Luz Imperecível

Versão para cópia
CAPÍTULO 93

APELO

Mt 18:26


Então aquele servo, prostrando-se, o reverenciava, dizendo: Senhor, sê generoso -para comigo, e tudo te pagarei.

ENTÃO AQUELE SERVO, PROSTRANDO-SE, - Então quer significar o momento, a hora, em que cada um, na sucessão dos acontecimentos, é convocado à prestação de contas perante Deus e à consciência. Se nesses momentos a cobrança pode se dar em termos de coletividade, cada criatura, como aquele servo, é chamada individualmente, de acordo com as condições e montante de recursos que arregimentou nas experiências pessoais que lhe foram afetas.

Neste instante, em que a Lei exige o nosso claro posicionamento, ainda que esteja o Espírito vinculado às faixas do orgulho e da vaidade, outra alternativa não lhe resta senão curvar-se com humildade, principalmente nestas ocasiões que nos desnudam, colocando-nos face a face com a nossa realidade.

O REVERENCIAVA, - Frequentemente, quando envoltos em paixões, julgamos o Senhor distante, deixando de respeitá-lo. No entanto, quando somos chamados às contas, colocamo-nos na verdadeira posição, reverenciando, dispondo-nos a honrar e respeitar o Criador.

DIZENDO: SENHOR, SÊ GENEROSO PARA COMIGO, - Reconhecendo-nos em situação difícil, apelamos, suplicando que o Senhor seja bondoso para conosco. Deus sempre é bom e generoso. Não pode, todavia, ser complacente com o erro, para oque conta com a sabedoria de suas Leis.

Sem as leis e ordem em todos os terrenos, o Universo poderia, quem sabe, entrar nos quadros tristes da desordem e do caos.

E TUDO TE PAGAREI. - Singular: compromisso individual. Futuro: pedido de mais tempo e mais oportunidade, em vista do mau uso dos elementos que recebera em forma de orientações, experiências, companhias. Diante da percepção mais profunda da soma das falhas e imperiosidade de quitação, não nos é difícil posicionar reverentes, solícitos, predispostos a adotar, de modo prático, recursos capazes de sanear a triste presença do desequilíbrio que portamos.

No entanto, frente aos acontecimentos indutores do progresso, quase sempre vimo-nos presos às algemas das cristalizações milenares, rejeitando sistematicamente o ensejo de assumir, de vez, o trabalho libertador. Sem dúvida, somente operando incansavelmente no Bem de todos, rumaremos para a meta redentora.



Este texto está incorreto?

Veja mais em...

Mateus 18:26

Então aquele servo, prostrando-se, o reverenciava, dizendo: Senhor, sê generoso para comigo, e tudo te pagarei.

mt 18:26
Detalhes Capítulo Completo Perícope Completa