Luz Imperecível

Versão para cópia
CAPÍTULO 86

VIDA PLENA

Mt 18:8


Portanto, se a tua mão ou o teu pé te escandalizar, corta-o, e atira-o para longe de ti: melhor te é entrar na vida coxo, ou aleijado, do que, tendo duas mãos ou dois pés, seres lançado no fogo eterno.

PORTANTO, SE A TUA MÃO OU O TEU PÉ TE ESCANDALIZAR, CORTA-O, - As mãos, como instrumentos de trabalho, necessitam ser direcionadas, quando a serviço da mente esclarecida, para elaboração de obras dignas que atestem a idoneidade e as felizes disposições daquele que as comanda.

Os pés necessários à sustentação e a locomoção, são abençoados elementos de equilíbrio e movimento. Na medida que o ser se esclarece, vê-se convocado ao exame dos implementos que aciona para o progresso.

Deve assegurar-se das possibilidades de trabalho que pode desenvolver e dos caminhos que deve palmilhar em seu movimento incessante.

É importante saber para onde nos dirigimos com pés e o que fazemos com as mãos. Com os primeiros podemos avançar ou criar sérios problemas a embaraçarem os melhores passos na jornada empreendida. Com as segundas faremos refletir, a cada instante, os valores que nutrimos, no cumprimento da parcela que nos cabe na obra da Criação. c onvocando-nos a ponderar, para além dos padrões humanos, os pés e as mãos indicam todos os recursos, materiais ou psíquicos que venhamos utilizar no desempenho de simples ou mais complexas tarefas no palco da evolução. Como a ciência fabrica pás, escavadeiras, robôs e outros equipamentos que enriquecem a eficiência e a produção, o ser, segundo seus avanços apresenta, sempre e cada vez mais, aptidões ou instrumentalidades outras, de caráter pessoal que poderão, em muito, ajudá-lo no atendimento de sua atividade.

Na medida que avança, no entanto, amplia o grau de sua responsabilidade, a determinar indução ao crescimento e cautela quanto a insinuação dos registros pretéritos, de natureza inferior, incrustados no psiquismo, aptos, à falta de cautela e de estratégias de defesa, lançarem abaixo os mais caros ideais de melhoria e trabalho renovador. Nesta hora, a aplicação da fé consciente propõe medidas de observação, planejamento, assepsia mental, restrições, desativação ou mesmo extirpação de recursos para que seja garantido o êxito da empreitada. A todo momento inibições físicas ou psicológicas marcam o plano reencarnatório, com a finalidade de resguardar possíveis desvirtuamentos de valores que já detemos, para ângulos de viciação ou de interesse pessoal, a gerarem novos lances de decepções ou sofrimentos.

E ATIRA-O PARA LONGE DE TI: - A linguagem incisiva de Jesus não deixa dúvidas de que as providências que visam à libertação espiritual necessitam se embasar em resoluções inabaláveis. Quantas vezes somos induzidos às mudanças e continuamos presos aos valores que pretensamente buscamos deles nos destituir? Atirar para longe implica em desvinculação irrestrita, sem as amaras do egoísmo, do apego ou da posse apaixonada.

Convocados à edificação de uma nova vida, é imperioso estruturál a com os elementos positivos que necessitam ser evidenciados no dia-ad ia, a fim de que os fatores, que passam a integrá-la, cubram as lacunas deixadas pelos padrões que somos levados a abandonar de vez.

"MELHOR TE É ENTRAR NA 6DA - Jesus indica a forma mais adequada de se conquistar a vida verdadeira, através de uma consciência em paz, um coração tranquilo, sabendo que somente assim a criatura se coloca nas vias da regeneração. Vemos aí aqueles que, em busca de segurança e afirmação no Bem, reencarnam com deficiências congênitas.

A colocação entrar na vida deixa clara a disposição que o reencarnante deve nutrir, uma vez que sabemos estar no plano físico o terreno onde vivenciamos os testes fixadores das virtudes alcançadas.

COXO, OU ALEIJADO, - A presença de um paralítico, coxo ou estropiado, denota na maioria dos casos, a Lei de Causa e Efeito em seu cumprimento inexorável.

O mau uso de um membro, de um órgão ou o seu aviltamento compromete o seu bom e natural desempenho.

No entanto, às vezes, Espíritos que têm direito à reencarnação em corpos perfeitos, suplicam uma existência com lesões que empanam a beleza ou a harmonia do todo, do conjunto, para ficarem a salvo de envolvimento nas tentações.

Não são poucos, também, os que, cônscios do trabalho a realizar e dos erros a saldar, assumem encargos de alta expressão, defasados em seu corpo físico. Tais inibições passam a agir como testes ou válvulas de segurança para o espírito, a lhe exigir paciência, resignação e humildade, resguardando-os de quedas morais e garantindo, de modo mais eficaz, o alcance dos objetivos colimados.

DO QUE, TENDO DUAS MÃOS OU DOIS PÉS, SERES LANÇADO NO FOGO ETERNO. - Nem sempre a perfeição física tem um correspondente psíquico. Quem possui duas mãos ou dois pés tem todas as possibilidades de ação, mas, raras vezes, a expressam objetivamente no campo prático. Muitos existem, portadores de normalidade, que utilizam inadequadamente os seus potenciais, com sérios reflexos para sua estabilidade. Outros ainda, verdadeiros baluartes da renovação, são capazes de superar deficiências notórias, levando a efeito, com recursos reduzidos, notórios empreendimentos, quer nas faixas físicas ou nos terrenos espirituais.

Quem nos lança no fogo eterno somos nós mesmos, quando culpados. É condição interior, que levamos conosco para onde formos, na Terra ou fora dela.

O fogo só se mantém enquanto existe combustível. O fogo do sofrimento que purifica continua até o resgate final. Até o último ceitil.

Apesar de tudo, não há ausência de misericórdia.

É válido registrar que o sofrimento é transitório. No entanto, o fogo purificador, reavaliador de nossos atos, permanece incrustado nos escaninhos da consciência, pronto a entrar em ação sempre que se fizer imperiosa a sua atuação.

Assim, o fogo, é eterno, o que não significa ser eterna a permanência nele.



Este texto está incorreto?

Veja mais em...

Mateus 18:8

Portanto, se a tua mão ou o teu pé te escandalizar, corta-o, e atira-o para longe de ti: melhor te é entrar na vida coxo, ou aleijado, do que, tendo duas mãos ou dois pés, seres lançado no fogo eterno.

mt 18:8
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa