Palavras de Emmanuel

Versão para cópia
CAPÍTULO 35
Ilustração tribal

RECOMENDAÇÕES ÚTEIS


Temas Relacionados:

A água pode ser fluidificada, d modo geral, em benefício de todos; todavia, pode sê-lo em caráter particular para determinado enfermo, e, neste caso, é conveniente que o uso seja pessoal e exclusivo. (Com.) Se não estás cego para as leis da vida, se já despertaste para o entendimento superior, examina, a tempo, onde te deixará, provisoriamente, o comboio da experiência humana, nas súbitas paradas da morte. (V. L.) Sagacidade não chega a ser elevação, e o poder expressivo apenas é respeitável e sagra- do quando se torna ação construtiva com a luz divina.

Vê, com clareza, se a pretensa claridade que há em ti não é sombra de cegueira espiritu- al. (V. L.) Quantos lares seriam felizes, quantas instituições se converteriam em mananciais per- manentes de luz, se os crentes do Evangelho aprendessem a calar para falar, a seu tempo, com proveito?


Não nos referimos aqui os homens vulgares e, sim, aos discípulos de Jesus. (P. N.) Quando te sentires cansado, lembra-te de que Jesus está trabalhando. Começamos on- tem nosso humilde labor e o Mestre se esforça por nós, desde quando? (C. V. V.) Educar a visão, a audição, o gosto e os ímpetos representa base primordial do pacifismo edificante. (P. N.) A melhor posição da Vida é a do equilíbrio. Não é justo desejar fazer nem menos, nem mais do que nos compete, mesmo porque o Mestre sentenciou que a cada dia bastam os seus trabalhos (P. E.) Esclarecer é também amar. (Con.) Não basta fazer o Cristo Jesus o benfeitor que cura e protege. É indispensável transfor- ma-lo em padrão permanente da vida, por exemplo e modelo de cada dia. (V. L.) Não basta a criatura apegar-se á existência humana, mas precisa saber aproveita-la dig- namente. (Pref. N. L.) Em qualquer idade, podemos e devemos operar a iluminação ou o aprimoramento de nós mesmos. (P. E.) Vale mais permanecer em dia com a luta que guardar-se alguém no descanso provisório e encontra-la, amanhã, com a dolorosa surpresa de quem vive defrontando por fantasmas. (V. L.)

58 As lutas pessoais estiolam as melhores esperanças. Criar separações e proclamar seus prejuízos dentro da igreja do cristo, não seria exterminarmos a planta sagrada do Evangelho por nossas próprias mãos? (P. E.) Sem que teu pensamento se purifique e sem que atua vontade comande o barco do or- ganismo para o bem, a intervenção dos remédios humanos não passará de medida em trânsito para inutilidade. (P. N.) Cura a catarata e a conjuntivite, mas corrige a visão espiritual de teus olhos. (P. N.) O capital mais precioso da vida é o da boa-vontade. Ponhamo-lo em movimento e a nossa existência estará enriquecida de bênçãos e alegrias, hoje e sempre, onde estivermos. (R. - 12/952)



Este texto está incorreto?