Oferenda
Versão para cópiaPROGRAMA DE AUTO-ILUMINAÇÃO
Assume o compromisso do autoburilamento espiritual e não tergiverses no empreendimento.
Lutarás contra fatores vigorosos de natureza interna, que parecerão conspirar, impedindo-te a promoção dos valores relevantes.
Defrontarás empeços que se avolumarão, dificultandote a marcha.
Surpreenderás sutis convites e fortes imposições, incitando-te à desistência.
Crescerão problemas desafiadores, exaurindo-te os esforços de perseverança, numa conspiração em favor da tua deserção.
Incitar-te-ão ao desânimo e repontarão acusações ferinas, em rude agressividade contra os teus propósitos de enobrecimento.
Enquanto não abandonaste a craveira comum dos que se encontravam aturdidos na horizontal dos enganos, não chamavas a atenção.
Nas circunstâncias comuns, confundias-te com a turba iludida quanto às finalidades superiores da vida.
Sentias-te inútil e, de certo modo, não produzias no bem nem para o bem.
Somavas desaires a angústias, longe de qualquer propósito de renovação. Não despertavas nenhum outro interesse, não eras valioso.
A balbúrdia produz comoção pela própria atroada que propicia.
A vivência da virtude, no excelente conteúdo do sentimento cristão, passa ignorada a princípio, não raro, depois combatida.
Exige-se dela e de quem a busca, viver o que se não pretende oferecer, levantando-se barreiras impeditivas à sua realização, e provocam-se aranzeis com que se supõem dificultar-lhe a promoção.
Sem alarde, sem deperecimento, insiste no programa abraçado em torno da tua iluminação interior.
Se não fores compreendido, persevera; se sofreres coerção, insiste; se experimentares perseguição, porfia; se receberes agressão, avança.
Seja qual for a ocorrência negativa, aceita-a como incitamento à perseverança com que te libertarás das mazelas, que te jugulam à inferioridade, e das escamas que te sombreiam a claridade visual, melhor discernindo, a partir de então, e realizando sob a inspiração e direção de Jesus, que é o "Modelo e Guia" de todos nós, que nos espera, paciente, a vitória sobre "a natureza animal" em plenitude de "natureza espiritual. "