Luz Imperecível
Versão para cópiaCRESCIMENTO E HUMILDADE
Mt 3:11
E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo.
E EU, EM VERDADE, VOS BATIZO COM ÁGUA, PARA o ARREPENDIMENTO;" - A água lava o corpo. No seu símbolo, entendemos lavar o espírito de seus erros. O espírito também parte para reencarnação com igual propósito: purificar-se.
No Espiritismo não há batismo, ritual de qualquer espécie. E, o que é a reencarnação senão a imersão do ser nas faixas físicas em que a água é o elemento preponderante? O batismo de João, portanto, cresce em seu simbolismo, apontando àqueles que se dirigiam ao Batista, a necessidade de mudança de pensamentos e conceitos para o Bem já que aquela cerimônia significava uma verdadeira reencarnação dentro da própria reencarnação. E, dispondo-se a adotar propósitos dignos de arrependimento, a criatura partia para uma nova vida, como o espírito, ainda no plano espiritual se entrega confiante e esperançoso à nova empreitada no terreno reencarnatório.
MAS AQUELE QUE VEM APÓS MIM - Jesus. O Batista lembra a sua condição de Precursor. No campo íntimo o processo vem se repetindo: o erro, o arrependimento; as providências saneadoras; finalmente o Cristo, no Reino de Deus, na consciência redimida.
Caminhamos para isso em caráter global. No momento, o conseguimos em alguns e noutros não. Porém, no que realizamos, experimentamos a presença de Jesus, após a passagem do Batista, sóbrio, rude, austero.
É MAIS PODEROSO DO QUE EU; - De fato, o emissário tem uma influência e um campo de ação relativos. De certa feita o próprio João assinalou: É n ecessário que ele cresça, e que eu diminua (Jo
CUJAS ALPARCAS NÃO SOU DIGNO DE LEVAR; - Extraordinário o símbolo. Ele não se julgava digno de levar o que colocava Jesus no contato com o pó do mundo. O que era até dispensável, pois, com alparcas ou não, Jesus cumpriria a sua missão integralmente.
Avocando a figura autêntica e austera de João, somos convocados a medir o grau de humildade que já podemos deter. Mais do que nunca, caben os indagar: estaremos, pelos valores adquiridos, capacitados a discernir, a valorizar o próximo, a reconhecer nossa pequenez diante da grandeza do universo?
ELE VOS BATIZARÁ COM O ESPÍRITO SANTO, - Por Espírito Santo podemos entender a plêiade de Entidades Superiores que já superaram as faixas da retaguarda e se posicionam na extensão da bondade e da misericórdia do Criador.
O Espiritismo, na concretização da promessa de Jesus, foi codificado e estruturado sobre as bases do Cristianismo e continua o seu trabalho pela ação benfeitora do Consolador, o Espírito da Verdade.
João Batista expressava, com o batismo do arrependimento pela água, o papel renovador da reencarnação.
Jesus que vamos identificar, por nossa vivência espontânea no Bem de todos, é o libertador de nossas vidas, outorgando-nos os padrões da libertação, pelas disposições constantes de santificação do espírito imortal.
E COM FOGO - Provas e expiações representam o fogo que nos colhe no encadeamento das ações menos felizes que perpetramos, ao longo do caminho e pelas vias das circunstâncias.
O batismo de Jesus, com fogo, está sempre presente nas atitudes decisivas que adotamos no âmbito da vida mental, pela mudança de conceitos e concepções, coroada pelas consequentes ações renovadoras.
Alimentada com a chama da vontade, a nova posição mental em sintonia com o Cristo, se encarrega de queimar os resíduos das experiências superadas, no erguimento das colunas sólidas, necessárias à sustentação do Amor.
Veja mais em...
Mateus 3:11
E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo.
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa
João 3:30
É necessário que ele cresça e que eu diminua.
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa