Entre Irmãos de Outras Terras
Versão para cópiaEm homenagem aos pioneiros
Senhor Jesus!
Temos neste 1965, que transcorre em paz, o primeiro centenário da Primeira Sociedade Espírita do Brasil, oficialmente instalada na Capital da Bahia, cidade do Salvador.
Nesse primeiro século de divulgação e vivência da Nova Revelação, que nos confiaste como sendo o Evangelho Redivivo, nós te agradecemos o concurso dos pioneiros da Doutrina Espírita, encarnados e desencarnados, que nos estenderam as mãos, da América do Norte e da Europa, impelindo-nos à necessária renovação! Graças à nascente de luz que eles desataram, possuímos hoje frutos sazonados de conhecimento superior que espalham concórdia e fraternidade, esperança e consolo, do Amazonas ao Prata, criando no Brasil a civilização do futuro!…
Pensando nisso, algo desejamos realizar em companhia de nossos instrumentos humanos…
Se é possível Senhor, permite-nos agora levar-lhes aos descendentes, nas cidades que lhes foram palco ao trabalho, o nosso abraço de reconhecimento e de amor.
Se a empresa a que nos propomos te obedece à vontade, guia-nos o passo e inspira-nos a tarefa. Varre de nossas almas qualquer pretensão de doutrinar os que tanto nos deram em teu nome e apoia-nos, por misericórdia, a projetada viagem com os recursos de que nos julgues carecedores.
Clareia as estradas que tenhamos de percorrer e, seja onde for, guarda-nos sob a cobertura de teus ensinos!
Cumpram-se em nós, servos daqueles que se fizeram servos de teus servos, os teus sábios desígnios! Escorados em teu socorro de todo dia, nós te rogamos, ó Mestre, nos abençoe o propósito de ofertar, aos nossos benfeitores do passado e de sempre, singela homenagem de respeito e carinho, envolvida em nossas preces de regozijo e gratidão.
Uberaba, 15 de Maio de 1965.
(Página, recebida pelo médium Waldo Vieira.)
Conquanto as ideias espíritas houvessem penetrado o Brasil, logo depois de 1850, a instalação da primeira entidade espírita no País, oficialmente, foi realizada com a fundação do “Grupo Familiar do Espiritismo”, em 17-9-1865, em Salvador, Estado da Bahia. — Nota de André Luiz.
Ante a Seara da Luz
(Homenagem ao Primeiro Centenário da primeira organização espírita, instalada no Brasil.)
Reconhecerás o benefício com que a orientação espírita te clareia o caminho; no entanto, não a enclausurarás sob as chaves da indiferença…
Com ela reconfortar-te-ás nos dias de provação, oferecendo demonstrações de fortaleza e paciência, em testemunhos de fé, mas não te esquecerás dos milhares de irmãos nossos que se demoram entre as grades da angústia, mendigando, aflitos, algum sopro de esperança…
Iluminarás a própria senda, evitando os despenhadeiros do mal; contudo, não te esquecerás dos milhares de irmãos nossos que se tresmalham na sombra, famintos de uma palavra esclarecedora que lhes impeça o mergulho total no sorvedouro da obsessão…
Agasalhar-te-ás, em espírito, para suportar as ofensas, aprendendo a orar pelos que te perseguem, e a sustentar-te muito acima dos assaltos da injúria; todavia, não te esquecerás dos milhares de irmãos nossos, ilhados na revolta ou no sofrimento, diante da incompreensão ou do insulto, esperando ansiosamente uma frase de amor que os liberte do visco do ódio…
Amassarás o pão da consolação para que as lágrimas não te sufoquem a vida, quando vês a morte, de visita ao recinto doméstico, arrebatando-te ao convívio algum dos seres que mais amas; entretanto, não te esquecerás dos milhares de irmãos nossos que tateiam a lousa, de alma enregelada no desespero, ante a separação dos seres queridos; suplicando às cinzas do tumulo algum leve sinal da imortalidade…
O Espiritismo é o Cristianismo Renascente, com Jesus anunciando, de novo, as realidades eternas do Universo e da Vida, com base no sepulcro vazio!…
Perante o mundo atormentado de hoje, pensa na quota de amor que lhe devemos, através do Espiritismo que nos pede criterioso trabalho de sustento e divulgação, em favor dos corações e das consciências.
Todos temos obrigação e serviço a fazer. Ninguém espera te transformes, de imediato, num sol capaz de extinguir as trevas!… Traze também o teu raio de luz.
Uberaba, 17 de Setembro de 1965.
(Página recebida pelo médium Francisco Cândido Xavier.)
Nota da Editora : “Reformador”, órgão noticioso e doutrinário da Federação Espírita Brasileira, publicou, em seu número de Setembro de 1965, longo histórico sobre esse acontecimento centenário.
Este texto está incorreto?