Parábolas e Ensinos de Jesus

Versão para cópia
CAPÍTULO 54

OS DOIS TESTAMENTOS E A REVOGAÇÃO DA LEI

“Não penseis que vim para revogar a Lei e os Profetas; não vim revogar, mas cumprir. Porque em verdade vos digo: passará o Céu e a Terra, mas de modo nenhum passará da Lei um só i ou um só til sem que tudo se cumpra. "


(Mateus 5:17-18.)

Assim como não existem duas “leis" em vigor, uma em oposição à outra, também não podem existir dois “Testamentos" em validade, ambos contradizendo-se, defraudando-se aniquilando-se.

Existe a Lei, existem os Profetas; existiram os Profetas e existiram a Lei e os Profetas.

Jesus não veio revogar a Lei e os Profetas, mas cumprir; lembrar o cumprimento da Lei, trabalhar pelo cumprimento da Lei, ensinar o cumprimento da Lei, impor o cumprimento da Lei.

Jesus é a Luz do Mundo: essa luz ilumina a Lei, distingue-a do que não é Lei, orientando todas as almas de um modo racional, inteligível, para cumprirem a Lei, obedecerem a Lei, praticarem as ordenações da Lei.

Jesus é o Caminho, a Verdade, a Vida: sendo sua principal missão cumprir a Lei, a Lei deve, forçosamente, limitar-se, circunscrever-se ao Caminho que Ele personificou, à Verdade de que Ele foi o paradigma, à Vida de que deu o mais vivo exemplo.

A Lei está intimamente ligada à incomparável personalidade de Jesus: O que a Jesus não se liga, não se adapta, não se ajusta, não é Lei; não é, portanto, Caminho, não é Verdade, não é Luz, não é Vida: é desvio, é falsidade, é morte, é treva. “De modo nenhum passará da Lei um só i, ou um só til, sem que tudo se cumpra. " A Lei é eterna, é de todos os tempos, de todos os povos; o seu escopo é felicitar os homens unindo-os pelo mesmo ideal a Deus. O Ideal é o Amor. “O Amor a Deus e ao próximo é a síntese, o resumo de toda a Lei e os Profetas. " Tudo o que inspira desamor a Deus e ao próximo, não é Lei, nem provém da Lei ou dos Profetas; tudo o que divide, desune, desarmoniza a família humana, está fora da Lei; tudo o que tolhe a liberdade, o livre exame, a compreensão, não está compreendido na Lei.

A Lei foi dada por intermédio de Moisés, mas a graça e a verdade da compreensão da Lei foi dada por Jesus Cristo; Ele é a Luz e a Verdade.

A Lei não é de Moisés; se fosse, passaria com Moisés, como a lei de Moisés do dente por dente, olho por olho passou, para não mais voltar;

não só desapareceram dela o i, e os til, como também todo o valor, toda a potência, todos os caracteres.

Para que a Lei se cumpra, é preciso que desapareçam todos os opressores que, constituindo-se guardas da Lei, não a praticam, mas corrompem-na. Para que a Lei se cumpra, é preciso que o Velho Testamento seja posto à margem, porque “Na verdade, nenhum outro fundamento pode ser posto entre o céu e a Terra senão Jesus Cristo. " O maior dos Profetas anuncia o Maior dos Enviados; o maior Enviado exalta o ministério dos Profetas, adstrito à Lei sintetizada no amor a Deus e ao próximo.

Os sacerdotes foram postos à margem, como infratores da Lei; as igrejas de pedra estão fora da Lei: delas não ficará pedra sobre pedra que não seja derribada. (Lucas 21:6.) Os sacerdotes têm uma lei que não é a Lei, assim como os cientistas e os políticos têm uma lei, que não é a Lei; suas igrejas, suas academias, seus palácios têm os seus mandamentos, mas estes mandamentos não constituem a Lei de Deus, são mandamentos e ordenações que estão fora da Lei: têm passado, estão passando e passarão para desaparecerem para sempre.

Não pode haver dois Testamento, não pode haver duas leis de Deus: há um só Deus, um só batismo, uma só fé, uma única verdade. A lei das sinagogas, dos templos, do monte, foi revogada pelo Cristo: “É chegada a hora, e agora é, em que não adorareis a Deus em Jerusalém, nem no Monte Garizim, mas sim em espírito e verdade, porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. " (João 4. 21-24.) A lei das igrejas não é parte integrante da Lei, ela é a mesma das sinagogas, dos templos, dos montes; a lei das igrejas foi denunciada como infração da Lei, por Jesus Cristo.

A Lei não passará, nem um i nem um til deixará de ter o seu cumprimento.

O Espiritismo repete as palavras de Jesus: “Não penseis que vim revogar a Lei e os Profetas, não vim revogar, mas cumprir. "




Acima, está sendo listado apenas o item do capítulo 54.
Para visualizar o capítulo 54 completo, clique no botão abaixo:

Ver 54 Capítulo Completo
Este texto está incorreto?

Veja mais em...

Mateus 5:17

Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir.

mt 5:17
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Lucas 21:6

Quanto a estas coisas que vedes, dias virão em que se não deixará pedra sobre pedra, que não seja derribada.

lc 21:6
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa