Luz Imperecível

Versão para cópia
CAPÍTULO 81

ALICERCE ESPIRITUAL

Mt 16:18


Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;

POIS TAMBÉM EU TE DIGO QUE TU ÉS PEDRO, - Pedro: pedra, rocha, firmeza. Toda revelação necessita se apoiar numa mente firme e decidida.

O apóstolo, ao ver em Jesus, o Cristo, deu a Ele ensejo de afirmar que, de Simão, o médium, filho de Jonas, emergia Pedro, a nova personalidade, alicerce da edificação do templo do Deus Vivo.

E SOBRE ESTA PEDRA -A pedra a que Jesus se refere é a revelação. No decorrer dos tempos as Religiões têm tido sua base em alguma revelação.

A Doutrina Espírita elege a religião que se manifesta diretamente do coração do homem para Deus, sustentada nos postulados do Amor que Jesus, como o Cristo, foi e é grande revelador. Pedro, na história do Cristianismo, veiculando os potenciais da intuição, se transformou nas primícias de manifestação dessa verdade, apontando Jesus como o alicerce da redenção espiritual, pela aplicação prática em nosso dia a dia dos Seus ensinamentos.

A afirmação de Pedro, de modo categórico e destituído de qualquer resíduo de natureza humana, o transformava na pedra. Esta será sempre o alicerce sobre o qual poderemos erigir as mais firmes e indestrutíveis construções espirituais, que proporcionarão a presença do Pai em nós, frente à consciência tranquila.

EDIFICAREI A MINHA IGREJA, - Tal edificação se faz paulatinamente.

Igreja não no sentido de construção de pedra, tijolos e cimento. A igreja a que Jesus se refere deve ser construída no coração e tende a crescer horizontalmente pela conjugação de todos aqueles que sintonizam com Seu pensamento, Sua doutrina: Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles. (Mt 18:20) . Reunir-se em nome d’Ele é estar de acordo com os Seus princípios, Seus ensinamentos.

E AS PORTAS DO INFERNO NÃO PREVALECERÃO CONTRA ELA; - Inferno é ignorância, treva, erro, conflito. A igreja de Jesus deve refletir uma luz que cresce em intensidade, à medida que cada qual mais conscientize dos seus postulados e os coloque em prática. A treva sempre foi absorvida pela luz.

A verdade sempre sobrepujou a mentira. Com o desenvolvimento do Cristianismo em sua simplicidade e pureza, cujo entendimento se amplia na atualidade com o advento da Doutrina Espírita, mais criaturas irão sendo atraídas do desespero, da revolta para as faixas do entendimento e da harmonia, fechando de vez as portas largas da desilusão, que vem vigorando para todos no decorrer dos milênios. Isto porque a compreensão da Nova Mensagem nos retira de simples usufrutuários de bens da vida e nos integra nas faixas da colaboração e do trabalho com o Cristo.

Proporciona a cada um a estabilidade e a segurança que torna a nova personalidade, capaz de resistir à avalanche de sensações dos interesses materiais e transitórios que nos têm envolvido no decorrer dos tempos.



Este texto está incorreto?

Veja mais em...

Mateus 16:18

Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;

mt 16:18
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa

Mateus 18:20

Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí, estou eu no meio deles.

mt 18:20
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa