Luz Imperecível

Versão para cópia
CAPÍTULO 198

ACUSAÇÕES

Jo 8:4


E, pondo-a no meio, disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada, no próprio ato, adulterando

E, PONDO-A NO MEIO, - Em evidência, à vista de todos. Sempre que fazemos algo errado, experimentamos a sensação de que estamos sendo examinados, esquadrinhados e alvo de comentários. Assim, esse estado já é um fator de alerta para não cairmos e, se cairmos, o incentivo para a saída de tão incômoda situação.

Se, ante os acontecimentos do dia a dia, estamos suscetíveis de ser posicionados, em decorrência de nossas falhas, no meio de circunstâncias, menos agradáveis, cabe-nos, em face das propostas de crescimento, elegermos, com clareza e determinação o centro onde devemos operar efetivamente, segundo os mecanismos da existência a refletirem o pensamento do Criador em todos os parâmetros.

DISSERAM-LHE: MESTRE, - Escribas e fariseus não tinham Jesus como tal.

Usam esse vocativo para simularem o que se passava em seus corações, a realidade de sentimentos contrários ao Senhor. Jesus, para nós, é o Mestre por excelência.

Diante do empenho adotado em alcançarmos o título de aprendizes fiéis da Boa-Nova, vale sindicar a nós mesmos: qual a conotação que damos à expressão Mestre, quando nos referimos a Jesus?

ESTA MULHER FOI APANHADA, NO PRÓPRIO ATO, - O fato nos aponta a vantagem de uma conduta reta em toda hora e em qualquer circunstância, porque, aconteça o que acontecer nada temos a nos comprometer ou lamentar. Os próprios espíritos não simpáticos podem aproveitar a nossa queda vibratória, quando no erro para nos estimularem à criação de situações embaraçosas.

Quando da apreciação dos fatos menos felizes por nós vividos, perante a Justiça em suas facetas rígidas e irremovíveis, são avocados à frente do princípio olho por olho, dente por dente, todos os elementos que exaltam as minúcias do delito. No entanto, quando essa mesma Justiça, sem perda de sua essência, é sustentada pelo Amor com Jesus, fatores de equilíbrio em sua aplicação são extraídos dos personagens envolvidos. Do acervo de experiências, por eles vividas, desta e de outras vidas, são selecionados fatores que indiquem a adoção de medidas que, sob a égide do perdão, recomendem a liberação dos acusados ante os delitos perpetrados. Nesta hora fala a misericórdia, dando à Justiça nova dimensão em nome da Lei Maior: o Amor.

ADULTERANDO, - Já vimos que adulterar, quando examinado espiritualmente, se amplia, deixando de referir-se apenas a atos ligados ao sexo. Daí a nossa responsabilidade, pois incorremos, mais vezes do que pensamos, nessa falta.



Este texto está incorreto?

Veja mais em...

João 8:4

E, pondo-a no meio, disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada, no próprio ato, adulterando,

jo 8:4
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa