Luz Imperecível

Versão para cópia
CAPÍTULO 7

RAÇA DE VÍBORAS

Mt 3:7


E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus, que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?

E, VENDO ELE MUITOS DOS FARISEUS E DOS SADUCEUS, - Fariseus e saduceus - pertenciam os últimos a seitas derivadas da arraigada tradição que reinava no seio do povo judeu. A dos fariseus era considerada das mais importantes e se fundava no fato de que só se devia depositar fé nas escrituras. Rígidos cumpridores das práticas exteriores do culto, cheios de ardente zelo de proselitismo, inimigos dos inovadores, afetavam grande severidade de princípios. Ocultavam costumes dissolutos, muito orgulhoso e excessiva ânsia de dominação. Acreditavam ou diziam acreditar na Providência, na imortalidade da alma, na eternidade das penas e na ressurreição dos mortos.

Quanto aos saduceus não criam na imortalidade nem na ressurreição, crendo no entanto, e, Deus. A satisfação dos sentidos físicos era tida por objetivo essencial da vida. Atinham-se ao texto da Lei antiga, não admitindo a tradição, nem interpretações. Caracterizavam-se portanto, como materialistas, deístas e sensualistas da época. Tais notas registradas pela História e incluídas na introdução de O Evangelho Segundo o Espiritismo nos informam da existência, já à época de Jesus, das lutas e dissensões religiosas ainda vigentes em nosso tempo.

Espiritualmente estão eles personificados naqueles que, ainda apegados a expressões exteriores, cristalizações e interesses imediatistas, fazem da religião trampolim para o atendimento de seus objetivos imediatistas. Não foi sem razão que o Mestre orientava: Na cadeira de Moisés estão assentados os escribas e fariseus. Observai, pois, e praticai tudo o que vos disserem; mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não praticam; (Mt 23:2 e Mt 23:3).

QUE VINHAM AO SEU BATISMO, - Apesar de suas ideias normalmente afastadas das reais metas da edificação espiritual, a voz do profeta, como trombeta a despertar as criaturas, acordou o interesse daqueles que o buscavam. Dentre os muitos que se dirigiam a João, como entre os muitos chamados hoje pelas vozes dos espíritos, são poucos os que se dispõem às mudanças indispensáveis. a estes abrem-se as portas de uma etapa que será estruturada a partir do arrependimento e do firme propósito de uma nova vida.

DIZIA-LHES: RAÇA DE VÍBORAS, - Por sua capacidade de realização, embasada em firme vontade, tinha O Precursor suficiente autoridade para assim se dirigir àqueles elementos.

Raça de víboras expressão forte e também usada por Jesus, é uma forma de tocar a criatura adormecida e envolvida pela crosta de valores do mundo, a permanecer nos séculos dissociada dos efetivos interesses do espírito imortal.

A víbora, simbolicamente personificando as forças inferiores, por sua característica astuta a rastejar no piso físico, expressa, em todo seu potencial, a mentalidade característica de quem vive exclusivamente em termos materialistas, apegado ao chão do mundo.

QUEM VOS ENSINOU A FUGIR DA IRA FUTURA? - Se humildade e confiança caracterizam a vida de quem está em paz interior, no cumprimento de seus deveres, a apreensão, a cautela e a desconfiança revestem a personalidade de quem permanece à margem da reta conduta.

Fugir da ira futura envolve luta e atenção constantes no sentido de reduzir ou tentar iludir a manifestação plena a Lei a que todos, estamos sujeitos.



Este texto está incorreto?

Veja mais em...

Mateus 23:2

Dizendo: Na cadeira de Moisés, estão assentados os escribas e fariseus.

mt 23:2
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 23:3

Observai, pois, e praticai tudo o que vos disserem; mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não praticam;

mt 23:3
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 3:7

E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus, que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?

mt 3:7
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa