Plantão de Respostas

Versão para cópia
Capítulo XXXII

Missão


Temas Relacionados:

: Espíritos de Esfera Superior, quando encarnados na Terra, têm consciência da sua missão?


: Allan Kardec, em “” pergunta se os (…) “Espíritos percebem sempre os desígnios que lhes compete executar?” A resposta vem direta (…) “Não. Muitos há que são instrumentos cegos. Outros porém, sabem muito bem com que fim atuam.” Mais adiante, questiona se aqueles que são incumbidos de uma importante missão dela têm conhecimento. () Os Espíritos lhes responderam que (…) “algumas vezes, assim é. Quase sempre, porém, ignoram.” (…).

Portanto, podemos dizer que a consciência perfeita das missões dos Espíritos superiores nem sempre é plena, porém, lhes é possível tê-la.


: O que é mais nobre: renunciar a uma grande missão por um amor ou abdicar de um grande amor por uma grande missão? Como saber entre o destino e o livre-arbítrio para não nos desviarmos de nossa missão?


: Através do discernimento saberemos fazer nossa escolha. Todos temos uma missão a cumprir nos mais diversos campos; umas maiores, outras menores, de acordo com nossa condição evolutiva.

Seguindo nossa intuição, que na maioria das vezes são orientações dos Amigos Espirituais, saberemos fazer esta distinção. O estudo constante da Doutrina, somada a prática do Bem, por certo nos indicarão o caminho, sem que nos desviemos de nossa missão.


: O que se pode dizer sobre os artistas em geral? É verdade que são diferentes e quando desencarnam vão direto para o terceiro plano? Sua missão é sublime ou de resgate?


: Os artistas, como os gênios, possuem um desenvolvimento acentuado em um ou mais ramos do conhecimento. Contudo, como é imperativo, só galgarão as Esferas Superiores quando seu nível moral tiver se elevado o bastante para se comunicar com Esferas Superiores; muitos artistas ainda são presas do egoísmo, inveja, orgulho e outros sentimentos inferiores durante a maior parte do tempo. E, segundo suas ações, poderão também passar por reencarnações de resgate, como foi o exemplo de Michelângelo, reencarnado como o Aleijadinho.


Francisco Cândido Xavier
Emmanuel


KARDEC, Allan — O Livro dos Espíritos — Instituto de Difusão Espírita, 1ª ed., outubro de 1974, Araras, S. Paulo, pág. 240, pergunta 570.


Id. Ibid. pág. 241, pergunta 576.



Francisco Cândido Xavier


Acima, está sendo listado apenas o item do capítulo 32.
Para visualizar o capítulo 32 completo, clique no botão abaixo:

Ver 32 Capítulo Completo
Este texto está incorreto?