Luz Imperecível

Versão para cópia
CAPÍTULO 192

LIMITAÇÕES

Jo 3:8


O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.

O VENTO ASSOPRA ONDE QUER, E OUVES A SUA VOZ, - Tem sido verdadeiramente desafiador o processo de entendimento, de modo concreto, da existência da Alma. Em sua orientação a Nicodemos, o Mestre se utiliza de uma figura a nos induzir a refletir sobre os valores que extrapolam do contexto material.

O vento é elemento da natureza que, de princípio, nos atinge, nos toca, sem que o possamos visualizar. É por estes caminhos que conseguiremos, pelas deduções, chegar às respostas mais satisfatórias, no terreno do Espírito Imortal. O vento pode ser compreendido na alusão do Mestre, como tudo aquilo que, nos planos psíquicos, tenha condições de sensibilizar o ser, sem que possa ele observar de modo palpável e ostensivo o seu mecanismo. Antes de se pretender apalpar, qualquer tipo de material tangível nas reentrâncias do Espírito, por sua inexistência, é bom depreender que a realidade da alma imortal se expressa, de modo concreto a todo aquele que, tendo olhos de ver e ouvidos de ouvir, alcança, por seu "senti" e para além do véu, o que a grande massa ainda não consegue efetivamente atingir.

Sem dúvida, através dos milênios temos recebido e convivido com recursos que tangem nossos corações, falam no íntimo, com todo vigor e, mesmo assim, permanecemos incrédulos, porque a vaidade e a objetividade materialistas continuam a exigir uma visualização concreta, que nunca será capaz de assegurar convicção a quem quer que seja. O c ampo experimental da ciência ainda não passa das forças e dos componentes que constituem o lado físico do Universo, e que, antes de início ou fim, como alimentam os materialistas, são apenas instrumentos que as individualidades espirituais utilizam para implementarem a própria evolução para Deus.

É bom refletir, e feliz seremos, quando pudermos concluir que os padrões mais autênticos da presença de Deus e do Espírito não surgem com aparência exterior.

MAS NÃO SABES DONDE VEM, NEM PARA ONDE VAI; - Sem qualquer insinuação à falta de personalidade ou de caráter na marcha do progresso, a conclusão de Jesus vem favorecer o entendimento quanto ao fato de que, nos dispondo renovar efetivamente, estaremos inteiramente, sem perda do livre-arbítrio, suscetíveis das determinações do Plano Maior. São estas determinações, a se refletirem nos fatos e acontecimentos do dia a dia que retratam, a todo instante, a proposta sábia de Deus a nosso respeito.

Quando clarificado pelo discernimento, na base da humildade, o ser sabe identifica-se, dentro da dinâmica que a imagem do vento sugere, com os planos da Sabedoria Divina.

ASSIM É TODO AQUELE QUE É NASCIDO DO ESPÍRITO. - Esta sensata colocação, conduz a criatura às mais importantes aferições quanto ao seu redirecionamento moral dentro do mecanismo evolutivo. O fato a desenrolar-se na intimidade do ser, requer, por sua vez, componentes germinativos consoante a sistemática reinante no Universo. Nas expressões biológicas da fecundação e desenvolvimento do corpo, as células específicas se encarregam, devidamente conjugadas, em estruturar o novo organismo. Nas engrenagens sutis da alma as fecundações psíquicas expressam conjugações de caracteres de natureza moral, eterna. O coração que se abre para os padrões da afetividade e do Amor, recolherá naturalmente, os elementos que lhe proporcionarão o alcance de suas metas mais almejadas.



Este texto está incorreto?

Veja mais em...

João 3:8

O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz; mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.

jo 3:8
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa