Nosso Mestre

Versão para cópia
CAPÍTULO 191

Como uma grande tristeza se converteu numa grande alegria...

No mesmo domingo da ressurreição andavam dois amigos de Jesus muito tristes porque nada sabiam da ressurreição dele. Então lhes aparece Jesus em caminho, falando com eles, sem que os dois o reconhecessem. E, quando o reconheceram, desapareceu-lhes dos olhos. E eles voltaram a Jerusalém, cheios de alegria.
No mesmo dia iam dois deles para uma aldeia de nome Emaús, distante de Jerusalém sessenta estádios (1). Vinham conversando um com o outro sobre tudo o que acabava de suceder. Enquanto assim falavam e conferenciavam entre si, aproximou-se deles o próprio Jesus e foi com eles. Eles, porém, estavam com os olhos tolhidos, de maneira que não o reconheceram. Perguntou-lhes ele: "Que conversas são estas que entretendes um com o outro, pelo caminho?"
Calaram-se eles, tristes. Um deles, de nome Cleofas, respondeu: "És tu o único forasteiro em Jerusalém e ignoras o que aí se passou nestes dias?"
"Que foi?" - inquiriu ele.




(1) 60 estádios - 12 quilômetros.
"Aquilo de Jesus, o Nazareno - responderam-lhe. - Era um profeta, poderoso em obras e palavras, diante de Deus e de todo o povo. Mas os sumos sacerdotes e os nossos magistrados entregaram-no à pena de morte e crucificaram-no. Nós, porém, esperávamos que fosse ele o salvador de Israel. De mais a mais, já é agora o terceiro dia que se deu tudo aquilo. Verdade é que algumas das nossas mulheres nos aterraram; tinham ido ao sepulcro, mui de madrugada; mas não acharam o corpo. E voltaram com a notícia de lhes terem aparecido anjos, que declararam que ele estava vivo. Ao que alguns dos nossos foram ao sepulcro, e encontraram confirmado o que as mulheres tinham dito; a ele mesmo, porém, não o viram".
Respondeu-lhes ele: "ó homens sem critério! Quão tardos de coração para crer tudo o que os profetas disseram! Não devia então o Cristo padecer aquilo e assim entrar em sua glória?"
E, principiando por Moisés, discorreu por todos os profetas, explicando-lhes o que a respeito dele se diz em todas as Escrituras.
Iam chegando à aldeia que demandavam. Ele fez menção de passar adiante. Eles, porém, insistiram grandemente com ele, dizendo: "Fica conosco; já declinou o dia; vai anoitecendo".
Entrou com eles. Enquanto estava com eles à mesa, tomou o pão, benzeu-o, partiu-o e deu-lho. Nisto abriram-se-Ihes os olhos e reconheceram-no. Ele, porém, desapareceu dos seus olhos. Diziam um para o outro: "Não se abrasava o coração dentro de nós quando, pelo caminho, nos falava e nos explicava as Escrituras?"
Ainda na mesma hora partiram e regressaram a Jerusalém, e encontraram reunidos os onze com seus companheiros, que lhes declararam: "O Senhor ressuscitou realmente e apareceu a Simão". Então referiram eles o que acontecera no caminho e como o tinham reconhecido ao partir o pão. (Lc. 24, 13-35).

Este texto está incorreto?

Veja mais em...

Lucas 24:13

E eis que no mesmo dia iam dois deles para uma aldeia, que distava de Jerusalém sessenta estádios, cujo nome era Emaús;

lc 24:13
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Lucas 24:19

E ele lhes perguntou: Quais? E eles lhe disseram: As que dizem respeito a Jesus Nazareno, que foi varão profeta, poderoso em obras e palavras diante de Deus e de todo o povo:

lc 24:19
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Lucas 24:28

E chegaram à aldeia para onde iam, e ele fez como quem ia para mais longe.

lc 24:28
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa