Luz Imperecível
Versão para cópia
DÁDIVA MAIOR
At 3:6
E disse Pedro: não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda.
E DISSE PEDRO: - Se estivermos atentos, notaremos que sempre há uma resposta para os pedidos que formulamos, seja oculta ou ostensivamente.
Por intermédio de Pedro, o Alto responde ao paralítico com um conteúdo muito além dos anseios do pedinte. Também não se pode desconsiderar, no exame do texto, o fato de o paralítico depositar em sua súplica, sem palavras, mas de profundos brados vibratórios, o melhor de suas esperanças em algo receber. Aliás, são várias as respostas que recolhemos no encaminhamento das experiências. Como nem sempre satisfazem de imediato aos nossos anseios como no caso desse paciente, deixamos de percebê-las ou preferimos ignorá-las. Deus não nos esquece. Importante saber-se avaliar, cada acontecimento, já que, em muitos estão as manifestações da bondade e da misericórdia d’Ele, nem sempre por nós identificadas.
NÃO TENHO PRATA NEM OURO; - Nada possuímos do que está fora de nós. O que temos, de fato, vem conosco e conosco retorna ao mundo espiritual.
Tudo de que desfrutamos no mundo é empréstimo: bens, posição, família, o próprio corpo físico. Como mordomos, precisamos levar sempre em consideração a lei do uso. Qualquer abuso é compromisso.
Testemos se somos donos ou escravos do que temporariamente nos foi confiado: se temos coragem de dar, de dispor, somos donos; ao contrário, se apegados, somos escravos.
Prata e ouro são bens materiais.
Eles, contudo, apesar do papel que desempenham no processo de aprendizado dos seres na vida física, não solucionariam o problema fundamental do coxo. Prova de que os bens materiais não são tudo. Farto de coisas terrenas, o homem pode continuar na condição de necessitado.
Devemos limitar as nossas necessidades, pois muitas delas não são reais, mas produto exclusivo da ganância, do egoísmo.
MAS O QUE TENHO ISSO TE DOU. - A riqueza espiritual, em forma de experiência, compreensão, conhecimento, fé, é inalienável, intrasferível.
Podemos dar os seus reflexos, suas consequências. Ninguém pode transferir sua paciência para outrem, mas, no cultivo dessa virtude, pode induzir e motivar alguém a conquistá-la também, mediante a aplicação de seu próprio esforço.
Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus. (MT
EM NOME - Tudo é feito em nome, sob a proteção, com a autoridade de alguém. Somos intermediários. A consciência disso é verdadeiro antídoto contra a vaidade.
Não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus. (2Co
Quem somos nós para fazermos alguma coisa em nosso próprio nome?
Deus operava maravilhas pelas mãos de Paulo. (At
DE JESUS CRISTO, - Identificação da origem das bênçãos. Conscientes da responsabilidade da tarefa, devemos também conhecer a fonte da orientação, dos recursos. A identificação de Deus ou de Jesus - Seu enviado - é proveitosa, para quem, sendo ajudado, deseja ser útil.
Os demais, encarnados ou desencarnados, ainda que objeto de nossa confiança, devem ceder lugar, em nossas evocações, ao Pai e Àquele que é a Luz do Mundo.
O NAZARENO, - Elemento para reforçar mais a identificação de Jesus.
Embora nascido na Judeia, Belém, província da Palestina, por ter morado muito tempo e apresentar-se como gente de Nazaré, cidade da Galileia, Jesus era tido como nazareno.
LEVANTA-TE - Precisamos nos levantar, mas espiritualmente falando, ou seja, passando a pensar nas coisas eternas, no que é edificante e que possa ajudar na nossa renovação. O sentido horizontal, quase sempre, é o da preguiça. O vertical é o de quem acorda e se ergue. Se estamos acomodados, sempre é tempo de nos levantar, pois, só assim, nos posicionamos para uma visão mais clara, mais acurada.
E AINDA. - Não basta levantar. É preciso andar. Caminhar, prosseguir.
Movimento e realização. Andando, evitam-se ou enfrentam-se obstáculos, saindo deles com a vitória e a sabedoria. Se fracassamos, restam a experiência e o tempo com a oportunidade de renovar a lição.
Não é só movimentar por movimentar. Imperioso observar se a nossa atividade está apresentando resultados. Se os resultados são apenas no plano físico, sem ressonância espiritual, nisso há uma prova de que ainda não nos despertamos para o que é essencial.
Não se pode dispensar o movimento em forma de ação edificante que ensina, corrige, constrói e redime.
FIM
Veja mais em...
Atos 19:11
E Deus pelas mãos de Paulo fazia maravilhas extraordinárias.
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa
II Coríntios 3:5
Não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus,
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa
Mateus 5:16
Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa
Atos 3:6
E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo o Nazareno, levanta-te e anda.
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa