Versões:
(ARA) - 1993 - Almeida Revisada e Atualizada
A experiência de Abraão
3:6
É o caso de Abraão, que creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça.
3:7
Sabei, pois, que os da fé é que são filhos de Abraão.
3:8
Ora, tendo a Escritura previsto que Deus justificaria pela fé os gentios, preanunciou o evangelho a Abraão: Em ti, serão abençoados todos os povos.
3:9
De modo que os da fé são abençoados com o crente Abraão.
3:10
Todos quantos, pois, são das obras da lei estão debaixo de maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas escritas no Livro da lei, para praticá-las.
3:11
E é evidente que, pela lei, ninguém é justificado diante de Deus, porque o justo viverá pela fé.
3:12
Ora, a lei não procede de fé, mas: Aquele que observar os seus preceitos por eles viverá.
3:13
Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar (porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro),
3:14
para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios, em Jesus Cristo, a fim de que recebêssemos, pela fé, o Espírito prometido.
A lei não pode invalidar a promessa
3:15
Irmãos, falo como homem. Ainda que uma aliança seja meramente humana, uma vez ratificada, ninguém a revoga ou lhe acrescenta alguma coisa.
3:16
Ora, as promessas foram feitas a Abraão e ao seu descendente. Não diz: E aos descendentes, como se falando de muitos, porém como de um só: E ao teu descendente, que é Cristo.
3:17
E digo isto: uma aliança já anteriormente confirmada por Deus, a lei, que veio quatrocentos e trinta anos depois, não a pode ab-rogar, de forma que venha a desfazer a promessa.
3:18
Porque, se a herança provém de lei, já não decorre de promessa; mas foi pela promessa que Deus a concedeu gratuitamente a Abraão.
3:19
Qual, pois, a razão de ser da lei? Foi adicionada por causa das transgressões, até que viesse o descendente a quem se fez a promessa, e foi promulgada por meio de anjos, pela mão de um mediador.
3:20
Ora, o mediador não é de um, mas Deus é um.
3:21
É, porventura, a lei contrária às promessas de Deus? De modo nenhum! Porque, se fosse promulgada uma lei que pudesse dar vida, a justiça, na verdade, seria procedente de lei.
3:22
Mas a Escritura encerrou tudo sob o pecado, para que, mediante a fé em Jesus Cristo, fosse a promessa concedida aos que creem.
(ARC) - 1969 - Almeida Revisada e Corrigida
3:6
Assim como Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça.
3:7
Sabei pois que os que são da fé são filhos de Abraão.
3:8
Ora, tendo a Escritura previsto que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: Todas as nações serão benditas em ti.
3:9
De sorte que os que são da fé são benditos com o crente Abraão.
3:10
Todos aqueles pois que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque escrito está: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las.
3:11
E é evidente que pela lei ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá da fé.
3:12
Ora a lei não é da fé; mas o homem, que fizer estas coisas, por elas viverá.
3:13
Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro;
3:14
Para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios por Jesus Cristo, e para que pela fé nós recebamos a promessa do Espírito.
3:15
Irmãos, como homem falo; se o testamento de um homem for confirmado, ninguém o anula nem o acrescenta.
3:16
Ora as promessas foram feitas a Abraão e à sua posteridade. Não diz: E às posteridades, como falando de muitas, mas como de uma só: E à tua posteridade, que é Cristo.
3:17
Mas digo isto: Que tendo sido o testamento anteriormente confirmado por Deus, a lei, que veio quatrocentos e trinta anos depois, não o invalida, de forma a abolir a promessa.
3:18
Porque, se a herança provém da lei, já não provém da promessa: mas Deus pela promessa a deu gratuitamente a Abraão.
3:19
Logo, para que é a lei? Foi ordenada por causa das transgressões, até que viesse a posteridade a quem a promessa tinha sido feita; e foi posta pelos anjos na mão de um medianeiro.
3:20
Ora o medianeiro não o é de um só, mas Deus é um.
3:21
Logo, a lei é contra as promessas de Deus? De nenhuma sorte; porque, se dada fosse uma lei que pudesse vivificar, a justiça, na verdade, teria sido pela lei.
3:22
Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, para que a promessa pela fé em Jesus Cristo fosse dada aos crentes.
(ARC) - 2009 - Almeida Revisada e Corrigida
3:6
É o caso de Abraão, que creu em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça.
3:7
Sabei, pois, que os que são da fé são filhos de Abraão.
3:8
Ora, tendo a Escritura previsto que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: Todas as nações serão benditas em ti.
3:9
De sorte que os que são da fé são benditos com o crente Abraão.
3:10
Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque escrito está: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las.
3:11
E é evidente que, pela lei, ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá da fé.
3:12
Ora, a lei não é da fé, mas o homem que fizer estas coisas por elas viverá.
3:13
Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós, porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro;
3:14
para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios por Jesus Cristo e para que, pela fé, nós recebamos a promessa do Espírito.
3:15
Irmãos, como homem falo. Se o testamento de um homem for confirmado, ninguém o anula nem lhe acrescenta alguma coisa.
3:16
Ora, as promessas foram feitas a Abraão e à sua posteridade. Não diz: E às posteridades, como falando de muitas, mas como de uma só: E à tua posteridade, que é Cristo.
3:17
Mas digo isto: que tendo sido o testamento anteriormente confirmado por Deus, a lei, que veio quatrocentos e trinta anos depois, não o invalida, de forma a abolir a promessa.
3:18
Porque, se a herança provém da lei, já não provém da promessa; mas Deus, pela promessa, a deu gratuitamente a Abraão.
3:19
Logo, para que é a lei? Foi ordenada por causa das transgressões, até que viesse a posteridade a quem a promessa tinha sido feita, e foi posta pelos anjos na mão de um medianeiro.
3:20
Ora, o medianeiro não o é de um só, mas Deus é um.
3:21
Logo, a lei é contra as promessas de Deus? De nenhuma sorte; porque, se dada fosse uma lei que pudesse vivificar, a justiça, na verdade, teria sido pela lei.
3:22
Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, para que a promessa pela fé em Jesus Cristo fosse dada aos crentes.
(NAA) - 2017 - Nova Almeida Aualizada
O exemplo de Abraão
3:6
É o caso de Abraão, que ´creu em Deus, e isso lhe foi atribuído para justiça`.
3:7
Saibam, portanto, que os que têm fé é que são filhos de Abraão.
3:8
Ora, tendo a Escritura previsto que Deus justificaria os gentios pela fé, preanunciou o evangelho a Abraão, dizendo: ´Em você serão abençoados todos os povos.`
3:9
De modo que os que têm fé são abençoados com o crente Abraão.
3:10
Pois todos os que são das obras da lei estão debaixo de maldição, porque está escrito: ´Maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas escritas no Livro da Lei, para praticá-las.`
3:11
E é evidente que, pela lei, ninguém é justificado diante de Deus, porque ´o justo viverá pela fé`.
3:12
Ora, a lei não procede de fé, mas ´aquele que observar os seus preceitos por eles viverá`.
3:13
Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar - porque está escrito: ´Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro` - ,
3:14
para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios, em Cristo Jesus, a fim de que recebêssemos, pela fé, o Espírito prometido.
A lei não pode invalidar a promessa
3:15
Irmãos, falo em termos humanos. Ainda que uma aliança seja meramente humana, uma vez ratificada, ninguém a revoga ou lhe acrescenta coisa alguma.
3:16
Ora, as promessas foram feitas a Abraão e ao seu descendente. Não diz: ´e aos descendentes`, como falando de muitos, porém como falando de um só: ´e ao seu descendente`, que é Cristo.
3:17
E digo isto: uma aliança já anteriormente confirmada por Deus não pode ser revogada pela lei, que veio quatrocentos e trinta anos depois, a ponto de anular a promessa.
3:18
Porque, se a herança provém de lei, já não decorre de promessa. Mas foi pela promessa que Deus a concedeu gratuitamente a Abraão.
3:19
Logo, para que é a lei? Ela foi acrescentada por causa das transgressões, até que viesse o descendente a quem se fez a promessa, e foi promulgada por meio de anjos, pela mão de um mediador.
3:20
Ora, o mediador não é de um só, mas Deus é um só.
3:21
Seria, então, a lei contrária às promessas de Deus? De modo nenhum! Porque, se fosse promulgada uma lei que pudesse dar vida, então a justiça seria, de fato, procedente de lei.
3:22
Mas a Escritura encerrou tudo sob o pecado, para que, mediante a fé em Jesus Cristo, a promessa fosse concedida aos que creem.
(NTLH) - 2000 - Nova Tradução na Linguagem de Hoje
3:6
Lembrem do que as Escrituras Sagradas dizem a respeito de Abraão: ´Ele creu em Deus, e por isso Deus o aceitou.`
3:7
Portanto, vocês devem saber que os verdadeiros descendentes de Abraão são os que têm fé.
3:8
Antes que isso acontecesse, as Escrituras viram que Deus ia aceitar os não judeus por meio da fé. Por isso, antes de chegar o tempo, elas anunciaram a boa notícia a Abraão, dizendo: ´Por meio de você, Deus abençoará todos os povos.`
3:9
Abraão creu e foi abençoado; portanto, todos os que creem são abençoados como ele foi.
3:10
Os que confiam na sua obediência à lei estão debaixo da maldição de Deus. Pois as Escrituras Sagradas dizem: ´Quem não obedece sempre a tudo o que está escrito no Livro da Lei está debaixo da maldição de Deus.`
3:11
É claro que ninguém é aceito por Deus por meio da lei, pois as Escrituras dizem: ´Viverá aquele que, por meio da fé, é aceito por Deus.`
3:12
Mas a lei não tem nada a ver com a fé. Pelo contrário, como dizem as Escrituras: ´Viverá aquele que fizer o que a lei manda.`
3:13
Porém Cristo, tornando-se maldição por nós, nos livrou da maldição imposta pela lei. Como dizem as Escrituras: ´Maldito todo aquele que for pendurado numa cruz!`
3:14
Cristo fez isso para que a bênção que Deus prometeu a Abraão seja dada, por meio de Cristo Jesus, aos não judeus e para que todos nós recebamos por meio da fé o Espírito que Deus prometeu.
A lei e a promessa
3:15
Meus irmãos, vou usar um exemplo da vida diária: quando duas pessoas combinam alguma coisa e assinam um contrato, ninguém pode quebrá-lo ou acrescentar qualquer coisa a ele.
3:16
Pois Deus fez as suas promessas a Abraão e ao seu descendente. Quando as Escrituras dizem que Deus fez as suas promessas a Abraão ´e à sua descendência`, elas não querem dizer que se trata de muitas pessoas, mas de uma só, isto é, Cristo.
3:17
O que eu quero dizer é o seguinte: Deus fez uma aliança com Abraão e prometeu cumpri-la. A lei, que foi dada quatrocentos e trinta anos depois, não pode quebrar aquela aliança, nem anular a promessa de Deus.
3:18
Porque, se aquilo que Deus dá depende da lei, então o que ele dá já não depende da sua promessa. Mas o que Deus deu a Abraão, ele deu porque havia prometido.
3:19
Então, por que é que foi dada a lei? Ela foi dada para mostrar as coisas que são contra a vontade de Deus. A lei devia durar até que viesse o descendente de Abraão, pois a promessa foi feita a esse descendente. A lei foi entregue por anjos, e um homem serviu de intermediário.
3:20
Porém não é preciso haver intermediário quando se está falando de uma só pessoa; e Deus é um só.
O objetivo da lei
3:21
Será que isso quer dizer que a lei é contra as promessas de Deus? É claro que não! Porque, se tivesse sido dada uma lei que pudesse dar vida às pessoas, então elas seriam aceitas por Deus por obedecerem a ela.
3:22
Porém as Escrituras Sagradas afirmam que o mundo inteiro está dominado pelo pecado, e isso para que as pessoas que creem recebam o que Deus promete aos que têm fé em Jesus Cristo.
(NVI) - Nova Versão Internacional
3:6
Considerem o exemplo de Abraão: "Ele creu em Deus, e isso lhe foi creditado como justiça".
3:7
Estejam certos, portanto, de que os que são da fé, estes é que são filhos de Abraão.
3:8
Prevendo a Escritura que Deus justificaria pela fé os gentios, anunciou primeiro as boas novas a Abraão: "Por meio de você todas as nações serão abençoadas".
3:9
Assim, os que são da fé são abençoados juntamente com Abraão, homem de fé.
3:10
Já os que são pela prática da lei estão debaixo de maldição, pois está escrito: "Maldito todo aquele que não persiste em praticar todas as coisas escritas no livro da Lei".
3:11
É evidente que diante de Deus ninguém é justificado pela lei, pois "o justo viverá pela fé".
3:12
A lei não é baseada na fé; pelo contrário, "quem praticar estas coisas, por elas viverá".
3:13
Cristo nos redimiu da maldição da lei quando se tornou maldição em nosso lugar, pois está escrito: "Maldito todo aquele que for pendurado num madeiro".
3:14
Isso para que em Cristo Jesus a bênção de Abraão chegasse também aos gentios, para que recebêssemos a promessa do Espírito mediante a fé.
A Lei e a Promessa
3:15
Irmãos, humanamente falando, ninguém pode anular um testamento depois de ratificado, nem acrescentar-lhe algo.
3:16
Assim também as promessas foram feitas a Abraão e ao seu descendente. A Escritura não diz: "E aos seus descendentes", como se falando de muitos, mas: "Ao seu descendente", dando a entender que se trata de um só, isto é, Cristo.
3:17
Quero dizer isto: A lei, que veio quatrocentos e trinta anos depois, não anula a aliança previamente estabelecida por Deus, de modo que venha a invalidar a promessa.
3:18
Pois, se a herança depende da lei, já não depende de promessa. Deus, porém, concedeu-a gratuitamente a Abraão mediante promessa.
3:19
Qual era então o propósito da lei? Foi acrescentada por causa das transgressões, até que viesse o Descendente a quem se referia a promessa, e foi promulgada por meio de anjos, pela mão de um mediador.
3:20
Contudo, o mediador representa mais de um; Deus, porém, é um.
3:21
Então, a lei opõe-se às promessas de Deus? De maneira nenhuma! Pois, se tivesse sido dada uma lei que pudesse conceder vida, certamente a justiça viria da lei.
3:22
Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, a fim de que a promessa, que é pela fé em Jesus Cristo, fosse dada aos que crêem.
(NVT) - Nova Versão Transformadora
3:6
Da mesma forma, ´Abraão creu em Deus, e assim foi considerado justo`.
3:7
Logo, os verdadeiros filhos de Abraão são aqueles que creem.
3:8
As Escrituras previram esse tempo em que Deus declararia os gentios justos por meio da fé. Ele anunciou essas boas-novas a Abraão há muito tempo, quando disse: ´Todas as nações da terra serão abençoadas por seu intermédio`.
3:9
Portanto, todos os que creem participam da mesma bênção que Abraão recebeu por crer.
3:10
Contudo, os que confiam na lei para serem declarados justos estão sob maldição, pois as Escrituras dizem: ´Maldito quem não se mantiver obediente a tudo que está escrito no Livro da Lei`.
3:11
É evidente, portanto, que ninguém pode ser declarado justo diante de Deus pela lei. Pois as Escrituras dizem: ´O justo viverá pela fé`.
3:12
A lei, porém, não é baseada na fé, pois diz: ´Quem obedece à lei viverá por ela`.
3:13
Mas Cristo nos resgatou da maldição pronunciada pela lei tomando sobre si a maldição por nossas ofensas. Pois as Escrituras dizem: ´Maldito todo aquele que é pendurado num madeiro`.
3:14
Por meio de Cristo Jesus, os gentios foram abençoados com a mesma bênção de Abraão, para que recebêssemos, pela fé, o Espírito prometido.
A lei e a promessa de Deus
3:15
Irmãos, apresento-lhes um exemplo da vida diária. Ninguém pode anular ou fazer acréscimos a uma aliança irrevogável.
3:16
Pois bem, Deus fez a promessa a Abraão e a seu descendente. Observem que as Escrituras não dizem ´a seus descendentes`, como se fosse uma referência a muitos, mas sim ´a seu descendente`, isto é, Cristo.
3:17
É isto que quero dizer: a lei, que veio 430 anos depois, não pode anular a aliança que Deus estabeleceu com Abraão, pois nesse caso a promessa seria quebrada.
3:18
Portanto, se a herança pudesse ser recebida pela obediência à lei, ela não viria pela aceitação da promessa. No entanto, Deus, em sua bondade, a concedeu a Abraão como promessa.
3:19
Qual era, então, o propósito da lei? Ela foi acrescentada à promessa para mostrar às pessoas seus pecados. Mas a lei deveria durar apenas até a vinda do descendente prometido. Por meio de anjos, a lei foi entregue a um mediador.
3:20
O mediador, porém, só é necessário quando dois ou mais precisam chegar a um acordo, e Deus é um só.
3:21
Existe, portanto, algum conflito entre a lei e as promessas de Deus? De maneira nenhuma! Se a lei fosse capaz de nos conceder nova vida, seríamos declarados justos pela obediência a ela.
3:22
Mas as Escrituras afirmam que somos todos prisioneiros do pecado, de modo que nós, os que cremos, recebemos a promessa de libertação apenas pela fé em Jesus Cristo.
(PorAT) - 1848 - Almeida Antiga
3:6
Como Abraham creo a Deos, e foilhe imputado por justiça.
3:7
Assim que bem entendeis, que os que são da fé, são filhos de Abraham.
3:8
E vendo a Escritura d'antes, que Deos pela fé havia de justificar as Gentes, d'antes annunciou o Evange-lho a Abraham, dizendo: todas as gentes em ti serão bemditas.
3:9
Assim que os que são da fé, são bemditos com o crente Abraham.
3:10
Porque todos quantos são das obras da Lei, estão debaixo de maldição. Porque escrito está: Maldito todo aquelle que não permanecer em tudo quanto está escrito no livro da Lei, para o fazer.
3:11
E que pela Lei ninguem seja justificado diante de Deos, he manifesto: porque o justo viverá pela fé.
3:12
Porém a Lei não he da fé: mas o homem que fizer estas cousas, por ellas viverá.
3:13
Christo nos resgatou da maldição da Lei, feito por nós maldição. Porque escrito está: Maldito todo aquelle que for pendurado em madeiro.
3:14
Para que a bemdição de Abraham viesse ás Gentes em Christo Jesus, e para que nós pela fé recebessemos a promessa do Espirito.
3:15
Irmãos, como homem falo; até o concerto de hum homem ja confirmado, ninguem o aniquila, ou lhe acrecenta.
3:16
A Abraham pois, e á sua semente, forão ditas as promessas. Não diz: e ás sementes, como de muitos, senão como de hum: e á tua semente, a qual he Christo.
3:17
Isto porém digo, que o concerto d'antes confirmado por Deos em Christo, pela Lei que veio quatrocentos e trinta annosdepois, não he invalidado, para aniquilar a promessa.
3:18
Porque se a herança he pela Lei, ja não he mais pela promessa: porem Deos pela promessa graciosamente a deo a Abraham.
3:19
Para que pois he a Lei? Ordenada foi por causa das transgressões até que viesse a semente, a quem se fez a promessa; e pelos Anjos foi posta em a mão do Medianeiro.
3:20
E o Medianeiro não he de hum, porem Deos he hum.
3:21
He logo a Lei contra as promessas de Deos? em maneira nenhuma; porque se a Lei fôra dada para poder vivificar, verdadeiramente a justiça fôra pela Lei.
3:22
Mas a Escritura encerrou tudo debaixo de peccado, para que a promessa fosse dada aos crentes pela fé de Jesu-Christo.
(PorAR) - Almeida Recebida
3:6
Assim como Abraão creu em Deus, e isso foi contado como justiça para ele.
3:7
Sabei, pois, que os que são da fé, esses são filhos de Abraão.
3:8
Ora, a Escritura, prevendo que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou previamente a boa nova a Abraão, dizendo: Em ti serão abençoadas todas as nações.
3:9
De modo que os que são da fé são abençoados com o crente Abraão.
3:10
Pois todos quantos são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque escrito está: Maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las.
3:11
É evidente que pela lei ninguém é justificado diante de Deus, porque: O justo viverá da fé;
3:12
ora, a lei não é da fé, mas: O que fizer estas coisas, por elas viverá.
3:13
Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro;
3:14
para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios por meio de Jesus Cristo, a fim de que, pela fé, recebêssemos a promessa do Espírito.
3:15
Irmãos, falo como homem. Uma aliança, ainda que humana, uma vez confirmada, ninguém a anula, nem lhe acrescenta coisa alguma.
3:16
Ora, a Abraão e a seu descendente foram feitas as promessas; não diz: E a seus descendentes, como falando de muitos, mas como de um só: E a teu descendente, que é Cristo.
3:17
E digo isto: uma aliança anteriormente confirmada por Deus em Cristo, a lei, que veio quatrocentos e trinta anos depois, não invalida, de forma a tornar sem efeito a promessa.
3:18
Pois se da lei provém a herança, já não provém mais da promessa; mas Deus, pela promessa, a deu gratuitamente a Abraão.
3:19
Logo, para que é a lei? Foi acrescentada por causa das transgressões, até que viesse o descendente a quem a promessa tinha sido feita; e foi ordenada por meio de anjos, pela mão de um mediador.
3:20
Ora, um mediador não é de um só, mas Deus é um só.
3:21
É a lei, então, contra as promessas de Deus? De modo nenhum; porque, se houvesse uma lei que pudesse dar vida, a justiça, na verdade, deveria ser pela lei.
3:22
Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, para que a promessa pela fé de Jesus Cristo fosse dada aos que creem.
(KJA) - King James Atualizada
3:6
Considerai, pois, o exemplo de Abraão: ´Ele creu em Deus, e isso lhe foi creditado como justiça`.
3:7
Estejais certos, portanto, de que os que são da fé, precisamente estes, é que são filhos de Abraão!
3:8
E a Escritura, prevendo que Deus iria justificar os não-judeus pela fé, anunciou com antecedência as boas novas a Abraão: ´Por teu intermédio, todas as nações serão abençoadas`.
3:9
Desse modo, os que são da fé são abençoados juntamente com Abraão, homem que realmente creu.
3:10
Pois todos os que são das obras da Lei estão debaixo de maldição. Porquanto está escrito: ´Maldito todo aquele que não persiste em praticar todos os mandamentos escritos no Livro da Lei`.
3:11
É, portanto, evidente que diante de Deus ninguém é capaz de ser justificado pela Lei, pois ´o justo viverá pela fé`.
3:12
A Lei não é fundamentada na fé; ao contrário, ´quem praticar esses mandamentos, por eles viverá`.
3:13
Foi Cristo quem nos redimiu da maldição da Lei quando, a si próprio se tornou maldição em nosso lugar, pois como está escrito: ´Maldito todo aquele que for pendurado num madeiro`.
3:14
Isso aconteceu para que a bênção de Abraão chegasse também aos gentios em Jesus Cristo, a fim de que recebêssemos a promessa do Espírito Santo pela fé.
3:15
Caros irmãos, eu vos falarei em termos simplesmente humanos. Assim, mesmo considerando que um testamento seja feito por mãos humanas, ninguém o poderá anular depois de haver sido ratificado, nem ao menos lhe acrescentar algo.
3:16
Desse mesmo modo, as promessas foram feitas a Abraão e ao seu descendente. A Escritura não declara: ´E aos seus descendentes`, como se referindo a muitos, mas exclusivamente: ´Ao seu descendente`, transmitindo a informação de que se trata de uma só pessoa, isto é, Cristo.
3:17
Em outras palavras: A Lei, que veio quatrocentos e trinta anos depois, não anula a aliança previamente estabelecida por Deus, de maneira que venha a invalidar a promessa.
3:18
Porquanto, se a herança provém da Lei já não depende mais da promessa. Deus, entretanto, outorgou a herança gratuitamente a Abraão por intermédio da promessa.
3:19
Qual era, então, o propósito da Lei? Ora, a Lei foi acrescentada por causa das transgressões, até que viesse o Descendente a quem se referia a Promessa, e foi promulgada por meio de anjos, pela mão de um mediador.
3:20
Entretanto, o mediador não representa somente um, mas Deus é um só.
3:21
Sendo assim, pode a Lei ser contrária às promessas de Deus? De forma alguma! Pois, se tivesse sido outorgada uma lei que pudesse conceder vida, com toda a certeza a justiça resultaria da lei.
3:22
Contudo, a Escritura colocou tudo debaixo do pecado, para que a promessa fosse concedida aos que crêem por meio da fé em Jesus Cristo.
Basic English Bible
3:6
Even as Abraham had faith in God, and it was put to his account as righteousness.
3:7
Be certain, then, that those who are of faith, the same are sons of Abraham.
3:8
And the holy Writings, seeing before the event that God would give the Gentiles righteousness by faith, gave the good news before to Abraham, saying, In you will all the nations have a blessing.
3:9
So then those who are of faith have a part in the blessing of Abraham who was full of faith.
3:10
For all who are of the works of the law are under a curse: because it is said in the Writings, A curse is on everyone who does not keep on doing all the things which are ordered in the book of the law.
3:11
Now that no man gets righteousness by the law in the eyes of God, is clear; because, The upright will be living by faith.
3:12
And the law is not of faith; but, He who does them will have life by them.
3:13
Christ has made us free from the curse of the law, having become a curse for us: because it is said in the Writings, A curse on everyone who is put to death by hanging on a tree:
3:14
So that on the Gentiles might come the blessing of Abraham in Christ Jesus; in order that we through faith might have the Spirit which God had undertaken to give.
3:15
Brothers, as men would say, even a man's agreement, when it has been made certain, may not be put on one side, or have additions made to it.
3:16
Now to Abraham were the undertakings given, and to his seed. He says not, And to seeds, as of a great number; but as of one, he says, And to your seed, which is Christ.
3:17
Now this I say: The law, which came four hundred and thirty years after, does not put an end to the agreement made before by God, so as to make the undertaking without effect.
3:18
Because if the heritage is by the law, it is no longer dependent on the word of God; but God gave it to Abraham by his word.
3:19
What then is the law? It was an addition made because of sin, till the coming of the seed to whom the undertaking had been given; and it was ordered through angels by the hand of a go-between.
3:20
Now a go-between is not a go-between of one; but God is one.
3:21
Is the law then against the words of God? in no way; because if there had been a law which was able to give life, truly righteousness would have been by the law.
3:22
However, the holy Writings have put all things under sin, so that that for which God gave the undertaking, based on faith in Jesus Christ, might be given to those who have such faith.
New International Version
3:6
So also Abraham "believed God, and it was credited to him as righteousness."
3:7
Understand, then, that those who have faith are children of Abraham.
3:8
Scripture foresaw that God would justify the Gentiles by faith, and announced the gospel in advance to Abraham: "All nations will be blessed through you."
3:9
So those who rely on faith are blessed along with Abraham, the man of faith.
3:10
For all who rely on the works of the law are under a curse, as it is written: "Cursed is everyone who does not continue to do everything written in the Book of the Law."
3:11
Clearly no one who relies on the law is justified before God, because "the righteous will live by faith."
3:12
The law is not based on faith; on the contrary, it says, "The person who does these things will live by them."
3:13
Christ redeemed us from the curse of the law by becoming a curse for us, for it is written: "Cursed is everyone who is hung on a pole."
3:14
He redeemed us in order that the blessing given to Abraham might come to the Gentiles through Christ Jesus, so that by faith we might receive the promise of the Spirit.
3:15
Brothers and sisters, let me take an example from everyday life. Just as no one can set aside or add to a human covenant that has been duly established, so it is in this case.
3:16
The promises were spoken to Abraham and to his seed. Scripture does not say "and to seeds," meaning many people, but "and to your seed," meaning one person, who is Christ.
3:17
What I mean is this: The law, introduced 430 years later, does not set aside the covenant previously established by God and thus do away with the promise.
3:18
For if the inheritance depends on the law, then it no longer depends on the promise; but God in his grace gave it to Abraham through a promise.
3:19
Why, then, was the law given at all? It was added because of transgressions until the Seed to whom the promise referred had come. The law was given through angels and entrusted to a mediator.
3:20
A mediator, however, implies more than one party; but God is one.
3:21
Is the law, therefore, opposed to the promises of God? Absolutely not! For if a law had been given that could impart life, then righteousness would certainly have come by the law.
3:22
But Scripture has locked up everything under the control of sin, so that what was promised, being given through faith in Jesus Christ, might be given to those who believe.
American Standard Version
3:6
Even as Abraham believed God, and it was reckoned unto him for righteousness.
3:7
Know therefore that they that are of faith, the same are sons of Abraham.
3:8
And the scripture, foreseeing that God would justify the Gentiles by faith, preached the gospel beforehand unto Abraham, [saying,] In thee shall all the nations be blessed.
3:9
So then they that are of faith are blessed with the faithful Abraham.
3:10
For as many as are of the works of the law are under a curse: for it is written, Cursed is every one who continueth not in all things that are written in the book of the law, to do them.
3:11
Now that no man is justified by the law before God, is evident: for, The righteous shall live by faith;
3:12
and the law is not of faith; but, He that doeth them shall live in them.
3:13
Christ redeemed us from the curse of the law, having become a curse for us; for it is written, Cursed is every one that hangeth on a tree:
3:14
that upon the Gentiles might come the blessing of Abraham in Christ Jesus; that we might receive the promise of the Spirit through faith.
3:15
Brethren, I speak after the manner of men: Though it be but a man's covenant, yet when it hath been confirmed, no one maketh it void, or addeth thereto.
3:16
Now to Abraham were the promises spoken, and to his seed. He saith not, And to seeds, as of many; but as of one, And to thy seed, which is Christ.
3:17
Now this I say: A covenant confirmed beforehand by God, the law, which came four hundred and thirty years after, doth not disannul, so as to make the promise of none effect.
3:18
For if the inheritance is of the law, it is no more of promise: but God hath granted it to Abraham by promise.
3:19
What then is the law? It was added because of transgressions, till the seed should come to whom the promise hath been made; [and it was] ordained through angels by the hand of a mediator.
3:20
Now a mediator is not [a mediator] of one; but God is one.
3:21
Is the law then against the promises of God? God forbid: for if there had been a law given which could make alive, verily righteousness would have been of the law.
3:22
But the scriptures shut up all things under sin, that the promise by faith in Jesus Christ might be given to them that believe.
(VLF) - Bíblia de Fácil tradução
3:6
Como dizem as Escrituras a respeito de Abraão: “Abraão teve fé em Deus e, por causa de sua fé, Deus o aceitou como justo”.
3:7
Saibam, pois, que aqueles que têm fé é que são os verdadeiros filhos de Abraão.
3:8
As Escrituras disseram o que ainda ia acontecer, quando falaram que Deus iria declarar justos, por meio da fé, todos aqueles que não são judeus. As Escrituras também anteciparam as Boas Novas a Abraão, dizendo: “Através de você, serão abençoadas todas as nações”.
3:9
Dessa forma, aqueles que têm fé são abençoados, assim como Abraão foi abençoado porque creu.
3:10
Mas todos aqueles que, por obediência à lei, querem ser justos diante de Deus, estão debaixo de maldição. Pois as Escrituras dizem: “Maldito seja todo aquele que não continuar a fazer tudo o que está escrito no Livro da Lei”.
3:11
Está claro que pela lei ninguém pode ser declarado justo diante de Deus, porque as Escrituras dizem: “Aquele que pela fé é declarado justo viverá”.
3:12
A lei não está baseada na fé. Mas, como dizem as Escrituras: “Quem fizer o que a lei manda terá vida por meio dela”
3:13
Cristo nos livrou da maldição que a lei nos impõe, tornando-se maldição em nosso lugar. Como dizem as Escrituras: “Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro ”.
3:14
Cristo fez isto para que a bênção que Abraão recebeu pudesse ser dada aos que não são judeus. Esta bênção foi dada por meio de Jesus Cristo a fim de que, pela fé, nós pudéssemos receber o Espírito prometido.
A lei e a promessa
3:15
Irmãos, vou lhes dar um exemplo da vida diária: Se um contrato é firmado entre duas pessoas, ninguém pode quebrá-lo ou acrescentar alguma coisa a ele depois de assinado.
3:16
O mesmo acontece com as promessas feitas a Abraão e à sua descendência. Notem que Deus não disse “e aos seus descendentes” , como se estivesse falando de muitas pessoas. Ao contrário. Ele disse “e à sua descendência”, isto é, somente uma pessoa, que é Cristo.
3:17
O que eu quero dizer é isto: Deus fez uma aliança com Abraão e prometeu cumpri-la. A lei de Moisés, que veio quatrocentos e trinta anos mais tarde, não pôde cancelar essa aliança ou anular essa promessa.
3:18
Se a herança que Deus prometeu a Abraão dependesse da lei, então ela já não dependeria mais da promessa. Mas Deus lhe deu essa herança gratuitamente por causa da promessa que tinha feito.
3:19
Então, para que serve a lei? Ela foi dada para mostrar o que é contra a vontade de Deus. A lei foi dada por meio de anjos com a ajuda de Moisés como mediador, e deveria durar até que viesse aquele descendente a quem foi feita a promessa.
3:20
Mas um mediador não é necessário quando existe apenas um lado, e Deus é um só.
O propósito da lei de Moisés
3:21
Quer isto dizer que a lei é contra as promessas de Deus? De maneira nenhuma! Se houvesse uma lei que nos pudesse dar vida, então seríamos declarados justos por ela.
3:22
Mas as Escrituras dizem que todo o mundo está preso pelo pecado para que, por meio da fé em Jesus Cristo, a promessa fosse dada aos que creem.
(TB) - Tradução Brasileira
3:6
Justamente como Abraão creu a Deus, e foi-lhe imputado para justiça.
3:7
Sabei, pois, que os que são da fé, estes são filhos de Abraão.
3:8
A Escritura, prevendo que Deus justificaria os gentios pela fé, de antemão, anunciou as boas-novas a Abraão: Em ti serão bem-aventuradas todas as nações.
3:9
Assim, os que são da fé são bem-aventurados com o fiel Abraão.
3:10
Pois todos quantos são das obras da lei estão sob a maldição; porque está escrito:
3:11
É claro que, pela Lei, ninguém é justificado diante de Deus, porque:
3:12
A Lei não é da fé, mas:
3:13
Cristo nos remiu da maldição da Lei, tornando-se maldição por nós, porque está escrito:
3:14
para que sobre os gentios viesse a bênção de Abraão em Jesus Cristo, a fim de que nós recebêssemos a promessa do Espírito, por meio da fé.
A Lei não pode invalidar as promessas
3:15
Irmãos, falo como homem. Ainda que a aliança seja só de homem, contudo, uma vez confirmada, ninguém a anula ou lhe acrescenta coisa alguma.
3:16
Ora, a Abraão foram feitas as promessas e à sua semente. Não diz: E às sementes, como falando de muitos; mas, como de um: E à tua semente, a qual é Cristo.
3:17
Digo isto: Uma aliança previamente confirmada por Deus, a Lei, que veio quatrocentos e trinta anos depois, não a ab-roga, de modo a tornar de nenhum efeito a promessa.
3:18
Pois, se da Lei vem a herança, não é mais da promessa; mas pela promessa é que Deus a deu a Abraão.
3:19
Que é, pois, a Lei? Foi acrescentada por causa das transgressões, até que viesse a semente a quem se fez a promessa, tendo sido ordenada mediante anjos, pela mão de um mediador.
3:20
O mediador, porém, não o é de um só, mas Deus é só um.
3:21
É a Lei, porventura, contra as promessas de Deus? De modo nenhum! Pois, se tivesse sido dada uma lei que pudesse dar vida, a justiça, na verdade, teria sido pela Lei.
3:22
A Escritura, porém, encerrou todas as coisas debaixo do pecado, para que a promessa pela fé em Jesus Cristo fosse dada aos que creem.
(BJ) - 1981 - Bíblia de Jerusalém
Testemunho da Escritura: a fé e a Lei
3:6
Foi assim que Abraão creu em Deus e isto lhe foi levado em conta de justiça.
3:7
Sabei, portanto, que os que são pela fé são filhos de Abraão.
3:8
Prevendo que Deus justificaria os gentios pela fé, a Escritura preanunciou a Abraão esta boa nova: Em ti serão abençoadas todas as nações.
3:9
De modo que os que são pela fé são abençoados juntamente com Abraão, que teve fé.
3:10
E os que são pelas obras da Lei, esses estão debaixo de maldição, pois está escrito: Maldito todo aquele que não se atém a todas as prescrições que estão no livro da Lei para serem praticadas.
3:11
E que pela Lei ninguém se justifica diante de Deus é evidente, pois o justo viverá pela fé.
3:12
Ora, a Lei não é pela fé, mas: quem pratica essas coisas por elas viverá.
3:13
Cristo nos remiu da maldição da Lei tornando-se maldição por nós, porque está escrito: Maldito todo aquele que é suspenso no madeiro,
3:14
a fim de que a bênção de Abraão em Cristo Jesus se estenda aos gentios, e para que, pela fé, recebamos o Espírito prometido.
A Lei não invalidou a promessa
3:15
Irmãos, falo como homem: mesmo um testamento humano, legitimamente feito, ninguém o pode invalidar nem modificar.
3:16
Ora, as promessas foram asseguradas a Abraão e à sua descendência. Não diz: "e aos descendentes", como referindo-se a muitos, mas como a um só: e à tua descendência, que é Cristo.
3:17
Ora, eu digo: uma Lei vinda quatrocentos e trinta anos depois não invalida um testamento anterior, legitimamente feito por Deus, de modo a tornar nula a promessa.
3:18
Porque se a herança vem pela Lei, já não é pela promessa. Ora, é pela promessa que Deus agraciou a Abraão.
Papel da Lei
3:19
Por que, então, a Lei? Foi acrescentada em vista das transgressões — até que viesse a descendência, a quem fora feita a promessa — promulgada por anjos, pela mão de um mediador.
3:20
Ora, não existe mediador quando se trata de um só, e Deus é um só.
3:21
Então a Lei é contra as promessas de Deus? De modo algum! Se tivesse sido dada uma lei capaz de comunicar a vida, então sim, realmente a justiça viria da Lei.
3:22
Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, a fim de que a promessa, pela fé em Jesus Cristo, fosse concedida aos que crêem.
(BGB) - Bíblia Grega Bereana
3:6
καθὼς Ἀβραὰμ ἐπίστευσεν τῷ θεῷ, καὶ ἐλογίσθη αὐτῷ εἰς δικαιοσύνην.
3:7
Γινώσκετε ἄρα ὅτι οἱ ἐκ πίστεως, οὗτοι ⸂υἱοί εἰσιν⸃ Ἀβραάμ.
3:8
προϊδοῦσα δὲ ἡ γραφὴ ὅτι ἐκ πίστεως δικαιοῖ τὰ ἔθνη ὁ θεὸς προευηγγελίσατο τῷ Ἀβραὰμ ὅτι Ἐνευλογηθήσονται ἐν σοὶ πάντα τὰ ἔθνη.
3:9
ὥστε οἱ ἐκ πίστεως εὐλογοῦνται σὺν τῷ πιστῷ Ἀβραάμ.
3:10
Ὅσοι γὰρ ἐξ ἔργων νόμου εἰσὶν ὑπὸ κατάραν εἰσίν, γέγραπται γὰρ ⸀ὅτι Ἐπικατάρατος πᾶς ὃς οὐκ ⸀ἐμμένει πᾶσιν τοῖς γεγραμμένοις ἐν τῷ βιβλίῳ τοῦ νόμου τοῦ ποιῆσαι αὐτά.
3:11
ὅτι δὲ ἐν νόμῳ οὐδεὶς δικαιοῦται παρὰ τῷ θεῷ δῆλον, ὅτι Ὁ δίκαιος ἐκ πίστεως ζήσεται,
3:12
ὁ δὲ νόμος οὐκ ἔστιν ἐκ πίστεως, ἀλλ’· Ὁ ποιήσας ⸀αὐτὰ ζήσεται ἐν αὐτοῖς.
3:13
Χριστὸς ἡμᾶς ἐξηγόρασεν ἐκ τῆς κατάρας τοῦ νόμου γενόμενος ὑπὲρ ἡμῶν κατάρα, ⸂ὅτι γέγραπται⸃· Ἐπικατάρατος πᾶς ὁ κρεμάμενος ἐπὶ ξύλου,
3:14
ἵνα εἰς τὰ ἔθνη ἡ εὐλογία τοῦ Ἀβραὰμ γένηται ἐν ⸂Χριστῷ Ἰησοῦ⸃, ἵνα τὴν ἐπαγγελίαν τοῦ πνεύματος λάβωμεν διὰ τῆς πίστεως.
3:15
Ἀδελφοί, κατὰ ἄνθρωπον λέγω· ὅμως ἀνθρώπου κεκυρωμένην διαθήκην οὐδεὶς ἀθετεῖ ἢ ἐπιδιατάσσεται.
3:16
τῷ δὲ Ἀβραὰμ ἐρρέθησαν αἱ ἐπαγγελίαι καὶ τῷ σπέρματι αὐτοῦ· οὐ λέγει· Καὶ τοῖς σπέρμασιν, ὡς ἐπὶ πολλῶν, ἀλλ’ ὡς ἐφ’ ἑνός· Καὶ τῷ σπέρματί σου, ὅς ἐστιν Χριστός.
3:17
τοῦτο δὲ λέγω· διαθήκην προκεκυρωμένην ὑπὸ τοῦ ⸀θεοῦ ὁ μετὰ ⸂τετρακόσια καὶ τριάκοντα ἔτη⸃ γεγονὼς νόμος οὐκ ἀκυροῖ, εἰς τὸ καταργῆσαι τὴν ἐπαγγελίαν.
3:18
εἰ γὰρ ἐκ νόμου ἡ κληρονομία, οὐκέτι ἐξ ἐπαγγελίας· τῷ δὲ Ἀβραὰμ δι’ ἐπαγγελίας κεχάρισται ὁ θεός.
3:19
Τί οὖν ὁ νόμος; τῶν παραβάσεων χάριν προσετέθη, ἄχρις ⸀οὗ ἔλθῃ τὸ σπέρμα ᾧ ἐπήγγελται, διαταγεὶς δι’ ἀγγέλων ἐν χειρὶ μεσίτου·
3:20
ὁ δὲ μεσίτης ἑνὸς οὐκ ἔστιν, ὁ δὲ θεὸς εἷς ἐστιν.
3:21
Ὁ οὖν νόμος κατὰ τῶν ἐπαγγελιῶν τοῦ θεοῦ; μὴ γένοιτο· εἰ γὰρ ἐδόθη νόμος ὁ δυνάμενος ζῳοποιῆσαι, ὄντως ⸂ἐκ νόμου ἂν⸃ ἦν ἡ δικαιοσύνη.
3:22
ἀλλὰ συνέκλεισεν ἡ γραφὴ τὰ πάντα ὑπὸ ἁμαρτίαν ἵνα ἡ ἐπαγγελία ἐκ πίστεως Ἰησοῦ Χριστοῦ δοθῇ τοῖς πιστεύουσιν.
(BKJ) - Bíblia King James - Fiel 1611
3:6
Assim como Abraão creu em Deus, isso lhe foi creditado por justiça.
3:7
Sabei, pois, que aqueles que são da fé são chamados filhos de Abraão.
3:8
Prevendo a escritura que Deus justificaria os gentios pela fé, pregou o evangelho a Abraão, dizendo: Em ti todas as nações serão abençoadas.
3:9
De modo que aqueles que são da fé são abençoados com o fiel Abraão.
3:10
Porque todos quantos são das obras da lei estão sob a maldição, pois está escrito: Maldito é todo aquele que não observa todas as coisas escritas no livro da lei para cumpri-las.
3:11
Que nenhum homem é justificado pela lei perante Deus, isso é evidente, porque o justo viverá pela fé.
3:12
E a lei não é da fé, mas o homem que fizer estas coisas deverá viver nelas.
3:13
Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se por nós uma maldição, porque está escrito: Maldito é todo aquele que for pendurado em um madeiro;
3:14
para que a bênção de Abraão pudesse vir sobre os gentios por meio de Jesus Cristo; para que possamos receber a promessa do Espírito através da fé.
3:15
Irmãos, falo à maneira dos homens. Embora seja apenas um pacto de homem, ainda que isso seja confirmado, nenhum homem pode anulá-lo ou acrescentar a isso.
3:16
Ora, as promessas foram feitas a Abraão e à sua semente. Ele não diz: Às sementes, como se fossem muitos, mas fala de um só: E à tua semente, que é Cristo.
3:17
E isto digo, que o testamento que foi confirmado diante de Deus em Cristo, a lei, que veio quatrocentos e trinta anos mais tarde, não pode anulá-lo, tornando a promessa sem efeito.
3:18
Porque se a herança fosse obtida pela lei, não viria mais da promessa, mas Deus a concedeu a Abraão por promessa.
3:19
Então, para que serve a lei? A lei foi acrescentada por causa das transgressões, até que viesse a semente para quem a promessa fora feita; e foi ordenada por anjos pelas mãos de um mediador.
3:20
Ora, um mediador não é um mediador de um apenas, mas Deus é um só.
3:21
É então a lei contrária às promessas de Deus? De modo nenhum. Se tivesse existido uma lei que pudesse vivificar, em verdade, a justiça teria vindo pela lei.
3:22
Mas a escritura concluiu tudo sob o pecado, para que a promessa pela fé de Jesus Cristo possa ser dada aos que creem.
(LTT) Bíblia Literal do Texto Tradicional
3:6
Assim como Abraão creu a ① Deus, e isso lhe foi imputado para ② justiça. Gn 15:6
3:7
Sabei vós, pois, que, aqueles provenientes- de- dentro- da fé, estes são filhos de Abraão.
3:8
Ora, havendo a Escritura previamente visto que proveniente- de- dentro- da fé deles Deus declara- justos os gentios, então já antes anunciou o evangelho (as boas novas) a Abraão, dizendo: "Serão benditas, em ti, todas as nações." Gn 12:3
3:9
De forma que aqueles (gentios) que são provenientes- de- dentro- da fé são benditos juntamente- com o crente Abraão.
3:10
Porque tantos quantos provenientes- de- dentro- das obras da lei são, debaixo da maldição estão. Porque tem sido escrito: "Maldito é todo aquele que não permanece em todas as coisas, aquelas tendo sido escritas no livro- rolo da Lei, para as fazer." Dt 27:26
3:11
E que, dentro da lei, nenhum homem está sendo declarado justificado diante (do tribunal) de Deus, isso é evidente, porque "o justo, em- decorrência- da fé viverá." Hc 2:4.
3:12
A Lei, porém, não é proveniente- de- dentro- da fé, ademais (diz a lei) : "aquele homem havendo feito estes mandamentos viverá dentro deles." Lv 18:5
3:13
O Cristo nos redimiu para- fora- da maldição produzida- pela ① lei, havendo Ele sido tornado, para- benefício- e- em- lugar- de nós, uma maldição (porque tem sido escrito: "Maldito é todo aquele estando pendurado sobre o madeiro"), Dt 21:23
3:14
A fim de que, aos gentios, a bênção de Abraão ① chegasse em Cristo Jesus; e (Cristo Jesus nos redimiu) a fim de recebermos nós a promessa procedente- de ② o Espírito (Santo) ③ , através da fé.
3:15
Ó irmãos (segundo o modo do homem falo): Ainda que uma aliança ① seja somente de- propriedade- de homem, todavia, depois de tendo ela sido confirmada ② , nenhum homem a anula nem acrescenta a ela.
3:16
3:17
Isto, porém, digo: À aliança tendo sido anteriormente confirmada sob Deus a o Cristo 1311 1312 , à tal (aliança) a Lei, quatrocentos e trinta anos ① ② depois tendo chegado, não anula de forma a tornar de nenhum efeito a promessa 1313 .
3:18
Porque, se proveniente- de- dentro- da lei é a herança, então não mais é esta proveniente- de- dentro- da promessa; a Abraão, porém, através da promessa, tem Deus gratuitamente dado a herança.
O propósito da Lei é conduzir ao Cristo e à fé. Crentes são tornados filhos de Deus.
3:19
3:20
(Ora, aquele 1314 mediador, de exatamente um não o é; Deus, porém, exatamente um 1315 é.)
3:21
Logo, é a Lei contra as promessas de Deus? Nunca seja assim! Porque, se foi dada uma lei, a qual estaria podendo vivificar, então verdadeiramente proveniente- de- dentro- da lei tinha sido a justiça.
3:22
Mas a Escritura juntamente- fechou- circundou todos a totalidade ① debaixo de pecado, a fim de que a promessa proveniente- de- dentro- da fé (a respeito) EM ② Jesus Cristo fosse dada àqueles que estão crendo ③ .
(BJ2) - 2002 - Bíblia de Jerusalém
Testemunho da Escritura: a fé e a Lei
3:6
Foi assim que Abraão creu em Deus e isto lhe foi levado em conta de justiça.
3:7
Sabei, portanto, que os que são pela fé são filhos de Abraão.
3:8
Prevendo que Deus justificaria os gentios pela fé, a Escritura preanunciou a Abraão esta boa nova: Em ti serão abençoadas todas as nações.
3:9
De modo que os que são pela fé são abençoados juntamente com Abraão, que teve fé.
3:10
E os que são pelas obras da Lei, esses estão debaixo de maldição, pois está escrito: Maldito todo aquele que não se atém a todas as prescrições que estão no livro da Lei para serem praticadas.
3:11
E que pela Lei ninguém se justifica diante de Deus é evidente, pois o justo viverá pela fé.
3:12
Ora, a Lei não é pela fé,[j] mas: quem pratica essas coisas por elas viverá.
3:13
Cristo nos remiu da maldição da Lei tornando-se maldição por nós,[l] porque está escrito: Maldito todo aquele que é suspenso no madeiro,
3:14
a fim de que a bênção de Abraão em Cristo Jesus se estenda aos gentios, e para que, pela fé, recebamos o Espírito prometido.[m]
A Lei não invalidou a promessa
3:15
Irmãos, falo como homem: mesmo um testamento humano, legitimamente feito, ninguém o pode invalidar nem modificar.
3:16
Ora, as promessas foram asseguradas a Abraão e à sua descendência. Não diz: "e aos descendentes", como referindo-se a muitos,[n] mas como a um só: e à tua descendência, que é Cristo.
3:17
Ora, eu digo: uma Lei vinda quatrocentos e trinta anos depois não invalida um testamento anterior, legitimamente feito por Deus, de modo a tornar nula a promessa.[o]
3:18
Porque se a herança vem pela Lei, já não é pela promessa. Ora, é pela promessa que Deus agraciou a Abraão.
Papel da Lei
3:19
Por que, então, a Lei? Foi acrescentada em vista das transgressões[p] - até que viesse a descendência,[q] a quem fora feita a promessa - promulgada por anjos,[r] pela mão de um mediador.
3:20
Ora, não existe mediador quando se trata de um só, e Deus é um só.[s]
3:21
Então a Lei é contra as promessas de Deus? De modo algum! Se tivesse sido dada uma lei capaz de comunicar a vida, então sim, realmente a justiça viria da Lei.
3:22
Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, a fim de que a promessa, pela fé em Jesus Cristo, fosse concedida aos que crêem.[t]
Notas de Rodapé da (BJ2) - 2002 - Bíblia de Jerusalém
3:12
3:13
[l]
Para libertar os homens da maldição divina que a violação da Lei fazia pesar sobre eles, Cristo se fez solidário desta mesma maldição (cf. Rm
3:14
[m]
Var.: "a bênção do Espírito".
3:16
[n]
O emprego, por parte da Escritura, de um termo coletivo, que pode designar um só indivíduo, oferece a Paulo a possibilidade de ilustrar ulteriormente a sua argumentação, pela concordância com o AT.
3:17
[o]
A promessa incondicional feita por Deus aos pais (Gn
3:19
[q]
Var.: "Então, por que a Lei das obras? Ela foi acrescentada até à vinda da descendência."
3:19
[r]
As tradições judaicas mencionavam a presença de anjos no Sinai, quando foi dada a Lei. O "mediador" é Moisés (cf. At
3:20
[s]
A intervenção de um mediador caracteriza a Lei, ao passo que a promessa emana só de Deus.(VULG) - Vulgata Latina
3:6
3:7
cognoscite ergo quia qui ex fide sunt, ii sunt filii Abrahæ.
3:8
Providens autem Scriptura quia ex fide justificat gentes Deus, prænuntiavit Abrahæ : Quia benedicentur in te omnes gentes.
3:9
Igitur qui ex fide sunt, benedicentur cum fideli Abraham.
3:10
Quicumque enim ex operibus legis sunt, sub maledicto sunt. Scriptum est enim : Maledictus omnis qui non permanserit in omnibus quæ scripta sunt in libro legis ut faciat ea.
3:11
Quoniam autem in lege nemo justificatur apud Deum, manifestum est : quia justus ex fide vivit.
3:12
Lex autem non est ex fide, sed : Qui fecerit ea, vivet in illis.
3:13
Christus nos redemit de maledicto legis, factus pro nobis maledictum : quia scriptum est : Maledictus omnis qui pendet in ligno :
3:14
ut in gentibus benedictio Abrahæ fieret in Christo Jesu, ut pollicitationem Spiritus accipiamus per fidem.
3:15
3:16
Abrahæ dictæ sunt promissiones, et semini ejus. Non dicit : Et seminibus, quasi in multis : sed quasi in uno : Et semini tuo, qui est Christus.
3:17
Hoc autem dico, testamentum confirmatum a Deo : quæ post quadringentos et triginta annos facta est lex, non irritum facit ad evacuandam promissionem.
3:18
Nam si ex lege hæreditas, jam non ex promissione. Abrahæ autem per repromissionem donavit Deus.
3:19
3:20
Mediator autem unius non est : Deus autem unus est.
3:21
Lex ergo adversus promissa Dei ? Absit. Si enim data esset lex, quæ posset vivificare, vere ex lege esset justitia.
3:22
Sed conclusit Scriptura omnia sub peccato, ut promissio ex fide Jesu Christi daretur credentibus.
Pesquisando por Gálatas 3:6-22 nas obras literárias.
Procurar Vídeos Sobre Gálatas 3:6
Referências em Livro Espírita
Saulo Cesar Ribeiro da Silva
Referências em Outras Obras
CARLOS TORRES PASTORINO
Comentários
Beacon
Comentário Bíblico de Beacon - Interpretação abrangente da Bíblia por 40 teólogos evangélicos conservadoresChamplin
Antigo e Novo Testamento interpretado versículo por versículo por Russell Norman Champlin é cristão de cunho protestanteGenebra
Comentários da Bíblia de Estudos de Genebra pela Sociedade Bíblica do Brasil para versão Almeida Revista e Atualizada (ARA)Matthew Henry
Comentário Bíblico de Matthew Henry, um pastor presbiteriano e comentarista bíblico inglês.Wesley
Comentário bíblico John Wesley - Metodista - Clérigo AnglicanoWiersbe
Comentário bíblico expositivo por Warren Wendel Wiersbe, pastor CalvinistaRussell Shedd
Comentários da Bíblia por Russell Shedd, teólogo evangélico e missionário da Missão Batista Conservadora.NVI F. F. Bruce
Comentário Bíblico da versão NVI por Frederick Fyvie Bruce, um dos fundadores da moderna compreensão evangélica da BíbliaMoody
Comentários bíblicos por Charles F. Pfeiffer, BatistaDúvidas
Manual Popular de Dúvidas, Enigmas e Contradições da Bíblia, por Norman Geisler e Thomas HoweFrancis Davidson
O Novo Comentário da Bíblia, por Francis DavidsonJohn MacArthur
Comentario de John Fullerton MacArthur Jr, Novo Calvinista, com base batista conservadoraBarclay
O NOVO TESTAMENTO Comentado por William Barclay, pastor da Igreja da Escócia
Mapas Históricos
ABRAÃO NA PALESTINA
A Escrita
Esta é uma área reservada para apresentar os materiais enviados pelos colaboradores.
Colaboradores
Contribua conosco. Envie seus estudos sobre Gálatas 3:6-22.
Podem ser texto, planilha, áudio, apresentação ou vídeo.
Enviar meu Material
Referências Bíblicas de Gálatas 3:6-22
Como a bíblia foi escrita por diversos autores e em períodos e regiões diferentes, a ocorrência de conteúdo cruzado é um ponto útil para o estudo já que explica o texto com referências da própria bíblia.
Ver referências