Luz do Mundo
Versão para cópiaA CURA REAL
— É como vos digo, nobre Lavínia! Os cristãos constituem o grupo mais cordato de todo o Império, incapazes de desordens ou desrespeito de qualquer natureza. Amam a verdade e obedecem às leis, colaborando eficazmente pelo bem geral. Mesmo quando consideram os governos arbitrários ou injustos, mantêm a mansuetude e porfiam na esperança, mesmo se espoliados ou perseguidos...
Falas, Mirian — redarguiu a outra — como se os conhecesses. E isto surpreende-me. Vives na minha casa como hóspede honrada e querida desde os dias dos meus pais, e jamais supus que privasses com essa gente... Certamente, a sua famigerada Doutrina nascida de um malfeitor que foi justiçado numa Cruz estimula-te e até certo ponto compreendo as tuas simpatias, considerando as afinidades decorrentes da tua raça e dos teus costumes... No entanto, és mulher inteligente, verdadeira diva da música, do canto, e porque não dizê-lo, uma eleita dos deuses se não fosse...
Compreendo respeitável patrícia — acudiu, a interlocutora, comovida. — É-me difícil explicar-vos... A verdade, porém, constrange-me a afirmar-vos, fiel ao respeito que vos devoto, que os cristãos obedecem à ordem...
... Mas não sacrificam aos deuses, ferindo as venerandas tradições de Roma.
Concordo que não reverenciam outros deuses, senão Deus, que é o Único e o Soberano Senhor do Universo.
Espantas-me! Pareces cristã.
Se assim vos pareço, gostaria de dizer-vos que Jesus me fascina.
Blasfemas! Enlouqueceste? Por que nunca m
"o referiste?
Jamais me perguntastes, senhora.
Que tens a favor do Crucificado e contra os nossos deuses?
Nada Senhora, nada contra. Somente a favor de Jesus a Quem conheci, faz muitos anos...
Os olhos negros e grandes da mulher nublaram-se de lágrimas, parecendo rever através dos painéis da memória o longínquo passado, vivo e fulgurante na sua alma.
Quando o conheceste, já eras?...
Sim, foi a paralisia que me conduziu à Sua presença.
E Ele não te curou? Não dizem que era taumaturgo?
Não, não me curou o corpo é certo. Não o corpo...
Lá fora o sol causticante de julho e o calor aba fado, desagradável.
No átrio do palácio entre os ciprestes verdes e esguios as duas matronas dialogam e os loendros, sob a forte luz do verão, arrebentam-se em festa de flores perfumadas.
— Escutai-me! Dir-vos-ei... Ouvi falar de Jesus, — fez-se mais bela a narradora cuja tez morena tornara-se levemente pálida — quando os sonhos da juventude ofertavam-me o entusiasmo da esperança. Corriam nas minhas artérias como licor precioso as energias que se transformavam em sonhos na minha imaginação exaltada, face à dor da paralisia cruel que me retinha ao leito desde a adolescência... Diziam que o Rabi lenia as exulcerações de toda natureza, limpava as mazelas do corpo e da alma, e diante d"Ele as enfermidades e os demônios debandavam em retirada... Supliquei que me levassem até Ele, no sítio em que pousava...
A voz embargada, refletia a emoção da expositora, dominada por expressiva saudade, a transparecer na evocação dos fatos.
Ele pernoitava, então, — prosseguiu relatando — na casa modesta de um dos seus de nome Pedro, que, segundo consta, se encontra agora em Roma. Conduzida à Sua presença, perguntou-me com inefável modulação: "— Que queres que eu te faça, minha filha?" — "Que volte a andar, Senhor!"
"A expressão do Seu rosto, aqueles olhos transparentes e puros penetrando-me a face imersa em tristeza, oh!, nunca pude olvidar!
"Fitou-me demoradamente, e depois redarguiu: "— Andar não é o mais importante na vida como supões. Dar-te-ei muito mais. Vai em paz!"
Mas nunca levantaste da cama — arremeteu, irada, a patrícia romana. — E como O respeitas e dizes que O amas?
Por muito tempo — permiti-me referir-vos — pensei também assim. Por que Ele não me curara?
Conheci paralíticos outros aos quais Ele restituíra os movimentos, cegos, surdos, mudos, endemoninha dos que se recuperaram após estar com Ele. Por que eu não?!
"Foi somente a lição do tempo que me fez compreendê-Lo.
"À medida que se passavam os meses e os anos, aqueles beneficiários das Suas mãos e da Sua compaixão voltaram a enfermar e alguns morreram... Outros, após a saúde desertaram dos deveres, acumpliciando-se com males e infelicidades danosos e de difícil elucidação... Eu, porém, continuava paralítica, todavia, paulatinamente fui sendo possuída por incomparável paz, dominada por inexplicável alegria de viver e amar. Transformei minha dor em sorrisos para os mais infelizes do que eu e a minha aflição resignada ensinava em silêncio, conforto e esperança a outros padecentes. " Fez uma pausa, como se desejasse recompor mentalmente a ordem dos acontecimentos, para logo prosseguir, elucidando:
— Aqueles olhos dúlcidos pareciam fitar-me sempre e aquela voz incomparável continuava soando-me aos ouvidos. Passei a amar Jesus...
"Ele, é certo, havia partido. Contaram-me sobre o Seu retorno e reaparecimento, reiteradas vezes... Narraram-me Seus ditos, seus feitos e descobri-me amando-O, através do sofrimento dos que não O puderam conhecer... Fui convidada a participar das reuniões que se faziam em Sua memória e ali, com a cítara e a voz, nos intervalos das narrativas e dos estudos da Sua palavra, eu cantava bendizendo Sua misericórdia e Seu amor...
"Estava curada, não do corpo, mas da alma, que é muito mais importante.
"Vossos pais, quando de passagem por Jerusalém, conhecendo-me convidaram-me a vir a Roma para cantar e ser vossa amiga, então... "
No dia quente, ante a piscina cercada por altivas colunas de mármore, suave olor perpassa.
É como vos digo, nobre Lavínia...
Esse Jesus, sem dúvida, — falou tranquila, então — conquanto os meus respeitos à Lei e às tradições de Roma, pelo que dizes, parece-me um deus.
Não um deus, pois que Deus só um existe, mas o "Filho de Deus", Rei Sublime que está acima de todos os reis...
Cala-te, Mirian, para que ninguém suponha que conspiramos contra o Imperador, e silencia tuas simpatias pelos cristãos...
Não posso, Senhora. Perdoai-me! Quem conhece Jesus pertence-Lhe, entregando-lhe a vida desde então, para que Ele a dirija.
Admiro o teu amor. Respeito a tua fé.
Muito obrigada, nobre senhora. Salve!
E o dia continuava lá fora, vencendo o ciclo do sol...
Ao entardecer daquele dia, no Circo Máximo, um magote de cristãos era atirado às feras em testemunho de amor a Jesus...
FIM