Luz Imperecível

Versão para cópia
CAPÍTULO 156

PATRIMÔNIO ESPIRITUAL

Lc 8:18


Vede pois como ouvis; porque a qualquer que tiver lhe será dado, e a qualquer que não tiver até o que parece ter lhe será tirado.

VEDE POIS COMO OUVIS, - Quando já conscientes, tudo o que chega à nossa faixa de assimilação passa a ser observado e examinado acuradamente, em razão das consequências, positivas ou negativas, que possam advir com base na Lei de Causa e Efeito. Oportuna e sábia a afirmativa do Mestre: Vede pois. A advertência, recolhida com humildade, é sempre um instrumento de orientação e refreamento, no grande esforço de seleção de valores, com vistas ao crescimento espiritual.

Canaliza o ensino do Evangelho, com o Seu magnetismo, recursos sutis capazes de nos auxiliarem no afastamento, e, mesmo rejeição do que não seja lícito ou bom, ao tempo em que nos fortalece, nos encoraja à adoção, na moldura do equilíbrio e da ponderação, de tudo quanto seja útil na empreitada de uma vivência feliz.

PORQUE A QUALQUER - A orientação de Jesus está à disposição de todo aquele que, pela utilização de seus recursos de seleção, se disponha a empreender a luta renovadora.

QUE TIVER - Precisamos avaliar o que temos e o que não temos. Temos o que se incorpora ao patrimônio espiritual. O que trazemos e levamos conosco, no regime das reencarnações: o Bem e o mal; a inteligência e o conhecimento; as virtudes e os vícios; e assim por diante. E o que possuímos é propriedade intransferível. A mãe humilde, por exemplo, pode desejar transferir um pouco de sua humildade ao filho orgulhoso, todavia não conseguirá isso, mecanicamente. Somente falando, aconselhando e vivenciando poderá plasmar no entendimento e no sentimento dele, o interesse em obter essa qualidade. É o legítimo trabalho do Amor. O que temos permanece conosco. O que detemos é provisório, temporário, sujeito a prestação de contas, pois, neste caso, não passamos de mordomos, de usufrutuários.

"LHE SERÁ DADO," - Quanto mais a criatura possui, mais facilidade experimenta em aumentar, multiplicar, espiritual ou materialmente falando. Há um ditado que diz: As águas correm para o mar. Em matéria de idiomas, por exemplo, conhecendo alguns, mais facilidade se encontra para dominar outros. Uma vitória sobre uma tendência negativa, sobre uma tentação, nos dá forças e condições para atingir outras conquistas.

E A QUALQUER QUE NÃO TIVER - Se temos o que é espiritual, o que a nós se incorpora, tudo quanto está fora de nós, não temos. Adotando a auto análise, providência indispensável ao processo reeducativo, não nos será difícil avaliar a extensão das sombras da ignorância que ainda nos envolvem. Tal fato nos induz ao constante propósito de aperfeiçoamento a que estamos convocados.

ATÉ O QUE PARECE TER - O verbo parecer lança luzes sobre a questão.

O que parece não é real. É ilusão. É miragem. Produto da hipervalorização pessoal. Às vezes julgamos possuir quando, efetivamente, não possuímos.

Mesmo quanto às virtudes, isto normalmente ocorre. Quando agimos premeditadamente, podemos acertar, aparentando conhecimento, no entanto, quando reagimos, nem sempre dentro dos princípios adotados na ação, constatamos o espaço que medeia as conquistas efetivas das aparentes, evidenciando que apenas parecemos ter mas que, de fato, não possuímos. Não é sem razão que Jesus, de outra feita, nos alerta: Vê pois que a luz que em ti há não sejam trevas (Lc 11:35) .

LHE SERÁ TIRADO. - Sim, porque, se na sua ignorância, alguém presume ser ou ter algo, na hora da aferição de valores, se conscientizará da realidade ou, então, ao deixar a Terra, pelas portas da desencarnação, notará que lhe foi tirado tudo aquilo que julgava ser seu. Aliás, o próprio corpo físico que, para muitos, é propriedade sua, não passa de um bem valioso que detemos, transitoriamente, para progredir. Seguindo este raciocínio, com relação às coisas materiais, tudo quanto utilizamos não passa de empréstimo; mão damos nada a ninguém, passamos adiante; ao desencarnar, nada deixamos, porque somos, sim, obrigados a devolver à vida aquilo que passava, transitoriamente, por nossas mãos.



Este texto está incorreto?

Veja mais em...

Lucas 8:18

Vede pois como ouvis; porque a qualquer que tiver lhe será dado, e a qualquer que não tiver até o que parece ter lhe será tirado.

lc 8:18
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Lucas 11:35

Vê pois que a luz que em ti há não sejam trevas.

lc 11:35
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa