Luz Imperecível
Versão para cópia
MORADAS
Jo 14:2
Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar.
NA CASA DE MEU PAI HÁ MUITAS MORADAS; - O Universo é a casa do Pai, que a cada dia mais se amplia aos nossos olhos: à medida que o homem consegue aparelhos mais aperfeiçoados vai penetrando o micro e o macrocosmo. Verifica que não há vácuo, vazio, nem limites.
Quando Jesus fala Meu Pai, está se reportando ao Criador na extensão do Seu entendimento. Por outro lado, vemos que a ideia de Deus vem se modificando, aprimorando-se através dos tempos.
Neste versículo se evidencia de modo muito claro a Pluralidade dos Mundos Habitados, um dos princípios do Espiritismo.
Milhões de orbes que vemos no céu constituem moradas para espíritos. A Terra é dos mais insignificantes. Mundo de expiações e provas, em vias de passar a mundo de regeneração. Contemplando um mapa, vemos assinaladas nele várias cidades, mais ou menos importantes. Há ainda vilas, aldeias, fazendas, sítios que nem aparecem no mapa. Todos refletindo, de princípio, a condição dos seus habitantes.
Da mesma forma que podemos viver por muito tempo numa localidade, mudar para outra e mesmo retornar à cidade de origem, os espíritos estão sujeitos à mesma sistemática quanto aos mundos em que evoluem.
Estamos informados, por exemplo, acerca dos espíritos exilados de um dos orbes de Capela que, há milênios atrás, para aqui vieram. Seu mundo passava por uma transição semelhante à que vivemos hoje, em que um regime de provas e expiações se encaminhava à fase de regeneração.
Em decorrência de suas dificuldades em adotar um sistema de vida moralmente adequado ao progresso que seu orbe alcançara, vieram para a Terra com a finalidade de se reeducarem, ao tempo em que colaborariam com os grupos ainda primitivos que aqui empreendiam o seu desenvolvimento. Emmanuel (A Caminho da Luz, Capítulo 3).
Algumas civilizações do passado que conheceram o apogeu, como o Egito, se constituem no registro indelével da presença desses seres em nosso planeta.
Muitos deles retornaram ao plano de origem após atenderem aos compromissos a que, em razão de seus erros, foram constrangidos a assumir com vistas à sua recuperação espiritual. Outros, entretanto, aqui ainda permanecem na busca de definição para os seus espíritos recalcitrantes perante a Lei divina.
As moradas podem também ser representadas por planos, que se expressam por vibrações e não propriamente por lugar.
Assim sendo, consoante o estado ou a província mental em que situamos as ações e as aspirações interiores, é que moldaremos o ambiente ou a morada evolutiva a que nos ligaremos no plano exterior.
Sob este prisma a Casa do Pai é o íntimo de cada qual, e as moradas, os estados de alma que alimentamos, consoante os nossos desejos e aspirações pessoais.
É a partir dos reflexos que delineamos o ambiente a que nos ligamos no plano exterior. Corpos, lares, cidades, países, planetas. a que estamos ajustados nos campos do aprendizado, são, em verdade, componentes a refletirem, no plano externo, o que efetivamente cultivamos na vida mental.
SE NÃO FOSSE ASSIM, EU VO-LO TERIA DITO; - É a sinceridade do Nazareno. Mais uma vez, somos levados a compreender que tudo quanto há de importante para o nosso espírito imortal encontramos na Boa Nova.
VOU PREPARAR-VOS LUGAR. - O pensamento de Jesus influindo permanentemente sobre o mundo e as criaturas, para que essas possam ir se despertando paulatinamente, de tal modo que, o cristão venha a se sentir tranquilo no meio delas, identificado com o que possa lhe assegurar a paz e alegria interiores. Jesus, como Mestre e Senhor, está sempre à frente, estruturando recursos necessários à nossa caminhada incessante.
Veja mais em...
João 14:2
Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito: vou preparar-vos lugar.
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa