseguiu, mandando prender também Pedro. E eram os dias dos pães sem fermento.
12:4
Depois de prendê-lo, lançou-o na prisão, entregando-o a quatro escoltas de quatro soldados cada uma, para o guardarem. A intenção de Herodes era apresentá-lo ao povo depois da Páscoa.
12:5
E assim Pedro estava guardado na prisão; mas havia oração incessante a Deus por parte da igreja a favor dele.
Pedro é libertado
12:6
Na noite anterior ao dia em que Herodes ia apresentá-lo ao povo, Pedro dormia entre dois soldados, preso com duas correntes. Sentinelas, junto à porta, guardavam a prisão.
12:7
Eis, porém, que sobreveio um anjo do Senhor, e uma luz iluminou a prisão. O anjo tocou no lado de Pedro e o despertou, dizendo: - Levante-se depressa! Então as correntes caíram das mãos dele.
12:8
E o anjo continuou: - Coloque o cinto e calce as sandálias. E ele assim o fez. O anjo lhe disse mais: - Ponha a capa e siga-me.
12:9
Então, saindo, Pedro o seguia, não sabendo que era real o que estava sendo feito pelo anjo; ele pensava que era uma visão.
12:10
Depois de terem passado a primeira e a segunda sentinela, chegaram ao portão de ferro que dava para a cidade, o qual se abriu automaticamente; e, saindo, enveredaram por uma rua, e logo adiante o anjo se afastou dele.
12:11
Então Pedro, caindo em si, disse: - Agora sei que, de fato, o Senhor enviou o seu anjo e me livrou da mão de Herodes e de toda a expectativa do povo judeu.
12:12
Ao se dar conta disso, Pedro resolveu ir à casa de Maria, mãe de João, também chamado Marcos, onde muitas pessoas estavam congregadas e oravam.
12:13
Quando ele bateu à porta da frente, uma empregada, chamada Rode, foi ver quem era.
12:14
Reconhecendo a voz de Pedro, ficou tão alegre que nem o fez entrar, mas voltou correndo para anunciar que Pedro estava à porta.
12:15
Então os outros disseram: - Você ficou louca! Ela, porém, persistia em afirmar que era verdade. Então disseram: - É o anjo dele.
12:16
Enquanto isso, Pedro continuava batendo. Quando abriram a porta, viram-no e ficaram admirados.
12:17
Ele, porém, fazendo-lhes sinal com a mão para que se calassem, contou-lhes como o Senhor o tinha tirado da prisão. E acrescentou: - Anunciem isto a Tiago e aos irmãos. E, saindo, foi para outro lugar.
(NTLH) - 2000 - Nova Tradução na Linguagem de Hoje
Mais perseguições
12:1
Por essa época o rei Herodes começou a perseguir algumas pessoas da igreja.
12:2
Ele mandou matar à espada Tiago, o irmão de João.
12:3
Quando viu que isso agradou os judeus, mandou também prender Pedro. Isso aconteceu durante a Festa dos Pães sem Fermento.
12:4
Depois que prendeu Pedro, Herodes o colocou na cadeia e pôs quatro grupos de soldados, com quatro em cada grupo, para guardá-lo. É que Herodes queria apresentá-lo ao povo depois do dia da Páscoa.
12:5
E assim Pedro estava preso e era vigiado pelos guardas; mas a igreja continuava a orar com fervor por ele.
Pedro é libertado
12:6
Na noite antes do dia em que Herodes ia apresentá-lo ao povo, Pedro estava dormindo, preso com duas correntes, entre dois soldados; e havia guardas de vigia no portão da cadeia.
12:7
De repente, apareceu um anjo do Senhor, e uma luz brilhou dentro da cela. O anjo tocou no ombro de Pedro, acordou-o e disse:
- Levante-se depressa!
Então as correntes caíram das mãos dele.
12:8
- Aperte o cinto e amarre as sandálias! - disse o anjo.
E Pedro fez o que o anjo mandou.
- Ponha a capa e venha comigo! - ordenou o anjo.
12:9
Pedro saiu da cadeia e foi seguindo o anjo. Porém não sabia se, de fato, o anjo o estava libertando. Ele pensava que aquilo era uma visão.
12:10
Eles passaram pelo primeiro e pelo segundo posto da guarda e chegaram ao portão de ferro que dava para a rua. O portão se abriu sozinho, e eles saíram. Andaram por uma rua, e, de repente, o anjo foi embora.
12:11
Então Pedro compreendeu o que estava acontecendo e disse:
- Agora sei que, de fato, o Senhor mandou o seu anjo e me livrou do poder de Herodes e de tudo o que os judeus tinham a intenção de me fazer.
12:12
Quando Pedro entendeu o que havia acontecido, foi para a casa de Maria, a mãe de João Marcos. Muitas pessoas estavam reunidas ali, orando.
12:13
Ele bateu na porta da frente, e a empregada, que se chamava Rode, foi ver quem era.
12:14
Quando reconheceu a voz de Pedro, ficou tão contente, que, em vez de abrir a porta, voltou correndo para contar que Pedro estava lá fora.
12:15
Então eles disseram:
- Você está maluca!
Porém ela insistiu que era verdade. Aí eles disseram:
- É o anjo dele!
12:16
Enquanto isso, Pedro continuava batendo. Finalmente eles abriram a porta e, quando viram que era Pedro mesmo, ficaram muito assustados.
12:17
Ele fez um sinal com a mão para que ficassem quietos e contou como o Senhor o tinha tirado da prisão.
- Contem isso a Tiago e aos outros irmãos! - disse ele.
Em seguida saiu dali e foi para outro lugar.
(NVI) - Nova Versão Internacional
Pedro é Milagrosamente Libertado da Prisão
12:1
Nessa ocasião, o rei Herodes prendeu alguns que pertenciam à igreja, com a intenção de maltratá-los,
12:2
e mandou matar à espada Tiago, irmão de João.
12:3
Vendo que isso agradava aos judeus, prosseguiu, prendendo também Pedro, durante a festa dos pães sem fermento.
12:4
Tendo-o prendido, lançou-o no cárcere, entregando-o para ser guardado por quatro escoltas de quatro soldados cada uma. Herodes pretendia submetê-lo a julgamento público depois da Páscoa.
12:5
Pedro, então, ficou detido na prisão, mas a igreja orava intensamente a Deus por ele.
12:6
Na noite anterior ao dia em que Herodes iria submetê-lo a julgamento, Pedro estava dormindo entre dois soldados, preso com duas algemas, e sentinelas montavam guarda à entrada do cárcere.
12:7
Repentinamente apareceu um anjo do Senhor, e uma luz brilhou na cela. Ele tocou no lado de Pedro e o acordou. "Depressa, levante-se! ", disse ele. Então as algemas caíram dos punhos de Pedro.
12:8
O anjo lhe disse: "Vista-se e calce as sandálias". E Pedro assim fez. Disse-lhe ainda o anjo: "Ponha a capa e siga-me".
12:9
E, saindo, Pedro o seguiu, não sabendo que era real o que se fazia por meio do anjo; tudo lhe parecia uma visão.
12:10
Passaram a primeira e a segunda guarda, e chegaram ao portão de ferro que dava para a cidade. Este se abriu por si mesmo para eles, e passaram. Tendo saído, caminharam ao longo de uma rua, e de repente, o anjo o deixou.
12:11
Então Pedro caiu em si e disse: "Agora sei, sem nenhuma dúvida, que o Senhor enviou o seu anjo e me libertou das mãos de Herodes e de tudo o que o povo judeu esperava".
12:12
Percebendo isso, ele se dirigiu à casa de Maria, mãe de João, também chamado Marcos, onde muita gente se havia reunido e estava orando.
12:13
Pedro bateu à porta do alpendre, e uma serva chamada Rode veio atender.
12:14
Ao reconhecer a voz de Pedro, tomada de alegria, ela correu de volta, sem abrir a porta, e exclamou: "Pedro está à porta! "
12:15
Eles porém lhe disseram: "Você está fora de si! " Insistindo ela em afirmar que era Pedro, disseram-lhe: "Deve ser o anjo dele".
12:16
Mas Pedro continuou batendo e, quando abriram a porta e o viram, ficaram perplexos.
12:17
Mas ele, fazendo-lhes sinal para que se calassem, descreveu como o Senhor o havia tirado da prisão e disse: "Contem isso a Tiago e aos irmãos". Então saiu e foi para outro lugar.
(NVT) - Nova Versão Transformadora
O martírio de Tiago e a prisão de Pedro
12:1
Por essa época, o rei Herodes Agripa começou a perseguir violentamente algumas pessoas da igreja.
12:2
Mandou matar à espada Tiago, irmão de João.
12:3
Quando Herodes viu quanto isso agradava os judeus, também prendeu Pedro durante a celebração da Festa dos Pães sem Fermento.
12:4
Depois, lançou-o na cadeia, sob a guarda de quatro escoltas, cada uma com quatro soldados. A intenção de Herodes era apresentar Pedro aos judeus para julgamento público depois da Páscoa.
12:5
Enquanto Pedro estava no cárcere, a igreja orava fervorosamente a Deus por ele.
A milagrosa fuga de Pedro
12:6
Na noite antes de Pedro ser levado a julgamento, ele dormia, preso com duas correntes entre dois soldados, e outros montavam guarda na porta da prisão.
12:7
De repente, uma luz intensa brilhou na cela, e um anjo do Senhor apareceu. Tocou no lado de Pedro para acordá-lo e disse: ´Depressa! Levante-se!`, e as correntes caíram dos pulsos de Pedro.
12:8
Então o anjo lhe disse: ´Vista-se e calce as sandálias`, e Pedro obedeceu. ´Agora vista a capa e siga-me`, ordenou o anjo.
12:9
Pedro deixou a cela, seguindo o anjo. O tempo todo, porém, pensava que era uma visão, sem entender que era real o que ocorria.
12:10
Passaram o primeiro e o segundo postos de guarda e, quando chegaram ao portão de ferro que dava para a cidade, o portão se abriu sozinho para eles. Os dois passaram e foram caminhando ao longo da rua até que, subitamente, o anjo o deixou.
12:11
Por fim, Pedro caiu em si. ´É verdade mesmo!`, disse ele. ´O Senhor enviou seu anjo para me salvar daquilo que Herodes e os judeus planejavam me fazer!`
12:12
Quando Pedro se deu conta disso, foi à casa de Maria, mãe de João Marcos, onde muitos estavam reunidos para orar.
12:13
Ele bateu à porta da frente, e uma serva chamada Rode foi atender.
12:14
Ao reconhecer a voz de Pedro, ficou tão contente que, em vez de abrir a porta, correu de volta para dentro dizendo a todos: ´Pedro está à porta!`.
12:15
Eles, porém, disseram: ´Você está fora de si!`. Diante da insistência dela, concluíram: ´Deve ser o anjo dele`.
12:16
Enquanto isso, Pedro continuava a bater. Quando, por fim, abriram a porta e o viram, ficaram admirados.
12:17
Ele fez um sinal para se acalmarem e lhes contou como o Senhor o havia tirado da prisão. ´Contem a Tiago e aos outros irmãos o que aconteceu`, disse ele. Então foi para outro lugar.
(PorAT) - 1848 - Almeida Antiga
12:1
E POR aquelle mesmo tempo póz el-Rei Herodes as mãos em alguns da Igreja, para os maltratar.
12:2
E matou a Jacobo, o irmão de João, á espada.
12:3
E vendo que isto agradára aos Judeos, passou adiante, para tambem prender a Pedro, (e erão os dias dos pães asmos.)
12:4
Do qual tambem pegando, lançouo na prisão, entregando-o a quatro quaternos de soldados, que o guardassem; querendo tirá-lo ao povo depois da Pascoa.
12:5
Assim que Pedro era guardado na prisão; porém a Igreja fazia continua oração por elle a Deos.
12:6
E quando Herodes o havia de tirar, aquella mesma noite estava Pedro dormindo entre dous soldados, liado com duas cadeias; e as guardas diante da porta guardavão a prisão.
12:7
E eis que sobreveio o Anjo do Senhor, e huma luz resplandeceo na prisão; e dando a Pedro na ilharga, despertou-o, dizendo: Levanta-te apresuradamente: e as cadeias lhe cahirão das mãos.
12:8
E disse-lhe o Anjo: cinge-te, e ata tuas alparcas; e fê-lo assim. E disse-lhe: lança ás costas tua capa, e segue-me.
12:9
E sahindo, o seguia; e não sabia que fosse verdade o que se fazia pelo Anjo, mas cuidava que via alguma visão.
12:10
E como passárão a primeira e segunda guarda, viérão á porta de ferro, que vai para a cidade, a qual se lhes abrio por si mesma; e sahidos passarão huma rua, e logo o Anjo se apartou delle.
12:11
E tornando Pedro em si, disse: agora verdadeiramente sei, que o Senhor enviou seu Anjo, e me livrou da mão de Herodes, e de tudo o que o povo dos Judeos esperava.
12:12
E considerando elle isto, foi a casa de Maria, a mãi de João, que tinha por sobrenome Marcos, onde muitos estavão juntos, e orando.
12:13
E batendo Pedro á porta do páteo, sahio huma menina por nome Rode, a escutar.
12:14
E conhecendo a voz de Pedro, de gozo não abrio a porta do páteo, senão correndo para dentro, annunciou que Pedro estava fora á porta do páteo.
12:15
E dissérão-lhe: estás fóra de ti. Mas ella affirmava que assim era. E dizião: seu Anjo he.
12:16
Porém Pedro perseverava em bater; e como abrirão, virão-o, e espantárão-se.
12:17
E acenando-lhes elle com a mão, que calassem, contou-lhes como o Senhor o tirára da prisão; e disse:denunciai isto a Jacobo e aos irmãos. E sahindo, partio para outro logar.
(PorAR) - Almeida Recebida
12:1
Por aquele mesmo tempo o rei Herodes estendeu as mãos sobre alguns da igreja, para os maltratar;
12:2
e matou à espada Tiago, irmão de João.
12:3
Vendo que isso agradava aos judeus, continuou, mandando prender também a Pedro. (Eram então os dias dos pães ázimos.)
12:4
E, havendo-o prendido, lançou-o na prisão, entregando-o a quatro grupos de quatro soldados cada um para o guardarem, tencionando apresentá-lo ao povo depois da páscoa.
12:5
Pedro, pois, estava guardado na prisão; mas a igreja orava com insistência a Deus por ele.
12:6
Ora quando Herodes estava para apresentá-lo, nessa mesma noite estava Pedro dormindo entre dois soldados, acorrentado com duas cadeias e as sentinelas diante da porta guardavam a prisão.
12:7
E eis que sobreveio um anjo do Senhor, e uma luz resplandeceu na prisão; e ele, tocando no lado de Pedro, o despertou, dizendo: Levanta-te depressa! E as correntes caíram-lhe das mãos.
12:8
Disse-lhe ainda o anjo: Cinge-te e calça as tuas sandálias. E ele o fez. Disse-lhe mais; Cobre-te com a tua capa e segue-me.
12:9
Pedro, saindo, o seguia, mesmo sem compreender que era real o que se fazia por intermédio de um anjo, julgando que era uma visão.
12:10
Depois de terem passado a primeira e a segunda sentinela, chegaram à porta de ferro, que dá para a cidade, a qual se lhes abriu por si mesma; e tendo saído, passaram uma rua, e logo o anjo se apartou dele.
12:11
Pedro então, tornando a si, disse: Agora sei verdadeiramente que o Senhor enviou o seu anjo, e me livrou da mão de Herodes e de toda a expectativa do povo dos judeus.
12:12
Depois de assim refletir foi à casa de Maria, mãe de João, que tem por sobrenome Marcos, onde muitas pessoas estavam reunidas e oravam.
12:13
Quando ele bateu ao portão do pátio, uma criada chamada Rode saiu a escutar;
12:14
e, reconhecendo a voz de Pedro, de gozo não abriu o portão, mas, correndo para dentro, anunciou que Pedro estava lá fora.
12:15
Eles lhe disseram: Estás louca. Ela, porém, assegurava que assim era. Eles então diziam: É o seu anjo.
12:16
Mas Pedro continuava a bater, e, quando abriram, viram-no e pasmaram.
12:17
Mas ele, acenando-lhes com a mão para que se calassem, contou-lhes como o Senhor o tirara da prisão, e disse: Anunciai isto a Tiago e aos irmãos. E, saindo, partiu para outro lugar.
(KJA) - King James Atualizada
12:1
Naquela mesma ocasião, o rei Herodes mandou prender alguns que pertenciam à igreja, com o objetivo de maltratá-los,
12:2
e matou a Tiago, irmão de João, por execução ao fio da espada.
12:3
Observando que essa atitude agradava aos judeus, prosseguiu, ordenando também a prisão de Pedro, durante a festa dos pães sem fermento.
12:4
Tendo-o prendido, mandou que fosse jogado ao cárcere e determinou que fosse vigiado por quatro escoltas com quatro soldados cada uma. Herodes tinha a intenção de apresentá-lo em julgamento público logo após a Páscoa.
12:5
Assim, Pedro estava detido no cárcere, mas a igreja orava fervorosamente a Deus a favor dele.
12:6
E aconteceu que, na noite anterior ao dia em que Herodes pretendia submetê-lo a julgamento, Pedro estava dormindo entre dois soldados, com algemas presas a duas correntes, e as sentinelas guardavam o cárcere diante da porta.
12:7
Subitamente, surgiu um anjo do Senhor e Sua luz resplandeceu na prisão. Então, o anjo tocou o lado de Pedro e o fez acordar, ordenando: ´Levanta-te, depressa!` E, em seguida, as algemas caíram dos punhos de Pedro.
12:8
E o anjo continuou a orientá-lo: ´Veste a tua roupa e calça as sandálias`. E Pedro assim o fez. Disse-lhe ainda o anjo: ´Põe a tua capa e segue-me!`
12:9
Ao sair, Pedro o seguiu, mesmo sem saber se o que estava acontecendo por meio do anjo era, de fato, real, pois lhe parecia fruto de uma visão.
12:10
Todavia, passaram a primeira e a segunda sentinela e chegaram ao portão de ferro que dava acesso à cidade. Este se abriu por si mesmo para eles, e passaram. Tendo saído, caminharam ao longo de uma rua e, de repente, o anjo se afastou dele.
12:11
Foi quando Pedro caiu em si e disse: ´Agora entendo, sem qualquer sombra de dúvida, que o Senhor enviou seu anjo e me libertou das mãos de Herodes e de tudo o que o povo judeu tramava contra mim`.
12:12
Depois de assim refletir, colocou-se a caminho da casa de Maria, mãe de João, também chamado Marcos, onde muitas pessoas estavam reunidas em oração.
12:13
Eis que Pedro chega e bate à porta do alpendre, e uma serva chamada Rode veio atender.
12:14
Assim que reconheceu a voz de Pedro, tomada de grande alegria, ela correu de volta, sem abrir a porta, e exclamou: ´É Pedro! Ele está lá fora, à porta!`
12:15
Todavia, eles lhe replicaram: ´Estás fora de si!` Mas, diante da forte insistência da mulher em afirmar que era Pedro, ponderaram-lhe: ´Ora, é possível que tenhais visto o anjo dele`.
12:16
Entretanto, Pedro continuou batendo e, quando, enfim, abriram a porta e o viram, ficaram atônitos.
12:17
Ele, por sua vez, fazendo-lhes sinais com a mão para que se calassem, explicou-lhes como o Senhor o havia libertado do cárcere, e pediu-lhes: ´Anunciai isso a Tiago e aos demais irmãos`. E, saindo, retirou-se para outro lugar.
Basic English Bible
12:1
Now, about that time, Herod the king made cruel attacks on the Christians.
12:2
And he put James, the brother of John, to death with the sword.
12:3
And when he saw that this was pleasing to the Jews he went on to take Peter in addition. This was at the time of the feast of unleavened bread.
12:4
And having taken him, he put him in prison, with four bands of armed men to keep watch over him; his purpose being to take him out to the people after the Passover.
12:5
So Peter was kept in prison: but the church made strong prayer to God for him.
12:6
And when Herod was about to take him out, the same night Peter was sleeping in chains between two armed men, and the watchmen were keeping watch before the door of the prison.
12:7
And a great light was seen shining in the room, and an angel of the Lord came to Peter and, touching him on his side so that he came out of his sleep, said, Get up quickly. And his chains came off his hands.
12:8
Then the angel said, Put on your shoes and get ready to go. And he did so. And he said, Put your coat round you and come with me.
12:9
And he went out after him; and he was not certain if what was done by the angel was a fact, for it seemed to him that he was seeing a vision.
12:10
And when they had gone past the first and second watchmen they came to the iron door into the town, which came open by itself: and they went out and down one street; and then the angel went away.
12:11
And when Peter came to his senses he said, Now, truly, I am certain that the Lord has sent his angel and taken me out of the hands of Herod, against all the hopes of the Jews.
12:12
And when he became clear about this, he went to the house of Mary, the mother of John named Mark, where a number of them had come together for prayer.
12:13
And he gave a blow on the door, and a young girl came to it, named Rhoda.
12:14
And hearing the voice of Peter, in her joy she went running, without opening the door, to say that Peter was outside.
12:15
And they said to her, You are off your head. But still she said, with decision, that it was so. And they said, It is his angel.
12:16
But Peter went on giving blows on the door: and when it was open and they saw him, they were full of wonder.
12:17
But he made a sign to them with his hand to be quiet, and gave them an account of how the Lord had taken him out of prison. And he said, Give the news to James and the brothers. And then he went away.
New International Version
12:1
It was about this time that King Herod arrested some who belonged to the church, intending to persecute them.
12:2
He had James, the brother of John, put to death with the sword.
12:3
When he saw that this met with approval among the Jews, he proceeded to seize Peter also. This happened during the Festival of Unleavened Bread.
12:4
After arresting him, he put him in prison, handing him over to be guarded by four squads of four soldiers each. Herod intended to bring him out for public trial after the Passover.
12:5
So Peter was kept in prison, but the church was earnestly praying to God for him.
12:6
The night before Herod was to bring him to trial, Peter was sleeping between two soldiers, bound with two chains, and sentries stood guard at the entrance.
12:7
Suddenly an angel of the Lord appeared and a light shone in the cell. He struck Peter on the side and woke him up. "Quick, get up!" he said, and the chains fell off Peter's wrists.
12:8
Then the angel said to him, "Put on your clothes and sandals." And Peter did so. "Wrap your cloak around you and follow me," the angel told him.
12:9
Peter followed him out of the prison, but he had no idea that what the angel was doing was really happening; he thought he was seeing a vision.
12:10
They passed the first and second guards and came to the iron gate leading to the city. It opened for them by itself, and they went through it. When they had walked the length of one street, suddenly the angel left him.
12:11
Then Peter came to himself and said, "Now I know without a doubt that the Lord has sent his angel and rescued me from Herod's clutches and from everything the Jewish people were hoping would happen."
12:12
When this had dawned on him, he went to the house of Mary the mother of John, also called Mark, where many people had gathered and were praying.
12:13
Peter knocked at the outer entrance, and a servant named Rhoda came to answer the door.
12:14
When she recognized Peter's voice, she was so overjoyed she ran back without opening it and exclaimed, "Peter is at the door!"
12:15
"You're out of your mind," they told her. When she kept insisting that it was so, they said, "It must be his angel."
12:16
But Peter kept on knocking, and when they opened the door and saw him, they were astonished.
12:17
Peter motioned with his hand for them to be quiet and described how the Lord had brought him out of prison. "Tell James and the other brothers and sisters about this," he said, and then he left for another place.
American Standard Version
12:1
Now about that time Herod the king put forth his hands to afflict certain of the church.
12:2
And he killed James the brother of John with the sword.
12:3
And when he saw that it pleased the Jews, he proceeded to seize Peter also. And [those] were the days of unleavened bread.
12:4
And when he had taken him, he put him in prison, and delivered him to four quaternions of soldiers to guard him; intending after the Passover to bring him forth to the people.
12:5
Peter therefore was kept in the prison: but prayer was made earnestly of the church unto God for him.
12:6
And when Herod was about to bring him forth, the same night Peter was sleeping between two soldiers, bound with two chains: and guards before the door kept the prison.
12:7
And behold, an angel of the Lord stood by him, and a light shined in the cell: and he smote Peter on the side, and awoke him, saying, Rise up quickly. And his chains fell off from his hands.
12:8
And the angel said unto him, Gird thyself, and bind on thy sandals. And he did so. And he saith unto him, Cast thy garment about thee, and follow me.
12:9
And he went out, and followed; and he knew not that it was true which was done by the angel, but thought he saw a vision.
12:10
And when they were past the first and the second guard, they came unto the iron gate that leadeth into the city; which opened to them of its own accord: and they went out, and passed on through one street; and straightway the angel departed from him.
12:11
And when Peter was come to himself, he said, Now I know of a truth, that the Lord hath sent forth his angel and delivered me out of the hand of Herod, and from all the expectation of the people of the Jews.
12:12
And when he had considered [the thing], he came to the house of Mary the mother of John whose surname was Mark; where many were gathered together and were praying.
12:13
And when he knocked at the door of the gate, a maid came to answer, named Rhoda.
12:14
And when she knew Peter's voice, she opened not the gate for joy, but ran in, and told that Peter stood before the gate.
12:15
And they said unto her, Thou art mad. But she confidently affirmed that it was even so. And they said, It is his angel.
12:16
But Peter continued knocking: and when they had opened, they saw him, and were amazed.
12:17
But he, beckoning unto them with the hand to hold their peace, declared unto them how the Lord had brought him forth out of the prison. And he said, Tell these things unto James, and to the brethren. And he departed, and went to another place.
(VLF) - Bíblia de Fácil tradução
Herodes persegue a igreja
12:1
Nesta ocasião, o rei Herodes prendeu alguns membros da igreja para os maltratar,
12:2
e mandou matar Tiago, irmão de João, à espada.
12:3
Quando percebeu que isto agradava aos judeus, Herodes mandou também prender Pedro. (Isto aconteceu durante os dias da Festa dos Pães Sem Fermento.)
12:4
Depois de tê-lo prendido, Herodes o colocou na prisão, guardado por quatro grupos de soldados com quatro soldados em cada grupo. A sua intenção era de fazê-lo comparecer diante do povo, depois da Páscoa.
12:5
Pedro estava preso, mas a igreja orava constantemente a Deus por ele.
Um anjo liberta a Pedro da prisão
12:6
Pedro estava dormindo entre dois soldados na noite antes de Herodes apresentá-lo ao povo. Ele estava amarrado com duas correntes e havia guardas vigiando a entrada da prisão.
12:7
De repente, um anjo do Senhor apareceu e uma luz brilhou na cela. Ele tocou em Pedro na altura da sua costela e, acordando-o, disse-lhe:
12:8
O anjo lhe disse:
12:9
Então Pedro o seguiu para fora da prisão. Ele não sabia que aquilo que o anjo estava fazendo era real, pois pensava que tudo não passava de uma visão que estava tendo.
12:10
Depois de terem passado pelo primeiro e pelo segundo guarda, eles chegaram a um portão de ferro que dava para a cidade. Este se abriu sozinho e Pedro e o anjo saíram e continuaram pela rua. Depois, de repente, o anjo desapareceu.
12:11
Então, Pedro caiu em si e disse:
12:12
Quando Pedro entendeu o que estava acontecendo, foi até a casa de Maria, mãe de João, que também é conhecido como Marcos. Lá, muitas pessoas estavam reunidas e orando.
12:13
Pedro bateu à porta e uma das mulheres que trabalhava ali chamada Rode foi ver quem era.
12:14
Ao reconhecer a voz de Pedro, ela ficou tão alegre que, ao invés de abrir a porta, correu para dentro para anunciar que Pedro estava lá fora.
12:15
Eles disseram a ela:
12:16
Pedro, no entanto, continuava batendo à porta. Quando eles abriram a porta e o viram, ficaram espantados.
12:17
Ele fez com a mão um sinal para que fizessem silêncio e lhes explicou como o Senhor o tinha tirado da prisão. Ele disse:
(TB) - Tradução Brasileira
Tiago morto à espada. Pedro é livre da prisão
12:1
Naquele tempo, o rei Herodes mandou prender alguns da igreja para os maltratar.
12:2
Ordenou que matassem à espada Tiago, irmão de João.
12:3
Vendo que isso agradava aos judeus, fez ainda mais: mandou prender também a Pedro — e eram os dias dos Pães Asmos —
12:4
e, tendo-o feito prender, lançou-o no cárcere, entregando-o a quatro escoltas de quatro soldados cada uma para o guardarem, tencionando apresentá-lo ao povo depois da Páscoa.
12:5
Pedro, pois, estava guardado no cárcere; mas a igreja orava com insistência a Deus por ele.
12:6
Quando Herodes estava para apresentá-lo, nessa mesma noite, Pedro dormia entre dois soldados, acorrentado com duas cadeias, e sentinelas, à porta, guardavam o cárcere.
12:7
Eis que sobreveio um anjo do Senhor, e uma luz brilhou na prisão; e ele, tocando o lado de Pedro, o despertou, dizendo: Levanta-te depressa. As cadeias caíram-lhe das mãos.
12:8
O anjo acrescentou: Cinge-te e calça as tuas sandálias. Ele assim o fez. Disse-lhe mais: Cobre-te com a tua capa e segue-me.
12:9
Pedro, saindo, seguia-o e não sabia que era real o que se fazia por meio do anjo, mas julgava que era uma visão.
12:10
Depois de terem passado a primeira e a segunda sentinela, chegaram ao portão de ferro que dá para a cidade, o qual se lhes abriu por si mesmo; e, saindo, andaram uma rua, e logo o anjo o deixou.
12:11
Pedro, tornando a si, disse: Agora, sei verdadeiramente que o Senhor enviou o seu anjo e me livrou da mão de Herodes e de tudo o que esperava o povo judaico.
12:12
Depois de refletir, foi à casa de Maria, mãe de João, que tem por sobrenome Marcos, onde muitas pessoas estavam congregadas e oravam.
12:13
Quando ele bateu ao postigo do portão, veio uma criada chamada Rode ver quem era;
12:14
reconhecendo a voz de Pedro, de gozo não abriu o portão, mas, correndo para dentro, contou que Pedro estava ali.
12:15
Eles lhe disseram: Estás louca. Ela, porém, asseverava que era ele. Diziam: É o seu anjo.
12:16
Mas Pedro continuava a bater; quando abriram o portão, viram-no e ficaram atônitos.
12:17
Mas ele, acenando-lhes com a mão que se calassem, contou-lhes como o Senhor o tirou do cárcere e acrescentou: Anunciai isso a Tiago e aos irmãos. E, saindo, retirou-se para outro lugar.
(BJ) - 1981 - Bíblia de Jerusalém
Prisão de Pedro e sua libertação miraculosa
12:1
Nessa mesma ocasião o rei Herodes começou a tomar medidas visando a maltratar alguns membros da Igreja.
12:2
Assim, mandou matar à espada Tiago, irmão de João.
12:3
E, vendo que isto agradava aos judeus, mandou prender também a Pedro. Era nos dias dos Pães sem fermento.
12:4
Tendo-o, pois, feito deter, lançou-o na prisão, entregando-o à guarda de quatro piquetes, de quatro soldados cada um, tencionando apresentá-lo ao povo depois da Páscoa.
12:5
Mas, enquanto Pedro estava sendo mantido na prisão, fazia-se incessantemente oração a Deus, por parte da Igreja, em favor dele.
12:6
Quando se aproximava o momento de Herodes apresentá-lo, naquela mesma noite estava Pedro dormindo entre dois soldados, preso a duas correntes, enquanto sentinelas diante da porta vigiavam a prisão.
12:7
De repente, sobreveio o Anjo do Senhor e uma luz brilhou no cubículo. Tocando o lado de Pedro, o Anjo fê-lo erguer-se, dizendo: "Levanta-te depressa!" E caíram-lhe as correntes das mãos.
12:8
Disse-lhe ainda: "Cinge-te e calça tuas sandálias". E ele o fez. Disse-lhe mais: "Envolve-te em teu manto e segue- me".
12:9
Pedro saiu e foi seguindo-o, mas não sabia se era verdade o que estava acontecendo por meio do Anjo: parecia-lhe antes uma visão.
12:10
Passaram, assim, pelo primeiro posto da guarda, depois pelo segundo, e chegaram ao portão de ferro que dá para a cidade, o qual se abriu por si mesmo diante deles. Saindo, enveredaram por uma rua, quando subitamente o Anjo apartou-se dele.
12:11
Então Pedro, voltando a si, disse: "Agora sei realmente que o Senhor enviou o seu Anjo, livrando-me das mãos de Herodes e de toda expectativa do povo judeu".
12:12
Dando-se conta da situação, dirigiu-se à casa de Maria, a mãe de João, o que tem o cognome de Marcos. Ali se encontravam muitos, reunidos em oração.
12:13
Batendo ele ao postigo do portão, veio uma criada, chamada Rode, para ver quem era.
12:14
Tendo reconhecido a voz de Pedro, ficou tão alegre que não lhe abriu. Ao invés, correndo para dentro, anunciou que Pedro estava ali, diante do portão.
12:15
Então, disseram-lhe: "Estás louca!" Ela, porém, assegurava que era verdade. "Então é seu anjo!", concluíram.
12:16
Pedro, porém, continuava a bater. Afinal abriram e, vendo- o, ficaram estupefatos.
12:17
Ele, fazendo sinal com a mão para que não falassem, narrou-lhes como o Senhor o livrara da prisão. E acrescentou: "Anunciai isto a Tiago e aos irmãos". Depois saiu, e foi para outro lugar.
(HD) - Haroldo Dutra
A MORTE DE TIAGO E A PRISÃO DE PEDRO
12:1
Por aquele tempo , o rei Herodes lançou as mãos sobre alguns dos que {eram} da igreja, para maltratá-los.
12:2
Eliminou a Tiago, irmão de João, com espada.
12:3
Ao ver que {isso} era agradável aos judeus, deu continuidade para capturar também a Pedro – eram os dias dos {pães} Ázimos –
12:4
a quem, depois de deter, colocou na prisão, entregando-o a quatro quaternos de soldados, para o guardarem, querendo depois da Páscoa conduzi-lo ao povo.
12:5
Assim, Pedro era mantido na prisão, mas pela igreja estava intensamente sendo feita oração a favor dele junto a Deus.
PEDRO É LIBERTADO
12:6
Quando Herodes estava prestes a conduzi-lo, naquela noite, Pedro estava dormindo entre dois soldados, atado com duas correntes; e sentinelas diante da porta guardavam a prisão.
12:7
Eis que se aproximou um anjo do Senhor, e uma luz iluminou a cela. Batendo na pleura de Pedro, o despertou, dizendo: Levanta-te, depressa! E as correntes caíram-lhe das mãos.
12:8
Disse o anjo para ele: Cinge-te e calça as tuas sandálias. {Ele} assim o fez. E {o anjo} lhe disse: Veste o teu manto e segue-me.
12:9
E, saindo, o seguia, não sabendo que era verdadeiro o que estava sendo feito por meio do anjo; supunha ter uma visão.
12:10
Depois de passarem pela primeira e pela segunda guarda, chegaram ao portão de ferro que conduz à cidade, o qual se abriu, por si mesmo, para eles; após saírem, prosseguiram por uma viela , e logo o anjo se afastou dele.
12:11
Então Pedro, caindo em si, disse: Agora, sei verdadeiramente que o Senhor enviou o seu anjo e retirou-me das mãos de Herodes e de toda expectativa do povo judeu.
12:12
Percebendo {isso}, veio para a casa de Maria, mãe de João, cognominado Marcos, onde muitos estavam reunidos e orando.
12:13
Quando ele bateu à porta do pórtico , aproximou-se uma criada, que atende pelo nome de Rode,
12:14
e, reconhecendo a voz de Pedro, de alegria não abriu o pórtico, mas, correndo para dentro, anunciou que Pedro estava de pé junto ao pórtico.
12:15
Eles disseram para ela: Estás louca! Ela, porém, insistia ser assim. Eles diziam: É o anjo dele.
12:16
E Pedro continuou batendo; ao abrirem, o viram e extasiaram-se .
12:17
Fazendo um sinal com as mãos para se calarem , relatou-lhes como o Senhor o conduzira para fora da prisão, e disse: Anunciai essas {coisas} a Tiago e aos irmãos. E, saindo, partiu para outro lugar.
Notas de Rodapé da (HD) - Haroldo Dutra
12:1
tempo
καιρὸν -(kairós) Lit. “um ponto no tempo, um período de tempo; tempo fixo, definido, determinado; oportunidade, ocasião, ciclo”. Trata-se do aspecto qualitativo do tempo (ciclos).
12:1
Herodes
Herodes Agripa I, filho mais novo de Herodes Magno (Herodes, o Grande), foi condecorado com o título real pelo Imperador romano Calígula no ano 37 d.C, mas somente reinou, efetivamente, a partir do ano 41 d.C. Os historiadores divergem quanto à data da sua morte, especulando que ela tenha ocorrido entre setembro/outubro de 43 d.C e fevereiro de 44 d.C.
12:1
igreja
ἐκκλησίᾳ - (eclesia) Lit. “assembleia (popular, dos anfitriões em Delfos, de soldados, etc...); lugar da assembleia”, e por extensão: a congregação dos filhos de Israel; a comunidade cristã; o local das reuniões (igreja).
12:3
agradável
Lit. “agradável, aceitável; razoável, adequado”.
12:3
deu
Lit. “acrescentar, adicionar, aumentar”. Vocábulo utilizado para reproduzir um hebraísmo: “outra vez”, “dando continuidade”, “em acréscimo”.
12:3
capturar
Lit. “tomar consigo, agarrar, capturar, prender; apreender; conceber, engravidar”.
12:3
Ázimos
Trata-se do pão sem fermento, que não foi submetido a nenhum processo de fermentação, ainda que natural. A festa dos pães amos durava sete dias, geralmente de um sábado a outro, sendo que no primeiro dia era comido o cordeiro pascal, momento em que era celebrada a ceia ritual intitulada Páscoa.
12:4
quaternos
Lit. “quaterno (grupo de quatro)”. Trata-se de um destacamento de quatro homens, encarregados da guarda de prisioneiros. Dois soldados eram algemados ao preso, ao passo que os outros dois se encarregavam da vigilância (guarda). A noite era dividida em quatro vigílias de três horas cada uma, razão pela qual havia um “quaterno” para cada vigília da noite.
12:4
conduzi-lo
Lit. “conduzir para o alto, para cima; fazer subir; elevar, levantar”.
12:5
igreja
ἐκκλησίᾳ - (eclesia) Lit. “assembleia (popular, dos anfitriões em Delfos, de soldados, etc...); lugar da assembleia”, e por extensão: a congregação dos filhos de Israel; a comunidade cristã; o local das reuniões (igreja).
12:7
aproximou
Lit. “pôr/colocar sobre/próximo de, estar/permanecer ao lado/próximo de”.
12:7
Batendo
Lit. “bater, espancar; ferir, machucar”.
12:8
manto
Veste externa, manto, peça de vestuário utilizada sobre a peça interna. Pode ser utilizada como sinônimo do vestuário completo de uma pessoa.
12:9
ter uma visão.
Lit. “ver uma visão”. Trata-se de expressão hebraica muito comum, na qual se coloca um verbo ao lado de um substantivo de mesmo radical com a finalidade de reforçar a ação exprimida pelo verbo.
12:10
viela
Lit. “viela, rua estreita, caminho apertado, travessa”.
12:11
caindo em si
Lit. “tornando em si mesmo”. Expressão idiomática que pode ser substituída por outra equivalente em português “caindo em si”.
12:13
pórtico
Lit. “pórtico, portão; vestíbulo”.
12:13
criada
Lit. “criada, escrava, serva; garota, senhorita, donzela”.
12:15
ser assim
Lit. “ter assim”. Expressão idiomática que pode ser substituída em português por: “ser assim”, “ser verdade”, “ser isso”.
12:16
extasiaram-se
Lit. “ficar fora de si”.
12:17
calarem
Lit. “calar-se; guardar segredo”.
12:17
relatou-lhes
Lit. “narrar, relatar, descrever, expor com pormenores”.(BGB) - Bíblia Grega Bereana
12:1
Κατ’ ἐκεῖνον δὲ τὸν καιρὸν ἐπέβαλεν Ἡρῴδης ὁ βασιλεὺς τὰς χεῖρας κακῶσαί τινας τῶν ἀπὸ τῆς ἐκκλησίας.
12:2
ἀνεῖλεν δὲ Ἰάκωβον τὸν ἀδελφὸν Ἰωάννου μαχαίρῃ.
12:3
⸂ἰδὼν δὲ⸃ ὅτι ἀρεστόν ἐστιν τοῖς Ἰουδαίοις προσέθετο συλλαβεῖν καὶ Πέτρον (ἦσαν ⸀δὲ ἡμέραι τῶν ἀζύμων),
12:4
ὃν καὶ πιάσας ἔθετο εἰς φυλακήν, παραδοὺς τέσσαρσιν τετραδίοις στρατιωτῶν φυλάσσειν αὐτόν, βουλόμενος μετὰ τὸ πάσχα ἀναγαγεῖν αὐτὸν τῷ λαῷ.
12:5
ὁ μὲν οὖν Πέτρος ἐτηρεῖτο ἐν τῇ φυλακῇ· προσευχὴ δὲ ἦν ⸀ἐκτενῶς γινομένη ὑπὸ τῆς ἐκκλησίας πρὸς τὸν θεὸν ⸀περὶ αὐτοῦ.
12:6
Ὅτε δὲ ἤμελλεν ⸂προαγαγεῖν αὐτὸν⸃ ὁ Ἡρῴδης, τῇ νυκτὶ ἐκείνῃ ἦν ὁ Πέτρος κοιμώμενος μεταξὺ δύο στρατιωτῶν δεδεμένος ἁλύσεσιν δυσίν, φύλακές τε πρὸ τῆς θύρας ἐτήρουν τὴν φυλακήν.
12:7
καὶ ἰδοὺ ἄγγελος κυρίου ἐπέστη, καὶ φῶς ἔλαμψεν ἐν τῷ οἰκήματι· πατάξας δὲ τὴν πλευρὰν τοῦ Πέτρου ἤγειρεν αὐτὸν λέγων· Ἀνάστα ἐν τάχει· καὶ ἐξέπεσαν αὐτοῦ αἱ ἁλύσεις ἐκ τῶν χειρῶν.
12:8
εἶπεν ⸀δὲ ὁ ἄγγελος πρὸς αὐτόν· ⸀Ζῶσαι καὶ ὑπόδησαι τὰ σανδάλιά σου· ἐποίησεν δὲ οὕτως. καὶ λέγει αὐτῷ· Περιβαλοῦ τὸ ἱμάτιόν σου καὶ ἀκολούθει μοι.
12:9
καὶ ἐξελθὼν ⸀ἠκολούθει, καὶ οὐκ ᾔδει ὅτι ἀληθές ἐστιν τὸ γινόμενον διὰ τοῦ ἀγγέλου, ἐδόκει δὲ ὅραμα βλέπειν.
12:10
διελθόντες δὲ πρώτην φυλακὴν καὶ δευτέραν ἦλθαν ἐπὶ τὴν πύλην τὴν σιδηρᾶν τὴν φέρουσαν εἰς τὴν πόλιν, ἥτις αὐτομάτη ἠνοίγη αὐτοῖς, καὶ ἐξελθόντες προῆλθον ῥύμην μίαν, καὶ εὐθέως ἀπέστη ὁ ἄγγελος ἀπ’ αὐτοῦ.
12:11
καὶ ὁ Πέτρος ⸂ἐν ἑαυτῷ γενόμενος⸃ εἶπεν· Νῦν οἶδα ἀληθῶς ὅτι ἐξαπέστειλεν ⸀ὁ κύριος τὸν ἄγγελον αὐτοῦ καὶ ἐξείλατό με ἐκ χειρὸς Ἡρῴδου καὶ πάσης τῆς προσδοκίας τοῦ λαοῦ τῶν Ἰουδαίων.
12:12
Συνιδών τε ἦλθεν ἐπὶ τὴν οἰκίαν ⸀τῆς Μαρίας τῆς μητρὸς Ἰωάννου τοῦ ἐπικαλουμένου Μάρκου, οὗ ἦσαν ἱκανοὶ συνηθροισμένοι καὶ προσευχόμενοι.
12:13
κρούσαντος δὲ ⸀αὐτοῦ τὴν θύραν τοῦ πυλῶνος προσῆλθε παιδίσκη ὑπακοῦσαι ὀνόματι Ῥόδη,
12:14
καὶ ἐπιγνοῦσα τὴν φωνὴν τοῦ Πέτρου ἀπὸ τῆς χαρᾶς οὐκ ἤνοιξεν τὸν πυλῶνα, εἰσδραμοῦσα δὲ ἀπήγγειλεν ἑστάναι τὸν Πέτρον πρὸ τοῦ πυλῶνος.
12:15
οἱ δὲ πρὸς αὐτὴν εἶπαν· Μαίνῃ. ἡ δὲ διϊσχυρίζετο οὕτως ἔχειν. οἱ δὲ ἔλεγον· Ὁ ἄγγελός ⸂ἐστιν αὐτοῦ⸃.
12:16
ὁ δὲ Πέτρος ἐπέμενεν κρούων· ἀνοίξαντες δὲ εἶδαν αὐτὸν καὶ ἐξέστησαν.
12:17
κατασείσας δὲ αὐτοῖς τῇ χειρὶ σιγᾶν διηγήσατο αὐτοῖς πῶς ὁ κύριος αὐτὸν ἐξήγαγεν ἐκ τῆς φυλακῆς, εἶπέν ⸀τε· Ἀπαγγείλατε Ἰακώβῳ καὶ τοῖς ἀδελφοῖς ταῦτα. καὶ ἐξελθὼν ἐπορεύθη εἰς ἕτερον τόπον.
(BKJ) - Bíblia King James - Fiel 1611
12:1
Ora, naquele tempo o rei Herodes estendeu suas mãos para maltratar alguns da igreja.
12:2
E matou Tiago, irmão de João, à espada.
12:3
E, ele vendo que isso agradara aos judeus, prosseguiu e tomou também a Pedro. (E eram os dias dos pães ázimos).
12:4
E, havendo-o prendido, ele o colocou na prisão, entregando-o a quatro quaternos de soldados, para que o guardassem, querendo apresentá-lo ao povo depois da Páscoa.
12:5
Portanto, Pedro era guardado na prisão; mas a igreja fazia oração sem cessar por ele a Deus.
12:6
E, quando Herodes estava para trazê-lo, nessa mesma noite, Pedro estava dormindo entre dois soldados, preso com duas correntes, e os guardas diante da porta guardavam a prisão.
12:7
E eis que o anjo do Senhor veio sobre ele, e resplandeceu uma luz na prisão; e, tocando a Pedro no lado, o despertou, dizendo: Levanta-te depressa. E caíram-lhe das mãos as suas correntes.
12:8
E disse-lhe o anjo: Cinge-te e ata as tuas sandálias. E assim ele o fez. E ele disse-lhe: Lança a tua veste sobre ti, e segue-me.
12:9
E, ele saindo, o seguia. E não sabia que era verdadeiro o que estava sendo feito pelo anjo, mas ele achava que via alguma visão.
12:10
E, quando eles passaram a primeira e a segunda guarda, chegaram ao portão de ferro que dá para a cidade, o qual se lhes abriu por si mesma; saíram e percorreram uma rua, e imediatamente o anjo se apartou dele.
12:11
E, Pedro, tendo voltado a si, disse: Agora verdadeiramente eu sei que o Senhor enviou o seu anjo e me livrou da mão de Herodes, e de toda a expectativa do povo dos judeus.
12:12
E ele, considerando isto, foi à casa de Maria, mãe de João, cujo sobrenome era Marcos, onde muitos estavam reunidos e oravam.
12:13
E quando Pedro bateu à porta do pátio, uma donzela chamada Rode saiu a escutar.
12:14
E, reconhecendo a voz de Pedro, ela não abriu a porta de alegria, mas, correndo para dentro, anunciou que Pedro estava à porta.
12:15
E disseram-lhe: Estás louca. Mas ela afirmava continuamente que era assim. E eles diziam: É o seu anjo.
12:16
Mas Pedro continuava batendo, e, quando abriram a porta, viram-no e se espantaram.
12:17
E, acenando-lhes ele com a mão para que se calassem, declarou-lhes como o Senhor o tirara da prisão, e ele disse: Vai e mostra estas coisas a Tiago e aos irmãos. E, partindo, foi para outro lugar.
(LTT) Bíblia Literal do Texto Tradicional
Herodes ordena que se mate Jacobo (o apóstolo irmão de João). Prende Pedro. Anjo o liberta. Herodes comido por vermes.
12:1
12:2
E fez morrer à espada Jacobo (o (apóstolo) irmão de João).
12:3
E, havendo ele (Herodes) visto que agradável é isso aos judeus, foi além para também prender Pedro (e eram os dias da festa dos pães ázimos),
12:4
A quem também, havendo-o prendido, colocou para dentro da prisão, havendo-o entregado a quatro quaternos de soldados ① para o guardarem, intencionando, depois da páscoa 957 , apresentá-lo ao povo
12:5
12:6
Quando, então, estava Herodes para o fazer comparecer (para ser julgado) , nessa mesma noite estava Pedro dormindo entre dois soldados, tendo ele sido acorrentado com duas correntes ① . E outros (dois) guardas, diante da sua porta, guardavam a prisão.
12:7
E eis que um anjo de o Senhor veio sobre ele (Pedro) , e uma luz resplandeceu no prédio- da- prisão. E, havendo ele (o anjo) tocado o lado do tórax de Pedro, ele o despertou, dizendo: "Levanta-te em pressa." E caíram para- longe dele (de Pedro) as correntes das suas mãos.
12:8
E lhe disse o anjo: "Cinge-te ao redor, e ata as tuas sandálias." E fez ele assim. E (o anjo) lhe diz mais: "Lança ao teu redor a tua capa, e segue-me."
12:9
E (Pedro) , havendo saído, o seguia. E não tinha sabido que real é aquilo sendo feito por intermédio do anjo, mas supunha a uma visão ver.
12:10
E, havendo eles (o anjo e Pedro) passado através da primeira guardA e da segunda, chegaram diante do portão de ferro (aquele dando entrada à cidade), o qual por si mesmo se lhes abriu. E, havendo saído, eles foram adiante através de exatamente uma rua e, imediatamente depois, apartou-se o anjo para longe dele (Pedro) .
12:11
E Pedro, havendo tornado a si mesmo, disse: "Agora, tenho reconhecido, em verdade- segurança, que o Senhor (Jesus) enviou um anjo dEle, e me livrou para- fora- da mão de Herodes e de toda a expectativa (maligna) do povo dos judeus."
12:12
E, havendo ele (Pedro) considerado isto, foi à casa de Maria, a mãe de João (aquele tendo por sobrenome Marcos), onde muitos (crentes) estavam tendo sido reunidos, e estavam orando.
12:13
Havendo Pedro, porém, batido ao portão do portal (da casa) , uma jovem- criada com nome de Rode veio para escutar ① .
12:14
E, havendo reconhecido a voz de Pedro, então, por causa do gozo dela, ela não abriu o portal (da casa) ; havendo, porém, corrido para dentro (da casa) , ela anunciou ter se postado Pedro de pé, diante do portal (da casa) .
12:15
Eles (os muitos reunidos) , porém, a ela disseram: "Estás fora de ti." Ela, porém, firmemente afirmava assim ser. E eles diziam: "O mensageiro ① dele é."
12:16
Pedro, porém, perseverava batendo- no- portão. E, havendo eles aberto (o portão) , o viram, e se espantaram.
12:17
E, havendo ele lhes feito sinal com a mão para se calarem, lhes contou como o Senhor o tirou para- fora- da prisão. E disse ele (Pedro) : "Anunciai estas coisas a Jacobo e aos irmãos." E, havendo ele (Pedro) saído, partiu para dentro de outro lugar.
(BJ2) - 2002 - Bíblia de Jerusalém
Prisão de Pedro e sua libertação miraculosa[q]
12:1
Nessa mesma ocasião o rei Herodes começou a tomar medidas visando a maltratar alguns membros da Igreja.
12:2
Assim, mandou matar à espada Tiago, irmão de João.
12:3
E, vendo que isto agradava aos judeus, mandou prender também a Pedro. Era nos dias dos Pães sem fermento.
12:4
Tendo-o, pois, feito deter, lançou-o na prisão, entregando-o à guarda de quatro piquetes, de quatro soldados cada um, tencionando apresentá-lo ao povo depois da Páscoa.
12:5
Mas, enquanto Pedro estava sendo mantido na prisão, fazia-se incessantemente oração a Deus, por parte da Igreja, em favor dele.
12:6
Quando se aproximava o momento de Herodes apresentá-lo, naquela mesma noite estava Pedro dormindo entre dois soldados, preso a duas correntes,[r] enquanto sentinelas diante da porta vigiavam a prisão.
12:7
De repente, sobreveio o Anjo do Senhor e uma luz brilhou no cubículo. Tocando o lado de Pedro, o Anjo fê-lo erguer-se, dizendo: "Levanta-te depressa!" E caíram-lhe as correntes das mãos.
12:8
Disse-lhe ainda: "Cinge-te e calça tuas sandálias". E ele o fez. Disse-lhe mais: "Envolve-te em teu manto e segue-me".
12:9
Pedro saiu e foi seguindo-o, mas não sabia se era verdade o que estava acontecendo por meio do Anjo: parecia-lhe antes uma visão.
12:10
Passaram, assim, pelo primeiro posto da guarda, depois pelo segundo, e chegaram ao portão de ferro que dá para a cidade, o qual se abriu por si mesmo diante deles. Saindo,[s] enveredaram por uma rua, quando subitamente o Anjo apartou-se dele.
12:11
Então Pedro, voltando a si, disse: "Agora sei realmente que o Senhor enviou o seu Anjo, livrando-me das mãos de Herodes e de toda expectativa do povo judeu".
12:12
Dando-se conta da situação, dirigiu-se à casa de Maria, a mãe de João, o que tem o cognome de Marcos.[t]
12:13
Ali se encontravam muitos, reunidos em oração. Batendo ele ao postigo do portão, veio uma criada, chamada Rode, para ver quem era.
12:14
Tendo reconhecido a voz de Pedro, ficou tão alegre que não lhe abriu. Ao invés, correndo para dentro, anunciou que Pedro estava ali, diante do portão.
12:15
Então, disseram-lhe: "Estás louca!" Ela, porém, assegurava que era verdade. "Então é seu anjo!",[u] concluíram.
12:16
Pedro, porém, continuava a bater. Afinal abriram e, vendo-o, ficaram estupefatos.
12:17
Ele, fazendo sinal com a mão para que não falassem, narrou-lhes como o Senhor o livrara da prisão. E acrescentou: "Anunciai isto a Tiago[v] e aos irmãos". Depois saiu, e foi para outro lugar.
Notas de Rodapé da (BJ2) - 2002 - Bíblia de Jerusalém
12:1
[q]
Este episódio que, segundo 11,30 e 12,25, parece coincidir com a visita de Barnabé e Saulo a Jerusalém, deve ser-lhe anterior: Herodes Agripa I, chamado "rei" para distingui-lo de seu tio, o tetrarca Herodes Antipas (o da Paixão), condecorado com o título real por Calígula em 37, foi na realidade rei de Judéia e de Samaria só em 41, e morreu em 44. Os acontecimentos aqui relatados situam-se portanto, entre 41 e 44. - Literariamente, a narrativa destoa do contexto atual e relembra o estilo de Marcos.
12:6
[r]
Aos dois soldados que estavam a seu lado.
12:10
[s]
Ad.: "desceram os sete degraus".
12:12
[t]
João Marcos reaparecerá em 12,25; 13,5.13; 15,37-39; era primo de Barnabé (Cl
12:15
[u]
Eco de uma crença popular, a respeito dos anjos da guarda, considerados uma espécie de "cópia" espiritual de seu protegido.
12:17
[v]
"Tiago", sem outra especificação, designa o "irmão do Senhor". Desde a época da primeira visita de Paulo a Jerusalém (Gl(VULG) - Vulgata Latina
12:1
12:2
Occidit autem Jacobum fratrem Joannis gladio.
12:3
Videns autem quia placeret Judæis, apposuit ut apprehenderet et Petrum. Erant autem dies Azymorum.
12:4
Quem cum apprehendisset, misit in carcerem, tradens quatuor quaternionibus militum custodiendum, volens post Pascha producere eum populo.
12:5
Et Petrus quidem servabatur in carcere. Oratio autem fiebat sine intermissione ab ecclesia ad Deum pro eo.
12:6
12:7
Et ecce angelus Domini astitit, et lumen refulsit in habitaculo : percussoque latere Petri, excitavit eum, dicens : Surge velociter. Et ceciderunt catenæ de manibus ejus.
12:8
Dixit autem angelus ad eum : Præcingere, et calcea te caligas tuas. Et fecit sic. Et dixit illi : Circumda tibi vestimentum tuum, et sequere me.
12:9
Et exiens sequebatur eum, et nesciebat quia verum est, quod fiebat per angelum : existimabat autem se visum videre.
12:10
Transeuntes autem primam et secundam custodiam, venerunt ad portam ferream, quæ ducit ad civitatem : quæ ultro aperta est eis. Et exeuntes processerunt vicum unum : et continuo discessit angelus ab eo.
12:11
12:12
Consideransque venit ad domum Mariæ matris Joannis, qui cognominatus est Marcus, ubi erant multi congregati, et orantes.
12:13
Pulsante autem eo ostium januæ, processit puella ad audiendum, nomine Rhode.
12:14
Et ut cognovit vocem Petri, præ gaudio non aperuit januam, sed intro currens nuntiavit stare Petrum ante januam.
12:15
At illi dixerunt ad eam : Insanis. Illa autem affirmabat sic se habere. Illi autem dicebant : Angelus ejus est.
12:16
Petrus autem perseverabat pulsans. Cum autem aperuissent, viderunt eum, et obstupuerunt.
12:17
Annuens autem eis manu ut tacerent, narravit quomodo Dominus eduxisset eum de carcere, dixitque : Nuntiate Jacobo et fratribus hæc. Et egressus abiit in alium locum.
Pesquisando por Atos 12:1-17 nas obras literárias.
Procurar Vídeos Sobre Atos 12:1
Referências em Livro Espírita
Saulo Cesar Ribeiro da Silva
Léon Denis
Referências em Outras Obras
CARLOS TORRES PASTORINO
Comentários
Beacon
Comentário Bíblico de Beacon - Interpretação abrangente da Bíblia por 40 teólogos evangélicos conservadoresChamplin
Antigo e Novo Testamento interpretado versículo por versículo por Russell Norman Champlin é cristão de cunho protestanteGenebra
Comentários da Bíblia de Estudos de Genebra pela Sociedade Bíblica do Brasil para versão Almeida Revista e Atualizada (ARA)Matthew Henry
Comentário Bíblico de Matthew Henry, um pastor presbiteriano e comentarista bíblico inglês.Wesley
Comentário bíblico John Wesley - Metodista - Clérigo AnglicanoWiersbe
Comentário bíblico expositivo por Warren Wendel Wiersbe, pastor CalvinistaRussell Shedd
Comentários da Bíblia por Russell Shedd, teólogo evangélico e missionário da Missão Batista Conservadora.NVI F. F. Bruce
Comentário Bíblico da versão NVI por Frederick Fyvie Bruce, um dos fundadores da moderna compreensão evangélica da BíbliaMoody
Comentários bíblicos por Charles F. Pfeiffer, BatistaFrancis Davidson
O Novo Comentário da Bíblia, por Francis DavidsonJohn MacArthur
Comentario de John Fullerton MacArthur Jr, Novo Calvinista, com base batista conservadoraBarclay
O NOVO TESTAMENTO Comentado por William Barclay, pastor da Igreja da EscóciaNotas de Estudos jw.org
Disponível no site oficial das Testemunhas de Jeová
Apêndices
Israel nos dias de Jesus
Mapas Históricos
HERODES, O GRANDE
40-4 a.C.HERODES, O GRANDE, RECONSTRÓI O TEMPLO
19-4 a.C.A PROPAGAÇÃO DO CRISTIANISMO
33-337 d.C.O MINISTÉRIO DE JESUS: PRIMEIRO ANO
30 d.C. a março de 31 d.C.Esta é uma área reservada para apresentar os materiais enviados pelos colaboradores.
Colaboradores
Contribua conosco. Envie seus estudos sobre Atos 12:1-17.
Podem ser texto, planilha, áudio, apresentação ou vídeo.
Enviar meu Material
Referências Bíblicas de Atos 12:1-17
Como a bíblia foi escrita por diversos autores e em períodos e regiões diferentes, a ocorrência de conteúdo cruzado é um ponto útil para o estudo já que explica o texto com referências da própria bíblia.
Ver referências