Luz Imperecível

Versão para cópia
CAPÍTULO 186

RECONHECIMENTO

Jo 3:2


Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.

ESTE FOI TER DE NOITE COM JESUS, - Tal fato marca a feliz iniciativa de Nicodemos ao movimentar-se em busca do Senhor. As dúvidas, também por nós cultivadas, atingirão um momento em que não poderão permanecer. A sombra espessa da individualidade, presa aos interesses da retaguarda, deve ceder ao influxo da Luz e da Sabedoria.

Procurar Jesus, à noite, é realidade incontestável. O importante é o reconhecimento da presença dessas trevas, como se nota na inspirada narrativa do Evangelista. Quem vive o dia, na claridade dos enunciados evangélicos, não procura Jesus; vive lado-a-lado com Ele, na continuidade do trabalho incessante e redentor.

E DISSE-LHE: RABI, BEM SABEMOS QUE ÉS MESTRE, VINDO DE DEUS; - A afirmativa de Nicodemos Rabi, cujo significado é meu Mestre, encerra os primeiros movimentos da mente daquele doutor da Lei, dispondo-se a recolher, no piso da simplicidade, a orientação que poderia, naturalmente, vir de Jesus.

No percurso, da aprendizagem, tal evocação não pode ser marginalizada, nada obstante não ser necessário expressá-la ostensivamente. É o estado de alma de quem, efetivamente, abre o seu Espírito ao conhecimento, procurando reduzir ao máximo, prevenções, conceitos e preconceitos de que é portador, resultantes das múltiplas experiências colhidas em seu pretérito.

Enunciando bem sabemos que és Mestre, aquele príncipe dos judeus indica à nossa sensibilidade a postura de quem é capaz de, reconhecendo sua própria insipiência, identificar pela conjugação dos fatores que já possui, outros, de natureza mais positiva, que poderão ser alcançados e mesmo sedimentados nas experiências do dia a dia, pela implementação da fé raciocinada.

Declarando, sem sofismas, vindo de Deus aquele personagem, de presença importantíssima nos episódios da Boa Nova, deixa claramente definida a convicção, alimentada com base nas obras do Mestre, que a fonte inspiradora e mantenedora d’Ele residia, como reside, no âmago do próprio Criador.

Trata-se de apontamento a ser um dia acionado no foro pessoal de cada um, um estado de alma que capacita o ser alcançar novos patamares em seu progresso.

PORQUE NINGUÉM PODE FAZER ESTES SINAIS QUE TU FAZES, SE DEUS NÃO FOR COM ELE. - Assim dizendo, Nicodemos justificava, ao endosso da clareza consciencial, que qualquer realização positiva, resulta de identificação do seu agente com os inequívocos fundamentos da Divindade.

Afirmando que ninguém pode fazer os sinais que tu fazes se Deus não for com ele, fica apontado para nosso entendimento, candidatos que somos ao regime do aprendizado da Mensagem do Amor, ser imperiosa a avaliação, em profundidade, de tudo quanto emana daqueles que se posicionam como instrumentos ou cooperadores, na grande obra de implantação do Evangelho nas terras do coração.



Este texto está incorreto?

Veja mais em...

João 3:2

Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus: porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.

jo 3:2
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa