Luz Imperecível

Versão para cópia
CAPÍTULO 43

CAMINHO DA REDENÇÃO

Mt 7:14


E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.

E PORQUE ESTREITA É A PORTA; - Continua o Nazareno a enumerar as razões pelas quais devemos escolher a porta estreita. Quanto mais conscientizada, mais forças a criatura pode ter para superar os desafios, as dificuldades. De agora em diante Ele passa a falar da porta estreita. Daquela passagem que, embora exija sacrifícios, é a que nos admite num novo terreno de realizações onde saciaremos objetivamente a fome de redenção dos males a que ainda nos encontramos sintonizados.

E APERTADO O CAMINHO - Nada de supor que, ultrapassada a porta, se pode prosseguir, à vontade. O processo seletivo continua, porquanto apertado é o caminho. Não basta entrar; indispensável a perseverança na realização do programa autoeducativo que não pode ser interrompido, para o bem da criatura em sua busca de redenção.

QUE LEVA - Se toda estrada conduz a algum lugar, torna-se imprescindível ter-se convicção quanto a que estamos seguindo. Dispensável percorrê-la toda para sabermos aonde vai. Basta que auscultemos o íntimo ou busquemos nos informar a respeito. O espírita, então, é mais responsável, pois não lhe faltam informações pelas vias mediúnicas por parte de encarnados e desencarnados, e pela lógica e segurança que os ensinos da Terceira Revelação proporcionam.

À VIDA; - Acerto, paz, harmonia. Se o pecado é morte, fazer bem no que estiver ao nosso alcance é vida. Espiritualidade também é vida. Neste particular, é válido refletir nas palavras de Emmanuel: Vida é a experiência digna da imortalidade. (Palavras de Vida Eterna - capítulo 104).

E POUCOS HÁ QUE A ENCONTREM. - Somente encontra quem procura.

No entanto, a procura para ser objetiva, necessita ser direcionada, porque a existência se revela plena e feliz aos que diligenciam com equilíbrio e buscam com perseverança. Muitos, mesmo bem-intencionados, percorrem caminhos errados, adotam métodos inadequados. Portando humildade e imbuídos do propósito da exemplificação do Evangelho, estaremos identificando, pelas linhas da auto-renovação, a direção correta.

E, num mundo materialista como o nosso, estes são poucos, porque reduzido é o número dos que buscam as questões espirituais.



Este texto está incorreto?

Veja mais em...

Mateus 7:14

E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.

mt 7:14
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa