O Evangelho por Dentro

CAPÍTULO 18

VERBALIZAÇÃO DIVINA



MT 10:20


POIS NÃO SOIS 5ÓS OS QUE FALAM, MAS O ESPÍRITO DO VOSSO PAI FALANDO EM VÓS.

POIS NÃO SOIS 5ÓS OS QUE FALAM, - O verbo, como palavra de Deus, é a gênese de toda a Criação infinita (Jo 1:1-3). Força soberana de vida e fundamento de toda a Verdade manifestou-se, pleno, em Jesus Cristo, para a glória de nossa evolução na Terra (Jo 1:9-14; A Gênese, Capítulo 15, itens 1:2; O Consolador, questão 261).

Considerando, pois, o verbo em sua máxima expressão de pureza e poder criador, compreenderemos que FALAR é atributo dos que nos exercitamos em atividades inteligentes de maior ou menor expressão (Evolução em Dois Mundos, parte primeira, Capítulo 1, subtítulos CO-CRIAÇÃO EM PLANO MAIOR e CO-CRIAÇÃO EM PLANO MENOR).

Criados por Deus e vivendo no que o Criador e Pai igualmente criou para facultar-nos progresso e evolução (O Livro dos Espíritos, questão 27; Evolução em Dois Mundos, parte primeira, Capítulo 1, subtítulo PLASMA DIVINO), todas as nossas manifestações representam 5ERBALIZAÇÃO do que somos ou de como estamos, segundo os degraus evolutivos já alcançados.

A matéria, que se origina em todas as suas expressões - conhecidas ou não - do Fluido Cósmico ou universal é definida didaticamente na Obra Kardequiana como LAÇO QUE PRENDE O ESPÍRITO (O Livro 66 dos Espíritos, questão
22) e será em permanente associação com a matéria, em seus estados múltiplos, que o espírito se revelará, gerando gravitações e, por sua vez, gravitando em torno de outros seres e suas propostas em VERBALIZAÇÃO vibracional, conforme acontece com os elétrons em torno do núcleo atômico ou com os planetas em torno do sol.

Emmanuel assinala que EM QUALQUER PROVIDÊNCIA E EM QUALQUER OPINIÃO SOMOS SEMPRE A SOMA DE MUITOS e resume com sabedoria: EXPRESSAMOS MILHARES DE CRIATURAS E MILHARES DE CRIATURAS NOS EXPRESSAM (Pensamento e Vida, Capítulo 8).

Estudando a fundo o assunto FALAR, VERBALIZAR, com o auxílio das bases doutrinárias do Espiritismo, podemos tirar o tema da vala comum, pois a simples habilidade da fala, como conquista humana, guarda a função de FIXAR CONCEITOS (Evolução em Dois Mundos, parte primeira, Capítulo 10, subtítulo PENSAMENTO CONTÍNUO).

E como o objetivo da evolução é o progresso intelecto-moral dos seres, sua qualificação para a vida mais perfeita, DESMATERIALIZAR concepções e hábitos é seu caminho de felicidade (O Livro dos Espíritos, questão 917, nota de Allan Kardec).

Portando, Jesus ensina aos que se convertem à sua PALAVRA (Jo 6:63; Jo 17:15-21; Jo 18:37) que NÃO SOIS 5ÓS OS QUE FALAM [. ], pois O BEM, ORIGINARIAMENTE, VEM DE DEUS.

MAS O ESPÍRITO DO VOSSO PAI FALANDO EM VÓS. - Nas anotações dos Evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João) encontraremos citações que definem o Mestre dizendo: MEU PAI (Jo 10:29-30; Jo 15:1; Jo 16:23; Jo 16:28; Jo 17:21), VOSSO PAI (Mt 5:45; Mt 6:14-26, Mt 6:32-7:
11) e NOSSO PAI (Mt 6:9) .

O termo O ESPÍRITO DO VOSSO PAI FALANDO EM VÓS guarda a justa compreensão dos degraus evolutivos da capacidade íntima de 68 cada ser frente ao universo. Jesus respeitava, em seus ensinos, a gradação espiritual dos seus irmãos perante Deus, embora operasse a disseminação da suprema Verdade pelos próprios exemplos (Jo 1:18) .

Toda vez que priorizamos a VOZ da consciência, registramos a PALAVRA DE DEUS, para repeti-la em ações no plano objetivo da vida terrestre, sempre em acordo com o despertamento de nossa mente ([. ] CAMPO DE NOSSA CONSCIÊNCIA DESPERTA, NA FAIXA EVOLUTIVA EM QUE O CONHECIMENTO ADQUIRIDO NOS PERMITE OPERAR - Pensamento e Vida, Capítulo 1).