Palavras de Emmanuel
Versão para cópia
ADVERTÊNCIAS PROVEITOSAS
Em que objeto centralizas a tua crença, meu amigo? Recorda que é necessário crer sin- ceramente em Jesus e segui-lo, para não sermos confundidos. (Vinha de Luz) O novo crente flagela a quantos lhe ouvem os argumentos calorosos, azorragando cos- tumes, condenando ideias alheias e violentando situações, esquecido de que a experiência da alma é laboriosa e longa e de que há muitas esferas de serviço na casa de Nosso Pai. (Vinha de Luz) Toda crise é fonte sublime de espírito renovador para os que sabem ter esperança. (Vinha de Luz) As dificuldades de qualquer natureza são sempre pedras simbólicas, asfixiando-nos as melhores esperanças do dia, do ideal, do trabalho ou do destino, que recebemos na glória do tempo.
É necessário saber tratá-las com prudência, serenidade e sabedoria. (Reformador - Outubro/1
952) O dinheiro é sempre bom quando com ele podemos adquirir a simpatia ou a misericór- dia dos homens. (Paulo e Estevão) Se procuras, amigo, a luz espiritual: se a animalidade já te cansou o coração, lembra-te de que, em Espiritualismo, a investigação conduzirá sempre ao Infinito, tanto no que se refe- re ao campo infinitesimal, como à esfera dos astros distantes, e que só a transformação de ti mesmo, à luz da Espiritualidade Superior, te facultará acesso às fontes da Vida Divina. (Pref. Mensageiros) Lembra-te de que os problemas se estendem ao infinito. . .
Cada ser, cada criatura, cada consciência possui necessidades diferentes entre si. (Reformador - Fevereiro/1953)
É muito fácil falar aos que nos interpelam, de maneira a satisfazê-los, e não é difícil re- plicar-lhes como convém aos nossos interesses e conveniências particulares; todavia, diri- girmo-nos aos outros, com a prudência amorosa e com a tolerância educativa, como convém à sã doutrina do Mestre, é tarefa complexa e enobrecedora, que requisita a ciência do bem no coração e o entendimento evangélico nos raciocínios. (Vinha de Luz).
A luta em família é problema fundamental da redenção do homem na Terra. Como se- remos benfeitores de cem ou mil pessoas, se ainda não aprendemos a servir cinco ou dez cri-7 aturas? Esta é indagação lógica que se estende a todos os discípulos sinceros do Cristianis-
mo. (De Pão Nosso) Saber não é tudo. É necessário fazer. E para bem fazer, homem algum dispensará a calma e a serenidade, imprescindíveis ao êxito, nem desdenhará a cooperação, que é a com- panheira dileta do amor. (De Vinha de Luz) A imaginação não é um país de névoa, de criações vagas e incertas. É fonte de vitalida- de, energia, movimento. . . (De Roteiro) Nosso corpo espiritual, em qualquer parte, refletirá a luz ou a treva, o céu ou o inferno que trazemos em nós mesmos. (De Roteiro) A noção de cárcere, como a dor do remorso, nunca foram observadas no horizonte azul nem no canto dos pássaros, simplesmente porque residem dentro de nós. (De Renúncia).
As mensagens edificantes do Além não se destinam apenas à expressão emocional, mas, acima de tudo, ao teu senso de filho de Deus, para que faças o inventário de tuas pró- prias realizações e te integres, de fato, na responsabilidade de viver diante do Senhor. (Prefácio de Os Mensageiros).
O pão do corpo é uma esmola pela qual sempre receberá a justa recompensa, mas o sor- riso amigo é uma bênção para a eternidade. (De Pão Nosso) Não te mortifiques pela obtenção do ensejo de aparecer nos cartazes enormes do mun- do. Isso pode traduzir muita dificuldade e perturbação para teu espírito, agora ou depois. (De Vinha de Luz) Em toda tarefa lembra-te do Cristo e passa adiante com o teu esforço sincero. Não per- turbem as desconfianças, a calúnia e a má-fé, atento a que Jesus venceu galhardamente tudo isso!. . . (De Paulo e Estevão) A verdade para ser totalmente compreendida precisa ser tratada entre corações da mes- ma idade espiritual. (De 50 anos depois). Não se colhe a verdade, na vida, como quem engaiola uma ave na floresta.
8 A verdade é luz. Somente o coração alimentado de amor e o cérebro enriquecido de sabedoria podem refletir-lhe a grandeza. (De Roteiro) Amealharás enorme fortuna, todavia ignorarás, por muitos anos, a que região da vida te conduzirá o dinheiro. (De Vinha de Luz) Esqueçamos os velhos caprichos do nosso "eu", que, muitas vezes, nos prendem a escu- ras ilusões. (De Reformador de outubro/1
953) Não creias em salvadores que não demonstrem ações que confirmem a salvação de si mesmos.
Abstenhamos de maldizer onde não possamos louvar. (De Caminho, Verdade e Vida) (De Renúncia) Hoje, como ontem, Jesus prescinde das nossas guerrilhas de palavras, das nossas tem- pestades de opinião, do nosso fanatismo sectário e do nosso exibicionismo nas obras de casca sedutora e miolo enfermiço. (De Ave, Cristo!)