Luz Imperecível

Versão para cópia
CAPÍTULO 167

MURMÚRIO

Lc 19:7


E, vendo todos isto, murmuravam, dizendo que entrara para ser hóspede de um homem pecador.

E, VENDO TODOS 1STO, MURMURAVAM, - Na Palestina, ao tempo de Jesus, era comum quando se dava um banquete, deixar as portas abertas, sendo permitido aos transeuntes entrar para ver.

É o que ocorreu nesse episódio entre Jesus e Zaqueu, acrescentandos e o fato de que todos murmuravam.

Em nosso ambiente físico ou psíquico, estão sempre presentes encarnados e desencarnados, incluindo-se, naturalmente, aqueles que nem sempre são simpáticos a nós. A certeza disso deveria contribuir decisivamente para termos uma conduta sempre reta.

Interiorizando esse acontecimento em casa de Zaqueu, vimo-nos ante conceitos e posicionamentos mentais que guardamos e alimentamos no dia a dia.

Sempre que um fato marcante domina o centro das cogitações pessoais, de imediato, desencadeiam-se ações e reações íntimas, de apoio ou de resistência, a exigirem determinação e capacidade de administração correta das ideias.

DIZENDO QUE ENTRARA PARA SER HÓSPEDE DE UM HOMEM PECADOR. - O modo com que murmuravam os circunstantes de Jesus e Zaqueu, apresentava aspectos peculiares.

Normalmente, murmurar é dizer em voz baixa, com referências a alguém, nem sempre positivamente. Costuma-se dizer que no murmúrio, fala-se baixo, como se fosse para a própria consciência não ouvir.

Em casa de Zaqueu os comentários envolviam o fato de o Mestre hospedar-se na residência de um homem pecador. Tal conceituação se prendia a Zaqueu, por ser um publicano, normalmente tido como gente inescrupulosa.

Depreende-se, a par disso, ser comum a existência de criaturas a nutrirem desculpismo sistemático, decorrente do sussurro alimentado pelas forças viciosas da nossa inferioridade, frente às propostas evangélicas que nos visitam.

Em virtude de uma postura, ainda inadequada, pelas imperfeições que remanescem em nós, é normal vincularmos pensamentos de reflexão quando novas ideias nos são propostas, argumentando em silêncio no mundo mental, a possível indignidade de acolhimento desses novos valores. Diante desse fato, a humildade é avocada, já que qualquer avanço, rumo à perfeição, inicia-se em meio à ganga de erros e fraquezas morais sustentados por muitos milênios.



Este texto está incorreto?

Veja mais em...

Lucas 19:7

E, vendo todos isto, murmuravam, dizendo que entrara para ser hóspede de um homem pecador.

lc 19:7
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa