Luz Imperecível
Versão para cópia
PORTA ESTREITA
Mt 7:13
Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;
ENTRAI PELA PORTA ESTREITA; - Mais um imperativo apontado por Jesus. Segui-lo ou não, dependerá do uso que fizermos do livre-arbítrio.
Uma coisa é certa: Jesus como melhor amigo só nos aconselha ou nos induz para o que é conveniente. Por outro lado, imperioso considerar que, constrangidos pela vida, sempre seremos levados a entrar nesta ou naquela porta. São as situações apresentadas no dia a dia a nos apontarem portas largas ou estreitas. Se são muitas as opções, a porta estreita é sempre aquela cujo acesso nos exige a redução dos interesses imediatistas, sem o que não será possível transpô-la. Por exigir renúncia, sobriedade em todos os aspectos, desapego e outras atitudes a trabalharem o campo educativo, nem sempre temos optado por ela. A renovação que a Doutrina Espírita propõe a todos reflete, sem dúvida, a indicativa ora em exame, a aguardar firme decisão.
PORQUE LARGA É A PORTA, E ESPAÇOSO O CAMINHO - Se estreita é a porta da renúncia, o apego às coisas materiais, aos valores de toda ordem que arregimentamos sem seleção, a nos fixarem nas engrenagens da vida transitória, expressam a porta larga pela qual temos transitado no decorrer dos séculos.
Além de representar opção menos feliz, é ela também ponto de acesso a veredas que conduzem a situações difíceis, ao sabor das desilusões. Tanto a porta larga, quanto o caminho espaçoso apresentam facilidades para entrar e continuar. Emmanuel, o notável instrutor espiritual, nos adverte que devemos desconfiar das facilidades. Tudo tem o seu preço, todavia, o que é bom é alto custo; exige esforço, trabalho e perseverança.
A vida está repleta de caminhos. Importante averiguar a natureza do que estamos palmilhando. Não podemos esquecer de que Jesus é o Caminho. que não obstante difícil e estreito, será sempre a escolha segura para quantos se dispõem adotar, sem reservas e de modo determinado, a luta incessante no rumo do grande futuro.
QUE CONDUZ À PERDIÇÃO,
" - Toda vereda leva a algum lugar. Para onde está nos conduzindo o caminho que espontaneamente temos escolhido? Se foge às normas do Evangelho, por que não mudar? Se insistimos no menos conveniente, impõe-se recordar que há leis reguladoras da vida e de suas manifestações, e elas costumam aceitar desafios. As veredas que levam à perdição são os geradores da desgraça, desventura, infelicidade. Se optamos pela porta larga e, em consequência, pela rota espaçosa, é natural que essa seja a resposta da vida. A perdição, contudo, não é eterna, irremissível. Saturados na dor, passamos a sentir a necessidade de mudar.
Quanto mais depressa o fizermos, melhor. Por isso, a Doutrina Espírita nos induz a reformular a ideia sobre o sofrimento, reconhecendo quanto ele é útil e importante para o despertamento. Ele colabora conosco no sentido de sairmos da morte do erro para as alegrias da imortalidade gloriosa.
E MUITOS - Tudo que requer trabalho e constância é para poucos. Muitos querem fazer isto ou aquilo, porém, como entre o querer e o fazer, se colocam o trabalho, a decisão e a firmeza, que faltam à maioria, muitas obras ficam inacabadas ou não saem do campo das ideais.
SÃO OS QUE ENTRAM POR ELA; - Por ser fácil passar pela porta larga, ela é a preferida. É incrível o número de acomodados físicos, mentais e espirituais. Por tal motivo, encontraremos pessoas em sérias dificuldades ou envolvidas em situações difíceis, simplesmente porque buscam as ilusões das facilidades. Enganados estão os que nos asseveram que no vale profundo respiraremos ar puro e contemplaremos paisagens distantes e belas. André Luiz nos aconselha a abandonarmos a ilusão antes que a ilusão nos abandone.
Veja mais em...
Mateus 7:13
Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa