Luz Imperecível

Versão para cópia
CAPÍTULO 70

MENTE OCIOSA

Mt 13:25


Mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou joio no meio do trigo, e retirou-se.

MAS, DORMINDO OS HOMENS, - Como apreendemos em O LIVRO DOS ESPÍRITOS, o descanso físico e mental é Lei da Natureza (Q.
682) . no entanto, incumbe-nos discernir descanso de ociosidade.

Diante da mente ociosa as invasões da treva costumam insinuar-se, levando o ser ao insucesso, à desilusão. Mas quem pode estar indene a essas investidas? É para esse fato que Jesus nos alerta na parábola em estudo.

Neutralizamos a ação do Bem que já visualizamos, quer pela incapacidade de perseverar, quer pelo chamamento dos sonhos reflexivos do passado, cujos germes ainda permanecem em nossos corações.

Os homens, presentes no psiquismo de cada qual, pela cadeia de reencarnações que trazemos, têm sido envolvidos nas tramas de imperfeições, o que vem proporcionando sofrimentos difíceis para toda a Humanidade através dos séculos.

As experiências milenares já vivenciadas guardam seu substrato,, no recôndito de cada um, formando piso sobre o qual nos movimentamos na atualidade, no rumo de metal mais sublimadas. E esta soma abençoada, expressa-se a todo instante pelos reflexos, apontando estratégias de ação com base nas experiências já arregimentadas no tempo, isso diante de acontecimentos, paisagens, pessoas e coisas a acionarem caminhos e atitudes com vistas à continuidade ou redirecionamento de vida. É, também e principalmente o terreno experimental indicado a movimentar os componentes da vigilância, pelos sinais de alerta que emite, com base em fatos já vivenciados no pretérito e ainda latentes em cada qual. Vigiai, é imperativo de cima. Vigiar é dinâmica operada sobre valores já alcançados a exigir reflexão, determinação e renúncia, a fim de que o comodismo, a indiferença e o apego não nos conduzam ao sono que favorece a invasão dos agentes da conturbação, da dor e da desilusão.

VEIO O SEU INIMIGO, E SEMEOU - O inimigo é sempre o instrumento avaliador do progresso, podendo expressar-se nos fatos e mesmo pessoas menos avisadas. No entanto, o seu gérmen está presente na individualidade. Assim, quando um fato, uma ocorrência desencadeia o processo do desajuste, não devemos culpá-los, já que representam corporificação de elementos, cujo domínio, dentro de nós, necessita ser exercido pela prece, pela vigilância, pelo trabalho.

O controle dos valores pessoais deve merecer cuidado por parte de quem quer progredir, já que segundo aprendemos de Jesus. Os inimigos do homem serão seus familiares (Mt 10:36) .

JOIO - Planta daninha, que se parece com o trigo, e que se desenvolve no meio dele. No mundo, em qualquer plano da existência, notamos a diversidade da evolução. Originariamente tudo é bom. Com relação ao mundo interior é cada um que dá margem a que surja o mal, por isso Paulo, nos adverte: Não deis lugar ao diabo. (Ef 4:27) . Diabo representativo das imperfeições, do erro que cada um de nós ainda porta.

NO MEIO DO TRIGO, - Um ao lado do outro. Na convivência rotineira do ambiente terreno, que é um mundo de provas e expiações, o bom tem oportunidade de tornar-se melhor, porque é constantemente experimentado. Vencendo as tentações, se fortalece. Por sua vez, os menos bons aprendem com os mais evoluídos, podendo, se o desejam e se dispõem, abreviar a caminhada libertadora.

A luta educativa que nos cabe empreender é a valiosa alavanca que trabalha esse campo em que estão presentes o trigo e o joio. Ampliando a sementeira do trigo, os padrões não edificantes poderão ameaçar, mas nunca irão preponderar. Serão, sim, objeto de cuidado, de isolamento para os processos de purificação, a fim de que sua essência possa ajustar-se, um dia às faixas positivas do Amor.

E RETIROU-SE. - Com a mente desperta, o Espírito se encaminha em jornada incessante. Vivendo em meio de reflexos, induções e estímulos somos, de acordo com o sentimento que cultivamos, os grandes construtores do destino. Os quadros, os seres, as paisagens se caracterizam por pontos indutivos que inoculam a ideia, o interesse e prosseguem o seu curso.



Este texto está incorreto?

Veja mais em...

Mateus 13:25

Mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou o joio no meio do trigo, e retirou-se.

mt 13:25
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Efésios 4:27

Não deis lugar ao diabo.

ef 4:27
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 10:36

E assim os inimigos do homem serão os seus familiares.

mt 10:36
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa