Palavras de Emmanuel

Versão para cópia
CAPÍTULO 10
Ilustração tribal

CONVÉM NÃO ESQUECER


Temas Relacionados:

Todas as doutrinas religiosas têm a sua razão de ser no seio das coletividades, onde fo- ram chamadas a desempenhar a missão de paz e de concórdia humana. Todos os seus males provêm justamente dos abusos do homem, em amoldá-las ao abismo de suas materialidades habituais. (Emm.) A simpatia ou a antipatia têm as suas raízes profundas no espírito, na sutilíssima entro- sagem dos fluidos peculiares a cada um e, quase sempre, de modo geral, atestam uma reno- vação de sensações experimentadas pela criatura, desde o pretérito delituoso, em iguais cir- cunstâncias.

Devemos, porém, considerar que toda antipatia, aparentemente a mais justa, deve mor- rer para dar lugar à simpatia que edifica o coração para o trabalho construtivo e legítimo da fraternidade. (Con.) Há obsessores terríveis do homem, denominados "orgulho", "vaidade", "preguiça", "avareza", "ignorância" ou "má-vontade", e convém examinar se não se é vítima dessas energias perversoras que, muitas vezes, habitam o coração da criatura, enceguecendo-a para a compreensão da luz de Deus. Contra esses elementos destruidores, faz-se preciso um novo gênero de preces, que se constitui de trabalho, fé, esforço e boa-vontade. (Con.) É imprescindível caminhar na direção dos lobos, não na condição de fera contra fera, mas na posição de cordeiros-embaixadores; não por emissários da morte, mas por doadores da vida eterna. (V. L.) É preciso lançar a regra do silêncio e da paz à fogueira das lucubrações tormentosas, para que nossa existência não se transforme em voraginoso inferno. (Ren.) A grande luta não reside no combate com o sangue e a carne, propriamente, mas sim com as nossas disposições espirituais inferiores. (P. N.) A confissão pública dos próprios defeitos, nos tempos apostólicos, constituía para o homem forte barreira, evitando sua reincidência na falta. Um sentimento profundo de verda- deira humildade movia o coração nesses momentos, oferecendo-lhes as melhores possibili- dades de resistência ao assédio das tentações, e semelhante princípio representava como que uma vacina contra as úlceras do remorso e das chagas morais. (Emm.) Muitos chegam à obra, todavia, não passam além da letra, cooperando nas organizações puramente intelectuais ; uns improvisam sistemas teológicos, outros contribuem na estatística e outros ainda se preocupam com a localização histórica do Senhor. (P. N.) Entidades discutidoras, levianas, rebeldes e inconstantes transitam em toda parte. Além disso, incógnitas e problemas surgem para os habitantes dos dois planos.


Em vista de semelhantes razões, os adeptos do progresso efetivo do mundo, distancia- dos da vida física; pugnam pelo Espiritismo com Jesus, convertendo-nos o intercâmbio em fator de espiritualidade santificante. (P. N.) No serviço divino, é aconselhável não disputar, a não ser quando o esclarecimento e a energia traduzem caridade. Nesse caminho, a prática do bem é a bússola do ensino. (C. V. V.)
21 O pensamento é o gerador dos infracorpúsculos ou das linhas de força do mundo su-

batômico, criador de correntes de bem ou de mal, grandeza ou decadência, vida ou morte, segundo a vontade que o exterioriza e dirige. (Rot.) A residência da alma permanece situada no manancial de seus próprios pensamentos. (Rot.) A experiência é necessária como chave bendita que descerra as portas da compreensão (Emm.) Nas comunidades de trabalho cristão, muitas vezes observamos companheiros altamen- te preocupados com a tarefa conferida a outros irmãos de luta.


É justo examinar, entretanto, como se elevaria o mundo se cada homem cuidasse de sua parte, nos deveres comuns, com perfeição e sinceridade. (C. V. V.) A escola é um centro de indução espiritual, onde os mestres de hoje continuam a tarefa dos instrutores de ontem. (P. V.) O desejo é a alavanca de nosso sentimento, gerando a energia que consumimos, segun- do a nossa vontade. (P. V.)

Este texto está incorreto?