Luz Imperecível
Versão para cópia
PREFÁCIO
1957, comemora-se no plano físico e, ainda mais, no espiritual o centenário de implantação da tão esperada promessa do Cristo. O Consolador era uma realidade, àqueles que possuíam olhos de ver e ouvidos de ouvir.
O trabalho é incessante, sendo grande a seara, portanto, necessitada de braços dinamizadores das sementes de luz, que viriam a ser alimento, arrimo e lenitivo para a vivência dos muitos testemunhos inerentes aos momentos de transição. Movimentava-se um grupo familiar que, de esferas vibracionais distintas conjugavam seus esforços no sentido de concretizar anseios que remontavam registros inesquecíveis para alguns deles, tendo por suave e doce reminiscência a figura do Mestre como farol de suas vidas a pedir: apascenta as minhas ovelhas.
Unidos pela força do ideal maior, tal grupo estruturou as bases de um novo núcleo de orações e estudos, focalizando a meta da renovação espiritual. Receberia o nome daquele que tanto tem colaborado para o amadurecimento da Humanidade, nosso irmão maior, que, doando de si, no tempo justo, atinge os nossos corações: Grupo Espírita Emmanuel.
A palavra do Cristo havia sido lançada em terra fértil e frutificou segundo conquistas e dons particulares, sensibilizando tantos quantos, passando por aqui, incorporaram ensinamentos geradores da segurança e paz interiores.
A lâmpada clareadora do Espiritismo ilumina o Código da Boa Nova.
Percorre os escaninhos mais profundos da letra, dela extraindo o substrato do Amor, vivenciado por Aquele que, projetando-se no tempo e no espaço é e será sempre, ante os nossos passos, o Caminho, e a Verdade e a Vida.
A sabedoria e a simplicidade de Emmanuel na abordagem das questões do Evangelho, desde logo identificadas pelo Grupo, inspiraram a implantação do Miudinho, expressão de conotação afetiva e fraterna para o estudo sistemático do Novo Testamento que passou a ser frente operacional prioritária, na empreitada gratificante de identificação de caracteres imprescindíveis a ser, em sua caminhada consciente nas trilhas da evolução.
Esta obra é o ponto de partida para a apropriação das experiências coletadas ao longo de 40 anos de estudos e reflexões sobre os ensinos de Jesus. Objetiva refletir, ainda que palidamente, a amorável mensagem que tem beneficiado grande número de companheiros que, despertos para o trato dos valores imarcescíveis do Bem aderem à luta reeducativa que tange a realidade da vida em sua feição imortalista.
Em meio às felizes vibrações que visitam a alma de quantos direta ou indiretamente deram sua cota para que este trabalho viesse a lume, manifestamos nosso respeito e nossa reverência aos seus verdadeiros inspiradores que, dos planos maiores do Espírito Imortal e sob o amparo do Cristo, são também, sem sombra de dúvidas, seus legítimos e abençoados autores.
Por:
José Damasceno Sobral