Luz Imperecível

Versão para cópia
CAPÍTULO 24

REAPROXIMAÇÃO

Mt 5:44


Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem;

EU, PORÉM, VOS DIGO: " - A conjunção porém" represa o fluxo do sentido do ensinamento para lhe dar outra direção. Sobrepunha-se à antiga modalidade uma nova disposição, a ser ensinada e vivida por Jesus.

AMAI A VOSSOS 1NIMIGOS, - Presente. Imperativo. Não era amar o amigo, o próximo, mas o inimigo. Um verdadeiro escândalo para a época.

No entanto, não se deve esquecer que só pode ser nosso inimigo quem já foi o amigo. À inimizade, certamente, surge de um amor egoístico, quando pretendemos que o próximo seja como somos, uma projeção do nosso eu.

Por isso, não há inimigos verdadeiramente falando, mas criaturas vinculadas que estão olhando a vida, as situações, as pessoas, por prismas diferentes.

Impõem-se, portanto, que aqueles que se apresentam como nossos inimigos - encarnados ou desencarnados - sejam encarados como amigos, já que efetivamente o são.

Os inimigos nos vigiam; apontam defeitos; fatos estes que contribuem de modo decisivo para o nosso aperfeiçoamento.

Somos filhos de Deus, em consequência, irmãos uns dos outros.

Assim, toda e qualquer inimizade, quando alimentada, é contraria à lei de Amor e traz problema de consciência.

É válido ter em conta o que afirmou Jesus: os inimigos serão os seus familiares. (Mt 10:36) , o que nos leva a refletir sobre aqueles que, em nossos lares, quase sempre desafetos do passado, retornam, pela bênção da reencarnação, o nosso convívio em valiosa oportunidade de mútuo reajuste em nome do Amor.

Neste mesmo plano de ideias somos convocados a identificar os potenciais que alimentam os desregramentos e vícios, ferrenhos inimigos a residirem dentro de nós canalizando-os para novos propósitos, já que, no fundo, o gérmen das paixões é positivo, surgindo as viciações e as paixões no excesso ou mau uso que fazemos dessas energias.

BENDIZEI OS QUE VOS MALDIZEM, - Diante dos que veiculam o mal, devemos falar o bem, porque assim agindo não permitimos que se estabeleça o círculo vicioso de onde se origina uma série de males. Dizendo sempre o bem, especialmente acerca dos que dizem o mal, anulamos as suas vibrações, os seus sentimentos contrários ao Amor. E como um fogo que estava aceso e que tende a se apagar por falta de combustível.

FAZEI BEM AOS QUE VOS ODEIAM - Jesus define aí o valor da ação. Só a realização edificante é suficientemente forte para neutralizar o ódio. No entanto, é preciso saber aguardar a oportunidade para que a atitude, ante a necessidade, possa ser adotada com possibilidade de êxito.

O Pai é sábio em Suas Leis em permitir que passemos por fases de carência que acabam por favorecer tais reaproximações, as quais devem ser aproveitadas de forma hábil, humilde e consciente, com a utilização, se preciso, do auxílio de terceiros.

E ORAI PELOS QUE VOS MALTRATAM E VOS PERSEGUEM - Com a prece, em primeiro lugar, nos protegemos, nos fortalecemos. Atraímos uma assistência espiritual salutar. Com relação aos que maltratam e perseguem, poderá também ajudá-los, pois, nas tréguas de sua atuação negativa, ela vai se insinuar, abrindo brechas para a luz, para a ação das entidades espirituais que buscam pacificar encarnados e desencarnados.

Oração é fator de equilíbrio. Os que perseguem e maltratam carece dela para não se exorbitarem, podendo mesmo, alcançar, pela ação dela veiculada em seu favor, instantes de reflexão, capazes de conduzi-los à mudança de seu estado de ânimo.



Este texto está incorreto?

Veja mais em...

Mateus 5:44

Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem;

mt 5:44
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 10:36

E assim os inimigos do homem serão os seus familiares.

mt 10:36
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa