Luz Imperecível
Versão para cópiaLÍRIOS DO CAMPO
Mt 6:28
E, quanto ao vestido, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem: não trabalham nem fiam;
E, QUANTO AO VESTIDO, POR QUE ANDAIS SOLÍCITOS? - No encadeamento da Evolução descobre o homem que além do simples agasalho, está presente, como fator de conquista e de elaboração de crescimento ético, o ato de vestir-se. Desde então, passa a trabalhar com componentes que acabam por definirem a personalidade, refletindo o caráter em seu contínuo plano de ascensão. No entanto, as oscilações presentes na luta de afirmação, acabam por nos posicionar em ângulos que, segundo as convicções, os interesses e os patamares alcançados, expressam o grau de consciência que cultivamos.
Dentro desta ótica, oscilamos desde a adoção do essencial até ao exagero nos terrenos da apresentação pessoal.
Na medida que sintonizamos com o necessário, compreendemos que se o progresso nos induz à busca da vestimenta, exigindo-nos solicitude e providências adequadas, o conhecimento dos valores do espírito, incrustado no painel do sentimento, sugere a adoção da confiança no poder da divindade que a tudo provê, de modo a garantir o indispensável e o equilíbrio nas bases da vida verdadeira.
OLHAI PARA OS LÍRIOS DO CAMPO, - Utilizando-se dos registros que cada um ostenta, recolhidos lentamente através dos séculos, o Mestre evidencia o imperativo de verificação, com maior profundidade, dos lírios do campo.
Se na observação geral eles sugerem a beleza, o perfume, no exame mais amplo, acabam por nos convocar à reflexão quanto à grandeza, à sabedoria e à Providência, inerentes, ao Todo Sábio. Apesar de posicionados, como vegetais, em faixa de retaguarda na escala evolutiva, distantes dos padrões da inteligência e da razão, recebem eles da Misericórdia em Deus o cuidado, o alimento, e a delicadeza artística, de modo a recolherem os caracteres associados à progressão do ser, sempre em perfeita sincronia com a ordem e com o belo.
COMO ELES CRESCEM: " - Digna de evidência a expressão crescem.
Encerra a perspectiva da subida, objetivo fundamental do ser cujo equilíbrio, tangendo a felicidade, sintetiza o pensamento do Criador como Pai.
Sua providência visa sempre dotar os filhos do que lhes seja suficiente ao crescimento. Refletindo dentro deste enfoque, nos possível alcançar, ainda que em parte, a amplitude dos valores que nos são canalizados, a fim de que a glorificação do Senhor possa ser atestada na capacidade do ser em exemplificar a mensagem universal do Amor.
NÃO TRABALHAM NEM FIAM;" - O Evangelho a cada momento nos convoca a ângulos renovados para reflexão e aplicação prática do seu conteúdo.
O trabalho é condição inarredável de harmonia e integração da criatura com as fontes superiores do Universo.
O ato de fiar aponta-nos o preparo dos componentes utilizados na elaboração do tecido que nos possa revestir, no atendimento às necessidades básicas.
Às criaturas que pensam e raciocinam estão reservadas responsabilidades consonantes com tais valores arregimentados no espaço e no tempo. Nas linhas da retaguarda, o serviço, a expressão ação instintiva, prefigura o alcance da capacidade de operar conscientemente. Realmente os lírios não trabalham nem fiam mas, mostram no mecanismo que lhes é próprio o aspecto subjetivo da atividade e da arte d"Aquele que é, não apenas o Criador, mas o Artista, dotando todo o Cosmo de infinitas manifestações de Bondade e Grandeza.
Veja mais em...
Mateus 6:28
E, quanto ao vestido, porque andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem: não trabalham nem fiam;
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa