Capítulo VIII

Pontes


Temas Relacionados:

Serviço de caridade, às vezes, pouco lembrado, e que se reveste de elevada significação — o levantamento de pontes espirituais para alterar a compreensão entre as criaturas.

No Plano Físico marcado por separações de toda espécie, é justo destacar a necessidade de semelhante realização.

Nos domínios da alma, a Terra jaz repleta de divisões, barreiras, preconceitos, privilégios, prioridades, convenções e classes, prejudicando o estabelecimento da harmonia e da segurança entre os homens.

A própria diplomacia, em tese, pode ser considerada por ciência destinada a erguer o entendimento e a simpatia entre as nações.

Quanto possas, trabalha na formação das pontes da amizade e da tolerância, onde estejas. Para isso, basta procures utilizar, simbolicamente, as vigas do serviço desinteressado ao próximo, o cimento do silêncio diante da discórdia e do mal, as paredes das boas palavras empregadas em tempo certo, as peças do perdão incondicional das ofensas, sob os planos e indicações da humildade.

Muita gente pede concurso para a concretização das obras de caridade. A construção das pontes de ligação entre pessoas e grupos sociais é uma das mais importantes.

E provavelmente hoje mesmo, se quiseres, poderás iniciar a construção das pontes da conciliação e de amor, dentro da própria casa.




Houve omissão do texto a seguir no livro impresso: “das boas palavras empregadas em tempo certo, as peças”. Cópia do manuscrito encontra-se sob a custódia do Dr. Eurípedes Higino, filho adotivo do Chico.



Emmanuel
Francisco Cândido Xavier


Acima, está sendo listado apenas o item do capítulo 8.
Para visualizar o capítulo 8 completo, clique no botão abaixo:

Ver 8 Capítulo Completo
Este texto está incorreto?