Receitas de Paz

Versão para cópia
CAPÍTULO 9

INFLUÊNCIAS


Temas Relacionados:

Vives sob a contingência dos fatores que te envolvem, produzindo influências decisivas no teu comportamento.

Ninguém marcha sem a indução, consciente ou não, de outrem que se lhe faz agente da movimentação.


* * *

Como te encontras em clima de progresso espiritual, assinalado por problemas e dificuldades, mais facilmente fixas as impressões inquietantes e deprimentes sugerindo-te desânimo ou rebeldia, mal-estar ou violência.

Nem sempre essas influências se apresentam diretamente.

Graças ao intercurso, natural e inevitável, com os Espíritos, aqueles que sintonizam com as paixões inferiores absorvem as ideias negativas e se lhes entregam. Não obstante, essas influências vão mais além, conduzindo esses indivíduos a se transformarem em instrumentos de transmissão do bafio mórbido do desalento àqueles que se lhes acercam... É certo que o mesmo ocorre, no sentido oposto, no qual respiram as Entidades felizes e os seus pupilos, que são todos quantos se afinam com os propósitos superiores da vida.


* * *

Em razão dos atavismos qua retêm a criatura nas faixas mais grosseiras do processo evolutivo, muito mais fácil é a sintonia com as influências negativas, principalmente aquelas que defluem do contato com os frívolos e sonhadores, ociosos ou perversos, graças à sua habilidade em verbalizar os sentimentos de que se acham possuídos.


* * *

Resguarda-te das influências perniciosas.

Raciocina, enquanto ouves os palradores, examinando o que eles fazem, em que se fixam, quais os seus testemunhos de fidelidade aos ideais que dizem esposar.

Incapazes de ascender, por acomodação ou sistemática rebeldia, combatem os que lutam, afastam do trabalho, mediante acenos vãos e promessas enganosas, todos quantos se candidatam à ação de crescimento no bem.

Libera-te do fascínio deles, rompendo as algemas mentais que a eles te ligam.

Se adias a tua enobrecida decisão, aquela influência te enfermará.


* * *

Ausculta a consciência, antes de qualquer decisão.

Evita ouvir esta e aquela opinião.

Deves saber o que queres da vida, como o desejas e por que o anelas.

Ora, buscando as influências superiores, e receberás a correta inspiração.

Tens uma tarefa a executar.

Une-te aos que combatem, já cansados e sofridos, oferecendo-lhes o sangue novo do teu entusiasmo, sem conflitos, nem indecisões.


* * *

Não aguardes encontrar homens, obras perfeitas.

Aperfeiçoa-te, descobrindo quanto é difícil em ti esse processo, e então compreenderás melhor a luta dos outros, o afã dos demais...

Decide-te ao bem, porquanto a tua decisão fará tua vida, assim, por tua vez, influenciando superiormente, o comportamento de outras pessoas.




Acima, está sendo listado apenas o item do capítulo 9.
Para visualizar o capítulo 9 completo, clique no botão abaixo:

Ver 9 Capítulo Completo
Este texto está incorreto?