Luz Imperecível

Versão para cópia
CAPÍTULO 77

CONCEPÇÕES PESSOAIS

Mt 16:14


E eles disseram: Uns João Batista, outros Elias, e outros Jeremias ou um dos profetas.

E ELES DISSERAM: UNS JOÃO BATISTA, OUTROS ELIAS, E OUTROS JEREMIAS - Notamos que era corrente a ideia da reencarnação na época de Jesus, embora sem uma percepção clara de como se operava. Aliás, ainda hoje, ocorre o mesmo. É grande o número daqueles que a concebem pela ideia latente que trazem sobre este fato, sem, contudo, possuírem as informações suficientes quanto à sua mecânica.

Não há, ainda, aceitação generalizada da realidade reencarnacionista, vez que, o desconhecimento de que outros princípios educativos, tais como a Evolução, Lei de Causa e Efeito, Livre-Arbítrio e Determinismo, dentre outros, não permitiriam uma nítida compreensão de suas causas e consequências.

É o que se deduz do diálogo entre Jesus e Nicodemos, quando o Meigo Rabi da Galileia, após colocar para Nicodemos a necessidade do nascer de novo para ver o Reino de Deus e, percebendo suas dúvidas e dificuldades de entendimento, registra, também, para o nosso aprendizado: Tu és Mestre de Israel, e não sabes isto? (Jo 3:10) .

Quanto a Jesus, no entanto, a colocação do povo, embora lógica, não representava a verdade, porque, como Filho Unigênito, aqui aportou em instrumento físico apenas naquela oportunidade. Suas experiências evolutivas se fizeram em outras plagas do Universo. Foi Ele, e ainda é, a expressão máxima da misericórdia do Pai. Com a utilização das bases construídas nas vivências reencarnatórias da Humanidade, cujos registros mais evidentes se expressaram nos testemunhos de profetas, como João Batista, Elias e Jeremias (Mt 11:13 e Mt 11:14), foi possível a implantação, através d’Ele, no planeta de dor e sofrimento, que nos abriga, da árvore sublimada do Amor. Desde então, passou o homem, herdeiro dos renascimentos milenares, a contar com Seus frutos substanciosos, capazes de lhe proporcionar, pela assimilação refletida na vivência, as alegrias da paz e da segurança na edificação de uma nova mentalidade nos terrenos da alma.

OU UM DOS PROFETAS. - Os profetas de então, como os do Velho Testamento, correspondem aos médiuns da atualidade. Muitas profecias têm o caráter preventivo. Se levamos a sério as admoestações nelas contidas, evitamos problemas, e, assim elas cumprem a sua finalidade. Há, entretanto, aquelas de cumprimento certo, não que o homem esteja com a sua destinação predeterminada de modo fechado, mas porque são feitas, em função do conhecimento de causas anteriormente definidas, por espíritos de grande elevação, e que garantem a idoneidade da revelação.

Como hoje presenciamos na análise da Mediunidade em suas várias modalidades, os profetas eram dotados de grande sensibilidade que lhes facultava um natural intercâmbio com as hostes espirituais, tornando-os, assim, passíveis de agir não apenas na orientação do povo, mas, também, na solução das dificuldades em todas as épocas, inclusive no terreno da cura.



Este texto está incorreto?

Veja mais em...

Mateus 16:14

E eles disseram: Uns João Batista, outros Elias, e outros Jeremias ou um dos profetas.

mt 16:14
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 11:13

Porque todos os profetas e a lei profetizaram até João.

mt 11:13
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 11:14

E, se quereis dar crédito, é este o Elias que havia de vir.

mt 11:14
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

João 3:10

Jesus respondeu, e disse-lhe: Tu és mestre de Israel, e não sabes isto?

jo 3:10
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa