Assim Dizia o Mestre
Versão para cópia
"ALEGRAI-VOS, PORQUE OS VOSSOS NOMES ESTÃO ESCRITOS NO LIVRO DA VIDA ETERNA. "
Certo dia, regressaram os discípulos de Jesus de uma excursão apostólica e referiram ao Mestre, cheios de jubiloso entusiasmo, que os próprios demônios lhes estavam sujeitos. O Mestre, porém, replicou calmamente: "Não vos alegreis pelo fato de que os demônios vos estejam sujeitos: alegrai-vos antes porque os vossos nomes estão escritos no livro da vida eterna. " Com outras palavras: o alvo principal do apostolado não está nos resultados visíveis da atividade externa, mas sim na invisível realidade da santidade interna. Ser é mais importante que fazer.
Até os nossos dias, são bem mais numerosos os homens que põem maior ênfase nas atividades externas do que na atitude interna; dificilmente compreendem que esta é mais importante do que aquelas.
A atividade social não tem valor autônomo em si mesma, se não brotar da atitude mística do homem. Pouco importa, afinal de contas, o que o homem faça ou diga – o que importa, e muitíssimo, é o que o homem é. Podem os trabalhos de Marta ser bons e louváveis em si mesmos, mas se não forem o natural eflúvio e a manifestação espontânea da atitude interna de Maria, são outros tantos zeros, pequenos e grandes, cuja soma ou produto será sempre igual a zero. Somente o fator espiritual, o grande "1" vertical, é que pode conferir valor e plenitude a essas vacuidades horizontais: 1. 000. 000.
Há nas atividades externas, quando dissociadas da realidade interna, dois gravíssimos perigos.
Acima, está sendo listado apenas o item do capítulo 4.
Para visualizar o capítulo 4 completo, clique no botão abaixo:
Ver 4 Capítulo Completo
Este texto está incorreto?