Luz Imperecível

Versão para cópia
CAPÍTULO 51
Ilustração tribal

SAUDAÇÃO CRISTÃ

Mt 10:14


E, se ninguém vos receber, nem escutar as vossas palavras, saindo daquela casa ou cidade, sacudi o pó dos vossos pés;

E, SE NINGUÉM VOS RECEBER, - No relacionamento cotidiano podem as pessoas se trancar diante de nossa presença, ante nossas atitudes e nossos hábitos. Até mesmo o global de nossa personalidade reage em face das disposições que a vontade propõe na luta que prossegue. A partir do momento em que procuremos nos ajustar aos postulados que norteiam a educação, inicia-se nova fase em que os semelhantes passam a ser considerados componentes mais nítidos na área em que operamos.

Desperta-se proposta de auxílio e favorecimento na direção do bem-estar e da segurança, daqueles que se vinculam aos nossos destinos. Nesta hora, destaca-se a necessidade de se discernir até onde as propostas tenham valor no entendimento daqueles que estejam na pauta de nossas vibrações.

É importante ter-se em conta que nem sempre as melhores intenções são compreendidas. Diante desse fato fala a afirmativa sábia de Jesus: e, se ninguém vos receber. .

NEM ESCUTAR AS VOSSAS PALAVRAS, - Se a primeira recusa é para a pessoa, a segunda é para as lições de que ela se constitui portadora. Se não nos recebe, podemos até admitir reflexos desagradáveis de problemas passados, de outras reencarnações, que nos tornam menos simpáticos perante muitos. Uma coisa, porém, é justa: que separemos a pessoa das palavras, o veículo da mensagem, de tal modo que, por causa do instrumento, não venhamos a perder o conteúdo. Vale a partir de então, o sentimento que circulou em nossa verbalização, seja pelas palavras, das atitudes, dos gestos, ou pelo próprio pensamento por isso somos induzidos pelos ensinos que hoje nos clareiam, a expressar continuamente o bem, independente de que seja ou não acolhido por aqueles a quem nos dirigimos.

SAINDO DAQUELA CASA OU CIDADE, - Nos terrenos da comunicação estão sempre atuantes os valores de atração ou repulsão, a definirem aceitação ou rejeição de ideias e atitudes. Na segunda hipótese manifesta, se o impositivo da retirada física ou vibratória do plano ambiente. Isso torna-se aconselhável diante da possibilidade de, pela insistência, virmos a violentar alguém, avançando de modo infeliz pelas raias do constrangimento. Recuar, retirar-se pode significar aplicação de bom senso, ainda que as melhores disposições de auxílio ou cooperação fiquem adiados.

Em muitas ocasiões somos levados a nos afastar, tendo que deixar o tempo ajudar na difícil empreitada de se conseguir a simpatia e a confiança de corações, a exemplo de Jesus que nos tem aguardado nos milênios, ensinando-nos a arte de saber esperar para conquistar, nas faixas inexcedíveis do Amor.

SACUDI O PÓ DOS 5OSSOS PÉS. Os pés nos põem em contato com o mundo. Sacudir o pó é não levar mágoas nem ressentimentos. É esquecer todas lembranças infelizes. Agindo de modo diferente, ao invés de nos libertar pelo trabalho, acabamos por nos comprometermos, já que um dos principais objetivos do cristão é entender a realidade de que somos todos filhos de Deus e, portanto, irmãos.

Todas as vezes que reflexos menos felizes são carreados em razão de suscetibilidade, deixando-nos envolver por elementos corrosivos a minarem as bases da paz, de que podemos ser usufrutuários e portadores no dia a dia.


Felizes seremos quando nos capacitarmos a trabalhar, doando efetivamente, sabendo desonerar o coração de toda e qualquer mágoa ou decepção que porventura venham a insinuar-se nas faixas de nossas relações. Por falta deste cuidado temos aportado em ângulos de desajuste ou decepções, fazendo dos miasmas da incompreensão ou de pontos de vista de terceiros agentes nocivos, diluidores do equilíbrio 52 ACAUTELAI-VOS Mt 10:17

Acautelai-vos, porém, dos homens; porque eles vos entregarão aos sinédrios, e vos açoitarão nas suas sinagogas;

ACAUTELAI-VOS, PORÉM, DOS HOMENS; - Não são poucas as colocações evangélicas a nos alertarem quanto a necessidade da vigilância Instruindo os seus discípulos para uma atividade sistematizada no Bem, abrindo perspectivas novas para os planos de conscientização, sugere Jesus, não apenas trabalho coerente e abnegado: propõe como imperiosa a atitude de resguardo quanto aos envolvimentos suscetíveis de denegrirem ou mesmo neutralizarem as iniciativas mais nobres.

Nesta hora, o conhecimento espírita iluminando o raciocínio para um melhor entendimento dos mecanismos do crescimento interior, aponta os elementos passíveis de nos desarticularem, presentes na estrutura psíquica. Esclarecendo quanto a correta interpretação da Boa Nova, levan os a ponderar nos homens que trazemos no psiquismo, representantes das experiências milenares, coletadas através de reencarnações incessantes. Esta soma de valores compõe o vasto terreno do subconsciente a exigir severo e cuidadoso senso administrativo, a fim de que suas emersões, ante circunstâncias e acontecimentos de cada instante, não venham a nos precipitar, no embalo do automatismo, em situações de constrangimento ou de desajuste.

PORQUE ELES VOS ENTREGARÃO AOS SINÉDRIOS, - Esclarecendo de modo incisivo a seus discípulos, quanto a necessidade de um relacionamento seguro e cristão, Jesus aponta os sinédrios como instituição de caráter intimidativo e mesmo punitivo, impedindo a livre movimentação do ser em sua jornada natural. Não foram poucos aqueles que tiveram silenciadas as possibilidades de manifestação, apesar dos ideais cultivados. Os tempos passam e as conotações de um sinédrio, a vigorar na consciência, se faz presente.

Na medida em que agimos dentro dos parâmetros do equilíbrio e da segurança, consoante o entendimento evangélico e o discernimento cristão, os caminhos se mostram, apesar de às vezes tortuosos, aptos a assegurarem o alcance do objetivo redentor.

As turbulências e os tropeços normalmente se insinuam quando, abandonando o roteiro que recebemos de cima, elegemos padrões de características pessoais, permitindo que emoções e cristalizações do personalismo ditem, de modo escravizante, atitudes que podem tisnar o equilíbrio do ser. A partir daí, aciona-se o sinédrio do campo íntimo.

E VOS AÇOITARÃO NAS SUAS SINAGOGAS; - A luta daqueles que assumiram o compromisso de auxiliarem o Mestre no lançamento das sementes do Evangelho, atinge, em determinados momentos expressões representativas dos mais difíceis testemunhos. Não foram poucos os açoites em cenas de martírio.

Dentro desses quadros, Jesus alerta o cooperador e projeta para o futuro os episódios a que estaremos sujeitos ante a invigilância e o predomínio da insensatez ou da inércia.

Lesando a consciência, o ser escolhe a natureza das dificuldades e o campo onde elas se farão presentes nas teias do destino. Normalmente, somos visitados pelos fatos menos felizes em meio a posições e situações onde depositamos os mais expressivos interesses e as mais cálidas esperanças.

A sinagoga como templo de identificação com os padrões superiores é o território psíquico onde cultivamos os melhores anseios, reflexos da harmonia emanada do Criador, é, também, o campo onde se estendem os fatores de aferição ou de recomposição da vida.

Partindo do interior para o periférico, o açoite na sinagoga ocorre na mente, quando visitada por preocupações, decepções, abatimento ou tristeza; no corpo físico, templo da alma, quando açoitado por enfermidades a abaterem ou reduzirem a normalidade da existência; no lar, a arregimentar corações de calorosas vibrações afetivas, quando visitado pelo terremoto das incompreensões ou da intolerância; na oficina, eleita como centro maior das conquistas pelo trabalho, quando torpedeada pelas investidas da irresponsabilidade e do desmando.

Sabendo dos pontos frágeis que poderão a cada instante instaurar nos corações lágrima e desilusão, cuidou Jesus de indicar na Boa Nova os imperativos vigiai e orai, como fatores de assepsia e de felicidade da alma.



Este texto está incorreto?

Veja mais em...

Mateus 10:14

E, se ninguém vos receber, nem escutar as vossas palavras, saindo daquela casa ou cidade, sacudi o pó dos vossos pés.

mt 10:14
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 10:17

Acautelai-vos, porém, dos homens; porque eles vos entregarão aos sinédrios, e vos açoitarão nas suas sinagogas;

mt 10:17
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa