Parábolas e Ensinos de Jesus

Versão para cópia
CAPÍTULO 64

O ESPÍRITO DE SISTEMA E AS NOVAS VERDADES

“Veio João não comendo nem bebendo, e dizem: Ele tem demônio.

Veio o Filho do Homem, comendo e bebendo, e dizem: Eis um homem glutão e bebedor de vinho, amigo de publicanos e pecadores! E contudo a sabedoria é justificada pelas suas obras. "


(Mateus 11:18-19.)

“Então lhe trouxeram um endemoninhado, cego e mudo; e ele o curou, de modo que o mundo falava e via. E toda a multidão, admirada, dizia: É este porventura, o Filho de Davi? Mas os fariseus, ouvindo isto, disseram: Este não expele os demônios senão por Belzebu, chefe dos demônios. "


(Mateus 12:22-24.)

O mundo não tem progredido senão à custa de lutas e sofrimentos.

Todas, as novas descobertas, todas as grandes verdades, todos os grandes homens não têm conseguido exercer a sua missão no nosso planeta senão com grandes sacrifícios e depois de uma luta terrível contra o espírito de ignorância, que ensombra todas as camadas sociais!

Percorrendo atentamente as páginas dos Evangelhos, vemos a luta incessante que Jesus sustentou contra o espírito de sistema que compunha, não só a classe sacerdotal, mas também a classe doutoral do seu tempo.

Nos At acham-se narradas as perseguições que sofreram os discípulos do Mestre Nazareno, que também enfrentaram não menores lutas com os “sábios" daquela época.

Mas não foram só eles que se sacrificaram neste mundo em que os grandes são os depositários das crenças avoengas.

Cada jato de luz que vibra na mansão das trevas agita os ignorantes sistemáticos, assim como os lampejos do Sol alvoroça os morcegos e as corujas que só se comprazem com a noite.

A árvore secular das ideias sistemáticas e preconcebidas dos nossos avós não pode cair com um ligeiro sopro, assim como a árvore dos bosques não cai ao primeiro golpe do machado; é preciso muitas “machadadas" e grande trabalho para arrasar a floresta inculta das concepções humanas. E o progresso não se faz de uma vez; vem paulatina, gradativamente, presenteando-nos com suas generosas dádivas, para que, ofertando aos poucos seus inestimáveis dons, nos tornemos afeitos ao trabalho e ao es tudo, fonte principal de todo o entendimento humano.

Que tem sido a vida de todos os grandes homens que nos têm legado o bem-estar que agora possuímos? Aí está a História, de cujas páginas não se poderá excluir uma só letra, e que demonstra o quanto pode o espírito de classe, os conservadores de rotina unidos aos poderes conjugados do papado.

Disse um sábio contemporâneo, falando de Allan Kardec: “Aquele que se adiantou cem anos a seus contemporâneos, precisa de mais cem anos para ser compreendido".

Esta verdade se reflete em todas as épocas históricas.

Antes do Cristo, Sócrates havia sido consumado pela sicuta, por causa da sua doutrina, precursora do Cristianismo. E depois do Cristo, quantos suplícios infligiram aos Apóstolos, quer no ramo da Ciência, quer no ramo da Religião! É quase incalculável o número de mártires que passaram pelo batismo da perseguição.

Galileu teve de reparar a “insólita pretensão" que teve de ver a Terra girar em torno de seu eixo, fato este ensinado atualmente no mundo todo e abraçado pela Congregação Papalina, que, afinal, abjurou a crença antiga de “parada do Sol por ordem de Josué".

Giordano Bruno foi queimado vivo por afirmar a existência de outros mundos.

Bailly, o célebre astrônomo francês, e Lavoisier, o grande químico, foram guilhotinados durante a Revolução Francesa; Priestley, Pai da Química Moderna, viu incendiada a sua casa e destruída a sua biblioteca, entre exclamações da populaça inconsciente: “Não queremos mais filósofos!" Com grande dificuldade lutou Cristóvão Colombo para nos deixar este grande legado, a América, onde nascemos, donde tiramos o pão cotidiano, e onde atualmente vivemos!

Quando Arago apresentou à Academia o seu trabalho sobre a navegação a vapor, levantou-se uma tempestade tão grande que quase a sua descoberta naufragou entre apupos e maldições da gente sábia!

A Lei da Gravitação foi considerada uma heresia, uma blasfêmia contra os ensinos ortodoxos, e Newton não pode escapar ao desprezo de grande número dos seus contemporâneos.

Os estudos da eletricidade dinâmica, feitos por Galvani, foram repelidos pelo mundo; entretanto, todos nós hoje gozamos, não só desta descoberta, como também de todas as que nos proporcionam comodidade e bem-estar. É que a Verdade termina sempre pelo triunfo, e quando ela começa a iluminar, os obstáculos não conseguem senão retardar-lhe a marcha, mas chegado o termo, vem a vitória!

Quanto tempo levou em lutas o magnetismo, antes que os sábios lhe abrissem as portas das academias?

Mas os fatos se impunham e a verdade conseguiu triunfar na luta que lhe moviam seus perseguidores.

Pois bem; todas essas lutas, essas perseguições, esses trabalhos que sofreram as grandes verdades e seus defensores, se têm repetido em relação ao Espiritismo e aos seus seguidores.

Uns acoimam-no de diabólico; outros dizem que ele produz loucura;

outros que é contrário à Religião. São as mil bocas da ignorância falando do que não estudaram!

São as investidas do espírito de sistema contra as novas ideias, que vêm desenraizar erros, decepara árvore secular da ignorância, causa de todos os sofrimentos na Terra.

Enfim, o mundo não se transforma sem lutas; é da luta que vem a vitória e, então, a verdade aparece.

Nos tempos antigos, como hoje, a luz não pode ser trevas. O argumento demoníaco está ainda muito valorizado pelos sectários. Mas estão próximos os tempos em que a Verdade dominará, guiando os homens para os seus destinos imortais!




Acima, está sendo listado apenas o item do capítulo 64.
Para visualizar o capítulo 64 completo, clique no botão abaixo:

Ver 64 Capítulo Completo
Este texto está incorreto?

Veja mais em...

Mateus 11:18

Porquanto veio João, não comendo nem bebendo, e dizem: Tem demônio.

mt 11:18
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 23:14

Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que devorais as casas das viúvas, sob pretexto de prolongadas orações; por isso sofrereis mais rigoroso juízo.

mt 23:14
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 23:15

Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o fazeis filho do inferno duas vezes mais do que vós.

mt 23:15
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 23:16

Ai de vós, condutores cegos! pois que dizeis: Qualquer que jurar pelo templo, isso nada é; mas o que jurar pelo ouro do templo, esse é devedor.

mt 23:16
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 23:17

Insensatos e cegos! Pois qual é maior: o ouro, ou o templo, que santifica o ouro?

mt 23:17
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 23:18

E aquele que jurar pelo altar isso nada é; mas aquele que jurar pela oferta que está sobre o altar, esse é devedor.

mt 23:18
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 23:19

Insensatos e cegos! Pois qual é maior: a oferta, ou o altar, que santifica a oferta?

mt 23:19
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 23:20

Portanto, o que jurar pelo altar jura por ele e por tudo o que sobre ele está:

mt 23:20
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 23:21

E o que jurar pelo templo jura por ele e por aquele que nele habita;

mt 23:21
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 23:22

E o que jurar pelo céu jura pelo trono de Deus e por aquele que está assentado nele.

mt 23:22
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 23:23

Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas.

mt 23:23
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 23:24

Condutores cegos! que coais um mosquito e engolis um camelo.

mt 23:24
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 23:25

Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que limpais o exterior do copo e do prato, mas o interior está cheio de rapina e de iniquidade.

mt 23:25
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 23:26

Fariseu cego! limpa primeiro o interior do copo e do prato, para que também o exterior fique limpo.

mt 23:26
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 23:27

Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia.

mt 23:27
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 23:28

Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas interiormente estais cheios de hipocrisia e de iniquidade.

mt 23:28
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 23:29

Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que edificais os sepulcros dos profetas e adornais os monumentos dos justos.

mt 23:29
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 23:30

E dizeis: Se existíssemos no tempo de nossos pais, nunca nos associaríamos com eles para derramar o sangue dos profetas.

mt 23:30
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 23:31

Assim, vós mesmos testificais que sois filhos dos que mataram os profetas.

mt 23:31
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 23:32

Enchei vós pois a medida de vossos pais.

mt 23:32
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 23:33

Serpentes, raça de víboras! como escapareis da condenação do inferno?

mt 23:33
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 12:22

Trouxeram-lhe então um endemoninhado cego e mudo; e, de tal modo o curou, que o cego e mudo falava e via.

mt 12:22
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa