Luz Imperecível
Versão para cópia
DÍVIDA E RESGATE
Mt 18:25
E, não tendo ele com que pagar, o seu senhor mandou que ele, e sua mulher e seus filhos fossem vendidos, com tudo quanto tinha, para que a dívida se lhe pagasse.
E, NÃO TENDO ELE COM QUE PAGAR, - Dentro da Lei de Justiça, ele não tinha com que pagar. Com Jesus, dentro da Lei de Amor, nós temos: Mas, sobretudo, tende ardente caridade uns para com os outros; porque a caridade cobrirá a multidão de pecados. (I Pe 4:
8) .
A vida, o tempo, as oportunidades, recursos que emanam de Deus, tudo é de graça. No entanto, no que respeita aos débitos que contraímos, diante da Lei de Causa e Efeito, são eles suscetíveis de ressarcimento dentro da mais ampla e sábia Justiça Divina.
O SEU SENHOR MANDOU QUE - Senhor é quem tem autoridade sobre nós. Deus, autoridade máxima. Às vezes, temos como senhor o pecado: Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado (Jo
Em decorrência dessa verdade as manifestações, do pensamento à realização, devem se primar por sua identificação com a Lei Maior, a fim de que a invigilância não venha a nos submeter ao jugo da própria Lei.
ELE, E SUA MULHER E SEUS FILHOS FOSSEM VENDIDOS, COM TUDO QUANTO TINHA, - O direito então vigente concedia ao credor poderes para vender o devedor insolvente, juntamente com sua parentela e seus bens, a fim de reaver pelo menos parte do crédito.
Quando nos complicamos, a Lei de Causa e Efeito nos cobra, privando-nos daquilo que não soubemos usar ou desfrutar com equilíbrio e sensatez.
Esse homem, pela extensão de suas dívidas, se tornara indigno de possuir, de futuro, ou mesmo em reencarnações subsequentes, os valores que não conseguiu administrar, inclusive, como propõe a parábola, a familiares e bens materiais. s e nos dias que correm, visualizamos criaturas solitárias sem a bênção de uma família, detectamos, também, os isolados, de sentimento eclipsado, incapazes de obras ou realizações mais significativas, e mesmo destituídos das mínimas expressões de reconforto e segurança. São eles os compromissados de ontem, que, nos termos desta mensagem, foram privados de mulher, filhos e tudo quanto tinham, e para quem devemos dirigir os sentimentos de compaixão e cooperação, a fim de que tenham serenidade ante a prova que a Lei os submete, até que possam equacionar seus débitos.
Como filhos podem ser compreendidos, também, tudo quanto se produziu ou se tem produzido na esteira do destino. A sua perda são os lances que, em determinadas circunstâncias surgem, retirando do seu artífice, os direitos de usufruir desses valores que, às vezes, gastou muitos anos ou existências empenhado em construir. Se os filhos são os elementos conquistados, a mulher é vaso geratriz representativo dos instrumentos que nos são concedidos para a edificação dos mais almejados ideais no tempo e no espaço, passíveis, também, de serem tomados para atender ao cumprimento da Lei.
Neste painel situam-se a inteligência, as forças físicas, as habilidades, as amizades entre outros, passíveis, também, de nos serem retirados, embora temporariamente.
"PARA QUE A DÍVIDA SE LHE PAGASSE. " - Restauração do equilíbrio perante si mesmo e, em consequência, da Lei. A par da quitação que representa o alcance da harmonia dentro da existência, vige a Sabedoria da Divindade que, valendo-se da imperiosidade das leis, proporciona o encaminhamento de valiosos recursos imprescindíveis ao avanço na busca da libertação.
Veja mais em...
Mateus 18:25
E, não tendo ele com que pagar, o seu senhor mandou que ele, e sua mulher e seus filhos fossem vendidos, com tudo quanto tinha, para que a dívida se lhe pagasse.
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa
João 8:34
Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado.
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa