Luz Imperecível
Versão para cópia
TESOURO
Lc 6:45
O homem bom do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca.
O HOMEM BOM DO BOM TESOURO DO SEU CORAÇÃO TIRA O BEM, - Tudo depende do sentimento. O sentimento é que dá cor e perfume às exteriorizações do homem. Falamos de sentimento, não imperfeições.
Vejamos posturas que podemos assumir: - quando só razão diante do sofrimento, dizemos simplesmente e de forma acertada: Lei de Causa e Efeito; - quando apenas sentimentalistas, reconhecemos: Lei de Causa e Efeito, e entramos na lamentação, que nada constrói; - quando de sentimento equilibrado, admitimos: Lei de Causa e Efeito, diligenciando: O que se pode fazer para minimizar os problemas do companheiro: E identificados os recursos, partimos para a ação.
E O HOMEM MAU DO MAU TESOURO DO SEU CORAÇÃO TIRA O MAL, - É a mesma Lei. Cada um dá do que tem. Daí a necessidade de nos esforçarmos no sentido de burilarmos o sentimento.
Em qualquer empreendimento bom investigar o seu motivo.
Participando de uma atividade devemos questionar o interesse que nos move. O coração, como reservatório de experiências colhidas e repetidas no tempo e no espaço, possui valores de utilidade atual, outros de gradação relativa e outros já totalmente superados.
A qualidade desta reserva, que é o nosso tesouro, é definida pela capacidade de discernimento de cada um. Assim como a criatura menos feliz, presa a interesses imediatistas, desequilíbrios, crimes ou viciações, retira do mau tesouro os instrumentos capazes de lhe assegurarem a continuidade de seus desmandos, aquela, que polariza a sua vida com os postulados de Jesus, em nível de Amor, busca no acervo de seu coração, o que há de mais precioso para expansão de seus propósitos de redenção.
PORQUE DA ABUNDÂNCIA DO SEU CORAÇÃO FALA A BOCA. - A todo momento, em cada acontecimento externamos, por lei natural, o que temos intimamente. O que sentimos reflete-se sempre, dando vibrações, colorido e forma aos fatos de que participamos, por pensamentos, palavras, gestos, atitudes, ações que podem ser registrados por encarnados ou desencarnados.
Isso é tão importante que Jesus, no templo de Jerusalém, se detinha na observação não do que, mas do como no comportamento das criaturas: E, estando Jesus assentado defronte da arca do tesouro, observava a maneira como a multidão lançava o dinheiro na arca do tesouro. (Mc
Examinemos como temos agido e peçamos a Deus forças para irmos modificando o modo de sentir para, em crescente ação reeducativa, identificarmo-nos com a Doutrina do Senhor, que é o Guia e Modelo para a Humanidade.
Veja mais em...
Lucas 6:45
O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca.
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa
Marcos 12:41
E, estando Jesus assentado defronte da arca do tesouro, observava a maneira como a multidão lançava o dinheiro na arca do tesouro; e muitos ricos deitavam muito.
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa