Triunfo da Vida Sobre a Morte, O

Versão para cópia
CAPÍTULO 37

# JESUS APARECE AOS APÓSTOLOS


Temas Relacionados:

Enquanto os dois discípulos iam a Emaús, estavam os outros apóstolos reunidos no cenáculo, ainda com as portas trancadas, com medo dos judeus.

Devia ser pelas quatro ou cinco horas da tarde. Acabavam de tomar uma ligeira refeição – quando, de repente, viram, no fundo da sala, um vulto estranho.

Um fantasma! Exclamaram alguns, cheios de terror. O vulto, porém, se aproximou deles e lhes disse calmamente em hebraico: "Salem aleikun" a paz seja convosco! E acrescentou: "Vinde e vede os meus pulsos e o meu lado;

sou eu mesmo. " Eles, porém, não podiam crer que fosse Jesus. Então disse novamente: "A paz seja convosco; vinde a apalpai-me; um espírito não tem carne e osso". . .

Eles todavia continuavam duvidando.

Então lhes disse o vulto estranho: "Tendes aí alguma coisa para comer?" Entregaram-lhe um favo de mel de abelha e uma posta de peixe assado, que ainda estavam na mesa. Jesus comeu diante deles, e lhes devolveu o resto.

Só então acabaram por convencer-se, finalmente, de que era o Mestre, e alegraram-se grandemente.

É este o relato histórico do evangelista e médico grego Lucas, o qual insiste em dizer que colheu os fatos criteriosamente com as testemunhas presenciais deles.

Dizer que os discípulos de Jesus esperavam ansiosamente ver o Mestre ressuscitado, e que o poder da sua imaginação os iludiu, é diametralmente oposto aos fatos. Eles, pelo contrário, foram cépticos e fizeram o possivel para não aceitar a realidade física da ressurreição; mas foram obrigados pela evidência irrefutável que o Mestre ressuscitara realmente.

Nesta tarde, Tomé não estava com eles. Quando, mais tarde, lhe contaram que haviam visto Jesus, que o tinham apalpado e que ele comera diante deles, replicou Tomé: Não creio! Só aceitarei a realidade, se eu mesmo colocar meus dedos nas chagas dos seus pulsos, e minha mão na chaga do seu lado.

Oito dias depois, estavam os apóstolos novamente reunidos no mesmo cenáculo, e Tomé com eles. Reapareceu-lhes Jesus, e dirigiu-se logo a Tomé, mostrando-lhe as chagas do seu corpo e convidando-o a tocá-las com suas mãos: Tomé se prostrou aos pés do Mestre exclamando: "Meu Senhor e meu Deus!" Depois da ascensão de Jesus, refere a tradição, demandou Tomé o extremo oriente. Na igreja de São Tomé, em Madras, sul da Índia, se acham os restos mortais do discípulo que queria "ver para crer". Mais tarde, porém, pelo que parece pelo "Quinto Evangelho" recentemente encontrado no Egito, Tomé mudou o programa: não quis ver nem crer, mas saber diretamente por experiência própria. O seu Evangelho não conta a biografia terrestre de Jesus, mas limita-se a citar 114 palavras secretas do Mestre, destinadas não aos profanos, mas aos iniciados, segundo as palavras dele: "A vós vos é dado conhecer os mistérios do Reino de Deus; ao povo, porém, só lhes falo em parábolas, de maneira que, ouvindo, não entendam, e vendo, não compreendam. "








Acima, está sendo listado apenas o item do capítulo 37.
Para visualizar o capítulo 37 completo, clique no botão abaixo:

Ver 37 Capítulo Completo
Este texto está incorreto?